O mundo.com e o mundo.sem um monte de coisas

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Que o mundo.com transformou a vida, o comportamento e as idéias das pessoas, todo mundo já sabe e experimenta os efeitos desta transformação diariamente. A novidade é que a maneira de se relacionar com esse mundo.com deixa o mundo.sem_um_monte_de_coisas.

A gente começa a ter que conviver com um mundo.sem_paciência, um mundo.sem_calma, um mundo.sem_o_tempo_necessário, coisas assim.

O fato de estarmos em frente ao computador, assistindo, interagindo, convivendo com coisas de uma forma instantânea, em tempo real, faz com que a gente se esqueça que por trás desta instantaneidade, existem pessoas, empresas e processos necessários para o mundo.com existir.

Ficamos com a sensação que tudo pode acontecer com um passe de mágica. Lembram da ?Jeannie é um Gênio?? Pois é! Cruzamos os braços, fechamos os olhos, um leve movimento para baixo com a cabeça, e pronto: lá está o site pronto, o banner sendo visto nas páginas dos portais, os e-mails todos entregues e ?traqueados?, tudo instantâneo, tipo leite em pó!

Duro, né? Por que será que precisamos produzir um e-mail marketing muito mais rápido do que um anúncio para uma revista? Será porque o e-mail será disparado por um sistema, andará quilômetros de distância por milhões de cabos e antenas e estará entregue ao consumidor rapidamente e o anúncio vai sair numa revista mensal?

Podem acreditar, é assim que as pessoas estão se comportando quando começam a utilizar a internet nas suas ações de marketing.

E o que acontece com as pessoas, as empresas e os processos que são responsáveis por fazer o mundo.com funcionar do jeitinho que ele se propõe a fazer e ser? Essas pessoas, empresas e processos estão em constante crise existencial, no super bom sentido, claro! Elas se perguntam todo o tempo: Onde estou errando? O que posso fazer para ser mais rápido, mais produtivo, mais instantâneo?

Um stress! Mas o fato é que vamos conseguindo. A duras penas, mas vamos.

Apesar de termos as mesmas características do mundo off-line (somos as mesmas pessoas, as empresas tem contabilidade, folha de pagamento, processos, hierarquias, coisas do mundo normal), também somos seres humanos capazes de nos superarmos a cada dia e por isso vamos conseguindo.

Mas bem que a geração fast food digital podia dar um refresco e não exigir tanto de nós, que temos que dar conta das expectativas de quem consome o mundo.com.

Ou então, mandar o e-mail da Jeannie, para que a gente possa pedir uma forcinha pra ela, que tal? [Webinsider]

.

<strong>Patrícia Andrade</strong> (patricia.andrade@ag2.com.br) é diretora de comunicação da <strong><a href="http://www.ag2.com.br" rel="externo">AG2</a></strong>

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6 respostas

  1. Realmente, o mundo.com … toda essa correria…todos esses prazos apertados no final das contas , a culpa é nossa!
    Que sempre aceitamos os prazos , não sei por que diabos !!! Perdemos noites de sonos, finais de semanas pra entregar dentro do prazo…talvez pra mostrar eficiência ou algo do tipo…
    Vamos mudar isso! ahuahuha (sonhar não custa nada)

  2. Patrícia,

    Na realidade, isso é culpa especialmente das agências de publicidade, que desde o começo da internet tratam como uma onda, sem respeitar o meio como algo com suas especificidades e complicadores.

    Mas também é culpa dos desenvolvedores (entre os quais me incluo) e designers de web, que aceitam os prazos, valores e condições impostas. Se trabalhamos e cumprimos o prazo (virou noite? usou final de semana? feriado? O cliente não viu nada disso, pra ele, importa é que você cumpriu o prazo) por que mudar? Por que antes em 2 dias você fazia e agora quer uma semana, duas?

    Aposto que você também deve vivenciar a situação em que tudo é organizado, propaganda na TV, rádio, revistas, jornais… e na última hora alguém lembra mas e o site? A gente não vai fazer nada no site?. Algum outro sugere joga lá na agência X, que eles se viram e resolvem…

    E assim caminha o mercado que nós mesmos criamos.

  3. Ae pessoal!
    Seguinte essa é simples!
    Mesmo a melhor máquina/PC/MAC possa ser rápido, arquivos para impressão, sempre demorarão a sair devido a varios fatores. Inclusive de orçamentos.
    Em web não há isso, unicidade virou praticidade = rapidez. Elementar cara Patricia. E agencia é a corria de sempre… infelizmente temos que nos adaptar.

    T+ Valew!
    Nex

  4. Patricia adorei seu artigo..

    Por favor, tb quero o email da Jeannie rssss
    ( Pelo que eu vi a nadine já tem rsss, vamos compartilhar rss)

    Digamos q este mundo anda um mundo.sem noção.

    Alguns clientes estão preocupados com a rapidez , mas esquecem da qualidade, do que adianta enviar um email marketing sem fazer um planejamento.

    É o mundo.tudo para ontem…

    Como sou apaixonada pelo que faço , acredito que um dia iremos educar o mundo.sem noção rs

    Bjs

  5. rsrsrsrsr

    muito bom seu artigo Patrícia!! Fiquei lembrando de quando trabalhava em agência e os meu clientes faziam isso. Parece que existe uma pré-disposição à rapidez… praticamente inconcebível uma criação relacionada a internet demorar mais que 3 dias (??)

    Como vc falou, vamos conseguindo educar nossos clientes, mas não é fácil. Muito tato, muito jeito e principalmente muita conversa para explicar que, mesmo não tendo impressão ou edição, um simples e-mail vai muito além de uma criação… exige planejamento, análise, programação e testes.

    Mas mesmo assim, é sempre importante ter o e-mail da Jeannie nos especiais dos contatos…

    abs

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