A curiosidade matou o gato. E salvou o publicitário

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Acredito que dos cinco sentidos essenciais a um publicitário digital, a curiosidade deva ser o mais aguçado. Vivemos em um mundo digital com uma produção diária de conteúdo que supera qualquer jornal de grande porte e precisamos estar antenados a tudo.

Manter-se bem informado é uma meta diária. Você precisa saber o que se passa nas agências de publicidade online, saber quais empresas lançam novos produtos e principalmente que novas tecnologias de comunicação virão revolucionar nossas vidas.

Não se iluda em achar que assinar 300 blogs e newsletters vai ajudar. Uma leitura delicada e investigativa deve ser feita. Faça uma verdadeira garimpagem por textos e comentários para escolher os melhores conteúdos.

Direciono em particular estas recomendações aos atendimentos. É importante que percebam a necessidade de se manterem munidos de informação fresca e relevante. Ser curioso para um atendimento é vital, procure respostas para o ?porque?, ?para que?, ?quando?, ?como? e ?onde? seu cliente deva atuar.

O mais interessante disso tudo é que nunca se sabe quando o conhecimento e informações serão necessárias para criar um case de sucesso, por isso é vital estar sempre bem preparado!

É preciso entender a pertinência dos fatos que rondam o mercado dos seus clientes. Investigue o histórico de informações, bancos de dados, suas ações de relacionamento e resultados. Aprenda com os números que a internet tão generosamente nos concede. Recicle conceitos, teorias e aprenda com o dia-a-dia.

Perceba o que há de sutil no comportamento das pessoas. Supere o comum, agrupando ferramentas de colaboração online (mashups), provoque novas oportunidades e quebre barreiras engessadas.

Entenda, colabore, traga boas idéias. Sai da curva.

Vou sugerir abaixo algumas tarefas para despertar sua curiosidade:

  • desvendar os limites de recursos do Flash;
  • aprender html básico para dar valor ao tableless;
  • diferenciar programação ASP de PHP;
  • ter noções básicas de configuração de servidor;
  • tentar entender o processo de criação do redator;
  • e, por fim, como seu diretor faz as propostas comerciais.

Comece respondendo a si mesmo estas questões e veja como suas opiniões serão muito mais pertinentes aos clientes. Enfim, se a curiosidade matou o gato, para o publicitário ela não engorda e faz crescer muito profissionalmente. Seja curioso. [Webinsider]

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<strong>Gustavo Pereira</strong> (gustavo@clique-se.com.br) é publicitário, consultor de marketing online e mantém o blog <strong><a href="http://www.clique-se.com.br/" rel="externo">Clique-se</a></strong>

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Uma resposta

  1. Concordo com você Gustavo. A curiosidade sempre foi e sempre será o melhor amigo do publicitário. Quem pensa que um bom criador tem que ser apenas criativo se engana, ele tem que ser é CURIOSO. Curiosidade é que faz com que qualquer profissional tenha uma gama de informações relevantes E irrelevantes enorme para ser usada futuramente.

    Acho engraçado quando meus amigos me chamam de o rei da cultura inútil, pois sempre tenho pequenas informações irrelevantes e relevantes sobre qualquer assunto. Isso pode parecer banal, mas é o que me faz ser um bom criador, já que na hora do planejamento de criação é através dessas pequenas informações que acabam saindo as grandes idéias e as grandes campanhas.

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