Nove ideias para atrair tráfego ao seu site ou blog

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Se você tem um site, blog ou e-commerce, ainda há tempo para rever suas estratégias para 2008, especialmente a maneira como você recebe e trata seu visitantes.

Tão importante quanto gerar tráfego para seu site é receber bem os visitantes. O conteúdo apresentado e atração geral de seu site podem fazer toda a diferença em 2008.

Algumas idéias simples agradar seus visitantes e aumentar o tempo em que navegam nas páginas de seu site. Vale lembrar que o visitante satisfeito volta, indica o site para amigos e sempre ajuda a aumentar suas vendas.

1. Monte um “Hall da Fama” ou um “concurso” em seu website

Ele deve ser bem relevante para seu público-alvo e listar aquilo que existe de melhor ou mais popular em seu segmento de atuação. Se você fizer sua lição de casa e pesquisar corretamente, esta página poderá tornar-se uma referência em seu segmento, atraindo links e gerando “buzz” em seu segmento.

Listas de votação tipo “os 10 mais” sempre ganham destaque. Exemplo real: lista das 10 cantoras mais sexy do site Vagalume.

2. Crie uma “caça ao tesouro” para seus visitantes

Permita que seus visitantes se envolvam e explorem mais seu site, oferecendo algo de valor caso eles encontrem uma frase ou uma determinada figura escondida em alguma página dentro de seu site. O prêmio poderia ser um brinde, como um e-book ou uma unidade a mais grátis no caso de uma compra, ou mesmo um link para o site dos ganhadores. Use sua criatividade!

Exemplo real: Veja como este blog relativamente desconhecido envolveu seus visitantes, ao desafiá-los a descobrir um desenho escondido nesta imagem. Você se habilita?

3. Desenvolva seu site com seu público-alvo em mente

Todo o design, cores, figuras e texto de seu site deve ter o propósito de encaixarem com os desejos, sonhos e anseios de seu público-alvo. Isso significa que se aquela animação linda em Flash com o logotipo de sua empresa não causa nenhuma emoção nos visitantes do site (além de você). É hora de trocá-la por algo que agrege mais valor para seu visitante final.

Por que não colocar no lugar dela algumas estatísticas sobre seu segmento, depoimentos de clientes satisfeitos ou mesmo notícias relacionadas que venham a afetar a vida ou escolha de seu público-alvo?

Exemplo real: como não poderia deixar de ser, o site da Apple é um ótimo exemplo de design limpo, moderno e rico em conteúdo: tudo ao mesmo tempo.

4. Adicione fotos de seu produto sendo utilizado.

Não ter nenhuma foto de seu produto ou serviço em seu site é morte na certa. Disponibilizar uma ou mais fotos que mostrem o que você oferece sempre ajuda a vender melhor sua oferta.

Um tipo de técnica muito poderosa quase sempre esquecida pelos empreendedores online é publicar fotos e imagens de seu produto sendo utilizado, manipulado ou em contexto com os usuários finais.

Na maioria dos casos, a combinação “humanos + produto” na imagem tem um efeito ainda mais poderoso.

Exemplo real: apesar de as fotos utilizadas aqui serem menores que o ideal, veja como a percepção de como o produto deve ser na realidade é muito mais aguçada neste e-commerce que vende produtos para diversão no inverno.

5. Explique o que você faz. Rápido.

Assim que seu visitante cair em seu site (na home, por exemplo), ele deve poder ver rapidamente quem você é e o que oferece. De preferência em até três linhas, explique qual seu propósito e diferencial, com um link “Saiba mais” no final. Algo mais ou menos assim:

“Nós da empresa ACME oferecemos serviços de jardinagem com flores exóticas e cuidamos para que sua casa, empresa ou evento tenha um lindo projeto sob-medida e ecologicamente correto. Temos mais de 30 anos de tradição em flores, plantas, gramados e árvores, com mais de 200 clientes. Saiba mais”.

Exemplo real: este site de móveis é um bom exemplo de como se apresentar de forma profisisonal e rápida.

6. Entreviste pessoas famosas em seu segmento

Faça uma entrevista (mesmo que por e-mail, Skype ou telefone) com uma pessoa conhecida, influente ou especialista em sua área de atuação. Se suas perguntas forem bem elaboradas, você consegue rapidamente um conteúdo de alta qualidade para seus visitantes, e ainda se beneficia da “associação mental” que as pessoas farão entre você e o entrevistado, pegando um pouco da publicidade da pessoa pra você e seu site.

Um advogado, por exemplo, poderia chamar um colega especialista em “sucessão de bens” ou “direitos trabalhistas” e discutir sobre as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto. Assim como um e-commerce poderia montar uma entrevista (ou tutorial) sobre sobre “o que muda com a TV Digital”. Ambos iniciativas trariam muito valor para seu público-alvo e certamente receberiam diversos links de pessoas recomendando a página.

Se possível, use vídeo ou pelo menos áudio (mp3) em sua entrevista. Ambos formatos tem um “valor aparente” maior para as pessoas do que somente texto.

Exemplo real: este blogueiro decidiu por fazer uma mini-entrevista por e-mail com jornalista – esse é o espírito!

7. Ofereça brindes

Sempre que possível, cruze seus esforços de marketing online com atuações offline. Por que não oferecer CDs, adesivos, camisetas ou bonés para seus visitantes? Eles com certeza ficariam com uma ótima impressão de sua empresa e ainda fariam propaganda de seu site por aí. Literalmente.

Você poderia oferecer brindes somente para os visitantes que tomarem uma determinada ação antes, como se inscrever em sua newsletter, postar algo em seu site ou escrever uma resenha sobre determinado assunto (solicitar um link apontando para seu site é sempre uma boa pedida também!).

Exemplo real: este site de som automotivo mostra como estimular e integrar a comunidade com várias promoções e brindes. Ótimo exemplo nacional!

8. Divida páginas longas em duas ou mais páginas menores

Ao invés de apresentar uma página gigantesca, no caso de conteúdo extenso mostrado de um só vez, pode ser uma boa idéia dividir sua página em dois ou mesmo três assuntos mais específicos e criar uma nova página para cada assunto.

Uma página inteira que fala sobre “Conquistando a pessoa amada”, poderia ser dividida em “Como saber se a pessoa gosta de você?”, com uma segunda página de “Dicas de paqueras para conquistar quem você gosta” e ainda “Escolhendo o presente para a pessoa amada”.

Do ponto de vista de SEO, este procedimento por ter seus prós e contras, mas acredito que os pontos positivos sejam mais numerosos que os negativos. O Google não vê sites e sim páginas e gosta daquelas que tratam de assuntos específicos mas que sejam relacionados entre si. Portanto, vá sem medo, ok?

Exemplo real: site sobre direitos e deveres relativos à locação de imóveis, com o assunto dividido em várias páginas.

9. Última dica

Onde está a nona dica? Este artigo poderia apresentar mais uma série de dicas diferentes, pois existem muitas idéias que funcionam bem e têm um valor específico em função de sua área de atuação. E certamente você sabe mais sobre seu nicho de mercado do que eu. Por isso, fica aqui em aberto a última dica para que você a preencha: “Qual a sua idéia para receber melhor o visitante de seu site?”. [Webinsider]

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Pedro Superti (pedro@pensedynamo.com) é diretor da Agência Dynamo, especializada em marketing de busca, SEO e em consultoria em links patrocinados e escreve no blog ParaoAltoeAvante.com.br.

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37 respostas

  1. Valeu as dicas sao muito boas, acho que o sucesso de um site se deve sim a um conteudo bem desenvolvido com diferencias que venham satisfazer as necessidades de nossos usuarios.
    Muitos tem se descepcionado pois estam fazendo site para se darem bem atravez do adsense. sendo que com esse pensamento enchem os sites de anuncios e conteudo de qualidade mesmo cade?

  2. O cara de baixo só ta pensando em ganhar dinheiro nas costas dos outros por meios de cliques em anuncios do adsense! Cara tem que pensar em o que oferecer para os visitantes do seu site e não forçar os mesmos a clicar nas propagandas adsense! Se as pessoas ficam sabendo nem visitam mais seu site!

  3. Olá amigos, fiz um site e estou querendo apoio de voces para que acessem e cliquem nos anuncios do adsenses, afim de ganhar com os cliques, preciso de apoio de vcs que puder é só acessar e clicar nos anuncios, não temas pois não é vírus, mas preciso de ajuda nesse sentido pois é muito difícil fazer com que cliq uem nos anu ncios. Agradeço a todos.

  4. Bacana gosteiii muito.
    estou criando um site agora por esporte e divertimento,e a ideais de vc vão ser muito unteis para mim.obrigada ai galera e o editor tb beijim vlw

  5. Estou sempre a traz de novidade e atualizacao ao meu publico ref. a tatuagem e piercing meu site e http://www.cristianotattoostudio.com e tem em media mes 5.000 visita e tudo cada mes aumenta mais conforme o brinde oferecido ao publico interagir e muito bom e gosto, o importante e pesquisa e tempo de dedicacao ao site outro problema e conseguir patrocinadores para net nao acredintam em empresas pequena e foda mais estou na luta…abraco a todos e gostei muitos de itens acima ideias muitos boas, vou usar varias….quem tiver uma pode enviar para meu site.

  6. É isso aí pessoal, tudo é válido, porém, a verdade é que o segredo do sucesso é indubitavelmente a grana. Sem ela, recomendo trabalho, dedicação e muita sorte.

  7. Recentemente criei uma promoção no site de ebooks grátis em pdf (http://www.ebook-gratis-download.com) que é a mesma idéia da dica no. 2 (Caça ao tesouro).

    O Nosso personagem, o Zé Book (o viciado em livros) se esconde no site de tempos em tempos à procura de tranquilidade para ler os seus livros.

    O primeiro usuário que encontrá-lo ganha um Livro que é enviado para a casa do ganhador.

    Comecei a promoção(a primeira) com uma média de 350 visitantes/dia. Hoje estamos com uma média de 700/dia… Até agora ninguem encontrou o Zé Book.

    Agora o quanto este aumento tem a ver com a promoção, infelizmente isso não consigo medir.

  8. Muito bom este artigo… espero conseguir bons resultados seguindo essas dicas…

    quero aproveitar para pedir sugestões dos antenados leitores desta coluna para me ajudarem com mais dicas pra conseguir consolidar meu portal.
    o endereço é http://www.ousar.net e é voltado para cultura goiana

  9. Gostei do artigo, só não concordo, em certas situações, com a definição de público alvo. Acho que isso não existe. Quem faz uma ferrari custar aquele dinheiro todo é justamente quem não pode comprar mas glamouriza a marca.

  10. Hahahahaa! Fazer comentários pertinentes como este seu?

    antes eu não acreditava nisso mas hoje com quase 5.000 page views/dia garanto que vale a pena , basta serem persistentes 😉

    http://noticiasgenericas.blogspot.com/

    Por favor né?

    Não é assim que se consegue tráfego (que no fundo é o que você quer quando posta um link de um site completamente irrelavante como o assunto discutido no post!). Assim que consegue é SPAM, comentários que não acrescentam em nada!

    E para não cair no mesmo erro, aqui vai minha dica:

    Adicione vídeos ao seu site, com tutoriais ou mostrando dicas legais. Texto é bom. Imagem é melhor. Vídeo, é ótimo!

    Boa sorte a todos e parabéns ao Pedro pelo ótimo artigo!

    Junior.

  11. Muit Bom o artigo! Legal, acho que o segredo é pensar fora da casinha mesmo!

    E concordo com o André… fica dificl de trabalhar para empresas que não participam .. quando os empresários só querem um sitezinho simples … estando na Internet tá bom … não sei se é uma questão de selecionar melhor os clientes, mas que é brabo ter que ficar criando conteúdo para o cliente, isso é …

    Com minha idéia para receber o visitante, eu adicionaria um sistema simples anonde ele pudesse dar notar (de 1 a 5, por exemplo) para artigos e páginas do site … já é uma forma de saber um feedback do cliente ali, imediato.

    Mais uma vez, Parabéns Pedro!

  12. Sobre o comentário acima do Luiz, não sei porque tomei as dores dos webmasters.

    Mas a verdade precisa ser dita, na região onde atuo a esmagadora maioria das empresas não tem assessoria de imprensa ou comunição e nem mesmo agência de publicidade. Então não é culpa do webdesigner o conteúdo do site ficar pobre.

    Tenho clientes que se envolvem com o site e fazem a ferramenta trazer retorno, enquanto a maioria sempre encontra alguma desculpa qualquer para deixar o site desatualizado.

    É nossa função, como fornecedores de tecnologia, oferecer ferramentas para que as empresas explorem eficientemente o canal Internet para comunicação/negócios, só que se o proprietário do site não abraçar a causa, fica muito difícil de publicar conteúdo interessante.

    Convém salientar que este problema de comunicação acontece antes de chegar na Internet, normalmente estas empresas também negligenciam as campanhas que fazem em outras mídias.

    Parabéns Pedro pelo artigo e até mais webinsiders 😉

  13. A nona dica é sim a nona dica, subjetiva mas é! Estimule os visitantes a interagirem com o site, peça sugestões, e os comentários, assim como solicitado na nona dica, é uma das melhores formas de interação site/usuário.

  14. Muito Bom o Artigo! Parabéns! Me fez lembrar de que realmente os webmasters deviam se esforçar um pouquinho mais para oferecer algo legal em seus sites … fora do empresa, serviços e contato.

    Muit bom mesmo!

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