Aposentadoria do XP abre caminho para Windows 7

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Por trás do anúncio da aposentadoria do XP feita na semana passada, e do processo de migração para o Vista, está o lançamento – provavelmente em 2009 – do Windows 7, que alia toda a inovação tecnológica e gráfica do Vista, com o conceito touch screen.

Do lançamento do Windows 2000 para o XP não mudou muita coisa. Quando lançaram os equipamentos com processadores mais rápidos (64 bits para cima), foi criado o Vista, com uma tecnologia totalmente diferente, que mudou todo o conceito de sistema operacional. A plataforma gráfica é espetacular, com muitos efeitos de visualização e opções de acesso, além de que o sistema foi desenvolvido para equipamentos top de linha.
 
Por esse motivo, a substituição do XP pelo Vista é um processo longo, mas para a Microsoft é muito interessante fazer com que as pessoas migrem para o novo sistema o quanto antes. Sem dúvidas, a aposentadoria do XP significa o fim de uma era de alegria para a Microsoft.

O XP foi um sistema operacional que deu certo, diferentemente dos anteriores que tinham vários bugs. Além disso, as pessoas se acostumaram a usar o XP. Tanto que o site Infoword fez um abaixo assinado para salvá-lo. Foram mais de 40 mil pessoas que assinaram o documento. Mas não há motivo para alarde.

É importante ressaltar que a Microsoft interrompeu a comercialização do XP, mas não parou totalmente. O que, de fato, a gigante da informática não faz mais é fornecer o XP para as grandes fabricantes de computador, que já vendiam as máquinas com o sistema embutido, mas quanto ao suporte, os usuários podem ficar tranqüilos, ele continuará até 2014.

No entanto, a grande tendência é que as empresas comecem a migrar para o Vista. Para isso, a principal dificuldade é que a maioria das máquinas não está com o equipamento preparado para receber o sistema. A alternativa que a Microsoft encontrou foi permitir o downgrade, ou seja, as pessoas vão comprar o Vista, e caso ele não rode ou apresente falhas na instalação, será possível reduzir a versão, voltando para o XP.

A questão não é a falta de alternativas para o XP, mas sim que a grande maioria das pessoas não conhece os recursos do Windows Vista. Hoje em dia, fazer a configuração de máquinas não é caro nem complicado. E existe uma série de medidas que podem ser tomadas para um melhor aproveitamento do sistema.

A melhor coisa para quem for instalar o sistema é baixar o Service Pack 1 (SP1), literalmente um pacote de correções. Com a instalação do SP1, muita coisa é corrigida e liberada do computador, principalmente os recursos não suportados pela máquina. Outra coisa que os usuários podem fazer é ajustar a grande quantidade de efeitos visuais do Vista. Ao descartar alguns desses recursos, o usuário libera a memória e assim o computador fica mais leve.

Esse ajuste pode ser feito pelo próprio usuário através do Painel de Controle, que possui um botão Ajustar Efeitos Visuais. Muitas pessoas acham complicado mexer no Vista, justamente por que é difícil chegar às configurações. Mas, uma vez nesse menu de efeitos visuais, existe uma ferramenta que chama Obter Melhor Desempenho. Ao clicar nesse aplicativo, toda a cara do Vista muda e fica parecendo o antigo Windows 98 e o computador fica bem leve e mais rápido.

Mas o Vista não é a única alternativa existente. Outra opção são os sistemas de códigos aberto, como o Linux. Nesse caso, existe a barreira de que muitos programas não são suportados por ele.  No entanto, para algumas empresas, a adoção do Linux já está se tornando uma solução, inclusive com algumas versões do sistema muito parecidas com o Windows.

Sem dúvidas, o Windows XP vai deixar saudades. Seu lançamento, em 2001, acabou com uma série de problemas das versões anteriores. Era um sistema fácil de usar e instalar, querido pela grande maioria dos usuários. O que as pessoas precisam entender é que o Vista representa avanço tecnológico para todo mundo e ninguém pode ficar para trás. [Webinsider]

.

<strong>Orácio Kuradomi</strong> é consultor de TI e criador do <strong><a href="http://www.uniconet.com.br" rel="externo">ÚnicoNet</a></strong>, sistema de controle e segurança de redes e consultor de TI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

26 respostas

  1. Boa Tarde. Olha eu já temtei por varias vezes usar um Linux já testei todas as distribuições mas não consegui me adpitar com nem uma.Hoje uso o Windows 7 64bits em casa, para mim ele tem se mostrado otimo,(Melhor que o velho XP que demora muito para carregar.)

  2. Olha, Linux é Otimo, Seguro, Estavel…e toda aquela coisa porem não é unico, como disso o Amogo acima, Microsoft é ganha da Grande Maioria, quem nunca nteve que dar suporte para Windows e Ganhar com isso, seja Usuario MAC ou Linux, a MS ta ai e nao vai sair tão cedo, se sair algum dia…
    Windows Vista é Lindo, Tem muita coisa do Linux e do MAC – Mas ainda assim em 3 anos no maximo vai estar nas maquinas de Todo mundo.

    Então ao Inves de Meter o Pau que tal se concentrar em resolver os problemas.

    Uso Vista – Uso o MAC e Uso Linux, qual o Melhor…depende muito da aplicação que sera realizada…todos sabemos disso.

    e se sair Windows 7 Touch, todos que trabalhamos com informatica teremos que aderir tb.

  3. Na minha humilde opinião, preferência não se discute, eu sou desenvolvedor e minha clientela utiliza OS da M$, portanto tenho que investir em experiências baseadas na tecnologia da M$ e justamente sanar estes problemas provém o meu ?ganha pão?, ora, se não existissem necessidades não se criariam soluções. Agora se o usuário Linux encontra todas as soluções para os seus respectivos problemas em uma distribuição ?open source?, parabéns, bom proveito. Agora se o cara quer sempre estar na crista da onda tecnológica e não quer meter a mão no bolso, espera aí meu amigo, onde estão esses gênios da computação que vivem de doações, eu não conheço nenhum.

  4. Pessoal, vamos ser objetivos, o Windows é melhor e é fácil de provar: 95% (ou mais) dos OSs instalados são alguma versão do Windows e ele ainda por cima é pago, ou ele é melhor ou 95% da população é louca e rasga dinheiro. Eu já testei, e pra mim o Linux não passa de um mito que meia dúzia de usuários fazem questão de ficar defendendo. A única coisa que eu concordo é que ele é mais pesado, mas eu tenho máquina boa, então, sem problemas.

  5. Foi-se o tempo em que os mercados de soft e de hardware viviam separados e felizes. Os namoros, acordos e casamentos das 2 indústrias é que geram sistemas operacionais monstros que têm como um de seus objetivos convencer cada um de nós que nossas máquinas estão ultrapassadas. Afinal, alguém tem que manter vivas a Intel, a AMD e suas irmãzinhas e priminhas.
    Todos têm razão quando elogiam o Windows 2000 e (que absurdo!) o sistema rodava bem até nos velhos 486s. Uma aberração!
    Trabalho diariamente com o XP e fui obrigado a engolir o Vista no meu notebook – o fabricante advertiu que qualquer downgrade invalidaria a garantia do equipamento.
    É isso: namoros, casamentos e uma prole de gremlins aterrorizando nossas vidas.

  6. TONY FERRAZ: Saudades do Windows 2000.
    Uni-vos, adoradores do Windows 2000 e protestai contra a má qualidade dos sistemas operacionais mais recentes da Microsoft. Percebei, irmãos, que o Windows Vista e o Windows 7 são uma afronta à nossa inteligência e à nossa paciência. Despertai, pois. para a nova era dos sistemas operacionais.

    Viajei… 😀

    E dizem por aí que o Windows 7 vai exigir o dobro de hardware do Windows Vista (ou seja, seu Core 2 Quad Q9660 vai virar um Pentium 100). Qual a lógica de se comprar uma máquina de última geração pra rodar um SISTEMA OPERACIONAL que consome todos os recursos da máquina, ao invés de fornecê-los para outros programas?

    Só espero que não surja mais um texto desses dizendo que o Windows 7 é uma inovação tecnológica.

  7. Pedro, não é bem por aí. Os sistemas em linux estão hoje claramente mais estáveis e rápidos, com interfaces cada vez mais intuitivas e atraentes. Não sou partidário de nada, mesmo porque, uso windows.

    Mas infelizmente nestes últimos anos o desempenho geral dos S.O.´s da Microsoft caiu muito, forçando máquinas potentes à rodarem como tartarugas, além de bug´s constantes.

    Saudades do windows 2000.

  8. O ponto ainda é a seguinte:

    NUNCA o Linux vai se tornar tão popular quanto ao windows, e se isso acontecer algum dia, as pessoas vão descobrir que ele não é tudo isso o que falam

  9. Realmente depois da aposentadória do XP, precisamos evoluir para um outro sistema, que diferente do Vista não obrigue ao usuário a ter maquinas mais robustas para rodar o sistema operacional, ou seja consumir boa parte da minha memória ram só para suporta o Vista.
    Minha evoluçao ja definir é o Ubuntu. eu vou defende-lo na minha empresa como sendo uma solução coorporativa.

  10. Apóio o comentário do Ricardo Sanba, uso Ubuntu Linux há quase 2 anos, nunca mais precisei formatar meu computador por erros no sistema ou vírus, apenas faço atualizações para novas versões. Viva o Linux !

  11. Também acho que o Linux já passou da hora de ser encarado como um sistema maduro, e não como uma opção a mais.
    Tenho o XP original no meu PC, que também tem o Ubuntu(com Windows virtualizado) e com toda certeza eu digo que esse XP vai ser o meu último. Não vou ficar gastando num sistema que consome os recursos do micro apenas para mostrar efeitos na tela.
    Quem nunca viu o Compiz Fusion do Linux rodando num celeron não sabe o que é sistema gráfico e não deve se meter a falar em Aero do WinVista. Vejam no Youtube e tirem suas conclusões.
    Quanto às novidades muitas vezes implementadas pela MS, concordo com o que os colegas já disseram. Não passam de cópia…

  12. Realmente o artigo foi um pouco infeliz…
    Hoje sem dúvida quem mais avança são os sistemas Linux, softwares Livres etc…
    A facilidade do uso, facilidade de instalação, suporte a diversos programas, segurança, estabilidade, são incomparaveis com sistemas e softwares da MS… drivers, sem falar na parte de hardware que hoje não temos mais problemas, o WinVis copiou vários pontos do Ubuntu, como nosso amigo disse ainda copiou errado! Sofro como o Anizio com softwares Adobe, porém o Google esta investindo em profissionais que tentam desenvolver a emulação do Photoshop no Linux… Hoje ela existe e funciona bem, porem consome muito recurso… Mas uma versão melhorada esta por vir já que temos Google por trás desta experiência. Já mudei a cabeça de muitos usuários leigos a usarem o Ubuntu, devido a não se preocupar com softwares piratas, vírus etc… Eles estão simplesmente adorando e não querem voltar para o Windows… em minha opinião, usuários leigos são mais fáceis de se adaptar ao Linux, pois para navegar e abrir um Doc, sem se preocupar com virus, ou que a maquina vai travar no meio do seu documento, para eles é maravilhoso, e o que eles comentam é a facilidade de obter codecs, ou softwares para executar arquivos com formatos diferenciados… No Win eles ficavam na mão e tinham que se virar… no Linux ele faz tudo por eles… Aconselho a todos que usam e gostam do Windows a fazer uma experiencia com o Linux, pelo menos a nível de curiosidade, assim ninguem irá executar um artigo como este (com todo respeito ao autor). Abraço a todos

  13. Ao autor,

    Windows Vista é avanço tecnológico? Um sistema que usa 8 GB de espaço em disco e 440 MB de memória para NADA não pode ser considerado, em hipótese alguma, avanço tecnológico. Compare isso com o MacOSX ou com o Linux — de onde, aliás, veio a plataforma gráfica do Vista. Falando em gráficos, os recursos gráficos do Linux exigem somente uma placa de vídeo com 64 MB de memória e um processador de 1 GHz (já vi gente rodando em menos que isso, mas não deve ficar muito bom). E isso com quase todos os efeitos habilitados. Compare isso com os requisitos do Aero.

    Tenha um pouco de dignidade e use um sistema operacional de verdade. Veja a independência entre subsistemas que só é possível num UNIX, isso é o que define a velocidade, a eficiência, e a estabilidade a eles atribuídas. Veja o Compiz Fusion, que faz o Windows Vista parecer ainda mais primitivo do que já é. Veja um gerenciador de pacotes avançado, que instala o programa que você quer e tudo mais que é necessário para que ele funcione. Veja o quanto um sistema OSX ou Linux ocupam, mesmo com tantos recursos (uns 4 GB, no máximo).

    Odiar Windows eu não odeio. Aprendi a dosar as minhas emoções e aplicar a elas uma boa dose de bom senso, que me permite dizer que a melhor versão do Windows, de verdade, foi o Windows 2000 — leve, pequeno é rápido. Isso sim era um sistema operacional. O Windows XP foi só um verniz vagabundo que passaram em cima para dizer que ele era novo.

    Lembremos que o núcleo dos Windows modernos veio do OS/2, na época em que a IBM e a Microsoft desenvolviam o sistema juntas. Sem a contribuição do OS/2, o Windows, provavelmente, seria pior do que é.

    E muita gente o estaria chamando de inovação tecnológica, sabe-se lá por quê.

    Eu já desisti de entender a cabeça desse povo.

  14. 80% dos profissionais que conheço falam supermal do Vista, e a não ser que o usuário tenha uma supermáquina – toneladas de RAM, tetra-dual-core etc. e tal – eu mesmo não recomendo.

    Sou designer gráfico, e por usar os programas padrões de mercado dessa área (leia-se Adobe) fico impedido de usar o Linux no meu cotidiano. Agora dá licença que vou trabalhar mais um pouquinho, e juntar $ pra comprar um Mac 😀

  15. Com todo respeito ao autor cheguei a pensar que este texto se tratava de um anúncio. Pois apenas um anúncio publicitário pra dizer que o W Vista trouxe inovação em alguma sentido. Foi um coltrol C, coltrol V muito mal feito. Quem usa Linux ou Mac OS solta risada com o Vista.

    Uso programas da Adobe e da Autodesk e preciso usar o windows até poder comprar meu Mac de uma vez por todas e não ouso migrar do Windows XP.

    Quem se preocupa realmente com desempenho sabe que o windows vista os tira em 30% no mímino em relação ao XP. E não para por ai, o já citado tratamento aos usuários é uma piada, o gerenciamento de hardware é tosco (basta testar instalando uma simples impressora) e ainda por cima é muito pesado mesmo sem os efeitos gráficos.

    EU QUERO MEU MAC!

  16. Ao Vinícius Serpa

    Existe uma grande confusão quando se fala sobre o Linux e se dia que ele é ou não é compatível com os programas para Windows.

    Verdade seja dita: Linux não roda (nativamente) programas compilados para Windows e vice-versa. Não tem desculpa. Não roda e ponto final. Você pode tentar usar o Wine (que *não é* um emulador) para rodar alguns programas compilados para Windows, mas as funções mais fancypants podem não funcionar mesmo. Da mesma forma que você pode usar o Cygwin (que *não é* um emulador) pra tentar rodar programas pra linux no Windows e os recursos fancypants não vão funconar também.

    Isso não significa que não seja possível trabalhar e produzir no Linux. O Linux conta com editores de texto, processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagens, softwares de análise de dados científicos, programas apra gerar gráfcos a partir de dados e fórmulas, de fato, milhares de ferramentas de produtividade para praticamente qualquer área de atuação profissional. Das atividades mais comuns, só falta mesmo um CAD decente e um programa que produza arquivos SWF decentes. Fora essas duas tarefas, não consigo imaginar nenhuma que não possa ser feita no linux com qualidade e eficiência iguais ou superiores às que se consegue com Windows e os programas feitos para ele, com a vantagem de ser de graça.

    Considerando que grande parte dos computadores corporativos rodam ferramentas de escritório ou o sistema da empresa, composto por programas feitos sob medida para as necessidades da companhia, nào há prejuízo algum ems e adotar estações de trabalho linux nesses ambientes. Com a economia de alguns milhares de reais. Basta que os programadores de sistemas corporativos percam o preconceito (parecido com o que se vê na matéria desta página) e a preguiça e façam seus programas rodarem em linux. O Banco do Brasil fez isso em suas agências e obteve sucesso.

  17. Na minha opiniao o Vista nao é todo esse fiasco dito , mas tambem nao é uma revoluçao tecnologica , Mas parece uma Atualizaçao Visual do Windows xp que sera dificil de ser Esquecido .
    O Vista como todos os Sistemas operacionais tem defeitos , porem todos com tempo serao resolvidos como A Microsoft fez todos esses anos , Em relaçao ao Linux , Mesmo sendo Sensasional ,dificilmente um dia tera Forças para Concorrer com o Windows e nao porque o Windows é melhor mais porque ja esta Na cultura das Pessoas a utilizaçao do Sistema Operacional da Microsot.

  18. Tem muitos programas que uso que só rodam no windows, como por exemplo os da Adobe. Dizem que se eu rodar um emulador do windows no Linux resolveria o problema, mas não testei até onde essa aderência vai. O fato é que instalar Linux pra usar windows dentro dele, então prefiro usar Windows de uma vez.

    Em uma das máquinas uso XP com Celeron e 512 MB RAM, o XP roda muito bem. Só ficava mais pesado quando abria um Netbeans. Agora coloquei 1GB RAM e o mesmo Celeron vai muito bem.

  19. Foi dito:
    O que as pessoas precisam entender é que o Vista representa avanço tecnológico para todo mundo e ninguém pode ficar para trás.

    Faltou acrescentar:
    Ou alguém aí ainda usa o Windows for Workgroups 3.11?

  20. Respeito a sua opinião, mas vi o lançamento de todos os windows desde o 3.11, e o XP, pra mim, foi o pior sistema operacional já fabricado em relação à estabilidade e consumo de processador/memória na história.

    Os melhores windows lançados, sem dúvida nenhuma, foram o 2000 e o 2003, que eram estáveis e não afanavam memória RAM de maneira absurda pra interfaces gráficas. No lançamento do XP, ele consumia METADE da memória RAM das máquinas top de linha somente pra interface gráfica.

    Estou usando um Dell duo core com windows XP neste momento no trabalho, e é impressionante o quão lerda está essa máquina em comparação à sua possibilidade de desempenho. Se estivesse um windows 2000 instalado aqui, ela estaria voando baixo.

  21. Eu ia escrever exatamente o que o Ricardo escreveu. Temos que acabar com esse preconceito com o Linux, pois hoje em dia já quase não há mais esse problema.

    E um dos motivos pelo qual as empresas estão migrando é a segurança que ele oferece em comparação aos sistemas da MS.

    Há alguns meses uso MacOs e dei adeus para sempre à família Windows e percebo que cada vez mais pessoas estão fazendo isso (e um dos fatores é o fiasco do Vista), não é a toa que o market share da MS está caindo.

  22. Engraçado o jeito que o autor dessa matéria diz que o Windows Vista é uma grande inovação tecnológica. O WinVis não tem absolutamente nada de novo, todos os recursos de segurança como o carregamento do núcleo aleatoriamente na memória ?presente apenas na versão de 64 bits? já existe faz tempo nos S.O´s baseando em UNIX como o Linux. Até as firulas visuais do Vista são baseadas ?pra não dizer copiadas? do MAC OS, já a barra lateral que muita gente anda dizendo que é uma grande inovação, também já existia no Linux.
    Um dos motivos dos usuários não gostarem do Vista é o Controle de Contas de Usuários ?UAC? que fica dando aquelas mensagens chatas pra qualquer coisinha que vai se fazer no computador. Engraçado que a microsoft tenta copiar, mais nem sabe copiar direito, no Linux somente quando vai se mexer nas configurações do sistema é que o mesmo pede a senha do root ?Administrador?, e funções simples como alterar o papel de parede do Desktop ou iniciar um simples editor de texto o S.O não pede senha ou confirmação.
    Outra coisa engraçada é todo mundo falando que a m$ pisou na bola com o Windows Vista. Alguém lembra da primeira versão do Windows 98? Era pra se chamar Windows 97, mais atrasou, quando o sistema saiu era muito instável e tinha tantos bugs que a microsoft foi obrigada a lançar o Windows 98 Segunda Edição em 1999. Depois ainda não sei porque lançou o famigerado Windows Me em 2000 que além de instável era pesado. Nessa época muita gente já tava usando o Windows 2000 ?NT 5.0? que é estável e mais seguro. Na mesma época que o Linux começou a ganhar força por sua estabilidade, então a m$ temendo perde mercado resolveu colocar alguns recursos a mais no Windows NT 5 ?2000? e também fazer uma leve maquiagem e lançou o Windows XP ?Windows NT 5.1? enterrando de vez a linha do Windows 9X que precisava do velho MS-DOS pra rodando por baixo pra funcionar.
    Na minha a única inovação da microsoft foi a barra de tarefas com o menu Iniciar na época do Windows 95.

  23. Com todo o respeito ao Autor, ele não sabe o que fala quando trata do Vista. Trata-se de um sistema cheio de falhas. Mesmo após anos de desenvolvimento o sistema foi entregue sem estar pronto. Com exceção da parte da gráfica, o sistema parace mais um retrocesso do que um avanço.

  24. Avanço tecnológico mesmo é o Linux. É um extremo preconceito dizer que Outra opção são os sistemas de códigos aberto, como o Linux. Nesse caso, existe a barreira de que muitos programas não são suportados por ele..

    Hoje o Linux suporta a maioria absoluta dos programas e funcionalidades que os usuários comuns necessitam, e é claramente mais fácil e simples de instalar do que qualquer versão do Windows.

    Experimente ir no site http://ubuntu.com/ e faça download ou peça gratuitamente um CD, e instale em seu computador. Eu fiz isso e já não preciso mais do Windows para nada, sem gastar um centavo e sem ser um pirata digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *