Drupal é solução robusta e flexível em CMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O crescimento tecnológico e a expansão da web impulsionou a demanda por sistemas gerenciadores de conteúdo, também conhecidos como CMS (de Content Management System). Esses sistemas tornaram-se ferramentas imprescindíveis para um bom e eficiente gerenciamento de conteúdos.

Segundo o pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings em março deste ano, no Brasil havia aproximadamente 40 milhões de usuários de internet. Destes, 8 milhões acessam a internet em busca de “informações corporativas”.

Os números ressaltam a importância de possuir uma presença digital. Construir uma camada amigável entre clientes, fornecedores, possíveis talentos e as empresas ganha força e popularidade. Não basta mais apenas ter um site na internet, é necessário ter um ambiente de interação com informação. Certamente a onda da web 2.0 contribui e contribuiu muito para o crescimento dos portais corporativos – novas funcionalidades e características foram adotadas e os usuários tornaram-se mais exigentes e criteriosos ao analisar e acessar os sites e serviços online.

Para desenvolver um portal corporativo existem inúmeras ferramentas e meios. Há muito a publicação, a autoria e a revisão de conteúdos deixaram de ser tarefa de uma única pessoa.

A profissionalização dos serviços e portais na web determinou a criação de cargos e empresas especializadas em oferecer soluções para gestão de conteúdos e desenvolvimento de portais.

Um dos fatores que contribuiu para a expansão dos serviços e facilitou o desenvolvimento de soluções mais robustas, seguras e escaláveis foi a consolidação do software livre. O software livre cresce de forma exponencial e torna os serviços prestados na web mais valorizados. Possuir o software deixou de ser privilégio de quem tem dinheiro em caixa para aquisição de custosas licenças. Hoje o que vale mais é o conhecimento e domínio sobre as tecnologias. Saber manusear e extrair todo o potencial que o aplicativo proporciona depende disso.

CMS Drupal

Dentre os CMS em software livre e código aberto existentes no mercado, destaca-se no momento o Drupal. Lançado em 2001 pelo belga Dries Buytaert, encontra-se atualmente na versão 6. Em 2007 recebeu o prêmio de melhor sistema gerenciador de conteúdos em software livre e código aberto pela editora americana Packt e teve na ocasião concorrentes como Joomla e WordPress.

O sistema é altamente personalizável e adapta-se tanto a pequenos blogs quanto a grandes portais, pois integra funcionalidades como gerenciador de intranets, blogs, comunidades/wikis, sites de comércio eletrônico e fóruns numa única ferramenta. Sua arquitetura, segurança, robustez e flexibilidade para construção de novas funcionalidades são características que o tornam uma ferramenta diferenciada e prática.

A comunidade de desenvolvedores e entusiastas do Drupal é colaborativa e cresce cada vez mais, contribuindo com respostas e soluções de problemas através de fóruns e blogs especializados. O site oficial (www.drupal.org) concentra a maior parte dos colaboradores e contém muitas informações que auxiliam a solução de possíveis problemas.

Outro fator importante para a consolidação do Drupal é o critério adotado pelos desenvolvedores e organizadores de lançar uma nova versão por ano. Isso prolonga o interesse e consolida o sistema no mercado, pois amplia confiança para as empresas que optam por adotá-lo e estudá-lo.

Grandes portais estão utilizando o Drupal e dentre eles destacam-se o portal de notícias The Onion, que atualmente conquistou o Oscar da internet e o mais recente portal da Nike, que lançou um site em 13 línguas destinado aos jogos olímpicos de 2008.

No Brasil, o portal do diretório nacional do partido Democratas é um dos maiores. Nele concentram-se notícias, artigos, podcasts e vídeos que são gerenciados e publicados por jornalistas utilizando Drupal de forma simples e eficiente.

Apesar de toda facilidade na aquisição dos sistemas CMS, para a gestão, construção e desenvolvimento de um portal é preciso planejamento e estratégia. Em um CMS é fundamental a necessidade de arquitetar as informações e conteúdos, sem esquecer da usabilidade e acessibilidade.

Aliar essas características aos processos das empresas num único sistema é tarefa que exige profissionais especializados, qualificados e com expertises diferenciadas.

Enfim, a consolidação do software livre possibilitou o surgimento e amadurecimento de ótimas soluções de CMS, que agregadas aos serviços especializados tornam-se soluções com grande potencial comercial e ótimo retorno financeiro. A globalização alcançou o desenvolvimento de sistemas e as comunidades que incentivam a utilização do software livre unem-se cada vez mais.

Pequenos projetos tornam-se grandes nas ?mãos? de inúmeros desenvolvedores e colaboradores distribuídos pelo mundo inteiro. Adaptações, atualizações e constantes melhorias são disponibilizadas diariamente. Tudo é testado e verificado em grande escala pela massa de usuários da internet. [Webinsider]

.

<strong>Guilherme Tossulino</strong> (tossulino@gmail.com) é analista de negócios web. Mantém os blogs <strong><a href="http://www.tossulino.com/" rel="externo">Tossulino.com</a> e </strong> <strong><a href="http://www.minhacarreira.com/" rel="externo">Minha Carreira</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

19 respostas

  1. Excelente dica, importante a comunidade ter opções para o desenvolvimento para que se tenham sempre melhorias de CMS.

  2. Bom, eu precisava de um portal. Descobri o PHP-Fusion. Achei-o muito prático. Em menos de 3 dias dias eu já era capaz de criar estruturas para o mesmo. Ele permite a criação de blogs, painéis de artigos e notícias comentadas, galeria de fotos, enquete, mensagens privadas entre membros, etc, etc, etc. Existem diversas templates para ele.
    Gostaria que postassem aqui sites feitos com Drupal e Plone para que eu pudesse dar uma olhada no que tais CMS são capazes de fazer.

    Grata.

  3. Parabéns pelo artigo Guilherme, estou já faz um ano e pouco trabalhando com Drupal, criei o site http://www.skatistaonline.com sem precisar programar quase nada de php, quase nada mesmo!!

    O Drupal é muito bom, porém possui uma arquitetura bem complexa e que demora um bocado para a galera entender, porém após passar essas ondas da berada vc pega a maré mansa…

    obs. eu acho que o democratas não é o maior, existe vários outros, inclusive o que eu vou gostar de ver em drupal é o dicas-l, esse sim será grande.. 🙂

    abraço,

  4. Guilherme,

    Estou procurando uma opção em CMS para migrar o Intranet Portal (www.intranetportal.com.br -atualmente está em Plone) – logo, teu artigo me interessou bastante.

    Gostaria de saber o quanto o Drupal já avançou para além dos limites de tratar apenas o conteúdo – falo de colaboração, naturalmente. Há possibilidade de uso de taxonomia e folksonomia? Recursos para ranking e comentários? Funcionalidades bacanas como nuvem de tags?

    Também gostaria de saber se você já fez (ou conhece quem tenha feito) uma migração como a que citei.

    Desde já agradeço. E parabéns pelo artigo.

    []s,
    Ricardo Saldanha

  5. Temos trabalhado com vários CMSs ultimamente e o que comprovamos na prática é que esses CMSs feitos em PHP são muito bons enquanto você não tiver que extender profundamente o site. Como no mundo real os clientes sempre querem mais funcionalidades e alterações, as coisas acabam se complicando logo em seguida.

    Começamos a trabalhar com o Plone há cerca de um ano e ele se mostrou a plataforma ideal para desenvolvimento. É um CMS com forte apego a padrões web e prioriza acessibilidade e usabilidade. É uma plataforma robusta e não te deixará na mão lá na frente quando os requisitos começarem a aumentar, juntamente com o tamanho do site.

    Não nos arrependemos com a mudança. Acho que vale a pena ao menos uma boa avaliada na plataforma. Ahh, e o Python mata a pau! 😉

  6. Muito bonito o site do democratas. O drupal realmente é um grande CMS, que desenvolveu muito bem os aspectos de comunidade e tem uma grande utilização nos EUA.

    Um outro CMS que também tem capacidade para atender sites complexos como o do democratas é o TYPO3, muito popular na europa principalmente alemanha e austria. Ele também é feito em PHP, e muito configurável.

  7. Guilherme, parabéns pela matéria o Drupal realmente é muito bom.
    Fiz alguns teste mas a empresa em qual trabalho acabou optando por usar um outro CMS por achar mais robusto que o Drupal visando sempre o lado do usuário que adora um copiar e colar, e visando acabar com o problemas de copia e cola de tabelas acabei escolhendo o typo3, que abaca ganhando em agilidade para o adminitrador também pois tem algumas ferramentas. Assim como já foi dito nos comentários o Joomla é muito bom também além de outros. A pessoa que fez a analise de CMS para a empresa a qual trabalho analisou 775 CMS para chegar a esse que foi nossa opção.

  8. Estou pesquisando qual CMS utilizar para desenvolver a intranet da minha empresa. Cheguei a baixar o ImpressCMS, mas ví que não há muita coisa na língua portuguesa. Já o Drupal me parece ter bem mais colaboradores com a tradução (e outros!) e isso ajuda bastante.

  9. Muito Obrigado.

    A integração do Drupal com o SugarCRM foi feita através de um conector que a própria comunidade disponibilizou. Fizemos algumas personalizações, o código é aberto, e hoje temos os cadastros efetuados no site disponíveis no CRM para ações de marketing.

    As bases são diferentes e isso atrapalha um pouco, pois é preciso criar uma rotina para manter sempre os dados sincronizados e atualizados.

  10. Tossulino, parabéns pelo trabalho com os Democratas, foi um excelente case. É muito bom ver uma ferramenta CMS aplicada a um site que de default não tem nada.

    Fiquei intrigado com a utilização do Sugar CRM para os cadastros, até que ponto foi possível integrar? Acho que o lado negativo de utilizar sistemas prontos está justamente na separação das bases, principalmente de visitantes/usuários/clientes.

  11. Kerber,

    Concordo com você. A curva de aprendizagem para implantação de qualquer CMS não é tão curta e requer conhecimentos específicos para dar certo. Principalmente se isso é feito pela primeira vez.

    Por isso, antes de arriscar-se a instalar e desenvolver um portal é preciso estudar e entender a arquitetura para não cometer erros e dominar o que pretende-se fazer.

  12. O surgimento e a popularização dos CMSs apenas reforçam a idéia de que os meio não são mais importantes e sim as idéias, ou seja, se você tem a idéia de um portal, não precisa dominar todas as linguagens existentes para desenvolvê-lo, basta ter conhecimentos primórdios da informática e utilizar as diversas ferramentas encontradas na internet.

  13. Essas ferramentas são muito promissoras, mas é importante chamar a atenção para o nível de conhecimento de quem as implanta. É claro que todas contam com setups de interface amigável, mas é necessário um cuidado especial, principalmente na primeira instalação:

    – Conhecimento profundo do CMS sendo instalado (arquitetura e funcionalidades);
    – Antecipação das futuras necessidades do cliente.

    Com essas informações reunidas o risco de topar com uma solicitação que vai implicar uma mudança custosa se reduz.

    Estimo que um profissional com conhecimento básico em banco de dados e na linguagem de programação do CMS atinge o nível de conhecimento necessário após 80 horas de estudo, agora, aprender a antecipar as futuras necessidades do cliente, só a experiência ensina.

  14. Há uns 2 anos estudamos diversos CMSs para optar como sendo padrao para desenvolver nossos projetos. Escolhemos o Drupal e cada dia ficamos mais surpresos com a potencialidade e a flexibilidade que temos com ele. Usamos para desenvolver todos nossos projetos, desde blogs até grandes portais ou comunidades.

    Parabéns pela matéria.

  15. Os CMSs de código aberto estão cada vez mais populares, e estão alcançando um alto nível de satisfação dos clientes. Penso também que eles possume uma interface muito mais intuitiva e User Friendly do que muitos CMSs Fechados, o fato de muitos profissionais terem acesso ao seu desenvolvimento permite um aperfeiçoamento mais rápido, mantendo-os em sintonia com as últimas novidades tanto de front como Backend.

    Parabéns pelo artigo!

  16. Tenho visto analises muito boas do drupal, trabalho em um jornal online como gerente de tecnologia e hoje em dia usamos o Joomla como CMS para nosso portal. Estamos precisando de algumas soluções que sao inviaveis hoje em dia em Joomla e estamos pensando seriamente em migrar para o drupal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *