Como construir uma base para e-mail marketing

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Nas campanhas de e-mail marketing de sucesso, talvez uma única informação seja comum a todos: os resultados foram obtidos através de uma relação de confiança entre as empresas e seu público-alvo.

O e-mail marketing parte do principio de boas práticas do marketing de permissão, onde a lei número um é a opção do usuário por iniciar um relacionamento com sua empresa, o chamado opt-in. Ou seja: “conseguir” a autorização dos usuários para receber seus boletins por e-mail é a tarefa inicial e talvez a mais difícil em uma relação que está se iniciando.

É como conseguir o telefone daquela garota que você sempre pensou em conquistar. A partir deste passo inicial, os resultados dependem apenas de seu desempenho.

Ter um site ou um hotsite é um ótimo ponto de partida para novas conquistas. Quase todas as empresas que praticam e-mail marketing têm um formulário inicial para cadastro em sua home page. Ofereça diferentes formas para cadastro em seu site (através de um formulário de contato, de um formulário exclusivo para newsletter etc.) e deixe claro como usará a comunicação.

Mantenha um link de fácil acesso em todas suas páginas e colete apenas informações que serão utilizadas no processo de segmentação. É importante comunicar a freqüência com que as mensagens serão enviadas e descrever resumidamente o conteúdo. Não deixe as caixas de opção para recebimento de e-mails pré-selecionadas; deixe sempre o usuário fazer sua
escolha.

Neste momento todos os esforços para angariar cadastrados no mundo físico e no mundo digital são válidos. Além de explorar bem seu site, disponibilize recursos do tipo ?enviar para um amigo? em seus e-mails, ofereça benefícios para quem se cadastra (um brinde ou desconto, um testdrive de seu serviço, acesso a conteúdo exclusivo, etc).

Peça para sua equipe de callcenter e suporte solicitar autorização para o envio de mensagens a cada contato de clientes e colete e-mails dos participantes em feiras e eventos (faça follow-up por e-mail agradecendo o cadastramento).

Através de sua equipe de negócios contate seus clientes e ex-clientes e solicite autorização para adicioná-los. Promova seu boletim em páginas de conteúdo próprio e de parceiros. Sempre que escrever um artigo, convide o leitor a se cadastrar. Divulgue seu e-mail e formulário de cadastro em todo lugar possível, como nas caixas de produtos, em banners e pesquisas.

Construir sua própria base de contatos é a melhor forma de conseguir resultados. Lembre-se que estamos falando do relacionamento que deve ser conquistado com confiança e respeito. E isso não se vende em qualquer esquina. [Webinsider]

.

<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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