Teste a popularidade de suas palavras-chave

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O sucesso de uma otimização passa pelas ferramentas e pelas práticas utilizadas pelo profissional SEO, aquele que sabe onde e como agir de modo o obter os melhores resultados nas buscas por palavra-chave.

Mas você já parou para pensar na possibilidade dos sites utilizarem as palavras erradas?

Imagine o cliente que paga para aparecer em primeiro nas buscas e depois de todo trabalho descobre que aquela palavra-chave para a qual o site foi otimizado não é a ideal, pois a grande maioria dos usuários prefere um sinônimo?

Tendo este problema em vista, recomendo o sistema Google Keyword Popularity a todos que adotam técnicas de Search Engine Optimization

Fazendo um simples teste, vamos comparar três possíveis palavras para designar artigos que ensinam passo-a-passo as pessoas a obter certos resultados. No nosso caso escolhemos tutoriais, tutorial e apostilas.

popularidade_keywords.jpg

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Das três palavras cabíveis para designar um tipo de conteúdo, a mais utilizada de longe é tutorial, com mais de 168 milhões de resultados. Tutoriais vem bem depois e apostilas mais atrás ainda.

Com base nestes dados, podemos montar uma estratégia e criar conteúdos que utilizem as palavras mais populares, nas opções que o usuário prefere. Ao escolher a palavra mais usada e usá-la em títulos descritivos, vamos obter muito mais pageviews, certo?

Vale a pena pesquisar, pois os resultados compensam. [Webinsider]

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Igor Escobar é desenvolvedor e mantém um blog.

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17 respostas

  1. A diferença entre o número de resultados entre as palavras tutorial e tutoriais é grande por um motivo muito simples:

    Tutorial é uma palavra que serve tanto no português quanto no inglês. Mas isso não vale para o seu plural. O que nós dizemos tutoriais os americanos dizem tutorials.

    Grande parte das pessoas que busca por tutorial não fala a nossa língua.

  2. Igor,

    No seu último parágrafo você escreve:

    …criar conteúdos que utilizem as palavras mais populares, … vamos obter muito mais pageviews, certo?

    O que eu disse em resumo foi:
    Na verdade não, já que a popularidade de Results Count é só a quantidade de resultados destes termos nas buscas e não a quantidade de acessos que elas geram (pageviews).

    Um grande abraço

  3. Não vejo razão pra palavra certa ser a mais utilizada nos websites… E se muita gente utilizar uma palavra em seus sites, mas ninguém pesquisar por ela?

    Além disso, o Google Trends só possui dados das palavras mais pesquisadas na web. Se você procurar por dicas de SEO, por exemplo, não vai obter nenhum resultado (e muita gente pesquisa por isso)

    Para estimar quantidade de pesquisas o Google Keywords ainda é o mais indicado…

  4. Claro Paulo!
    Entendo o seu ponto de vista.

    O resultado da ferramenta mostra a popularidade de forma GLOBAL independente de país ou região.

    Se você precisa de detalhes à respeito da palavra-chave você pode utilizar o Google Trends como você mesmo disse.

    O objetivo deste artigo, é apresentar uma ferramenta que você pode utiliza-la, na hora de redigir um texto por exemplo.

    Imagine a seguinte cituação:
    O cara tem um site de textos que ajudam as pessoas a aprender a fazer determinadas tarefas em Photoshop por exemplo.

    Se este cara ficar escrevendo a palavra apostila o seu site ignorando os dados que a pesquisa apresenta, o site tende a cair no quesito encontrabilidade pois a palavra certa para esse termo, é tutorial/tutoriais e não apostila.

    Agora, claro não existe um profissional SEO no mundo que tira suas conclusões seguindo somente os dados de uma ferramenta simples que nem essa. Existem mais fatores que precisam ser investigados também.

    Como vocês mesmo disse, o google trends faz este papel com mais datalhes informando pais e região aonde esta palavra chave tem mais ocorrencias.

    Existe uma discução mais a fundo em relação a popularidade que não foi o objetivo deste artigo.

    Como disse anteriormente, no meu blog, eu falo mais a respeito, inclusive, falando mais detalhado sobre o funcionamento e os meios de uso do Google Trends.

    Agradeço o comentário.
    Abraços!
    Igor.

  5. Oi Marcelo,

    sim, estamos com problemas de hospedagem. Crescemos demais para ficar em um servidor compartilhado e logo vamos migrar para um servidor mais adequado.

    Este é motivo de tantos Bad Gateways e comandos Get etc.

    []s do

    Vicente Tardin

  6. Não sei se perceberam, mas já faz um tempo que recebo um Bad Gateway quando quero entrar no site. Hoje aconteceu tem 5 minutos.

    Abraço!

  7. Igor,

    Acho melhor você ter cuidado com a sua conclusão.

    O Manuel Lemos já resumiu muita coisa do que não está certo.

    Se você quer mostrar o volume de busca, o Google Trends ajudaria mais nisto. Ainda há a opção nele de filtrar a região. Seus dados não se restringem ao nosso país e língua então você pode estar incluindo um monte de hispânicos por exemplo. Um detalhe deste pode te derrubar em uma campanha grande.

    Outro ponto que acontece é confiar demais em ferramentas. Elas ajudam, mas podem cegar e nós fazer perder uma grande oportunidade de SEO.

    Lembre-se que o foco de SEO não deve ser pageviews e sim conversão do objetivo definido.

    Um grande abraço

  8. De fato, número de resultados das buscas não possui relação alguma com a relevância das palavras-chave num determinado site.

    O que o seu link faz é determinar a popularidade das OCORRÊNCIAS de palavras-chave internet afora, e não a popularidade das palavras-chave NAS PESQUISAS dos usuários – que é a informação relevante.

    Para descobrir o quanto certas palavras são pesquisadas recomendo o Google Keywords (https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal) e o SEO Book Keyword Suggestion Tool (http://tools.seobook.com/keyword-tools/seobook/)

    Aliás, essas ferramentas são ótimas não só para estimar o tráfego das palavras que você quer, como também indicam outras palavras-chave relacionadas que sejam bastante pesquisadas. Lembre-se que às vezes é melhor escolher uma palavra que não seja tão pesquisada, mas que seja muito mais segmentada e fácil de rankear (as chamadas long tail keywords).

  9. Sim sim! claro Manuel!

    Pode ser que o exemplo não foi feliz, o objetivo principal do texto era mostrar uma ferramenta que pode ser importante na hora de se traçar uma estatégia, nao podemos negar estas informações são importantes, esse artigo tem duas partes, a segunda parte usa uma outra ferramenta chamada Google Trends que complementa as informações desta primeira ferramenta.

    Falo mais sobre ela no meu blog.

    Abração e obrigado pelo comentário.

  10. Penso que não é bem assim como você conclui.

    1. O fato de uma palavra retornar mais resultados no Google não significa que tem mais gente procurando.

    Apostar na palavra mais popular nas páginas da Web, pode ser a estratégia errada. O certo seria apostar na palavra mais usada em buscas e assim atrair mais usuários que a buscam.

    2. No seu exemplo, você não tomou em conta que tutorial é uma palavra adaptada diretamente do inglês.

    Por isso, o fato de retornar mais resultados, não significa que a palavra é mais popular em português.

    3. Pelo o que eu entendi, o que esse site faz é usar a Google AJAX Search API para consultar o Google diretamente.

    Porém, isso fere os termos de uso dessa API que apenas deve ser usada para integrar buscas num site usando a API de Javascript. Pelo que quem usar essa API indevidamente arrisca-se a ser banido pelo Google.

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