Ferramenta testa a acessibilidade de sites e blogs

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Acessibilidade é um assunto que deve ser sempre divulgado, relatado, observado e repassado de todas as maneiras possíveis.

Descobri um avaliador de acessibilidade (ASES) disponibilizado pelo governo federal eletrônico em conjunto com a Sociedade Acessibilidade Brasil. Encontrei o avaliador em andanças, no blog de Cristian Tretin (Web para todos) e, posteriormente, no blog de Marcelo Torres.

O ASES é uma ferramenta open source (código aberto, ou seja, permite a melhoria contínua por qualquer desenvolvedor que queira ajudar), seguindo uma tendência inaugurada pelos softwares e distribuições Linux.

Acessibilidade e orientações de como testar ou criar conteúdo acessível devem ser divulgadas por todos os profissionais relacionados com o tema, expandindo e fazendo a informação chegar para todos os desenvolvedores, estudantes e profissionais envolvidos com web, de alguma forma.

O ASES é uma ferramenta excelente e permite que você faça o test-drive de sites e blogs no ítem acessibilidade. Munido das informações sobre os pontos fracos de sua aplicação web, fica mais fácil promover melhorias, corrigir erros e solucionar problemas.

É possível programar uma série de mudanças progressivas em seus projetos web, na questão da acessibilidade, tomando como guia os resultados obtidos por meio da ferramenta citada.

Confira seus principais recursos, de acordo com o site oficial:

  • Avaliador de acessibilidade (e-MAG e WCAG);
  • Avaliador de CSS;
  • Avaliador de HTML (4.01 e XHTML);
  • Simuladores de leitor de tela (tempo) e baixa visão (daltonismo, miopia, catarata);
  • Ferramenta para selecionar o DocType, conteúdo alternativo, associador de rótulos, links redundantes, corretor de eventos e preenchimento de formulários.

Definições básicas dos termos citados:

a) e-MAG: modelo de acessibilidade do governo eletrônico, atendendo as exigências do decreto 5.296, sobre acessibilidade.

b) CSS, HTML, XHTML: saiba mais neste artigo, publicado em meu blog.

c) Leitor de tela: software especialmente desenvolvido para leitura do conteúdo dos textos de um computador, inclusive website. Ao se escrever um código de acordo com os padrões e normas de acessibilidade, o leitor cumpre sua missão de maneira muito mais eficaz.

E por falar em leitor de tela, sugiro o download do NVDA.

Trata-se de uma excelente ferramenta freeware que lê o conteúdo do monitor, utilizando a tecnologia de voz sintetizada. Instale e experimente como suas aplicações web são interpretadas por ele. Procure a melhoria de seus trabalhos, tornando-os acessíveis a todos os utilizadores.

Em minhas aulas os alunos sempre solicitam o link de um bom leitor de tela, visando à avaliação da acessibilidade de seus sites. Espero que gostem da sugestão (que, por sinal, é gratuita, diferente de algumas outras soluções encontradas que, apesar de excelentes, são pagas). Caso conheçam outras, compartilhem os links por meio de comentários. [Webinsider]

.

Fabiano Pereira (bipereira@gmail.com) é designer gráfico (com especialização em UX design e interface design), front-end developer, wordpress developer, educador, escritor, músico, curioso de plantão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *