Geeks SA: convivendo com talentosos esquisitos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Para fins de semântica, vamos diferenciar um nerd de um geek. Existem teorias que dizem que nerd e geek são a mesma coisa, a única diferença é que os geeks conseguem namoradas.

Prefiro um exemplo mais ilustrativo: digamos que o Bill Gates seja um nerd, já o Steve Jobs, esse seria um bom exemplo de geek. Entendeu?

A exemplo destes dois gigantes da indústria é importante dizer que os Estados Unidos estão cheios de geeks e nerds de sucesso. Lá, costuma-se dizer para tomar cuidado em como você trata um nerd na escola, porque um dia poderá trabalhar para ele. Apesar de bastante estereotipados, geeks fazem grande sucesso por lá. Apple, Microsoft, Google, Amazon.com, Yahoo, HP, todas são empresas de geeks (ou nerds, no caso da Microsoft 😉 )

Já no Brasil, não temos tradição de valorizar nossos nerds. Não temos um histórico repleto de nerds de sucesso. Isso se traduz no baixo número de patentes registradas, no número restrito de exportações de produtos e serviços com alto valor agregado e na sempre difícil tarefa de equilibrar a balança comercial.

Podemos acusar o parco incentivo à pesquisa aplicada, as limitações do nosso sistema educacional, ao velho hábito brasileiro de valorizar mais aquilo que vem de fora, a imagem glamourizada de quem se dá bem por esperteza, na base do jeitinho, em detrimento àqueles que focam na inteligência e no trabalho, ou tudo isso junto. Mas, uma coisa é certa: nos faltam nerds.

Trabalhei com comunicação em diversas áreas: design, propaganda, tive uma produtora de vídeo, fui sócio de uma grande agência digital. Como acontece em todo lugar, em todas elas tínhamos geeks. Em umas mais, em outras menos. Mas eu nunca havia trabalhado numa empresa inteira de geeks como a que trabalho hoje. Aliás, quase inteira, já que a tia do café talvez se escape.
E o que é que muda numa empresa de geeks?

No fundo pouca coisa, ou muita, depende do quão habituado você é. Como o número de geeks não pára de crescer e com eles os ambientes de trabalho geek, listei algumas características de uma empresa assim, que podem servir de guia para os menos avisados:

  • Senso de humor. É bom você prestar atenção às piadinhas que conta no trabalho. Nerds e geeks têm um senso de humor apurado e sofisticado. Se bem que nem sempre alinhado ao statu quo vigente. Prepare-se para rir sozinho quando ninguém achar graça de suas anedotas. Ou então fazer cara de conteúdo enquanto os outros gargalham ao som de um colega imitando o ?Jaba the Hutt?.
  • Dress code. Diga adeus ao terno e gravata. Não é que a gente use camisa pra dentro da calça e abotoada até o colarinho, régua, caneta, lapiseira no bolso e óculos quadradão preto. É que o pessoal não encontrou nenhuma gravata que combinasse com camisetas do Star Wars.
  • Auto motivação. Geeks são, em geral, apaixonados pelo que fazem. Aliás, estas paixões que, por vezes, viram obsessão, são exatamente o que os definem. Se os projetos em que trabalham forem interessantes, e aqui sempre são, às vezes você terá de ligar de madrugada e lembrá-los de irem embora para casa.
  • Q.I. Você vai estar rodeado de gente mais inteligente que você. Mas não se incomode, porque isso é ótimo. Não existe nada mais estimulante que poder interagir com pessoas assim. Nas discussões, pode ser que você não faça a mínima idéia do que eles estão dizendo, mas que dá gosto olhar para o brilho nos olhos, isso dá.
  • Índice de atenção. Essas pessoas se aborrecem muito rápido. Todo o processo entre a faísca da curiosidade, a busca pela informação, a assimilação, o domínio e o aborrecimento acontece muito mais rapidamente com geeks. Por isso é importante ter um fluxo constante de desafios e novidades.
  • Equipes jovens. Abandone seus preconceitos sobre idade. Numa empresa de geeks talvez seu colega, ou o seu chefe, tenha a metade da sua idade. Se você é que for o chefe, pode ser que tenha de negociar o salário de alguns funcionários com seus pais. E esteja certo de que eles ganharão bem mais do que você no início de sua carreira.
  • Desprezo pela autoridade. Nerds são rebeldes. Barreiras e limites são apenas sinais de obstáculos a serem superados. Numa empresa de geeks, dê espaço e defina em grupo os objetivos. Fique tranqüilo que dando liberdade eles encontrarão o melhor caminho.
  • Questionamento. Geeks são pessoas muito inteligentes que não se satisfazem com respostas simples. Sabe aquelas crianças na fase do ?por quê??. Talvez as crianças nasçam todas geeks. Esteja preparado e disposto a melhorar suas respostas.
  • Lazer. É muito estereotipada a visão de que geeks são pessoas alheias à sociedade e com dificuldades de relacionamento interpessoal. É claro que o pessoal aqui também joga uma bola, curte uma praia e um choppinho. Mas não existem muitos outros ambientes onde você conviva com grupos de colegas combinando construírem robôs no final de semana.

Fora isso e o fato de que empresas de geeks têm um potencial de crescimento maior do que a média, você não notará muito mais diferenças. Estou certo de que temos um longo caminho pela frente, mas veremos cada dia mais empresas de geeks por aqui e isso só fará bem ao nosso país. [Webinsider]

.

<strong>Leonardo Dias</strong> (leonardo@edgy.com.br) é diretor da <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Edgy</a></strong> e mantém o blog <strong><a href="http://www.edgy.com.br/" rel="externo">Over the Edgy</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

22 respostas

  1. Essa espécie de vingancinha que vocês querem esfregar na cara de quem humilhou vocês no primário, pois agora estão ganhando mais que a gente, é ridícula e sem importancia.. Deprimente esse texto, desde o conteúdo até o estilo narrativo. Perdi 10 minutos de vida lendo esse lixo.

  2. Nerds são pessoas dotadas de um interesse e conhecimento específico, geralmente nas áres das ciências exatas. Programadores de computadores são a maioria entre eles.

    Geeks são pessoas que entendem de tecnologia, mas não necessariamente são programadores. Geralmente estão antenados com as últimas tecnologias, e conhecem a maioria das siglas da área de TI.

  3. Ow,adorei o post,tbm achava q nerds e geeks eram td igual, mas hj vejo a diferença. Concordo com o carinha lá de cima de disse q nerds são geeks q não queria ser rotulados de nerds. haha
    Comentando sobre o assunto abordado de que faltam nerds e geeks no Brasil, acho q não! faltam sim oportunidades e empregos pra muita gente boa.
    ^^
    BjOs!

  4. (…)a única diferença é que os geeks conseguem namoradas.

    No meu caso, diria que não só uma, mas todas! =)

    De qualquer modo, o texto descreve bem o perfil deste que vos escreve. Só faltou incluir a utilização recorrente de enteógenos!!

    Antes de encontrar a Informática eu era apenas um rebelde. Trabalhando na área e ganhando muito bem para um yuppie em seus mid-twenties, não tenho nada a reclamar: a Tecnologia da Informação permitiu evoluir da rebeldia simplória para a elegante excentricidade.

    Abraços a todos do WebInsider.

  5. Muito bom, mas acredito que não só de Star Wars vive um Nerd/Geek, afinal a Verdade está lá fora, apesar de que o mais clássico seja esse mesmo.

  6. Infelizmente ninguém é exatamente igual a outra, são as diferenças que fazem o mundo que vivemos, e explicar essas diferenças é uma tarefa um tanto complexa, não acredito que a matéria acima seja exatamente a explicação de muitas das atitudes dos profissionais de que estão sendo rotulados de Geeks, as pessoas tem a necessidade de rotular algo que não conseguem definir, só para enfraquecer o intelecto daquilo que é desconhecido.

    Isso acontece sempre na nossa sociedade, assim como os negros, são negros pq são pretos horas, é tão óbvio, mas qual é explicação cientifica para um negro ser preto e não azul? Isso a maioria da pessoas não procuram saber.

    Então é facil falar: é Geek.

  7. Fico feliz em ver que a cada dia mais artigos como esses estão sendo divulgados na grande mídia. compartilho o sentimento do autor, quando diz que não temos tradição de valorizar nossos nerds. isso é um fato que deveria ser observado melhor. Sempre fui um nerd, e agora me acho mais parecido com um geek, e essa mudança se deve ao meu esforço em lugar contra a forte falta de compreensão sobre o nosso estilo de vida, nas empresas, e em casa. acho que uma boa pauta para uma nova matéria seria falar como tratar o nerd/geek que você, pai, mãe ou filho tem em casa.

    está de parabéns, Leonardo. caso os caros leitores queiram ler mais à respeito do assunto sugiro os seguintes textos de Flávia Jobs:

    http://www.flaviajobs.com.br/post.php?id=30

    http://www.flaviajobs.com.br/post.php?id=31

    fiquem com Deus!

  8. Fico impressionado como vez ou outra aparece um texto tão vazio aqui no Webinsider. Não o considero rídiculo. Mas não acrescenta nada a ninguém. Concordo que a mensagem está clara: empresas, prestem atenção a um Geek. Mas nem de longe o título ou o texto despertam a curiosidade dos chefões.

  9. Inútil este artigo cujo autor trabalha para reforçar os estereótipos, faz algumas piadinhas sutis pra só ele e quem o conhece ao lê-lo, entenda.

    Em muitos parágrafos passa a ser tão genérico esse enfoque caricaturizado (que aliás, tenta tirar uma caricatura pra criar outra) que podemos colocar qualquer tipo profissional substituindo pelos termos geeks ou nerds que se encaixa de todo jeito.

  10. Excelente post. Me identifiquei com mtas coisas, principalmente sobre o lembra-los de ir para casa.
    Varias vezes ja fikei sem almoçar, sem jantar e sem dormir , programando… e estudando coisas novas.

    Sou geek mermo, com orgulho. Com orgulho pois qto mais eu estudo, mais leio sobre tecnologia, mais treino nas minhas IDEs de programacao, mais dinheiro eu ganho hahaah e mto mais q a média da populacao nao-geek.

    Vale lembrar q odeio fazer social e media, porem , gosto mto de festas, tenho tatuagem, e fui qualificado como antisocial pela RH da minha empresa (q era minha tia, inclusive…)! Pedi demissao, montei minha empresa e to mais geek ainda!!! code code code!! ahahah

    Agora q sou um geek rebelde.

  11. Galera, muito bom mesmo o post.

    Índice de atenção. Essas pessoas se aborrecem muito rápido. Todo o processo entre a faísca da curiosidade, a busca pela informação, a assimilação, o domínio e o aborrecimento acontece muito mais rapidamente com geeks. Por isso é importante ter um fluxo constante de desafios e novidades.

    Comentário simplesmente perfeito!

    No meu blog eu escrevi alguns dias exatamente sobre minha frustração na antiga empresa, que acabei preferindo largar o Canad­á para voltar ao Brasil.

    Irei escrever também sobre uma experiencia que tive no Google e como eles sabem tratar bem os geeks. Diferente de 90%(chutando) do resto!

  12. AHAH! Fantastico esse post! só não da pra esperar que o pessoal não geek ache graça =P

    Pra quem não entendeu a brincadeira no artigo, a mensagem que fica é pra prestarem mais atenção nos geeks (empresas de tecnologia em geral já o fazem) porque são grupos que fazem a diferença no dia a dia de qualquer organização, em razão de características como capacidade de criação e de se manterem sempre atualizados.

    muito legal o artigo parabéns

  13. Muito legal o seu comentario , muito interessante percebi coisas sobre estes geeks que nao percebia.

    Agora eu pergunto porque depois que a gente coloca na net uma coisa boa e bem explicada sempre aparece um didota em baixo falando que e inutil ?

  14. uma das questões colocadas – por que não temos mais geeks/nerds trampando – podem ser respondidas pelas imbecis das psicologas de rh, que teimam em separar as pessoas em vidrinhos rotulados como normais, adequados, inadequados, inserviveis; um geek/nerd NÃO PODE ser avaliado pelos padrões normais – ou é considerado normal um cara estar tão comprometido com o trampo que esquece de almoçar/jantar/ir pra casa?

    os profissionais voltados para a área de tecnologia deveriam ser avaliados de modo diferente. Apenas porque são diferentes 🙂

    falo TAMBÉM em causa própria porque eu NÃO CONSIGO qualquer colocação quando tenho que conversar com as bêstas das psicologas de RH.. mas vou muito bem quando a avaliação é apenas técnica.

  15. Eu gostei muito, até vou reproduzir este texto num informativo que tenho. Ficou bem claro a diferença, os que não entenderam, é que são pertencentes aquele grupo dos comuns, tudo igual, todos os dias as mesmas coisas. Abraços.

  16. Muito interessante à matéria sobre Geeks e Nerds Leonardo! Obviamente muito instigante para pessoas que gostam de discutir assuntos, (tanto Nerds, quanto Geeks) mas acredito que a divisão Geek e Nerd tenha sido criado por pessoas que não se sentiam Nerds, ou não queria ser rotuladas assim, mas gostariam de ser. Acho que o cara com este perfil descrito a cima, principalmente montador de robôs de fim de semana, é Nerd! Aliás, alguém se chama de GEEK? Acho q essa expressão só soa bem em séries de TV. 😛
    Vide The Beauty and the Geek, seriado da warner Americana. Definitivamente aqueles caras não são como o Jobs.

    []s Chips

  17. Não achei inútil, muito menos ridículo.

    Talvez tivesse até ficado aparentemente mais sério se tivesse desenvolvido melhor no foco do por que não temos muitos nerds no Brasil (aliás, sou fascinada por essa discussão), mas ainda assim achei o texto bom.

    Depois de me apaixonar por um nerd um pouco diferente (talvez um geek, já que estamos namorando, haha!), resolvi desenvolver minha pequena porção nerd e abraçar de vez esse estilo de vida tão rico e fascinante.

    Que a força esteja com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *