Como trabalhar a distância com eficiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem permitido cada vez mais que equipes de desenvolvimento de software ou projetos web consigam trabalhar a distância quase da mesma maneira como se estivessem reunidas em uma sala.

Apesar disso, ainda vemos muita gente com o pé atrás na hora de adotar o trabalho a distância. Para confirmar isso, basta ver os sites de ofertas de emprego de tecnologia, que – em sua maioria – exigem residência na mesma cidade onde fica a empresa.

Tal reticência provavelmente se deve ao fato de algumas experiências com trabalho a distância não serem tão boas quanto se diz na teoria. Para evitar que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Reduzindo as distâncias

O primeiro passo para que um trabalho a distância dê certo é garantir que as pessoas envolvidas tenham ciência das diferenças desse modo de trabalho em relação ao tradicional.

Em equipes de tecnologia é mais fácil ter essa garantia, já que normalmente são pessoas habituadas com novas formas de comunicação como e-mail, bate-papo instantâneo, VoIP e videoconferência.

O segundo passo é garantir que as informações estejam centralizadas em algum lugar de fácil acesso na web. Pode ser uma intranet, um documento online, um gerenciador de projetos baseado na web ou qualquer URL na qual seja possível acompanhar o status do projeto, as tarefas pendentes e as responsabilidades de cada um.

O terceiro passo é definir uma metodologia de trabalho segundo a qual os membros da equipe saibam o que fazer, como fazer e como comunicar aos demais componentes o que fizeram.

Por fim, é recomendável ainda adotar algum sistema de controle de versão. Por exemplo, se o trabalho é a edição de um documento, o uso de aplicativos como o Google Docs – que registra quem fez cada alteração – é o ideal. Se o trabalho for em arquivos de código HTML, por exemplo, podem-se usar softwares como o TortoiseSVN. [Webinsider]

.

Walmar Andrade (walmarandrade @wenetus.com) é jornalista com MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital, diretor-executivo da Wenetus Interactive e autor do blog FatorW.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Bom dia!
    Eu gostaria de trabalhar a distancia, pois me facilitaria mais me dando tempo para cursar e aprimorar meus conhecimentos na área de Design.
    Tenho certificado da Adobe de nível Técnico e as áreas que no momento estou disponível para atuar são Windows e Internet, pois meu computador esta com um problema para suportar os Soft da Adobe. (pesados)

  2. olá boa tarde!
    eu gostaria de saber qual
    e a chansce, de mim trabalha a distancia
    mim,concidero bastante comunicativa, e
    responsavel com minhas obrigações
    tenho curso de informatica espanhol digitação
    obrigada

  3. Eu trabalho com desenhos e projetos técnicos e alguns dos meus clientes são até de outro estado ou cidade.
    Mas o maior problema seja na minha cidade ou outro estado , esta na comunicação.
    As informações as vezes demoram para ter retorno, ficam picadas, e isso atrasa o serviço.
    Meios que uso para trabalhar e manter contato:
    – EMAILS
    – TELEFONE
    – MENSAGENS POR CELULAR SMS
    – ENVIO DE IMAGENS DOS TRABALHOS PARA CONFERÊNCIA
    – MSN MESSENGER

    Mas mesmo assim é meio complicado e tem certos trabalhos que acabam atrasando por causa das informações técnicas que vão ou vem as vezes picadas.
    Abraços

  4. Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber mais sobre o Trabalho a Distância.
    Sou deficiente auditivo. Não tenho dificuldade de comunicação, até porque falo normalmente. Para entender as pessoas uso a leitura labial.
    Achei interessante trabalhar a Distância porque creio que facilita por causa da comunicação pela internet.
    Sou economista e ainda não encontrei um trabalho que seja de acordo comigo devido ao meu problema auditivo.

    Romeu

  5. Quero parabenizar pela otima materia e se alguem puder dar uma dica de um site ou um forum com mais orientação sobre o assunto

    muito obrigado a todos

  6. Atuo com teletrabalho desde 1995, e já desenvolvi diversos tipos de atividades através desta modalidade laboral. Sempre consegui manter o atendimento de prazos e padrões estabelecidos para os projetos que desenvolvi. Além disso, estudo o teletrabalho desde 1998, inclusive o fenômeno foi meu objeto de estudo em dissertação com a qual obtive o título de mestre. Sou docente de ensino presencial e à distância e atuo também como consultor organizacional e parte do meu trabalho se dá através do teletrabalho. Acredito que esta é uma tendência que se anuncia como a principal modalidade de trabalho para os trabalhadores do conhecimento, e quem não se preparar para tal verá sua empregabilidade bastante reduzida. Quanto a problemas, ainda existem muitos, principalmente os de falta de capacitação, atitudinal, comportamental, e de relações trabalhistas. É por isso que defendo sempre a idéia de que as empresas ao implantarem teletrabalho tem que contar com uma atuação efetiva da área de gestão de pessoas, pois aí está o caminho para a solução da maioria dos problemas que os teletrabalhadores e as empresas apontam.
    Parabéns por sua matéria.
    Abraços

  7. Olá,

    Trabalho dessa maneira, daqui de Campina Grande na Paraíba para uma empresa sediada em Miami. Eu estou a frente da equipe e seguimos exatamente esse esquema que você explicou. Temos SVN para o código produzido, ferramentas para acompanhar as tarefas, e conferências semanais via Skype.

    Tudo funciona bem, e tem sido boa a experiência, mas as deficiências que percebo são:

    1 – Comunicação: as vezes um membro da equipe some, ou passa uns dias sem responder e-mail e isso pode se tornar um gargalo no andamento das coisas.

    2 – Troca de idéias: Quando se trabalha no mesmo espaço, é mais fácil para as pessoas interagirem, opinarem no trabalho do outro, discutir idéias, fazer programação em par, etc. Nesse caso é mais complicado, quando surge alguma dúvida de especificação ou algo assim, leva mais tempo para tudo ser esclarecido.

  8. Meu problema está na outra ponta, contratamos por duas vezes profissionais para atuar conosco no regime de home office, mesmo estipulando prazos em conjunto com eles e dando liberdade, não tivemos retorno satisfatório, os projetos sempre eram entregues com atraso e incompletos.
    como lidar com isso, sendo o outro lado da corda ?

  9. Walmar,

    Tive a oportunidade de fazer alguns trabalhos a distância e infelizmente em alguns momentos foi complicado devido aos problemas de comunicação, mesmo tentando uma aproximação maior com as outras pessoas envolvidas.

    Acho que pode dar muito certo, mas é preciso criar uma metodologia e que os envolvidos estejam totalmente de acordo.

  10. Eu sou adpto a esta tecnica eu uso isso como meio de trabalho e posso afirmar que realmete funciona e o mercado esta cada vez mais voltado para esta tecnica ! Eu transfiro arquivos entre minha rede comporativa por um sistema de VPN entre servidor e cliente.
    Atraves do sistema de VPN posso fazer as manutenções necessarias para manter nosso sistema funcionando … Medo de trabalho onde posso ficar a vontade dentro da minha casa e posso fazer até reuniões on line no sistema de VNP … as vz utilizo de voip para conversar com clientes atraves do meu trabalho a distancia posso solucionar varios problemas dentro estes o custo operacional de funcionarios !! Vai ai uma dica para quem quer ingressar nesta nova forma de trabalho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *