Ser designer gráfico ou ganhar a vida de outro jeito?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Posso falar da minha área de formação com convicção: desde sempre não é nada fácil ser designer no nosso país. Porém, sempre ouço falar de tantas outras áreas profissionais distantes que fiz um balanço para começar mais um ano.

As queixas mais comuns dos designers são muito conhecidas e semelhantes. O mercado não é educado com os profissionais. Nós ainda herdamos a árdua tarefa de fazer o mundo pós-revolução industrial compreender para que serve um designer gráfico. Especialmente aqui, na nossa Terra Brasilis em eterno desenvolvimento.

Que seja. Isso é um capítulo à parte. A questão agora é: por que ser um designer e não ganhar a vida de outro jeito? E garanto, há mil maneiras de ganhar a vida mais rápido do que sendo um designer. Isso vale para quem está escolhendo o curso da faculdade, ou para quem está se questionando diante das agruras do dia-a-dia. E a resposta se resume em duas palavrinhas: paixão e talento.

Há alguns anos, os formados em engenharia civil, por exemplo, saíam das faculdades direto para bancos. E não era para construir os edifícios, mas para lidar com a rotina financeira mesmo. Isso aconteceu num momento que o mercado estava desabando de tantos engenheiros. Como consequência imediata, a nova geração de aspirantes à esta profissão mudou de rumo diante da escassez de emprego. Agora, tempos depois, a engenharia está superaquecida, e onde estão os engenheiros? Para quem optou pelo que realmente gostava, há excelentes oportunidades hoje em dia.

São ciclos. Um dia é do engenheiro, outra quem sabe do designer. Este é o momento do jornalista. O curso foi o mais procurado na Fuvest. Faço o que eu gosto ou faço o que dá dinheiro? O famoso dilema me parece bem claro diante deste cenário.

Para aqueles momentos inundados de dúvidas, alguns caminhos para quem realmente gosta e acredita no design gráfico.

– Para quem escolheu ser um designer, pesquise as possibilidades de trabalho no mercado antes de mergulhar. Importante, informe-se quanto recebe em média um designer nos diversos setores. Isso pode ajudar a saber quanto se gosta de uma profissão. Além disso, passar uma temporada dentro de uma agência de design antes de cursar uma faculdade facilita a decisão. O dia-a-dia dos projetos é muito menos criação, e muito mais exaustão.

– Espiar os mercados vizinhos (moda, produto, fotografia, decoração, publicidade, etc). Como são e como trabalham estes profissionais? Há sempre o que aprender, ou até migrar para uma das profissões afins.

– Investigar os mercados distantes. Quem trabalha em outra área pode sempre contar uma maneira diferente de encarar situações similares: projetos, clientes e administração, por exemplo.

– Para quem está atuando, analise o porquê dos erros de tempos em tempos. Coloque no papel. Crescemos demais com as nossas falhas, desde que percebamos que elas aconteceram.

– Experimente de vez em quando ver o projeto pelo lado de lá. Olhos de cliente. Projeto personalizado tem que atender o objetivo do cliente. Não adianta só ser lindo de morrer. Artistas plásicos ficam em outro departamento.

– Relembre, ou estude, semiótica, arquitetura da informação, comportamento do consumidor, gestalt, marketing. Tudo que agregue mais valor ao projeto gráfico é bem vindo. Você vai se dar conta, e saber justificar, que o amarelo está ali com o vermelho não só porque são cores legais.

Um dia a procura por designers gráficos pode ser grande e portanto, muito valorizada. Quem ficar, vai ter lugar garantido. Enquanto não for, nos divertimos com o prazer de trabalhar todos os dias com o que gostamos de fazer. [Webinsider]

.

Caroline Fülep é designer na FÜLEP design + arquitetura e autora do Fülepdesign.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

50 respostas

  1. É bem legal, essas pessoas que falam a verdade nua e crua da profissão, pq nos matriculamos em curso sabendo todo lado bom e ruim que toda profissão carrega. É meio clichê dizer: – faça com amor, tenha paixão pelo o que vc faz. Mas é fato, se vc tem amor não importa se vai ser valorizado, se vc vai ganhar milhões ou apenas o necessário para se manter. Realmente não importa.
    Eu sempre digo, que não é a quantidade em valor, e sim como é administrado, não diante vc ganhar milhões e não souber administra, uma hora vai acabar. bjs

  2. Trabalho com marketing e sei o pensamento dos empresários. A maioria não enxerga o valor do design porque muitas vezes ele encontra o trabalho pronto na gráfica. Sem contar os micreiros que vendem tudo a preço de banana (e muitos fazem bons trabalhos)

    Acho que o Design Gráfico só é valorizado nos grandes centros eixo rio – são paulo. Pois no interior eu tenho absoluta certeza que quem faz design gráfico não vai ganhar bem (a não ser que seja um freela para uma agência famosa)

    Um abraço

  3. Meu sonho é ser designer gráfico,tenho 16 anos inclusive estou quase terminando meu curso na escola Saga *–*
    O que gostaria de saber é se esta profissão exige muito da aparencia da pessoa,no meu caso eu amo cabelos coloridos e sim,tenho cabelo azul (eu amo as cores,para mim cada uma delas simboliza um sentimento,o azul é a minha cor de sorte).Alguém poderia tirar esta pequena dúvida? :C
    Por favor,ficaria agradecida se puderem me enviar um e-mail com a resposta para queiroz.caroline@hotmail.com

  4. Após 7 anos tentando trabalhar na área de webdesign descobri que:
    – o cara será bom designer se estudar em uma faculdade boa e conseguir estudar fora, o que exige grana;

    – ganhará muita grana se trabalhar por conta própria. tente trabalhar um tempo em alguma grande agência para pegar experiencia e dai vá trabalhar como freela e abra seu negócio;

    – as empresas ainda não valorizam o trabalho, vc trabalhará até tarde e ganhará pouco. afinal eles ainda pensam que vc é um profissional que é bom de photoshop e só;

    – essa área é cheia de pessoa egocentricas, seu parceiro de trabalho será na verdade seu adversário. designers e publicitários sempre vào querer mostrar que são melhores que o outro, mais intelectuais. já mandei alguns praquele lugar;

    – nunca se iluda, durante uma entrevista a uma vaga, quando disserem que vc cuidará da criação de grandes projetos. nos meus 7 anos na área e juntando as mais de 5 empresas que trabalhei se fiz uns 2 projetos destes foi muito.

    Hoje, estou já decidido em mudar de área.

  5. Eu acho interessante a área de design, na verdade eu queria trabalhar na parte artística dos jogos eletrônicos, trabalhar na parte de criação de personagens e ambientes, na parte artística dos jogos, mas não sei se conseguiria, o mercado aqui é fraco, pra conseguir trabalhar com isso só lá fora nas grandes desenvolvedoras, e pra piorar nem sei desenhar e minha criatividade morreu quando eu era criança. 🙁

    Queria tanto saber o que fazer da minha vida.

  6. Lembro de uma frase que meu professor de ensino médio disse a mim.
    -Um bom profissional,ganha um salário a sua altura.
    Não importa o curso, a profissão,o importante é que se faça com amor.
    Isto que ele falou é a pura realidade,não afiante correr atrás de algo por dinheiro,afinal vc nunca vai sentir-se realizado no que faz, e consequentemente não será um bom profissional.

  7. Alguém ja reparou que não veio UM designer pra dizer: “VIREI DESIGNER GRÁFICO, EU ME DEI BEM!!!! DÁ CERTO, FUNCIONA, BASTA TER PAIXÃO PELO QUE FAZ!!!”.

    Amigos.. triste realidade hein… mas eu vou tentar da um jeito.. to procurando… para os que conseguirem se “DAR BEM” no ramo do design com paixão… por favor.. não se esqueçam deste artigo, venham aki comentar e aliviar o coração dos desesperados indecididos a cursar design gráfico ou não.

  8. SOU MT NOVO POIS SO TENHO 15ANOS MAIS TNHO QUE SABER O Q QUERO DES DE JA ESTUDO MUSIC ERODITA E DESIGNER E WEB DESIGNER E VOU TENTA JUNTA OS DOIS.

  9. Olá Caroline, boa noite.
    Estou lendo o seu artigo em meu trabalho, eu estou trabalhando como técnico almoxarife em uma faculdade de tecnologia em minha cidade. Mas, contudo, entretanto, sou designer com formação em design gráfico e de produto. Mas omercado de trabalho nestas áreas é tão escasso, sem contar que em minha região ainda impera o coronélismo, ou você é filho de alguém que pode te ajudar (“indicar”, “colocar”) em um bom serviço, ou você nasce com o c…. virado para lua, ou vai fazer o que dá.
    Fiz design, por que amo à profissão sou técnico em projetos e “desenhista”, desde de sempre.
    O que poderemos fazer para mudar a situação de nossa querida profissão, quando seremos mais valorizados pelo mercado e ainda mais pela pessoas que nos cercam, que ao invés de ajudar nos animar fazem questão de jogar na cara: “Eu te avisei, você não quiz fazer o que eu queria está ai desempregado!”; ou ainda ficam mostrando a sua satisfação enquanto você se mostra desanimado e frustrado com o serviço que você desenvolve.

    Um grande abraço!!!!!

    Tchau.

  10. Estou em duvida entre design gráfico e arquitetura. Faço alguns projetos as vezes, como logos, flyers, convites para festas… Tenho facilidade pra arquitetura também… A duvida é grande, mas se for pelo salário, eu sem duvida farei arquitetura. Bom, tenho 1 ano pra pensar ainda… Espero escolher o melhor 😀

  11. achei muito legal me fez penssar melhor eu estava penssando em fazer um curso de designer grafico sou muito jovem então eu vou aprender o basico do basico esse foi um sonho e ainda vou continuar mais voçe me avisou de como era um trabalho assim muito obrigado isso me ajudou muito

  12. Artigo muito bem escrito, mas nem por isso concordo com tudo que está nele contido: a profissão jamais será valorizada como deve.

    Não se deve comparar com engenharia em termos de “boom”, pois a engenharia é uma profissão já consolidada e com um pré-requisito fundamental para criar-se um projeto: a aprovação pelo CREA- MG por exemplo no meu caso. Além disso, àqueles que desistem, não quer dizer que não possuam talento, afinal de contas, o desgosto pode vir por outros fatores. Afirmar que a pessoa desistiu por falta de talento é uma forma muito simples de se explicar o motivo.

    A faculdade diz que o competente não deve temer os micreiros que praticamente trabalham de graça em troca de reconhecimento. Mas ai fica uma pergunta, será que é assim mesmo tão simples? Basta ser competente?

    Não mesmo, e o artigo não está embasado em pesquisas… para mim funciona apenas como texto motivacional e não adianta vir explicar algo por paixão ou talento.

    Os profissionais do design são também bastante desunidos, basta ver como é ridículo as associações como a ADG.

    Abraços à todos.

  13. Olá, estou muiiito confusa meeesmo!
    Pra mim, essa profissão cai cmo uma luva, .. Mas na parte do salario, é muito complicado, porque vc estuda se dedica, e ganha pouco!
    Muito confusa mesmo!!

  14. Eu discordo totalmente do comentário do antonio. Talento? Me diga de onde vem o talento, por acaso é transmitido por DNA ou por divina inspiração?

    Criatividade é uma capacidade que pode sim ser treinada e desenvolvida. Como qualquer outra habilidade humana. Ainda não vi nenhum bebê já nascer um gênio em criação. Fora que isso envolve ponto de vista.

    Se em todos esses anos vc não consegue desenvolver um bom trabalho é porque estudou errado. Teoria é bom, mas precisa colocá-la em prática. Estude as grandes figuras do design e, mais do que isso, tente entender como foram feitos os trabalhos gráficos e pratique.

    Se quiser, procure sobre engenharia reversa. Estude muito sobre grid, equilíbrio e padrões.

    Quer saber mais sobre talento? Leia o livro Outliers do Malcolm Gladwell.

    Abraço

  15. De fato e muito complicado, ainda mais quando deixamos nos levar e olhamos para outras pessoas que se da bem fazendou outras cozitas mais. tipo Administração, Recursos humanos, jornalismo, segurança do trabalho , dentre outros, vemos essa galera ganhar dinheiro a rodo, mais quando eu olho para meu irmão por exemplo, administrador de um polo industrial de remedeio “quem num gostaria? eu! kkkk” e passar a mão na cabeça falando que num aguenta mais isso, eu do gargalhadas. e com todo orgulho do mundo eu falo:- posso ate num ganhar muito dinheiro, mais eu amo oque faço. e quer saber essa ja e uma enorme recompenssa, eu sou louco por edição de imagem. e gosto ainda mais quando elas são bem ruind de mecher srsrs porque quem faça oque gosta amigo nunca vais estar cansado… eu Amo o Designer grafico ta ai minha declaração de amor . rsrsrs a galera depois me add no msn vamos começar fazer alguma coisa partindo dos 4 cantos da terra

    ruitterdaniel@hotmail.com

  16. Bem, como o Ricardo (27) e o Antonio Dias disseram, e bom que cada um que queira seguir esta profissao pense bem. Reflitam bem sobre o que querem.

    Querem ter filhos, viajar, carros, motos, relogios, bolsas, sapatos…nao importa, apenas pensem o que querem ter materialmente e pra vida mesmo, se querem ter familia, quantos integrantes e por ae vai. Coloquem na balanca se vale a pena e a partir dai decidam. Design Grafico eh uma paixao, enquanto voce esta apaixonado voce vai se perdendo nela. O problema e que nessa de se perder
    voce acaba perdendo outras coisas…ao meu ver.
    Acredito que quase todos que escolheram ou estao por escolher essa profissao tenham uma sensibilidade acima da populacao e por isso acredito que para manterem essa paixao terao que passar por cima de seu proprio ego, controle emocional e auto-confianca.

    Agora falando sobre a area pratica da profissao. Quem se apaixonou, se apaixonou nao porque vai ter que fazer as vontades de um cliente que quer rosa porque sua filha ou sobrinha gostam, ou porque tem que fazer projetos para ontem pra agencias de publicidade porque eles nao tem profissional competente que dure… Mas sim porque a simetria, a logica, a emocao e percepcao do Design Grafico nao esta aos olhos da massa…esta para poucos.
    Sorte para os que continuarem e os que comecarem.

    Os comentarios anteriores serao muito uteis para todos que quiserem saber sobre a area, e como tudo na vida tem seu ponto bom e ruim.

  17. Olha Marcelo, pense você fazendo este serviço todos os dias. Mas pense você fazendo a parte boa e a parte ruim também. Não que fazer design seja uma escravidão, talvez para quem não goste. Se você tiver sorte, pode trabalhar em uma empresa em horário comercial estavelmente.
    Eu faço designer gráfico exatamente a 1 ano e 2 meses. Estou cursando Ciência da Computação.
    Tive essa idéia para me aperfeiçoar em programação, como flash entre outros, utilizados para o designer gráfico também. São muitas horas que penso em desistir e tentar uma facul de design mesmo aqui na região, mas fazendo a facul que já estou me garante um emprego caso o designer não vire mais.
    Sinceramente, tente conciliar seus gostos em áreas próximas. Saber um pouco mais nunca é demais. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço.

  18. ola meu nome é marcelo estudo ainda no ensino medio e estou pensando seriamente em me tornar um design grafico mas não sei se irá compensar no final das contas alguem pode me ajudar se devo ou não escolher essa profissão

  19. Para os recém formados em design gráfico ou aqueles que pretendem exercer essa distinta profissão sinta (sim, sinta com toda sinceridade) a seguinte pergunta: tenho ou não talento para design?

    Muito pesquisei e li em sites sobre “talento é algo que se desenvolve…” ou o famoso “1% inspiraçao e o 99% dedicaçao”. Não caiam nessa. Em design é fundamental ter no mínimo 50% de inspiração ou melhor, de talento (ou dom, como quiser) pelo simples fato dessa profissão lidar com o abstrato e não o concreto.

    Qndo me referi a talento, quis dizer pra começo de conversa, ter facilidade em algo. Se você quem já graduou em design, leu alguns livros, fez cursos de photoshop, coreldraw, illustrator, flash e mesmo assim não conseguiu algum layout a altura de uma agência, desista. Não estou querendo desanimar ninguém aqui. Eu tb acredito que um talento sem esforço é um talento … desperdiçado. Porém, em design esse talento, essa facilidade nata, acredito eu, é o que vai te diferenciar entre ser um “freelancer mediocre trabalhando várias horas, não dando conta de tanto serviço pois não tem facilidade pra criar vários layouts lindos ao mesmo tempo…” e o “freelancer que se destaca, ganha prêmios, tem um portfolio de respeito, consegue vários trabalhos e dá conta de realiza-los todos no prazo, dentro do possivel claro”.

    Entendam que essa profissão como já disse uma colega acima, não é regulamentada, lida com prazos quase o tempo todo, te faz levar serviço para casa e ter uma vida tao antisocial como um médico (com o diferencial aqui de que médico é respeitado e ganha no mínimo 6x mais que um designer).. mas o pior é te fazerem sentir tão valorizado qnto uma faxineira. Quem é que afinal nunca passou pelo crivo de um cliente que queria cor rosa com bolinhas azuis, font comics porque achou lindo e mesmo sob vários contra-argumentos por fim foi obrigado a passar por cima de fundamentos de design para “gostos duvidosos e bem pessoais” de um cliente?

    É como já ouvi dizer tb de um designer “vc não discute se um médico te passa uma receita” mas em design, é incrivel como anos de formação são jogados pro alto qndo se trata de gosto do cliente (repito dizer, mesmo sob fortes argumentos de semiótica, teoria ou psicologia das cores,.. muitas vezes vc tem q sucumbir ao gosto do cliente).

    Querem outro motivo para tentar outra profissão a nao ser designer como diz o título acima (caso vc não tenha talento, claro)?

    Design se aprende sim. Fundamentos que vão desde alinhamento, contraste, .. até semiótica etc fazem toda diferença na hora de estabelecer as bases de um layout q esteja alinhado não só visualmente como tb no contexto em si. MAS, se vc não tem talento meu amigo, pode fazer graduação, ler livros e livros de teoria de cores, diagramação/layout,… e abrir a tela do seu coreldraw ou illustrator ou o software que esteja mais habituado (e q não vem ao caso) e se deparar com a mesma temida tela branca que muitas vezes não te fará sentir-se um melhor designer por mais q vc estude ou “se esforce”.

    Em medicina, direito ou mesmo letras, jornalismo,etc se esforçar, estudar mais é sinônimo de ser melhor profissional. Não em design. Não se vc não tem talento. Como disse acima, ler e tentar fixar por repetição,exercícios, contextualização,etc pode até melhorar sua percepção um pouco mas te garanto que se vc não tem talento, não te fará ser um profissonal gabaritado.

    Novamente o que é talento? Será q se vc treinar muito futebol te fará um Pelé? Não. Se vc treinar muito te fará um Rogério Ceni com 100 gols.. mas um Rogério Ceni por mais que treinasse, por mais esforço não seria um Pelé, entendeu a diferença? Em design é assim, em música é assim… em artes é assim. Você se estudar muito consegue reproduzir os quadros de Picasso,etc mas não ser um Picasso.

    AGORA, se vc quem lê não se importar em ser um designer medíocre ganhando pouco, trabalhando muito e sendo pouco reconhecido MAS amando desesperadamente design, dou meu apoio e minha admiração pois você é uma dessas (raras) pessoas que não se importam com julgamentos, que o mundo é lindo do jeito que está e que não se importa de ser comodista. Agora se você já percebeu que DESIGN É 50% OU MAIS DE TALENTO E O RESTANTE DE ESFORÇO, então abra logo os olhos e invista em algo que realmente te valorize, que te faça sentir-se útil, que te proporcione um salário digno, e que infelizmente não te cobre tanto talento quanto design.

    Esse foi o depoimento de alguém que já amou profundamente design, trabalha há mais de 9 anos em uma empresa produzindo materiais de design diariamente, já foi um entusiasta de cursos e palestras, fez graduaçao em design, deu aulas, viu meses ganhando bem e outros quase nada, já saboreou um certo reconhecimento, mas que depois de muito madrugar em cima de projetos gráficos de publicidade, muito ouvir clientes dizendo o que fazer, … acordou pro fato de que CRIAÇÃO é talento (também) sim!

    E caros amigos… eu gostaria de ter sido um Pelé. Se for pra não ser um Pelé em design, vou buscar “meus talentos” em medicina, direito, … porque como já disse acima, esses sim eu consigo ser melhor esforçando. Estudando com certeza eu vou saber mais sobre uma doença e tratar melhor meu paciente por ex.. e assim por diante. Design não… Enfim, acho q vcs já entenderam.

    Escolham design aqueles com talento porque essa é uma profissão para verdadeiros artistas (por mais comercial q o design esteja hj em dia)!! Eu pessoalmente nunca deixarei de amar e admirar um bom layout bem diagramado, com harmonia de cores,etc mas se for pra se contentar em ser apenas “bom”.. (e nisso, volto a repetir, design vc tem que ser ótimo, tem que ter FACILIDADE senao vai ficar igual eu madrugando e sofrendo partos dolorosos pra cada layout com um mínimo de qualidade) cá pra nós, prefiro faze-lo me sentindo respeitado como outras profissões te fazem sentir.

    Resumindo tudo acima: Escolha design se sentir q tem facilidade (talento) de criar algo a nível de um desses portfólios de grandes agências. Não faça como eu que tem mais de 40 anos, investiu quase toda vida em um sonho e se viu nessa fase da vida percebendo que nem sempre os sonhos vem somente com esforço (ou com muito esforço como aconteceu comigo). Para aqueles que realizam projetos gráficos lindos muitas vezes sem ter nem graduação… façam graduação, pos graduação… aproveitem o talento que tem! (e por mais q as pessoas tentam me convencer do contrário, eu não tenho). Porque para esses seletos designers, a vida deve ser como para todo e qualquer artista (desde um Pelé, Michael Jordan até um Hans Donner, Leonardo Da Vinci, Mozart, Bethoveen,etc): o paraíso na Terra.

  20. O mercado é bom se você tiver muito jogo de cintura, saber planejar, saber lidar com clientes, ir atrás de conhecimento, se reciclar constantemente, e por aí vai. Se preparem para ralar muito, mas pensem que a longo prazo colherão os frutos. Boa sorte a todos os futuros colegas!

  21. Ótimo artigo sobre design. Sou estudante, e pretendo fazer isso da minha vida. Gosto de criar coisas, gosto de perder horas e horas no computador criando anuncios da minha cabeça, backgrounds entre outras coisas puxadas para o lado do designer. – Já fiz alguns trabalhos para algumas pessoas e dei sorte, pois não fui atacado por essa ”falta de educação”, em termos de comunicação visual. Me assusta a falta de educação das pessoas, acho que falta a famosa ”consciência” Por quê? Simples. As opiniões são bem diversificadas, e ouvi-las de vez enquando, ajuda. E se não tiver consciência? A falta de educação toma a frente.
    Mas é isso aí, quem está na chuva é pra se molhar. Pretendo me formar em design gráfico, porque é a única coisa que eu faço com GOSTO, mesmo sendo um iniciante. Começar do baixo faz parte. Se paga bem ou não? Não importa. Quer ficar rico? Joga na Mega Sena o resto da vida, pra tudo tem uma primeira vez lembra? 😛

    Ótimo artigo, me motivou ainda mais! Um beijo. Sucesso!

  22. Gente, cuidado com as ideologias.
    Quem garante que fazendo o que gosta o dinheiro vem junto? Dinheiro só vem quando bem investido ou no caso do profissional de serviço com muito trabalho. E nisto tem peso o valor do seu trabalho.

    Não se agarre em exceções, porque, como diz, são exceções. Tente traçar um panorama real da profissão, quais profissionais são bem sucedidos e como fizeram.

    Não é todo profissional apaixonado pelo que faz que se dá bem, mas o apaixonado que sabe dançar conforme a música. Por exemplo, quer ser designer, mas vc abriria mão de criar para também administrar? É muito comum um profissional de design para melhorar sua posição assumir cargos administrativos.

    Até mesmo se quiser ter sua empresa fatalmente cairá em funções administrativas. Então veja bem o perfil do profissional que se dá bem, paixão é o combustível e não o veículo.

  23. Tenho 16 anos e vou fazer vestibular de Design Gráfico esse ano. Gostaria da opinião de vocês, designers gráficos, se mesmo com a falta de reconhecimento no mercado, será um bom investimento. Agradeço se algum profissional responder :]

  24. È meio complicado pra quem vai tentar fazer Faculdade de Design. As vezes pelo que outros dizem bate aquele medo e as perguntas que surgem são, Sera que me darei bem? Terei Lugar no mercado? Isso me trará retorno no Futuro? Eu de apenas 18 anos , começarei agora em Agosto, Tudo durará 3 anos, Onde o Meu futuro estará em jogo! Porém tudo na vida é Experiência! Pesquisando sobre o assunto , achei esse esse tópico, decidi comentar, e ficaria Feliz se profissionais relacionados a área me dessem suas opiniões. Pois antes feliz com o que faz do que a infelicidade de si, e a alegria dos outros ´

    Quem quiser adder no Msn: will_x3fera@hotmail.com (Se identiifiica )

    Tópicoo Fantastiicooooo!!!!

  25. Amei a matéria
    Tenho 15 anos e ja fasso um curso de web desing , amo o curso e des de ja penso no que quero faser , sinceramente desing grafico tem tudo aver comigo , e adoraria trabalhar minha vida inteira nisso ,ja li muitas matérias , e vi que um desinger não é bem reconhecido por seu trabalho hoje em dia.Queria saber , sinceramente de vocês , que trabalham com isso , vale a pena mesmo ? ou é prefirivel escolher outra área tecnológica ?
    obrigada des de já

  26. Eu tenho 16 anos comessei agora no meu primeiro emprego eu ADMINISTRO um Site o http://WWW.GOODGRATIS.COM E TAMBÉM DESENVOLVO FOLDER faz um pouco mais de uma semana que eu estou nele, futuramente eu quero trabalhar desse ramo da arte gráfica como design grafico, em 2012 vou prestar vestibular para design grafico agora to em duvida será que esse ramo de design tem hum bom mercado de trabalho.?
    Mais mesmo assim eu quero trabalhar nessa area pois é isso que eu quero de minha vida é isso que eu gosto naum vou trabalhar por dinheiro vô trabalhar com prazer,oque eu tô fazendo nesse emprego eu gosto muito de fazer eu gosto dessa liberdade de espressar e desenvolver minha criatividade.
    Techau Abraço

  27. gostei do artigo sobre desing,eu também estou naquela fase de dulvidas. Conheci o desing num site, depois fiz um curso de informática onde alguns programas de edição eram usados no desing gráfico e no web desing. Me apaixonei pela área, mas confesso que estava insegura sobre seguir o que realmente eu gosto de fazer. Esse artigo me mostrou que é melhor você trabalhar numa área em que você se sinta bem,Do que se sentir infeliz no emprego.O importante é você amar o que você faz .

  28. Pelo visto o problema da profissão de Designer Gráfico parte mais pelo não reconhecimento de um Conselho Regional como o CREA.
    Não temos um órgão que regulamente e proteja a profissão.
    É triste ver profissionais de nível superior se igualar aos de nível médio ou até mesmo fundamental.
    É triste não ter um piso salarial e diferenciação profissional com quem fez somente um rápido curso de informática.
    É triste ser um profissional num país que o vê como uma mão-de-obra para somente desenhar e não planejar.
    Ainda espero dias melhores!

  29. Li tudo aqui, até os comentários. Eu estava na mesma situação de alguns que comentaram, ou seja, estou prestes a querer ingressar em designer gráfico, mas a questão do salário me deixa com um pé atrás. Aprendi que em qualquer carreira que siga você pode ser bem sucedido, basta querer e se esforçar, além de saber que é realmente aquilo que você quer e confiar no seu potencial, pois são esses fatores que te darão confiança. Deixar de fazer o que quer e gosta só por causa de dinheiro não vale a pena, o que vale é você fazer o que realmente gosta, pois o seu trabalho acaba que por uma diversão.

  30. Gostei muito do artigo, Caroline. Ele é bem realista, mas ao mesmo tempo, deixa uma mensagem de otimismo e motivação pra quem, como eu, já pensou em entregar os pontos. Sou recém formado e tenho pouca experiência profissional, fiz apenas dois estágios curtos. Preferi me concentrar nos estudos e pesquisas a padecer no dia-a-dia dos estagiários de design e acabar ferrando com a minha bolsa. Vejo que o mercado está a procura de profissionais de nível técnico, e não de designers, vide as exigências para conseguir um trabalho em agências e/ou estúdios, e até pra arrumar um freela. Além de criatividade e dinamismo, presentes em qualquer classificado, vem abaixo a exigência de sólidos conhecimentos em flash, photoshop, ou modelagem 3D, por exemplo. Procura-se designer de After Effects vi num anúncio dia desses. Se o mercado não é educado parte da culpa é nossa, porque não soubemos educá-lo e ainda não o fazemos bem. Não nos apresentamos como gestores de projetos que realmente somos, e tornamo-nos operadores de software num instante. Fica aí meu desabafo e muito obrigado pelo artigo!

    PS: mês que vem começo um curso de After Effects.

  31. poxaaa quero parabenizar este artigo,pow sem palavras isso me ajudou muitoo , eu estou fazendo um curso de com putação grafica no senai e em junho já tinha planejado tudo + me bateu um desanimo com essa questão + agora estou decidido
    Desingn Grafico ai vou euuuuuuuuuuuuuu

    É o que eu Amoo mesmo abraçossssssssss

  32. Meus Parabens pelas suas palavras!

    Eu ainda estou naquele periodo de decisao, que profissao escolher!
    Ja pensei em tantas coisas,design grafico me interessa, mas a insegurança de decidir o futuro ainda me ocupa tempo, muitas dúvidas!

    Talvez escolher ser uma Designer, nesta hora eu encontrarei alguns obstaculos.Mas a vida é cheia de obstaculos. Estamos aqui p/ vence-los e aprendermos,se a nossa volta tudo que encontramos sao criaçoes de pessoas que escolheram criar…Pq nao ne?
    O que vale realmente é a . PAIXAO!

    Vou levar um tempo ainda p/ decidir.
    Mas suas palavras de uma certa maneira me deixou curiosa em conhecer mais sobre esta PROFISSAO.

    Arigatoo *

  33. Estava penquisando sobre design gráfico, suas vantagens e desvantagens quando vi esse artigo e com certeza não podia deixar de opinar! Sou de Pernambuco e como todo o resto do país tenho as mesmas dúvidas e incertezas sobre essa profissão. Estou para iniciar meu curso de Design Gráfico numa faculdade particular daqui, mas são tantos os motivos pra eu desistir e só um para continuar: PAIXÃO PELO QUE FAZ, NÃO SOU NENHUM EXPERT EM SOFTWAREs p/ EDIÇÃO GRÁFICA AINDA, MAS GOSTO MUITO DESTA PROFISSÃO, trabalhei como estagiário numa gráfica e lá pude ver como a profissão é desvalorizada então resolvi que devia investir mais e montar um portfólio legal pra tentar entrar numa agencia, é o que estou tentando fazer atualmente… Mas ta dificil… O curso vai começar em novembro 2008 e as dúvidas só aumentam… O que eu faço? vou em frente e vejo no que dá?

  34. Gostaria primeiro de parabenizar pela matéria,
    muito boa abordagem.
    Eu faço o curso técnico de designer gráfico a um ano
    e pouco. Sei lá ! As vezes eu tenho medo, apesar de gostar do que faço, eu no momento estou sem recursos.Como nunca trabalhei, sou muito inseguro.
    será que tem como vc me dar um conselho em relação a isso ?Deixei meu email . Muito Obrigado !
    e mais uma vez parabéns !

    Obs: A pessoa deve fazer o que realmente gosta , independente do dinheiro.

    Abço a todos. 😉

  35. Concordo totalmente com você Caroline. Acho que é a paixão pelo design que nunca permitiu que eu debandasse em retirada na busca de um retorno financeiro mais a altura das minhas necessidades. Sou publicitário na área de criação há 14 anos mas escolhi ser designer gráfico por minha aptidão e hoje ainda insisto em atuar nessa área, porque é isso que me traz satisfação profissional. Mas confesso ser muito difícil quando tenho que apertar o cinto principalmente por ter uma família que, em parte, depende de mim. Mas vamos indo, aos trancos e barrancos esperando uma virada nessa situação. Acreditar, eu acredito.

  36. Bela abordagem Caroline, muitos as vezes deixam de fazer o que realmente lhe dão prazer apenas pelo retorno financeiro, se esquecendo que não é isso que realmente conta. Claro que o dinheiro é de vital importância, mas nada supre o prazer de trabalhar com o que realmente gostamos, NADA.

  37. gostaria de uma opnião de alguém que esta na área de design.
    sou formado em produção gráfica digital e não exerço a função e nem sou bom nessa area na verdade mas gosto de ver o trabalhos de outros designers e acho legal, e gostaria de saber de vocês se eu invisto nessa area fazendo cursos para me especializar e ser um bom design ou parto para outra profissão.

    obrigado!

  38. Bom…pra começar quero parabenizar o artigo…confesso que esse tema tem sido bastante discutido entre eu e meus amigos. Fico muito triste por alguns e inclusive por mim mesma algumas vezes quando nos pegamos pensando se realmente nossos sonhos de faculdade valeram a pena, mas depois sacudimos a poeira e tocamos em frente.
    Acho que o maior problema para todo designer começa pelo simples fato de a profissão não ser regulamentada ainda, o que ao meu ver é um absurdo…como podemos exigir de um cliente o reconhecimento de nossa profissão se nem mesmo possuímos o reconhecimento de um orgão, como o de publicidade por exemplo.
    Outro ponto que também leva o profissional as vezes a se questionar se ainda vale a pena continuar nessa área é também o respeito que os clientes, ou até mesmo pessoas que não são clientes tem pelo profissional da área.
    Vejo diversos cliente querendo ditar, ou melhor, dirigir a criação sem respeitar a opinião do próprio profissional ao qual ele está contratando para exatamente pensar por ele toda a questão de arte e comunicação, que suponho o cara não tenha e portanto foi por isso que contratou a pessoa ou agência.
    Vejo, e isso acontece comigo sempre, diversas criação se perdendo, caindo no limbo, pelo simples fato do cliente não querer um profissional que pense para ele a criação mas o que ele quer mesmo é um simples fazedor de coisas, alguém que manipule o software e crie aquilo que está passando pela cabeça dele. Veja bem, não estou aqui generalizando existem muitos clientes bons, que compreendem o significado design, mas infelizmente ainda falta mesmo é uma educação maior das pessoas que solicitam os serviços, e muito mais ainda respeito com nós mesmos para não aceitar tais absurdos.

    Abraço a todos

  39. Muito bom o artigo.. motivador.. sou recém formado.. e consegui meu primeiro trabalho fora do estado onde eu moro em um interior de minas tenho todas essa duvida citadas no artigo e vejo claro a desvalorização da profissão pelo menos onde estou. As pessoas não tem conciencia do que é um designer. Mas como nossa amigo Victor falo ae é muito legal ver a pessoa apaixonada pelo design e lutando por ele.. acho que se cada um fazer a sua parte vamos conseguir nossa valorização e concientizar o mercado do que se trata um profissional de designer.. Eu estou não luta.. eu vou continuar até onde minha autoestima permitir rs!!….

  40. O subtítulo do artigo diz que o cliente precisa entender melhor o valor do design para os negócios. Mas o texto não volta a esse ponto essencial. Então, permita-me completar com uma observação derivada de mais de 15 anos de profissão…

    Salvo as honrosas exceções, o cliente é desprovido de educação e cultura visual, e além disso, está acostumado a ditar tudo que quer da própria cabeça, sem espaço/tempo para sugestões, estudos e questionamentos por parte do fornecedor (nós).

    A combinação desses dois fatores resulta na avalanche de briefings insossos, refações sem noção, prazos insanos e exigências absurdas que precisamos encarar de tantos clientes, dia após dia.

    Negociar preço justo é apenas uma parte da questão. Temos que aturar desconfianças injustificadas, enfrentar uma ignorância tão espessa que às vezes nem dá para começar uma discussão sobre conceitos, e temos de fazer certas coisas que sabemos não serem a melhor solução de design, mas o cliente bate o pé e acabamos executando essas gambiarras porque senão ele corre ao primeiro concorrente que tope fazê-lo.

    Eis outro problema. Ficamos sem coragem de dizer ao cliente não para nada. Não nos atrevemos a dizer não, este projeto não pode usar a fonte Arial ou não recomendo amarelo canário como fundo da home page, porque pairam os espectros do designer descartável e do concorrente topa-tudo, em parte reflexo da inflação do mercado de trabalho.

    Essa é a situação desfavorável que a maioria dos profissionais encontra. Como disse, há honrosas exceções. Somente daremos a virada geral na situação e transformaremos a exceção na regra com um constante e paciente esforço de educar o cliente e conquistar sua confiança em nossa capacidade de resolver seus problemas de maneira original.

    E claro, temos de torcer e contribuir para a melhoria da educação geral no país, para termos que lidar cada vez menos com pessoas que podem até ter um diploma valioso, um cargo confortável e uma bela carreira em sua empresa, mas que em questões de design são completamente xucras e só querem o designer como a mão que desenha em seu lugar – de preferência para entregar tudo na segunda-feira pela manhã…

  41. Pior é quando se é designer, e não se concorda que o design auxiliar à propagação do consumo desenfreado, à gestão de um marketing escrupuloso, à eterna mentalidade tacanha dos empreendedores em usurpar dinheiro dos afoitos consumidores, e ao fato de que, quem sabe, nunca seremos valorizados como achamos um dia acontecerá.

    Sou designer e a cada dia penso que não estamos aqui para desenvolver melhores produtos para as pessoas, mas sim pra alimentar uma maquina de investimentos sem um porque, sem uma razão.

  42. Embora eu ñ seja designer gráfico,não consegui me conter e tive q palpitar onde a Caroline diz:- …O mercado não é educado com os profissionais.
    Com certeza!!! Infelizmente o nosso país não é educado não só com os designer, mas com muitas outras profissões.
    Estudamos,nos preparamos,reciclamos,enfim,fazemos de tudo para honrar a profissão que escolhemos;só q qdo voce vai p/o mercado recebe um balde de água gelada e c/muitas pedras de gelo junto,diga-se de passagem. Não é justo não é mesmo?!
    Mas bem feito pra nós que tentamos ser mto bons,excelentes até,no que fazemos:- deveríamos ter escolhido ser jogador de futebol(piada).Que pena q o nosso país ñ respeita,ñ ampara, a maioria de nossos bons profissionais!
    Parabéns pelo artigo! Muito Bom! E parabéns à todos os bons designers com todo o meu respeito e admiração.
    Abraço

  43. Simples, na dúvida ganhe a vida com o que dá dinheiro, com o que te poupa preocupações e incertezas. Eu tenho 25 anos, mas não me imagino com 30 sendo designer, é muita instabilidade e eu acho que nunca viveria em paz. Nunca dormiria tranquilo. A solução que encontrei? Partir para Desenvolvimento (mais respeitado, mais justo, melhor visto e mais valorizado pelo mercado) em paralelo, continuo criando meus games, estudando pintura digital, 3d.. mas a diferença agora é que o faço por hobie. 😉

  44. (Caroline, estou adorando teus textos, indo de um em um aqui do Webinsider para passar esse tempo de insônia. hahaha)

    Eu acho que a pessoa que escolhe uma carreira exclusivamente pelo retorno financeiro que esta poderá lhe trazer está traçando o caminho do fracasso e o que é pior: com mínimas chances de alcançar o dinheiro que buscava.

    Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida. Confúcio

    No segundo ano de faculdade penei, grana curta e aquelas reclamações de que o povo que não está preparado para o design, hoje penso o contrário e estou ganhando relativamente bem trabalhando como freelancer. Acredito que o design é que não está preparado para o povo, e não o contrário. Afirmar que alguma coisa não está pronta para aceitar design é um erro… (menos se tratando de clientes MALAS demais, né? haha)

  45. As pessoas associam o design ao produto pronto e belo, e desconhecem a parte projetual e tudo o que torna a profissão fantástica (somos todos suspeitos para falar dela hehehhe). Com isso somos vistos/tratados como artistas e so cabe a nós mesmos mudar este ponto de vista, pois trabalhamos em prol de melhorias nos processos e atividades cotidianas das pessoas, na facilidade de comunicação entre empresas e seus consumidores, entre produtos e seus usuários, e isso um artista não faz. Bem, pra finalizar, ser designer é optar pela busca de satisfação pessoal e profissional, o dinheiro é conseqüência do esforço, bom trabalho e do aperfeiçoamento constante.

  46. Acho que o principal indicativo para uma pessoa decidir ou não pelo ofício do desenhador, basta olhar ao redor: praticamente tudo o que o ser humano utiliza, interagi ou frui foi projetado ou desenvolvido por um designer/desenhista industrial.

    Olha só como é interessante isso: se você faz design, terá sempre que criar algo para melhorar a vida das pessoas, seja com objetos físicos, gráficos, marcas, internet e etc.. Ao observarmos como o mundo foi configurado pelo design, percebemos que oportunidades de trabalho não faltarão, bastando cada um se adaptar, estudar ou mesmo criar o seu filão.

    Um grande abraço,

    .faso

  47. Ficar entre o dinheiro e a satisfação pessoal é sempre uma dúvida cruel na hora de escolher uma profissão e o dinheiro quase sempre ganha.

    Acho que nasci mesmo para ser designer, me sinto realmente feliz com o que faço, não me canso de ler sobre, mas já cheguei a pensar algumas vezes em largar tudo e partir para uma profissão da moda e menos sofrida.

    Temos muito trabalho ainda pela frente mas vejo claramente que a tendência será a conscientização do mercado em relação a profissão e os valores que ela consegue agregar.

    Parabéns pelo artigo e obrigado por ser uma designer apaixonada pelo que faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *