Aplicações online rendem bem conectadas ao off-line

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É interessante como há visões e mais visões sobre o futuro da internet, como a de que no futuro seremos totalmente online.

Nos primórdios da internet comercial no Brasil a web era considerada um lugar – você ?entrava? na internet, você passava madrugadas ?na? internet.

Residências com conexão permanente e rápida eram uma hipótese muito distante há poucos anos. Hoje, com a facilidade de acesso, a internet deixou de ser ?um? lugar para ser ?o? lugar. Ainda assim, acredito no fundamento de que o online está cada vez mais off-line justamente porque faz parte da vida das pessoas.

Explicando melhor: digamos que seu time do coração dispute a final de um campeonato de futebol e você acompanha o jogo pela TV. O seu time vence e você vai expressar a alegria de alguma forma. Vai participar de uma carreata, de um chopp com os amigos no bar da esquina, vai encarnar um amigo torcedor do time adversário, ou até mesmo não vai fazer nada!

Enfim, são atitudes após a partida de futebol, derivadas do contexto real do campeonato, que foi o momento do jogo.

Com o mundo digital acontece a mesma coisa. Por que usamos iPods? Você conhece outra forma simples de ouvir música de sua preferência em um ônibus ou na fila do consultório médico? Enquanto você não puder ter o Last.FM ao seu lado em todos os momentos, acredito que a melhor solução seja essa!

De alguma forma as ferramentas online precisam colocar um ?pezinho? no off-line para ter seu diferencial e até mesmo facilitar sua aceitação no mercado. Se você analisar a proposta dos sites mais famosos, você conseguir perceber exatamente isso. O Orkut, por exemplo, é um grande sucesso no Brasil justamente por ser uma ferramenta que permite que até mesmo as pessoas mais ?offline? possuam um perfil no site. Não deixa de ser uma espécie de carteira de identidade para algumas pessoas.

Um indivíduo ?desconectado? que possui perfil no Orkut não é completamente off-line. Seu perfil marca sua presença na web. A interação (ou não) está na representação de suas características através de vídeos, álbum de fotos atualizado constantemente e informações pessoais relevantes.

O Twitter é outro exemplo. Disponibilizou em sua página principal um vídeo mostrando a funcionalidade do sistema e como sua aplicação na vida das pessoas pode se tornar interessante. Você poder responder a questão ?What are you doing?? com 140 caracteres a partir de qualquer lugar (através do celular, palmtop, smartphone). É algo extremamente simples, mas como produz uma sensação agradável poder alimentar o conteúdo de seu Twitter mesmo longe do computador!

Para seus seguidores, a sensação também é aprazível, já que estarão antenados no que você está fazendo no considerado off-line. E aqui vemos um efeito reverso à nossa analogia ao futebol! É como se você fosse o jogador e fizesse um gol para um torcedor comemorar. No caso você está alimentando o online quando ?desconectado?.

Essa brincadeira toda pode parecer sem nexo, mas acredite: o mundo digital estará sempre ligado à vida fora da rede de alguma maneira, seja incentivando uma carreata ou novos torcedores do seu time! Pense nisso e você começará a ver os projetos web com outros olhos. [Webinsider]

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Vinícius Luiz é publicitário, Head de Tecnologia na Exiber e fundador da startup Bearned. Atua desde 2001 na área de tecnologia, branding e marketing digital.

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8 respostas

  1. Apesar de não acompanhar os jogos da TV o meu cunhado por exemplo ao terminar de ver um jogo ele corre pro Orkut para debater com outros torcedores a atuação dos jogadores, técnicos…

    Acho que cada vez mais as pessoas vão ser online. Não se trata apenas de se conectar na Internet, mas de estar na Internet, cada dia mais conectado.

    Mas com certeza nunca irá substituir o chopp da galera no bar, ou a pelada do final de semana.

  2. Nunca fui à favor dessas relações e sempre achei que internet era uma coisa e a vida outra. Tenho que concordar que as coisas estão mudando. Eu mesma. Não vivo sem meu leitor de feed no celular. Perfeita sua observação e a analogia ao futebol. Acho que foi a melhor forma de expressar isso. Parabéns.

  3. Um bom e exemplo é a interação que a Globo está fazendo no SPTV. Qualquer pessoa que tenha um celular que faça video ou uma câmera digital poderá enviar uma reportagem para o programa. Será a TV 2.0?

  4. Boa observação! O legal é que fica claro o exemplo justamente com essas finais de campeonato que passaram há poucas semanas. Acho até que vc deve ter se inspirado a partir disso!

    Parabéns pela observação

  5. Belo artigo! Aliás, muito bem colocado o exemplo do futebol pois atualmente a internet funciona dessa forma mesma.
    O Twitter é o exemplo bacana também! Se puder, diga qual é o seu Twitter!
    Se conseguir, tente usar mais analogias assim para aflorar ainda mais as ideias em nossas mentes!

    by AleBas…

  6. Parabéns pelo artigo, concordo plenamente que a ligação útil entre a Internet e o mundo real faz a diferença.

    E falando em futebol como no artigo, estou apostando nesse contexto para minha nova rede social de torcedores apaixonados por futebol.

    Integração entre amigos e torcedores, trocas de avaliações sobre seu futebol e integração de informações específicas no site utilizando web 2.0

    Espero estar no caminho certo.

    Abs

    Renato Almeida

  7. Gostei muito desse ponto de vista. Acredito que quando fazemos essas ligações com coisas simples, como seu exemplo do futebol, fica mais fácil ver o quanto a internet segue alguns padrões da vida fora dela.

    Parabéns pelo texto.

    Um abraço.

    Marcos.

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