A tribo dos Nou-replai faz um estrago na sua empresa

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Estamos no século 21, é verdade. Mas o avançar dos séculos não consegue apagar nossa vocação tribal. Somos, afinal, nada mais do que clones modernos do homo-sapiens. E formamos tribos, sim. Como se silvícolas ainda fôssemos. Coisa de gene, talvez. Ah, esses cromossomos e suas cargas ancestrais, que não nos deixam evoluir mais rapidamente…

Pois é: evoluir é difícil mesmo, para muita gente. Veja o caso das mudanças culturais que a internet trouxe. O nosso dia-a-dia, definitivamente, não é mais o mesmo. Mas mudanças são algo que o homo-sapiens não digere com facilidade. Ele prefere que tudo fique como já conhecia, como já dominava. Tudo sob seu controle, calmo e tranqüilo. Afinal, se ele é sapiens é porque não é bobo!

Mas isso às vezes causa alguma dificuldade para aqueles um pouco menos monolíticos. O caso em questão, caro(a) leitor(a), é o e-mail, que nesse nosso contexto mega-hiper-acelerado já é figurinha fácil. Todo mundo tem, todo mundo usa. Ninguém consegue ficar sem. Pois, mesmo assim, há quem não responda e-mails(!!!). Incrível, porém verdade. Você manda uma mensagem – às vezes até uma pergunta direta – e nada. Apenas o silêncio de uma inbox sem novidades. Passa-se mais um dia… e nada. Uma semana… … nada. 🙁

Quem age assim é o Nou-replai autêntico. Um exemplar legítimo da espécie. O que causa estranheza é que, em sua maioria, eles não são mal-educados. Telefonemas, por exemplo, eles retornam. Mensagens na caixa-postal do celular, ou torpedos, também. Mas o e-mail, não. Estranho, isso… São os Nou-replai.

O pior é que a tribo cresce. Tem discípulos, seguidores disciplinados. Talvez seja mais que uma tribo. Uma seita? Uma irmandade? Não se sabe ao certo, mas o fato é que eles estão por toda a parte, em todas as esferas e, aos poucos, vão minando até mesmo a reputação da sua empresa. Sim, eles extrapolam as ações pessoais (ou não-ações, no caso…) e imprimem sua política de desprezo deliberado aos famosos ?Fale Conosco?, ?Contato?, ?SAC? e quaisquer outras formas pelas quais as empresas tentam criar um canal de mão-dupla com o cliente. E disso você também já foi vítima: preencheu um simpático formulário de contato da empresa Xyz e está esperando até hoje. Chato, né? Pois agora você já sabe: é a tribo dos Nou-replai, em sua sórdida e sorrateira cruzada.

Ainda não se convenceu? Acha que essa é apenas mais uma teoria conspiratória? Ok, mas pense comigo: as manchetes falam bastante em implantação de CRM, não? Também são moeda-corrente os mantras do bom-atendimento ao cliente, da satisfação total, da experiência inesquecível, blá-blá-blá, blá, blá, blá, certo? Milhões são investidos em prol da satisfação do cliente. E onde é que tudo isso falha? Por que temos tanta dificuldade em obter respostas das corporações? Ou ao menos um contato? O cliente é rei, mas não merece uma resposta? Por que? Acredite: são os Nou-replai.

Entretanto, nem tudo está perdido. Há uma forte represália em franco alinhamento de tropas. A palavra de ordem é clicar no botão ?reply? até para propaganda de curso de inglês fora da sua cidade. E na empresa, então, nem se fala! De dúvida de cliente, até currículo duvidoso, responder sempre! Os Nou-replai não vencerão!!! Eles, literalmente, não ficarão sem resposta! [Webinsider]

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Ricardo Formighieri de Bem (ricardo@divex.com.br) é sócio-diretor da Divex - Internet gerando valor, foi diretor da ABRADi RS - Associação Brasileira dos Agentes Digitais - RS durante dez anos e escreve regularmente sobre Internet. Mais no Google.

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2 respostas

  1. O que me deixa indignado mesmo é uma empresa colocar aquele formulário de contato e não responder nunca.

    Na semana passada eu enviei uma pergunta sobre a possibilidade de expansão de memória de um notebook que eu estava interessado em comprar.

    Você recebeu a resposta? Pois é, nem eu! 🙁

    A tribo dos Nou-replai deve acabar, mas até lá teremos que conviver com eles.

    E vamos fazendo parte da tribo dos Sem-replai.

  2. Fiquei muito feliz por não ser o único indignado com a insensibilidade (ou sacanagem) das pessoas que não respondem e-mails. Pela minha experiência pessoal, notei 5 tipos de nou-replai:
    1 – Aqueles que tem medo do conteúdo do e-mail ser usado contra eles (esse vale para quem tem rabo preso ou não quer se comprometer). Ou seja, melhor ficar em silêncio do que dar provas de algo errado que está fazendo, né?
    2 – Aqueles que ainda vivem no século 19 e que afirmam de pés juntos que não gostam e não precisam de computador ou de internet pra nada, e que tudo se resolve cara a cara ou por telefone, bah!
    3 – Aqueles que só lêem os cabeçalhos das mensagens e deixam para ler a mensagem depois. Só que por preguiça ou esquecimento acabam nunca lendo.
    4 – Aqueles que te ignoram mesmo. Sua mensagem acabou de chegar, ele nem lê o cabeçalho e já envia pra lixeira.
    5 – Aqueles que criam várias contas de e-mail, mas na prática só usam uma e não avisam as pessoas. Ou seja, você manda sua mensagem para uma conta de e-mail morta.

    Enfim, tenho fé de que um dia essas pessoas irão, mesmo que à força, aceitar a tecnologia em suas vidas.

    Abraços!

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