A arquitetura da colaboração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ok, o que move a colaboração são pessoas e não a tecnologia sozinha, mas minha tese é: o ambiente que a tecnologia cria influencia em muito na maneira em que as pessoas se comportam.

Agora que estou tramando a terceira encarnação do Radinho:

ouça uma leve teorizada sobre velocidade, momento, timing e mecânica da colaboração online.

[Webinsider]

.

René de Paula Jr (rene@usina.com) foi de tudo um pouco em digital mas foi e é sobretudo um publicador compulsivo de ideias, aprendizados e provocações. Mais na Usina e no Roda e avisa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Rene, algumas observações para começar um diálogo:

    – é muita ingenuidade acreditar que foto faz diferença para saber com quem você fala: basta frequentar 2 dias o Orkut para sentir que o fato de ter foto nao diz absolutamente nada sobre quem escreve ali.

    – o ritmo de interação num grupo de discussão pode ser controlado pela moderação, desde que a moderação efetivamente modere.

    – criar sub-grupos no YahooGrupos é brincadeira de criança: basta criar outros grupos, cada grupo com uma parte dos integrantes do grupo maior.

    – o YahooGrupos oferece também uma página de perfil para cada usuário e, como em todo ambiente que oferece isto, não faz a menor diferença.

    – fez parte de algum momento da história das ferramentas de interação coletiva assíncrona a discussão OU e-mail OU web, mas acho que este momento já foi superado e hoje substituimos o ou pelo e, deixando ao usuário a escolha do que prefere. Participo de vários grupos no YahooGroups ou no GoogleGroups em modo puro web, e outros participo em modo misto, web e e-mail. Deixou de ser relevante esta questão, salvo engano faz uns 5 a 10 anos mais ou menos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *