Arnaldo Jabor critica Cesar Maia e culpa blog. Opine

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pioneiro entre os políticos no uso da internet, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) colocou no ar em 2005 um blog, onde manifestava suas opiniões políticas e impressões sobre o Rio de Janeiro.

Segundo o próprio Cesar Maia o blog que ficou pouco mais de dois meses no ar (entre julho e setembro de 2005) foi um sucesso em termos de audiência chegando a ter 10 mil acessos diários. Mesmo assim acabou saindo no ar.

Em entrevista ao Blog do Moreno, do Globo Online, Cesar mais afirmou que o motivo do fim de seu blog foi que este estava consumindo o tempo que antes dedicava à leitura de livros e teses. ?O blog reduziu meu tempo de leitura à metade e as vezes menos. Tive que optar. Ficarei com a leitura que me acompanha há muito mais tempo e espero que a vida toda. Tentei conciliar e não consegui.?

Deste então, Cesar Maia continua mantendo uma espécie de boletim eletrônico ou newsletter, enviando seus artigos e opiniões para os e-mails de quem quiser se cadastrar.

Neste último dia 24 de janeiro na rádio CBN, o comentarista Arnaldo Jabor atacou duramente o prefeito Cesar Mais, apontando o que chamou de um ?descaso burocrático e administrativo da Prefeitura do Rio de Janeiro?.

Não quero entrar no mérito da questão, até por que não sou do Rio de Janeiro e mal conheço a cidade. Contudo, vale o relato dos argumentos utilizados por Arnaldo Jabor em sua crítica.

Segundo Jabor, o Rio vive uma tragédia contra a qual não sabe como se defender. ?Não há defesa prevista contra um prefeito que talvez tenha ficado louco (…) que tenha simplesmente desistido de administrar a cidade mais bela do país?.

Ainda em meio às críticas, atacou: ?temos um prefeito que no Rio de Janeiro que passa o dia inteiro fazendo blog na internet?.

Afora a questão política, chamou a atenção o modo negativo como Jabor tratou o fato de Cesar Maia manter um blog. Falou como se fosse a coisa mais esdrúxula do mundo. Usou a palavra ?blogueiro? como se fosse um grande xingamento. ?Quem vai ser o próximo prefeito (…) depois que este blogueiro sair??

Temos que levar em conta que no meio político tudo parece muito maior do que realmente é. Contudo, vale a discussão.

Um político manter um blog é perda de tempo ou uma tentativa de manter a transparência e um relacionamento mais próximo com quem o elegeu? [Webinsider]

.

<strong>Sérgio Mari Jr</strong> (sergio@infonauta.com.br) é diretor de planejamento da <strong><a href="http://www.cedilha.com.br" rel="externo">Cedilha Comunicação e Design</a></strong> e professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras campus Londrina-PR.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

22 respostas

  1. Qual é o problema do Rio ?

    Como podemos querer um Rio melhor se na essência não exigimos dos nossos governantes o cumprimento da democracia via constituição da república.

    Antes de qualquer análise, precisamos ter consciência de que estaremos errando, e muito, se tentarmos comparar qualquer cidade deste estado ou país à cidade do Rio. Os problemas do Rio devem-se ao processo de gestão corrosivo, eleitoreiro e maldoso que nos impõem a ganância eleitoral municipal.

    a essência (já começa errado), os vereadores mais votados que deveriam ser nossos representantes na câmara (isso é a democracia) são transformados em secretários municipais (ao bel-prazer do prefeito) e os menos votados, às vezes terceiro suplente (Wanderley Mariz, por exemplo) acabam sendo nossos representantes, contrariando totalmente o princípio democrático. Embora o prefeito esteja amparado para esta atitude, nada fazemos para cortar o mal pela raiz, deixando, por exemplo, de votar em todos os candidatos cujos números comecem com a mesma dezena 25. Com esta aceitação, criamos vícios eleitorais por toda a cidade, que acabam privilegiando os apadrinhados políticos em detrimento dos que tentam levar uma vida independente destas falcatruas e o mais honesta possível. Faça um teste: tente adotar uma praça pública dando entrada do pedido na prefeitura.

    Os problemas de segurança pública surgem exatamente neste ponto: desigualdade e insatisfações diversas. Favorecimentos e políticas eleitoreiras permitem que presidentes de associação de moradores, os mesmos que negociam obras com os sub-prefeitos e futuros candidatos a vereador, sejam da aceitação do tráfico.
    Não têm sido raras as notícias destes presidentes sendo procurados por estarem associados à criminalidade. Pois estes presidentes procurados são os mesmos que sentam nas sub-prefeituras e secretarias municipais para negociarem obras.

    A violência do Rio é cíclica e tem seus picos em meses que antecedem às eleições (tirem suas conclusões). O que fazem com as pessoas de bem das comunidades carentes é covardia.

    RIO CIDADE + FAVELA BAIRRO = RIO CIDADE FAVELA

    Procuremos observar melhor as doações de áreas públicas para cabos eleitorais, funcionários públicos municipais ou para aqueles comerciantes que ajudam nas eleições. Ou você acha que as mesas de bares no asfalto, praças públicas com balanços e escorregas substituídos por gastronomia, carros da prefeitura utilizados por particulares, etc, são casuais ?

    – Eider Dantas, ex-secretaria de obras, facilita liberação de praças para trailers via funcionária secretária. Hoje CAJU LANCHES em praças da Ilha tem até franquia.
    – Wanderley Mariz, ex-secretaria de trabalho, além de facilitar liberação de praças, foi réu em CPI (engavetada) do piscinão do dendê.
    – Indio da Costa, ex-secretaria de Educação, foi réu em CPI (engavetada) do superfaturamento da merenda escolar.
    – Nadinhos e Natalinos, políticos-réu em CPI das milícias. Você acha que são apenas eles? Qual a diferença do que chamam milícia nas favelas para as ruas-condomínio em áreas de classe média-alta, que são liberadas por estes nossos representantes?
    – o que significa um secretário municipal presenta na inauguração de uma luxuosa clinica particular na Ilha? Com este tipo de gente, sabe quando teremos o hospital público em condições ? NUNCA.
    – o que seria do ?centro comunitário? do Jorge Pereira, Graça Pereira e Jimmy Pereira, aliados do prefeito que muito contribuíram para deixar o Rio na condição atual, se tivessem um hospital público em condições de concorrer com as ?dentaduras? que trocam por votos?
    Resultado: com o prefeito César prometeram novo Paulino Werneck, venceram as e não fizeram hospital. Hoje simulam briga, apóiam Crivella e continuam prometendo hospital.
    – com todo respeito que os deficientes merecem, hoje o Wanderley Mariz promete trabalhar pelos deficientes. Lembramos que em passado recente foi instaurada CPI que investigava recolhimento dos barcos de pesca de pobres deficientes pescadores por ordem do então sub-prefeito. Que vergonha!
    – por favor, quando encontrarem o tal de Wanderley Mariz num destes semáforos da Ilha entregando panfletos, avisem a ele que desde novembro de 2007 ele está cometendo crime, já que o prefeito decretou a proibição de panfletos de qualquer espécie nos semáforos do Rio.

    Sem generalizar, a imprensa, por sua vez, aos seis meses (mais ou menos) que antecedem as eleições, muda totalmente seus comportamentos, ficando calados. Me parece que O Globo, na coluna cartas dos leitores tem filtrado menos (tomara), enquanto O Dia, Extra, etc, sumiram. Recentemente O Dia publicou lista dos vereadores que menos faltaram as votações e fazia média com o apadrinhado Wanderley Mariz. Como pode ser um dos menos faltosos se era secretário de trabalho ?

    FIQUEMOS ATENTOS, HÁ INDÍCIOS DE ALIANÇA NO SEGUNDO TURNO ENTRE O BISPO CRIVELLA E OS PROTAGONISTAS DO CAOS DO RIO. SERÁ A CONTINUIDADE? Fiquem atentos: o vice prefeito do Crivella (Jimmy Pereira) foi sub-prefeito do atual prefeito.

    De qualquer forma, se queremos mudar o Rio e o futuro de nossos entes, NÃO VOTEMOS EM NÙMEROS QUE COMECEM COM 25.

    Gilson O. Borba

  2. Em política sempre existe muita polêmica. Eu sempre votei e apoiei o Cesar Maia sem nunca ter me arrependido. Moro no Rio a 36 anos e posso dizer que conheço bem esta cidade e sei ver como ela se transformou depois da presença do Cesar Maia. A verdade é que ele mudou a história do Rio para melhor.Não devemos esquecer que o Rio quase faliu em govêrnos anteriores e foi Cesar Maia quem recuperou as finanças da cidade. Existe uma imprensa que só destaca o lado violento da cidade e esquece tudo o que temos de bom.
    Vivemos um momento em que o pais todo parece estar mergulhado no lôdo da corrupção, mas não se houve nada tanto do Cesar Maia como de sua equipe. O Brasil precisa de políticos honestos e trabalhadores como nosso prefeito.

  3. Cesar Maia pode usar seu blog como quiser.Desde que cuide da cidade.O fato é que o prefeito não vem a rua,aos bairros e as comunidades.Acho que está saturado por tantos anos de poder.

  4. TODO POLITICO DEVERIA TER FIADORES POLÍTICOS COM MANDATOS DE UM ANO RENOVAVEIS ENTRE PESSOAS QUE O APOIAM E EM CASO DE DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS OU OUTROS CRIMES PRATICADOS PELO POLÍTICO TODOS SERIAM JULGADOS OU CONDENADOS PELO MESMO CRIME.

  5. Gosto dos comentários do Arnaldo, mas ele foi infeliz nesse comentário.

    Político agora só recebe meu voto se tiver web site.

  6. Rapaz, eu gostava de ver o jabor falando as coisas dele, como ele criticava as coisas etc…
    até que um dia ele fez criticas a uma coisa que eu conhecia muito bem, uma coisa que eu vivi por muito tempo. Notei que ele nao entendia patavinas nenhuma do que tava falando e tava sendo sensacionalista.
    Só aí percebi o que ele realmente fazia. Aí fiquei me sentindo meio idiota, porque adorava as criticas dele (quando falava de coisas que eu nao conhecia profundamente). Eu adorava porque so conhecia as coisas superficialmente e acabava por acreditar que ele conhecia profundamente e tava abalando geral!
    eheheheh foi o preço que paguei por ser desinformado.

  7. Acredito que o Jabour esteja, assim como muitos cariocas, indignado com a inércia do prefeito. Os métodos administrativos usados por César Maia, há muito, vêm descontentando a maioria dos seus tradicionais eleitores, sobretudo à direita e até mesmo os seus vizinhos (da rua direita). Parece fato a narrativa do enlouquecimento simbólico do prefeito. Mas também, é fato, a pouca importância que César Maia dispensa ao pernóstico diagnóstico diferencial, ante a sua conduta sóciointerativa entre os que usam (e abusam) dos recursos modernos de adaptação social (e digital!). Particularmente acredito que esteja uma tanto carente de novas emoções. A administração por 16 anos tornou-se desinteressante, talvez por isso procure ensaiar formas novas de exercer o poder e reafirmar-se como pessoa. Vivemos sob o signo da Pós-Modernidade, e isto também é fato.
    Sugeriria ao nosso prefeito, que procurasse entender um pouco melhor a cabeça de um paraibano poliquixoso e neurastênico, antes de determinar que os seus auxiliares façam viagens pela europa, tentando introduzir de forma anacrônica, um jeito tupiniquim de ser fascista, talvez por identificar alguma virossemelhança entre a Península Ibérica e o Rio de Janeiro. Pobre de nós. Nunca estivemos tão desiludidos com a internet como depois da triste constatação do ócio do prefeito. Afinal, um econonomista pratica (neg)ócio, jamais o seu contrário. Isso e coisa para filósofo.

  8. Polêmica desncessária. O tom pejorativo utilizado não foi dos mais fortes e sim se deve a irritação. As ironias de Jabor são famosas e não é descaso aos blogueiros tratar o Prefeito com descaso, cintando o gasto de tempo dele com tal. Quem deveria reclamar era o Prefeito e não a comunidade dos blogs.

    Esse headline foi sensacionalista, quase (ou mais) do que as manchetes do Popular (canal do Portal Terra). Ele não colocou a culpa no blog, fez sim uma referência de que o Prefeito deveria gastar mais tempo trabalhando de verdade – quando o termo se aplica na acepção de fazer alguma coisa que o valha, pois manter sua OPINIÃO na Internet não é produtivo para a cidade. Não há fato impeditivo na crítica de Jabor, mas sim ironia, como já disse.

    As dores dos cariocas deveriam ser bem maiores – inclusive, um blog como esse deveria ser considerado propaganda eleitoral.

    É isso.

  9. O que o prefeito faz no tempo livre dele: ler um livro, visitar um site pornô ou manter um blog, é problema dele. O que causaria revolta seria ele fazer isso durante o período de trabalho, em que deveria voltar a sua atenção para a administração da cidade. Não sei exatamente o que o Arnaldo Jabor quis dizer com: ?temos um prefeito que no Rio de Janeiro que passa o dia inteiro fazendo blog na internet?, se ele quer dizer que o prefeito está utilizando suas horas de trabalho para manter um blog, ou simplesmente aproveitou o fato do prefeito manter um blog para fazer uma crítica infundada. Se for o segundo caso, o comentário do jornalista se esvazia e parece que só quer causar alvoroço.

    Sobre a pergunta do autor: Um político manter um blog é perda de tempo ou uma tentativa de manter a transparência e um relacionamento mais próximo com quem o elegeu? – Eu diria que a resposta mais correta seria perda de tempo é dar atenção ao Arnaldo Jabor.

  10. O jabor q me desculpe, mas seria uma boa se todos começassem a ter o seu blog.

    A questão é q o Maia tá mais interessado em falar mal do Lula e tentar eleger o seu filho para governador.

    Não é o blog ou a tecnologia, e sim os interesses e o cárater da pessoa. Eu não sou do Rio e nem tenho idéia de como está lá, mas uma coisa eu sei de que nunca fui apartidária do César Maia, embora dizem q ele chegou a fazer muito na cidade na sua primeira legislatura.

    Então, jornalistas e os ditos formadores de opinião deveriam ter mais responsabilidade antes de fazer os seus comentários. Fica aquela mesma velha história de igualar crackers com hackers.

    A tecnologia dá medo…

  11. Do meu ponto de vista, Arnaldo Jabor não tem nada contra Blogs, o problema é que analisando o andamento do governo do rio, com o fato de um prefeito ficar blogando quando existe tanta coisa mais importante a ser feita, irrita a qualquer um.

    Na boa, já que o cara tá lá, deveria trabalhar de verdade, e não ficar perdendo tempo expondo o que ele pensa disso ou daquilo, a melhor forma dele mostrar seu ponto de vista, é fazendo algo de útil.

    Enquanto aos Blogs, bem, como qualquer outra possibilidade criada pela web2.0, tem muita coisa boa, mas também tem muito lixo, fazer oq…

  12. Apesar de todo o talento de Jabor em tecer comentários e escrever artigos interessantíssimos sobre a vida política brasileira, não podemos esquecer: ele faz parte de uma cultura ultrapassada, anterior à atual.

    Para ele, blog, provavelmente, deva ser coisa de adolescente desocupado, ele ignora o poder de fogo inegável do modelo colaborativo dos blogs e, por isso, está fatalmente desatualizado de tudo o que, modernamente, acontece…

    Neste ponto, Cesar Maia está um passo adiante de toda elite política brasileira.

    Não estou defendendo ninguém, na verdade, minha decepção política é ampla e irrestrita, passa pela direita, centro, esquerda: não acredito em político algum, são todos farinha do mesmo saco.

    Só decidi comentar aqui, pois, mais uma vez, a grande mídia tradicional tenta ridicularizar os blogs… Que continuem tentando.

    Fabiano Pereira
    http://fabianopereiradesigner.blogspot.com/

  13. quase parei de ler no título : diria como Jabor que é perda de tempo um político manter um blog?

    bom.. só por esta sua afirmação pra mim fica claro que você não entendeu a crítica do jabor.

    O que aconteceu, foi que foi usado o argumento do governador ser blogueiro apenas a fim de salientar uma coisa que é fato. E portanto pode-se dizer que passou a ser uma caracteristica do governador já que é uma entre inúmeras pessoas publicas..

    Assim sendo foi salientada uma característica qualquer, e em momento algum foi dito que isto é bom, ruim e tão pouco que é perda de tempo.. (daonde saiu isso??)

    E simplismente porque a questão não é essa.. A crítica gira em cima do que o governador deveria estar fazendo no horario de trabalho nas suas funções..

    Para qualquer um que tenha escutado o podcast ou lido o comentário do jabor, veja o quanto a crítica original foi distorcida por este comentario..

  14. Mais um sinal da já evidente decadência do Arnaldo Jabor. Que critique quem quiser, mas usar o fato do sujeito escrever um blog como se fosse algo pejorativo é algo bem estúpido. Não tem sentido. Aliás, o mais influente comentarista politico hoje do Brasil é o Reinaldo Azevedo, que o faz através do seu blog. Jabor não deve gostar disso.

  15. O Arnaldo Jabor diria ao ver o próximo debate presidencial brasileiro ser exibido simultaneamente no YouTube? O que diria se os candidatos à presidência mantivessem sites ricos em conteúdo e marcas mais elaboradas?

    Tudo bem que nos Estados Unidos ocorra tudo isso principalmente pelo voto não obrigatório, logo, os candidatos têm que chamar atenção da população. Mas não é só isso. A internet e seus recursos devem sim ter cunho sócio-político.

    Eu, sinceramente, não acredito que algum tempo na internet tenha desvirtuado o prefeito do Rio de Janeiro da sua função. Se ele tivesse ao menos no Orkut…

  16. O Rio vive uma guerra civil. Nenhum prefeito do mundo soluciona o caos urbano em que a cidade está. O problema lá é nacional. Realmente deveria se criar uma espécie de multirão envolvendo prefeitura, governos estaduais e federais para solucionar o grave problema em que a cidade está.

    Agora quanto ao Arnaldo… É muito simples falar. O difícil é fazer. Ele adora atacar a todos. Porém, atualmente não passa de um jornalista sensacionalista. Viv

    O fato do César Maia ter sido blogueiro e atualmente ter (nem é ele que gerencia no dia-a-dia) seu informativo eletrônico acredito que seja uma idéia muito bacana. Mostra que está antenado com o momento.

  17. Se os políticos entendessem de Internet, talvez devessem mudar de ramo.

    Não conheço César Maia nem Arnaldo Jabor pessoalmente, mas respeito como figuras públicas.

    O que me parece é que ambos se manifestaram de uma forma tão ingênua típica de leigo de Internet. Não tem problema, eles são mesmo leigos neste ramo.

    A prática mais comum de entre políticos, é terem uma assessoria de impressa escrevendo os seus blogs. Assim, eles ficam sempre chamando a atenção para eles mesmos (coisa importante para se elegerem) e não perdem tanto tempo com isso.

    Então suspeito que a história do que o blog rouba tempo de leitura, é desculpa para descontinuar o blog. Não sei se é o caso, mas muitas pessoas se arrependem de ter blogs porque os comentários dos leitores podem ser extremamente inconvenientes. Mas isso pode ser resolvido com moderação (ou censura se preferirem).

    Outra coisa é que muitos leigos não entendem é que blog é exatamente o mesmo que uma coluna de jornal. Apenas difere do meio de comunicação usado para veicular a coluna.

    Isso lembrou-me que em tempos, Diogo Mainardi, o polêmico jornalista da Veja, dizia algo como eu nunca terei um blog.

    Na verdade a coluna que ele escreve na Veja é um blog, apenas é impresso. Inclusivamente a revista publica na edição seguinte comentários dos leitores aos artigos da coluna dele.

    Hoje em dia, Diogo Mainardi tem um blog, na verdade para além dos artigos da coluna dele publica um podcast, ou seja um blog em áudio.

    Não sei o que mudou na opinião dele. Talvez seja o fato de lhe terem dado um blog em que os usuários não podem comentar o que ele escreve. Talvez seja uma boa dica para o César Maia retomar o seu blog.

    Quanto ao Arnaldo Jabor criticar o César Maia por ter um blog, isso é apenas o que o Arnaldo Jabor faz, crítica todo mundo de preferência de forma irônica porque é pago para fazer isso.

    Curiosamente, ele também tem um blog, aliás um videocast, uma coluna em vídeo em que a Globo paga para ele dar a sua opinião sempre cínica e contundente sobre a atualidade. O dele é mais sofisticado, porque passa na televisão em rede nacional. Mas não deixa de fazer dele também um blogueiro profissional! 😉

    Resumindo, blogs são importantes para todos que têem alguma presença pública, sejam políticos ou jornalistas que vivem disso. Pouco importa se chamam blogs, colunas, artigos, etc.. Vai dar no mesmo.

  18. ++Um político manter um blog é perda de tempo ou uma tentativa de manter a transparência e um relacionamento mais próximo com quem o elegeu?++

    Depende do que ele publica.

    Agora, passou da hora né dos blogueiros pararem de ficar irritadinhos com qq coisa que se diga sobre blog.

  19. Não resisto e vou inaugurar os comentários desta matéria, como eleitor no Rio de Janeiro. Votei em Cesar Maia e jamais o farei novamente. Em campanha ele disse mais ou menos assim: Vote em mim que vou deter a expansão das favelas no Rio de Janeiro, quase todas em áreas de proteção ambiental. Vamos evitar que a temperatura da cidade aumente, pela destruição das áreas verdes.

    Votei nele e em seguida a Rocinha ocupou o morro para o lado da Gávea com rapidez impressionante, só para citar um caso.

    Problemas de crime, desordem e ocupação desordenada à parte, políticos contam com os votos numerosos de quem está ilegal. Para este eleitor aqui Cesar Maia é uma decepção porque não tem pulso e parece alheio à cidade que se deteriora.

    Já o fato de manter um blog não importa. Entendo que o Jabor quer dizer que ele parece um omisso dedicado a coisas menos importantes do que tomar conta da cidade. Por mim pode manter ou blog ou fazer palavras cruzadas, mas deveria ser melhor prefeito. Sei que não é nada fácil tomar conta do Rio de Janeiro, com tantos problemas, mas da próxima vez voto em outro candidato. Pelo menos um que pareça menos alheio e mais interessado.

    Pensando bem, não seria má idéia um prefeito usar blogs e o poder da internet para governar melhor, por que não? Se for sincero e transparente, conseguirá mobilizar a parte da população que deseja o bem da cidade e poderá até chegar a ótimos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *