Orkut: você mostra suas fotos para qualquer um?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com a popularização das redes de relacionamentos, especialmente o Orkut, milhões de pessoas encontraram uma oportunidade de manter círculos sociais atualizados e informados sobre os andamentos e realizações em suas vidas – muitas vezes sem perceber que estão expondo bastante sua privacidade.

Não é difícil extrair informações íntimas e privadas a partir de fotos pessoais, de família, de colegas, de amores, de animais de estimação, de local de trabalho, de casa, de bens, de relatos de preferências sexuais, hobbies, cultura etc.

Uma pessoa mal intencionada poderia reunir informações importantes que ajudam a localizar e identificar sua residência, o seu local de trabalho, os clubes que frequenta, as festas e eventos dos quais participa, as pessoas com quem convive e os bens de seus parentes e afins.

Certamente você conhece relatos de perfis falsos, criados a partir de fotos e dados recolhidos do próprio Orkut, com o objetivo de criar brincadeiras de mau gosto ou mesmo casos mais graves de falsidade ideológica.

Este texto não ensina a eliminar perfis clonados, que é assunto para a administração do Orkut. Mas mostra um recurso simples que pode evitar que desconhecidos vejam suas fotos, por exemplo, se você assim desejar.

A idéia pode parecer um contrasenso em relação aos objetivos das redes sociais (fechar em vez de abrir), mas os projetistas do Orkut criaram ferramentas que restringem o acesso aos seus dados, de modo que fiquem acessíveis apenas às pessoas de seu conhecimento e não a todos que frequentem a rede de relacionamento.`

Como se proteger um pouco mais

1. Vá até o menu do Orkut, que fica localizado lado esquerdo e selecione o item Configurações.

orkut_seguranca_01.jpg

.

.

.

.

.

.

.

.

.

2. Selecione a aba privacidade e configure conforme sugerido.

orkut_seguranca_02.jpg

.

3. Selecione o botão salvar alterações.

orkut_seguranca_03.jpg

.

.

.

.

.

.

.

Desta forma você protege mais seus dados e informações e quem sabe evita dissabores para você, seus parentes e amigos.

Pode ser prudente tomar cuidado com desafetos (como ex-maridos, ex-esposas, ex-namorado(a)s, ex-amigos, ex-colegas, ex-funcionários, ex-patrões, vizinhos…) que de alguma forma gostariam de arranhar sua reputação ou causar algum prejuízo, por algum motivo.

É mais seguro remover estas pessoas de sua rede de relacionamentos, de modo que saibam menos sobre o que você faz e tenham menos dados para fazer de você um alvo fácil para uma suposta vingança, protegidos por um suposto anonimato. [Webinsider]

.

<strong>Ricardo Tavares Evangelista</strong> (ricardotavares@tavarespericias.com) é profissional de informática, analista de TI e diretor da <strong><a href="http://www.tavarespericias.com" rel="externo">Tavares Perícias</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

27 respostas

  1. não quero ser encontrado no orkut, atraves da pesquisa por nome e pela cidade, e pelo orkut de meus amigos… por sobrenome eu ja consegui
    como faço

    obrigado

  2. na vida temos muitos sonhos mas se nao nos dedicarmos no sentido de sua realicao nada adiantou termos sonhado tanto.

  3. Desde que fiz meu orkut..já encontrei amigos que a tempos não via..fui encontrada por pessoas, que nem imaginava que ainda estivessem vivas..encontrei parentes, que sabia da existencia, mas nunca tive contato..e através deste contato, ajudei-o a encontrar o pai, que o havia abandonado qdo bebe..então a minha opinião é de que quem quer que seja.. que não coloque placas de carro..casa..e local de trabalho..aqui é sómente para colocar fotos que não implicam na privacidade das pessoas.
    Sou contra o cadeado no album.

  4. Uma palavra a dizer sobre esse artigo:

    DEPRIMENTE

    Como pode um site de referência em TI ter um tutorial de como fazer isso ou aquilo no orkut. É realmente lamentável!

  5. Fala sério! Se não quer que vejam teu perfil e tuas fotos não faz orkut.
    Acho esse negócio de orkut uma babaquice, e os que utilizam, pelo que comprovei, tem a intenção de encontrar aqueles velhos amigos ou de ser encontrado.
    Se tu priva os que ainda não estão add, pra que cargas dágua vai o orkut vai servir?

  6. Sr Ricardo Tavares, sinto muitíssimo, mas isso aí é inútillllllllllll. Tem mais de uma maneira de burlar essa proteção. Que pena!

  7. Eu gostaria que minha conta do orkut fosse olhada por amigos mais que minhas fotos, videos e recados sejam visitados so por mim…….

  8. Fiquei espantado quando vi um post neste site sobre Orkut…

    Utilizar de meu curto tempo para postar fotos, contar a minha vida, ou algo do genero no orkut é brincadeira…rsrs e as pessoas reclamam da vida… :S. Estudar e trabalhar não né?!!!

  9. O orkut faz parte de um fenômeno conhecido por tiro na culatra, ou algo que o valha. Quem poderia imaginar que um site de rede social iria chegar ao número monstro de usuários que tem hoje? Em partes, a abertura geral para se criar perfis (sem o modelo antigo de convites)foi, em partes, o grande responsável por essa banalização das massas, usando o sistema para vender carros, divulgar virus, criar armadilhas…
    Agora vejo o próprio orkut criando ferramentas de bloqueio… faça-me o favor…

    Realmente, se sente que sua privacidade está invadida, talvez seja melhor cancelar seu perfil de vez… Não irá fazer falta, sua vida pode até melhorar (risos)…

    Abração!
    http://fabianopereiradesigner.blogspot.com/

  10. Eu penso como os colegas acima, entrou na Internet, pos dados pessoais, voce sabe que vao ser distribuidos, vistos etc… nao adianta ficar com cadeado pra la e pra ca, sempre vai existir como burlar isso, é inocencia achar que dados colocados na internet em sites de relacionamento possam estar protegidos

  11. Concordo em número, gênero e grau com o Jean.Todas essas medidas são paleativas, por que se a pessoa estiver realmente interessada e tiver uma noção de javascript ou ate mesmo de busca pela net ela descobre uma maneira de ver o conteúdo escondido.O orkut acabou se tornado um ratificador da identidade pessoal, e com isso as pessoas acabam se expondo demais.Tenho orkut, e analiso o todo o conteúdo que coloco lá…..

  12. Infelizmente já existem scripts que permitem a qualquer um ver as fotos no orkut. Não vou postar a URL de nenhum aqui por questões éticas mas é fácil achar um com uma busca no Google.

  13. Quer privacidade?
    Não use paliativos.
    Saia do Orkut.

    Senão, crie um site com domínio próprio, desenvolva ou arranje um sistema e convide todos os seus amigos e dê um login para cada um deles.

    A propósito: desde quando o Orkut é anônimo ?

  14. Olá em primeiro lugar quero parabenizar o autor do texto Orkut: você mostra suas fotos para qualquer um?. Eu quando fiz meu perfil do Orkut, protegi tudo desde as fotos até os meus recados. Pois tive uma experiencia com minha prima que perdeu o Perfil do Orkut, quem o raqueou escreveu várias coisas absurdas sobre ela no Perfil dela, desde então protegi o meu. Na minha opinião o pessoal do GOOGLE é quem deveriam fazer incentivos alertando sobre os pontos negativos de seus serviços… Acho também que eles deveriam rastrear todos os perfis para verificar irregularidades, pois é o que mais tem, e cancelar aqueles perfis fakes.

  15. pq esse artigo lixo tá no web insider?? deve ter sido postado no site errado.. deveria ter ido pra algum site com dicazinhas de informática ou coisa assim.. pq me poupe né, vc é inteligente..deve sabe q tem mta coisa mais importante pra falar pro público daqui… :-/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *