O mailing opt-in precisa de uma limpeza periódica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A entrega de mensagens via e-mail marketing ganhou um novo significado – não basta apenas fazer o famoso disparo de e-mails. É preciso provar que você é realmente quem diz ser e dar garantias de que não atrairá prejuízos através do envio de conteúdo indesejado ou irrelevante.

Manter um histórico de bom comportamento só vai fazer bem para o controle de qualidade de campanhas online de sua empresa.

E é justamente neste cenário que precisamos nos concentrar e melhorar nossa tecnologia a cada dia. Mas isto não é o suficiente. Ainda resta uma boa parcela de responsabilidade a ser feita por parte das empresas que utilizam tais serviços – usar as tecnologias disponíveis para “higienizar” sua base de dados é um trabalho fundamental e muito simples, capaz de trazer grandes resultados em curto prazo.

Fatores como palavras normalmente bloqueadas por anti-spam contidas no corpo ou no assunto da mensagem, quantidade e peso de imagens, formatação do HTML e a manutenção da base de dados de destinatários são itens básicos que devem ser analisados a cada campanha enviada e que fazem parte da composição da reputação do remetente.

Do outro lado, respeitar as políticas de entrega dos provedores, manter os sistemas atualizados com os padrões de internet e realizar o monitoramento do uso da plataforma por seus clientes são itens de responsabilidade da empresa responsável pelo serviço de entrega, ou seja, o desenvolvedor da solução, compondo a lista de fatores para a base da reputação do sistema de envio.

Cuidado com os inativos

Um erro comum praticado principalmente por empresas que enviam newsletters e e-mails marketing diários é a falta de análise da reação do público alvo.

Diversos provedores monitoram e até controlam se as mensagens enviadas por você, administrador da campanha, são abertas pelos seus destinatários. Caso tenhamos um grande número de destinatários que não abrem as mensagens enviadas e, ainda assim, elas continuem sendo enviadas, a reputação do remetente é danificada. Isso faz até com que mensagens que normalmente são abertas deixem de chegar à caixa de entrada destes destinatários.

Uma maneira simples de se resolver este problema e que exige apenas alguns minutos de esforço é a remoção dos destinatários ?inativos? de seu mailing diário. Não é preciso adicioná-los a um black list e sim colocá-los em uma lista de destinatários com menor freqüência de envio. Assim, podemos criar uma lista com leitores que recebem a newsletter diariamente e outra com aqueles que recebem semanalmente, de acordo com o comportamento de cada grupo.

Mesmo assim, é necessária a atenção ao grupo de destinatários que fazem parte do envio semanal da newsletter e continuam não interagindo com a comunicação. Se, por exemplo, no quarto envio, não ocorrer interatividade, este público deve ser desativado e informado, por meio de uma última mensagem, que foi excluído do mailing e notificado que só voltará a receber se fizer um novo opt-in.

Esse procedimento oferece vantagens para ambas as partes. No caso da empresa, traz redução de custos, pois o investimento em seus envios é feito de forma adequada, além de promover sua reputação com os provedores, garantindo melhores taxas de entrega. Já para o leitor, o benefício está em não receber mais o que não lhe interessa.

As regras para a criação desta nova segmentação de destinatários desativados devem seguir o formato que melhor se adaptar ao seu negócio. Em alguns casos, o destinatário pode ser considerado para a newsletter A, mas não para a newsletter B e fazer parte de um grupo de menor freqüência da newsletter C. A quantidade de newsletters enviadas para desativar destinatários também deve ser baseada na freqüência de envio.

Existem plataformas de e-mail marketing que dispõem de mecanismos automáticos para a “higienização” de base de dados, o que torna a tarefa muito simples, pois possibilita que toda esta manutenção seja realizada sem a necessidade de fazer download da base de dados e realizar a análise manualmente.

Mas, acima de tudo, o mais importante não é enviar uma grande quantidade de mensagens e sim manter o maior número de destinatários interagindo com sua comunicação. [Webinsider]

.

Ricardo Ramos (ricardo@virid.com.br) é CIO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções e serviços de e-mail marketing.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Boa Tarde!

    Estou em etapa final para abrir a minha empresa, e minha intensão é iniciar as atividades captando serviços através de envio de e-mail marketing. Quero vender inicialmente serviços de treinamento ligados a utilização de programas da microsoft, após estarei implementando outros cursos.

    O que gostaria de saber, é se sua empresa possui um software para mim cadastrar contatos que estarei enviando periodicamente e-mail´s informando dos cursos. Quanto custa este programa ?

    Posso eu sozinha fazer meu e-mail marketing e despachar para minha carteira de contatos ?
    Vocês possuem uma solução neste sentido ?
    Como funciona ?
    Quanto custa ?
    Quanto tempo leva para mim operacionalizar ?
    O que vou precisar ter para conseguir enviar estes e-mail´s ?
    Os e-mail´s devem ser configurados em que forma ? Como funciona o processo ?

    Outra dúvida que tenho é sobre o cadastro de contatos, dá para importar dados para o sistema ? Como funciona.

    Att.
    Roslaine

  2. Ja vi essa materia em ingles em algum site, vou procurar e depois posto aqui.Essas materia de e-mail mkt sempre tem umas muito parecidas na net em ingles. estranho isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *