E por que não usar o e-learning no ensino público?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em um cenário de constantes avanços tecnológicos, fica cada vez mais difícil manter-se atualizado, certo? Afinal, são milhares de informações diariamente circulando em vários tipos de mídia – na televisão, no rádio, nas revistas e em nossa parceira real time, a internet.

A internet sem limites, sem fios e sem regras… se podemos usá-la para nos informar, por que não para nos formar?

Considerando menos tempo e mais informação, qual outro caminho além da tecnologia para adquirir o conhecimento necessário? Se nos tornamos workaholics, o tempo agora é imprescindível e a tacocracia nos devora.

Aconselho todos a não resistir ao podcast, excelente forma de aprendizado. Ao tornar a tecnologia uma aliada podemos ampliar nosso conhecimento, seja via MP3, e-learning, m-learning…

A necessidade de uma educação contínua e permanente – lifelong learning – atesta o valor da educação como estratégia de sobrevivência, para o individuo ou o profissional no mercado de trabalho.

No meio corporativo a cultura do e-learning já solidificou e recebe investimentos milionários. Nosso desafio e fazer o mesmo com a população, com o ensino público.

Entre os resistentes estão alguns professores que se negam a inserir a tecnologia em salas de aula. Sim, porque para educar com esse novo aliado é necessário repensar as formas de praticar educação.

O conhecimento ao alcance de todos, via internet, pede um professor que abra mão do controle centralizado, dê autonomia e atue pela construção colaborativa do conhecimento.

Incentivar a iniciativa, não o conformismo

Um trampolim do e-learning foi a exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), de 1996, de que todos os professores da rede pública de ensino tivessem nível superior – e isso foi possível pelo e-learning. Com a mesma demanda no meio corporativo, o e-learning cresceu, evoluiu e hoje pode atender a todos de forma simples e eficaz em diversas plataformas.

Merece atenção especial uma área que recebe milhões em investimentos do mercado corporativo, foco internacional e iniciativas do Governo: a Universidade Aberta do Brasil, programa do Ministério da Educação, criado em 2005. O objetivo é capacitar professores e atualmente busca atender a população quanto à oferta gratuita de cursos superiores no Brasil.

Vamos prosseguir com o assunto mais adiante e já adiantamos siglas cotidianas da área, como LMS (Learning Management System), SCORM (Sharable Content Object Reference Model) e LOs (Learning Objects), que impõem os atuais padrões, limites e restrições no planejamento, criação e desenvolvimento de soluções educacionais. São itens que atestam funcionalidades, reutilização e eficiência na estrutura, mas este é outro assunto.

Enfim, por que não e-learning? [Webinsider]

.

<strong>Ricardo Alves de Carvalho</strong> (r.carvalho@uol.com.br) é designer, coordenador de desenvolvimento web, professor e especialista em ensino a distância.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

9 respostas

  1. OLA RICARDO !!
    o uso da tecnlogia na educação a distacia,posso disser que é uma realidade pois faço parte.estudo no curso oferecido pela UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UFC).E porque não usar o e-liarnig no ensino público?Não vejo problema nenhum. todo benefício para melhor a educação é bem vido.

  2. Olá pessoas!

    A minha experiência no ensino público e privado aqui na Baixada Fluminense-RJ me leva a concluir que os alunos do Ensino Médio não têm a mínima noção da poderosa ferramenta que está a sua disposição – O Computador – e as infinitas possibilidades de aprendizagem que a internet pode proporcionar. A grande maioria tem seu profile no Orkut, mas tem dificuldades para enviar um simples e-mail quando solicitado.
    O crescente aumento da EAD no Ensino Superior se deve a iniciativa de procura dos alunos, na medida em que os cursos são oferecidos. Já implementar o e-learning ou EAD para um público que não está preparado, parece precipitado.
    Concordo com o Sérgio Lima quando diz que Menos é mais , a alfabetifação digital ainda está no início e o trabalho é de formiginha.

  3. Acredito que esta Técnologia é o futuro, e quanto antes ela for inserida no cotidiano das pessoas, mais rápido será o resultado, por esta razão por que não começar com as crianças e os jovens? Pricipalmente os que não tem tanto acesso a essa tecnologia, podendo ser desenvolvidas não apenas no conteúdo ministrado em si, mas também a utilizar o que fará parte de nossas vidas num futuro não muito distante, desta forma será mais fácil quebrar paradgmas, e fazendo com o que os professores vejam desta forma será muito mais fácil.

  4. Só essa frase diz tudo: Incentivar a iniciativa, não o conformismo. O ensino à distância veio pra ficar e está acontecendo em todo o Brasil. São compravadamente os melhores conceitos apurados pelo MEC. E-learning muda, radicalmente, a visão de janelas para o mundo. O ensino público está caminhando e reconquistando os espaços perdidos durante décadas, investindo em novas tecnologias e aperfeiçoando seus alunos, técnicos e professores que, a cada dia, estão descobrindo que tem um e-universo dentro de uma TV de plasma ligada a uma e-tomada.

  5. Olá Ricardo !

    Realmente acho que aprendizado quanto mais acessível melhor, pois hoje em dia o tempo esta cada vez mais reduzido e as exigências para que se tenha um conhecimento amplo é cada maior, por isso, acho que a tecnologia esta aí para fazer a diferença e seria muito mais útil se quando saímos do ensino publico tivéssemos o preparo necessário para nos deparamos com esse mundo extremamente globalizado e exigente!!!

    Parabéns pelo artigo.

  6. Olá,

    O governo brasileiro está na vanguarda de educação a distância, basta citar o internacionalmente premiado TV Escola ou, sobre e-learning, lembrar as inúmeras ações no ensino superior e profissionalizante com o e-proinfo (ambiente virtual de aprendizado desenvolvido pelo MEC) e, como citado por você, a Universidade Aberta do Brasil.

    Porque não usar o e-learning no ensino público? Não vejo nenhum empecilho e me parece que ninguém dentro ou fora do governo. Então afinal qual seria o propósito do seu artigo mesmo?

  7. Opa Ricardo!

    Acho que e-aprendizagens (e-learning) será o futuro. Mas antes temos que investir, como disse o Marcio, no peopleware!

    E digo mais, na maior parte das vezes a educação pública deveria introduzir as TICs, a partir de opções minimalistas!

    Moodle, Dokeos e outros AVAs deveriam aparecer depois que os professores dominarem ferramentas como lista de e-mails e ferramentas simples de publicação colaborativa (Wikis e Blogues).

    Menos é mais, também em educação!

  8. Acho que todo avanço é muito bem vindo e, no caso do e-learning, são muitos os benefícios, mas ainda acredito que o problema da educação é muito mais que de ordem tecnológica, tem mais a ver com o valor de se dá para o processo de aprendizado, a relação aluno-professor, a valorização dos profissionais e a riqueza das experiências que se vive na sala de aula. Se todos esses itens tivessem fossem tratados com extremo respeito e importância, não sei se precisaríamos tanto dessas ferramentas, seria apenas mais uma cereja no bolo. O material humano é que é importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *