Dicas para melhorar sua apresentação de slides

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tenho certeza que você já se deparou com uma apresentação difícil de ler o que estava escrito e que comunicava pouco, não é? Que tal tentar mudar alguns conceitos e fazer apresentações melhores?

Tente usar essas regrinhas abaixo. Algumas dicas parecem meio estranhas, mas funcionam.

1. Regra de 3

Normalmente as pessoas têm facilidade de assimilar até três itens de uma lista. Quer ver? “Pai, Filho e Espírito Santo”, “Ontem, hoje e amanhã”, “Save Our Souls (SOS)”, “Pare, Olhe e Escute”, “Huguinho, Zezinho e Luizinho” etc.

Por isso, tente apresentar no máximo três conceitos em um slide.

Tente fazer listas de no máximo três itens, para que sua audiência lembre-se deles. Se houver mais itens, liste somente os essenciais ou divida-os em mais slides.

2. 10, 20, 30

Essa dica do “10, 20, 30” é bem útil para resumir sua palestra e colocar em prática o princípio da “Regra de 3”, apresentado acima:

  • Limite sua apresentação em 10 slides de conteúdo (excluindo o slide de boas vindas e o de agradecimento).
  • Ela não deveria demorar mais do que 20 minutos.
  • Use fontes tamanho 30.

Aqui, vemos uma dica ajudando a outra. Se você usar a regra de 3, vai apresentar somente os itens realmente importantes. Dessa forma, você vai conseguir limitar em 10 slides, 20 minutos e usar fontes tamanho 30.

Evidente que há necessidade de apresentações mais longas, como é o caso de palestras e cursos, que podem durar várias horas. Ainda assim, vale a regra de 3.

3. Evite inconvenientes

Resista à tentação e use apenas as fontes mais comuns em todos os computadores.

Dando nome aos bois, use apenas: Times New Roman, Arial, Verdana e Tahoma.

Isso mesmo. Sua apresentação não vai ficar pior por causa disso. Ao contrário, você terá a certeza que todos a verão da mesma forma como você elaborou.

Tá… mas por que isso? Porque a fonte que você tem instalada em seu computador pode não estar presente no computador de quem vai ver a apresentação. Se você for em um evento, pode ser que você tenha que usar o notebook de lá. Daí, se você não tomar esse cuidado, lá se vai todo o trabalho de formatação que você teve!

Por isso, use o feijão-com-arroz. Funciona que é uma beleza. Pode ter certeza.

4. Atenção aos detalhes

Que detalhes? Bem, alguns que a gente nem se dá conta, às vezes.

a) Use somente os 2/3 superiores. Se o local for grande ou o telão não estiver bem posicionado, as pessoas que sentam atrás terão dificuldade de enxergar a parte de baixo dos slides. Por isso, use somente os 2/3 superiores dos slides. Deixe a parte de baixo para informações secundárias: número do slide, data, etc.

b) Cuidado com cores e negrito. Use cores contrastantes. Para não errar nunca, use fundo branco com letras pretas. Só arrisque combinar cores se você conhecer muito bem o local onde fará a apresentação, pois a luminosidade pode alterar as cores projetadas. Evite fundo amarelo com letras brancas!

c) Animações: use com moderação. Use animações para enfatizar o que você quer dizer ou para quebrar a monotonia da apresentação. Use transição de slides para causar um efeito de diferenciação ótica nos ouvintes. Mas cuidado. Sua platéia não está interessada em um show pirotécnico.

5. Capture a plateia

a) Use uma ilustração. Use uma ilustração ou um objeto de foco, para o qual haverá uma puxada no início ou final da palestra. Isso traz a possibilidade de uma aplicação mais prática para o que você está falando. Os ouvintes conseguem materializar seu discurso.

b) Conheça o assunto. Não fale sobre o que você não conhece (e conheça bem os slides). Use os itens da apresentação apenas como guia. Se você ficar lendo os slides a sua platéia fará a leitura mais rapidamente do que você pode falar. Isso tira a atenção deles.

c) Uma imagem vale mais do que mil palavras. Isso não é nenhuma novidade. Por isso, sempre que possível demonstre sua fala em gráficos. 83% do que aprendemos é visual. Da mesma forma, use imagens para demonstrar reações ou situações.

6. Dicas complementares

a) Numere os slides. Ficará mais fácil se um ouvinte tiver alguma dúvida sobre o assunto ou pedir para voltar a ele.

b) Sem erros de ortografia. Não erre no Português. NUNCA!

c) Dê uma visão geral no início. É bom saber o que será apresentado. Seu público também gosta disso.

Eu achei estranho quando li algumas dessas dicas, mas resolvi tentar e tenho conseguido fazer boas apresentações seguindo esses princípios.

Com elas certamente você também vai fazer apresentações melhores. Por que não tenta também? Depois, conte-nos o que conseguiu postando um comentário. 😉 [Webinsider]

.

Vinicius Assef (viniciusban@gmail.com) é desenvolvedor de aplicações. Trabalha principalmente com mainframe e contribui com projetos voluntários para a internet.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

52 respostas

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, e agradecer pelas dicas. Me ajudou bastante. Obrigado! mas eu ainda tenho uma dúvida. Posso colocar os nomes dos integrantes da equipe no slide? Se sim, onde?

  2. Muito legal essas dicas! Vou usar muito minhas apresentações corporativas, quando preciso de uma apresentação mais elaboradas com direção de arte. Ai recorro a outros como a Prezento que faz lindas apresentação em ppt! Fica a dica! http://www.prezento.com.br

  3. Gostei muita da sua ajuda, vou utilizá-las na apresentação de um seminárrio amanhã da pós-graduação que estou fazendo. Espero que de tudo certo.

  4. Muito obriga, mas eu acho que fiz muitos slides, pq meu conteúdo era muita coisa mas com suas dicas passei de 20 para 12!!! vlw, isso agora vai me ajudar mt! As vezes fica entediante mesmo e vou colocar fotos já q meu conteúdo é sobre a Oceania facilita bastante!

    Vlw 😉

  5. Adorei o artigo. Estou preparando uma apresentação para um evento nacional e precisava de algumas dicas para orientar a minha apresentação. Se poder me enviar algo(apresentação) real isso me ajudaria tanto.

    Abraços

  6. Vinicius, realmente muito boas as dicas. E com certeza, elas funcionam que é uma beleza. Porém tenho que pontuar que o item 3 nem sempre é uma verdade absoluta. Hoje em dia existem agências especializadas em apresentações de PowerPoint, que realmente se especializaram nisso. Um exemplo é a MonkeyBusiness que levou os ppt’s para outro nível.

    Gostaria de um contato seu para lhe mostrar nosso trabalho e provar que não é porque é uma apresentação em PowerPoint, que precisa ser simples.
    Meus contatos você encontra aqui:
    http://www.monkeybusiness.com.br
    http://www.monkeybusiness.com.br/blog

    Gostaria muito de apresentar este novo tipo de serviço a você.
    Abraços,

    E uma amostra não animada do nosso Portfólio:
    http://www.slideshare.net/mkbusiness/

  7. Eu acho que para fazer slides perfeitos, usa-se o Windows Movie Maker.
    Além de poder salvar em video ( quebrando aquela regra da letra) você poderá colocar musica e até fazer efeitos muitos legais.
    No meu caso, enquanto meus colegas lêem os textos, na tela aparece um outro texto (esplicando a mesma coisa) e de acordo como eles falam vai aparecendo as imagens.
    Minha professora até mandou eu passar pra ela um de meus trabalhos onde ficou super legal…

    https://www.opendrive.com/files/video.php?file_id=7548387_G30Qm

  8. Para uma boa apresentacao e bom antes ensaiar em casa para calcular os minutos que ira levar na apresentacao, muita gente acomoda-se no sucesso e deixa que o tempo faca…isso e extremamente errado. pois nninguem tem capacidade de saber as perguntas que a plateia ou auditorio vai fazer. No entanto tente responder em casa a possiveis perguntas da apresentacao. coloque-se sempre no lugar do ouvinte. logo o apresentador devera ter uma voz audivel ao nivel de cada local escolhido.
    tente ser explicativo mas conciso e preciso…nao se espalhe muito no assunto….faca uma cara sem caretas e que deixe o ouvinte em participar na paresentacao, nao leve muito tempo nos comentarios futeis…..

  9. vou fazer uma apresentação no curso… a nota minima é 7, se eu tirar mesnos q 7 vouto pra primeira unidade espero q sua dicas me ajudem… conto tudo depois!

  10. Preciso preparar junto com minha sobrinha um slide com musical instrumental da biografia e arte de TARSILA DO AMARAL.

    POR FAVOR ME AJUDE.
    BJOS.

  11. Muito bom o que foi postado, por ser aluno do ensino do ensino medio sempre a maioria da sala é aqueles timidos e minhas apresentações acabam sendo a melhor graças a as abençoadas dicas vlw.

  12. Adorei as dicas, porém gostaria de saber um pouco mais, estou fazendo um trabalho de fisica, a nota do trabalho é 60% na apresentação, estou precisando mesmo de uma boa nota e gostaria de fazer uma apresentação de slide q prendesse a atenção de jovens da minha idade(15-17) se pudesse ter dicas especificas para esse caso eu agradeceria.

  13. Adorei as dicas e todas as outras colocações dos leitores…

    Me ajudará muito nas minhas próximas apresentações!

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    🙂

  14. Luciano, essas dicas são mais voltadas para apresentações mesmo, não treinamentos.

    Para treinamentos, sugiro dividir em temas e não distribuir os slides para os treinandos.

    Slides não foram criados para essa finalidade. Uma apostila seria melhor.


    Atte.,
    Vinicius Assef.

  15. Excelentes dicas sobre os slides. Mas nos casos de treinamento, como se prender a praticamente 8 slides? Dividir sempre em tema? Parabéns pelas dicas.

  16. Muito bom artigo. Mas mudando um pouco o assunto sem sair da linha de melhorar uma apresentação do Powerpoint: Alguém tem experiência com o Ovation? É um programa que melhora muito as apresentações pois tem efeitos muito interessantes. Baixei a versão teste do site da Adobe, ela funciona por 15 dias, contudo, ao importar um apresentação do Powerpoint para dentro do Ovation, aparece somente o primeiro slide de cada apresentação. Já instalei em 3 PCs diferentes a acontece a mesma coisa. Alguma idéia?
    Obrigado.

  17. pow vlw pelasdicas,são show de bola vlw,parabéns pelo seu trabalho,gosto muito de poder entrar em contato com pessoas de níveis de pensamento reaproveitado,vlw,vc reaproveitou suas idéias

  18. Gostei muito, de agora em diante colocarei em prática as orientações e dicas indicadas para melhorar nossas apresentações. Sempre é bom aprender mais sobre aquilo que praticamos.
    Grato e parabéns pela iniciativa e disposição.

  19. Na verdade, é apenas para fortalecer este material de grande valia. Consideramos também aquela mania de pegar uma foto de padrão pequena e extende-la no tamanho do quadrante do slide…isto é ridículo, na maior parte das vezes as imagens utilizadas desta forma, são distircidas e horríveis. Seria um bom conselho utilizar de imagens com melhor definição e com tamanho adequado para ocupar o quadrante sem que haja a deformação do foco.
    Para concluir, descobri recentemente, aquela velha mania…de colocar em todos os slides o logo da empresa grandão e o texto nem se ver…será que é o jeito certo de venfder uma imagem…rs! Acho eu que não. Abraços e parabens, pequenos temas mais de enorme valor.

  20. Parabéns pela brilhante e tão simples idéia:divulgar dicas pedagógicas que farão tão bem àcomunicaçao… De fato não é tão simples utilizar-se da tecnologia.às vezes recursos demais tornam-se enfadonhos.
    Vlaeu! Vou botar em prática.

  21. Quanto às fontes, dá para usar outras sim, mesmo que quem veja não as tenha instaladas.

    No powerpoint, salve como salvar como…, e depois na janela que se abre ir em opções de salvamento e depois marcar incorporar fontes true type.

    Usar outras fontes pode ser crucial, ás vezes, para tornar a apresentação mais interessante.

  22. infelizmente os ignorantes apreciam os xadrezes, principalmente no datashow. Mas, a gente chega lá.

  23. Sólida experiência como usuário chave do sistema ?Sap?, testava, analisa e validava novas implantações de versões no módulo ?WM? (Warehouse management). Organizava todo processo de pré ? inventário, inventário e pós – inventário Recebimento e Expedição.
    Gostaria de realizar todo este trabalho, entrando no servidor da empresa contratante para realizar todos os afazeres que o sistema SAP exige.

  24. Pessoal, obrigado pelas colaborações e complementos.

    Walmar e Benedito, suas colocações são bastante pertinentes e importantes. Obrigado.

    Rodrigo, o vídeo é bem legal mesmo! 🙂

    Compartilhar conhecimento é isso aí.

  25. Adorei o artigo. Eu fazia algo parecido na faculdade, pois usava os conceitos de comunicação do curso. Mas, neste artigo está tudo tão sintetizado, e de forma tão prática… queria ter lido isso antes. Teria facilitado minha vida… rs…

    A gente assiste cada coisa por aí… Que bom que algumas pessoas se preocupam em partilhar conhecimentos úteis como este.

  26. Muito boas as dicas! Em relação à de número 3, tenho uma sugestão. Primeiro uma sub-dica: Os Offices 2003 e o 2007 possuem um recurso para fechar a apresentação em um CD ou pasta (pendrives podem ser usados!). É uma opção muito mais prática do que levar simplesmente o arquivo .ppt. Ele leva junto o visualizador do Powerpoint, possibilitando a apresentação ser rodada inclusive em um PC sem o programa instalado.
    A dica é a seguinte: Quando você fecha o cd, existe a opção para incluir no CD as fontes utilizadas, que é a garantia de que todos vão ver a apresentação do jeito que você criou! E MAIS: Na versão 2007, na janela de salvar o arquivo tem Opções de salvamento. Ali dá pra você marcar Incorporar fontes no arquivo. Não é necessário nem fechar o arquivo para CD para levar os tipos de letras pra onde quiser!

    DE QUALQUER FORMA, a dica para manter o arroz e o feijão mesmo é muito válida! A apresentação, além de não ser um show pirotécnico, não é um caderno de caligrafia para teste de 12 fontes em um mesmo slide! 🙂

  27. Gostei muito das dicas do Assef! E também da sugestão do Walter: Realmente, quando se prepara uma apresentação, ela fica visualmente menos cansativa quando os slides são padronizados, os tipos seguem as mesmas regras, os textos são colocados nas mesmas posições.
    Por exemplo, um bullet pode estar em negrito, tamanho 40, e um sub-bullet em corpo normal, tamanho 32…
    Mais uma sugestão: quando a apresentação for feita em um ambiente na penumbra, talvez seja uma boa idéia usar um fundo azul escuro, com letras alaranjadas, o que causa menor cansaço visual com a mudança de slides.
    Parabéns pela iniciativa!

  28. Uma outra dica importante e que pode parecer infantil, mas que acontece ….

    Padronização dos slides, usar sempre os slides com o mesmo padrão e nunca fazer um copy & paste. Parece infantil, mas já vi muitas pessoas fazerem isso, principalmente quando mais de uma pessoa compartilham suas apresentações.

    Se tiver que fazer isso por algum motivo, manter o padrão da apresentação inicial é importante, como citado nas outras dicas acima.

  29. Uma dica extra seria: use o slide como apoio para o discurso e não como uma cola.

    O que mais me incomoda em apresentações desse tipo é quando o expositor em questão cola todo o texto nos slides e fica lá lendo para a platéia (quando todo mundo é capaz de ler mentalmente mais rápido do que ele consegue ler falando para o público).

  30. Seria bom se todos os professores universitários fossem obrigados a lê-lo e segui-lo. É impressionante como existem palestrantes que não sabem como preparar uma apresentação de Slides sobre seu tema.

    Parabéns pelo artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *