O Google AdPlanner com os dados do Brasil

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O Google AdPlanner apresenta hoje 244 ?site names? no Brasil em uma audiência definida de 44 milhões de usuários e 33 bilhões de page views. Analisando os dados do nosso mercado, vemos que o serviço tem muito a ser melhorado e seria ótimo que o Google trabalhasse muito neste sentido, já que o mercado necessita de uma ferramenta que auxilie os planejadores no seu dia a dia.

Se você for analisar informações de seu site em relação à concorrência, isto é possível já que todos estão no mesmo patamar em relação ao viés da ferramenta. Mas para o uso em planejamento de mídia o serviço precisa melhorar bastante antes de ser lançado no mercado nacional.

As informações apresentadas pelo relatório são as mesmas apresentadas no mercado americano, como:

  • Category. Categoria que une sites com o mesmo tema. É determinada através de um sistema automatizado e recebe um adendo do Google informando que sites muito complexos podem ter variações de categoria.
  • CompIndex. Concentração da audiência escolhida pelo planejador ao montar o plano de mídia.
  • Unique Visitor. Número estimado de visitantes.
  • Country Reach. Percentual em relação ao total de pessoas que acessam o site em relação ao seu país de origem.
  • Page Views. Quantidade de páginas acessadas pelos visitantes no site

Para os sites pertencentes ao Google Content Network ainda temos:

  • Formats. Formatos de peças aceitas pelo site: text ad; tamanhos das imagens aceitas e tamanho dos gadgets aceitos.
  • Imp/Day. Quantidade de peças impressas por dia.

O serviço não permite que se defina o período a ser pesquisado e nem informa qual o período analisado, imagino que seja o do mês anterior.

Ao definir quais os sites que farão parte do plano de mídia, o serviço fornece um resumo do que estamos escolhendo para facilitar o trabalho do planejador:

ad_planner_003.jpg

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Pelo que pudemos analisar do serviço temos alguns itens que devem ser levados em conta, como a impossibilidade da escolha de sub-canais, o pequeno grupo de sites que são apresentados, a validade das informações de unique visitor e page views e, finalmente, a categorização automática dos sites.

Categorias

A quantidade de categorias vai complicar e muito na análise de sites concorrente, mas o grande problema é a categorização automática.

Abaixo a lista que preparei dos sites que têm como tema educação. O site da Federal do Paraná foi categorizado como ?Musical Instruments? e a Universidade de Brasília como ?International Relations?:

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Quando montamos o Ibope Net//Ratings no Brasil, tínhamos uma pessoa com a função de categorizar sites e banners e mesmo assim havia dúvidas dos clientes sobre porque colocamos determinado site em uma categoria e não na outra. Ainda assim, acredito que o Google vai acabar criando a função de ?categorizador? por país.

Demografia

A parte da demografia é outro ponto ainda não trabalhado para o mercado nacional. O Google informa que os dados demográficos só valem para o Estados Unidos. Ai surgem dúvidas de como foram conseguidos estes dados, já que o AdPlanner nos permite escolher entre sexo, idade, educação e renda familiar:

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A relação de sites abaixo foi realizada escolhendo o sexo masculino como demográfico em relação a todos os sites no Brasil:

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Comportamento online

Esta opção permite que você selecione um ou mais sites e compare a visitação deste com os demais sites do serviço – é mais ou menos quem tem o público que visita o meu site.

Existe uma pegadinha: se você escolher mais de um site para a análise, você pode especificar se você quer ?Any site below?, ou seja, quais os outros sites que o público que está em qualquer um dos sites escolhidos visita.

Ou ?All sites below? – neste caso eu quero saber quais os sites que também são visitados e que pertencem ao sites que eu escolhi. Pelos testes que fiz, a princípio me pareceu confiável dentro dos dados apresentados pelo serviço.

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No caso acima, o site que tem a melhor relação de visitantes com o site da Abril.com.br é o próprio site da Abril, logicamente. Na relação abaixo não estão todos os sites apresentados:

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Unique visitors

Como comentei no artigo anterior, ainda não sabemos de onde vêm os números de ?unique visitors? e ?page views?, além de não termos o período medido.

Outras dúvidas me surgiram:

O serviço se baseia no número total de pessoas que têm acesso no Brasil. De onde veio este número? Estimativa Google? De outro instituto de pesquisa? O Ibope GNETT apresentou o número de 40 milhões de usuários no país.

Quando analisava os números do NetRatings, havia uma diferença entre os usuários totais e os ativos. Ou seja, nem todos as pessoas acessam a internet em um determinado período de tempo. O serviço leva em consideração os ativos ou somente o total? Parece-me que somente o total.

De qualquer maneira, peguei os dados dos relatórios que os principais portais preparam para os planejadores com base no Ibope NetRatings e comparei, até onde dá para comparar com os 15 maiores sites listados por ?unique visitor? no AdPlanner.

  • O Yahoo se coloca em seus dados de planejamento como o segundo portal em penetração no país e está em 14º colocação no AdPlanner.
  • O UOL, apesar dos dados de índice do site estar com os dados do NetRatings de Out/2006, acredito que ainda seja o primeiro do ranking, o que bate com os dados do AdPlanner.
  • O Terra não apresenta sua colocação de ranking em comparação com os demais portais, mas apresenta um numero de visitantes 60% maior do que o apresentado no serviço.

Por isso que o cuidado em relação de onde estes números estão vindo e a consistência estatística deles deve ser redobrada.

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Web site profile

Para que você conheça melhor cada site, o serviço oferece um perfil específico de cada site como um sumário, o histórico de visitantes dos últimos 12 meses (Google Trends Website? Provavelmente), demográfico (ainda só para os Estados Unidos), sites que os visitantes do UOL também visitam e principais keywords em uma única tela.

ad_planner_010.jpg

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Um longo caminho

O Google tem ainda um bom caminho para explicar os dados apresentados, categorizar melhor os sites e incluir novas facilidades para convencer o público de planejadores a usar o serviço no seu dia a dia. [Webinsider]

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Ruy Carneiro (ruy.carneiro@waconsulting.com.br) é sócio da WA Consulting, consultoria em web analytics e análise de métricas, e diretor do comitê de Web Analytics da IAB Brasil.

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3 respostas

  1. Luciana,
    como eles vão atualizar os dados para o Brasil ainda é um grande dúvida. Um cliente já me avisou que os dados do site dele, reportado na ferramenta, são compatíveis com os dados que eles tinham há 3 anos e que já teve agência que foi questioná-lo sobre isso.

  2. Pois é, também brinquei com a ferramenta e fiquei só com água na boca já que os dados demográficos (o que eu achava mais interessante) ainda não funciona no Brasil.

    Fica a dúvida de como eles vão levantar esses dados para o Brasil. Como vão padronizar isso?

  3. Concordo com análise. E para um planejador de mídia, quando ele percebe que não tem target, ele para por alí mesmo e fecha. Audiência e perfil pega no Ibope ou em dados dos sites. Então ainda tem muito a ser feito.

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