Seu banana, seu blogueiro!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Numa das últimas edições da revista Veja (data de capa – 16 de julho de 2008), o escritor Diogo Mainardi, na sua coluna “Nassif, o banana”, ofende, com ironia, um de seus desafetos, o jornalista Luis Nassif, chamando-o de ?blogueiro?. Diz ainda, que Nassif se ?refugiou? (sic) na internet onde seu passado era desconhecido e onde faz um blog no iG para meia-dúzia (sic) de leitores.

Lógico que isso tudo misturado com outros adjetivos e denúncias que mostram a ira do Mainardi contra o Nassif, na sua opinião um achacador, um inepto, um banana.

Não tenho uma opinião totalmente formada sobre nenhum dos dois, mas simplesmente não gosto do tipo de jornalismo que faz o Diogo e do seu egocentrismo. Na verdade acho ele um chato. Mas o que me assustou mesmo na coluna citada é que para ele (ou para o seu ego), blogueiro é diminutivo de jornalista.

Afirmo, caro Diogo Mainardi e outros ilustres formadores de opinião da grande imprensa, blogueiro só é ?jornalistazinho? na tua opiniãozinha!

Se, por um acaso, existem jornalistas blogueiros, ótimo! Também existem designers blogueiros, publicitários blogueiros, engenheiros blogueiros, donas de casa blogueiras e até vovozinhas blogueiras.

A democratização dos ambientes de informação, representada especialmente pela web, permite hoje que qualquer pessoa possa participar, emitir opinião, publicar e gerar todo o tipo de conteúdo. As pessoas agora podem ser protagonistas e não mais aceitar silenciosamente a opinião de meia-dúzia (essa meia-dúzia é verdadeira) de iluminados que escrevem nos grandes veículos da mídia impressa.

Os blogs são apenas a principal ferramenta colaborativa desse enorme fenômeno. Os blogueiros são aqueles que se utilizam dessa ferramenta.

Os blogs são, de fato, a cauda longa da indústria de informação. Vivemos hoje a expectativa de acessar informação de graça, com credibilidade, sobre todos os assuntos e a qualquer momento. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a circulação dos jornais e periódicos segue em queda livre, os blogs se apresentam como a alternativa real para os novos modelos de comunicação.

Mesmo na nossa internet ainda tupiniquim, a blogosfera cresce em relevância e detém audiência qualificadérrima, forma opinião e já é mídia com várias redes de blogs formadas. As marcas mais antenadas do Brasil já produzem campanhas que provavelmente considerem a revista Veja, mas também possuem uma estratégia de mídia e conteúdo para a blogosfera.

Incrível que o informado escritor e articulista Diogo Mainardi repita por ignorância o mesmo erro histórico da cadeia de televisão CBS e seu programa 60 minutos, que, nos Estados Unidos, em 2004, patrulhavam os ?weblogs? e se referiam pejorativamente aos responsáveis como ?jornalistas de pijama?.

O final dessa história muita gente conhece, venceram os blogueiros, que, por meio de uma rede colaborativa de informações, provaram em poucas horas a falsidade dos documentos sobre o serviço militar do presidente George W. Bush (candidato à reeleição à época) apresentados pela CBS num programa de setembro daquele ano e abalaram a credibilidade da grande rede americana de TV.

Se o Diogo quiser patrulhar o presidente Lula e seus companheiros, outros políticos, empresários corruptos e alguns jornalistas, ok. Mas deixa a blogosfera fora dessa.

Blogs, Diogo Mainardi, você ainda vai ter um!

.

Cesar Paz (cesar@ag2.com.br) é Board President na AG2 Nurun.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

22 respostas

  1. Cesar,

    Acho engraçado ler os comentários e ver como cada pessoa tem sua inclinação ideológica e politíca.

    Eu tento não ter, mas tenho essa inclinação que atrapalha o meu juízo. Não gosto do Nassif.
    Porém, sobre o caso Nassif x Mainardi não há meninos, apenas lobos(parafraseando você em outro artigo).

    O xingamento e o menosprezo foi uma provocação, pois o comum é querer sair da blogosfera e ir para a midia antiga e tradicional e o Mainardi jogou o Nassif alguns degraus abaixo e apesar das inclinações ideológicas, não há como não concordar que a carreira do Nassif sofreu um retrocesso e sua imagem foi atingida, ninguém quis contrata-lo e um blog no IG(chapa branca com o governo) foi a saída.

    E até agora não conseguiram queimar ou atingir o Mainardi, ele serve para ser o cão de alguém, pois ladra na direção do interesse de seus donos.

  2. É visivel neste espaço o quanto ainda existe preconceito quanto atividade de blogueiro, ainda mais quando se é jornalista. Não vou entrar na discussão de Diogo Mainardi e Nassif. A coisa é outra e niguém tem coragem de falar. Estou cansado de ver jornalistas blogueiros famosos, abrigados em grandes portais, que fazem um clipping nos seus posts. Uma hora ou outra, postam alguma opinião ou notícia relevante, mas a maior parte do volume dos posts são de clipping, seja da URL de notícias dos grandes portais ou control + C/control + v.

    A blogsfera da qual faço parte há 1 ANO luta por conteúdo original e por formação de opinião de qualidade, longe do senso comum e do achismo. Claro que ainda existem blogs assim, não estou doido. Mas, a audiência desses jornalistas blogueiros famosos (não todos!) está simplesmente por eles já serem reconhecidos há mais tempo e estarem abrigados em grandes portais.

    Depois de tudo que li até agora neste site vejo o quanto a blogsfera percisa ser melhor explorada e divulgada.

    Abraço,

    ———————————–
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

  3. Veja essa matéria no blog Imprensa Marron…
    E veja o quanto o Diogro é aloprado!

    http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2008/02/12/processo_contra_luis_nassif_medida_corre/

    Comentário de: Flávio Rocha

    Diogo Mainardi tem textos muito coerentes também. Vejamos primeiro este: ?Estou acostumado a lidar com xingamentos. Fazem parte do trabalho. Compreendo até que ofendam meus filhos. Tanto um quanto o outro. Considero a ofensa pessoal um instrumento retórico legítimo. Não me queixo. Não me escandalizo. Não processo. Quem processa é Mino Carta, que corre para seu advogado choramingando toda vez que recebe um juízo depreciativo?. 22/11/2006

  4. Cesar, mexer com Diogro Mainardi é complicado! A verdade é que Diogro só sabe fazer isso! Falar mal do Governo Lula e do Brasil. Fazer fofoca. Entre no site do Manhattan Connection e veja a apresentação dos participantes, verá que todos possuem um excelente curriculum… menos Diogro! O curriculo do Diogro se resume ao jornalista que mais recebe e-mails da revista Veja. Isso é ridículo! Alias, qualquer coisa que venha da Veja é ridiculo! Diogro ficou famoso por falar mal de Lula, do PT e seus simpatizantes. Sua celebre frase Jornalista não processa Jornalista foi por ralo a baixo quando ele mexeu com o Luis Nassif! O Nassif deixou o Diogro tão tontinho (mais do que já é!) e ele quebrou sua máxima e processou o Nassif! Por aí da pra ver que o cara não é confiável.
    Nassif tem bala na agulha, essa novela está apenas no começo!
    AH!!! Depois da porrada que o Nassif deu nele… o bicho ficou quietinho!!!
    A popularidade de Lula só aumenta, e Diogro fica sem saber o que dizer, o que falar.
    Não tem oque falar do governo Lula, inflação em baixa, crescimento economico, prosperidade para o Brasil! E Diogro rosnando de raiva!!! rsrsrsrsr
    Pobre Diogro… é digno de pena!

  5. Blogzinho do Nassif é o melhor segundo iBest em sua categoria. Mainardi é sim agente de Daniel Dantas e está à seu serviço. Dantas usou reportagem de Mainardi na CPI pra justificar perseguição. Mainardi é recordista de pagamentos de ações por danos morais no brasil e a Veja reservou esse ano $50 milhoes pra ações desse tipo. Em 2009 serão 150 milhoes. A Veja nas faculdades de jornalismo já é classificada como exemplo de anti-jornalismo, apice da desinformação e de injurias. Mainardi é sem dúvida o maior jornalista nessa categoria.

  6. Na moral…

    Cesar, ler a Veja e postar um artigo destes é só pra ter Ibope, né não?

    O lance do blog foi desculpa, né?

    Revista Veja? Ibope na web? Pô, pensei que teu intelecto fosse maior que isso…

    Quanto aos 2 que você citou aí… Não fedem, nem cheiram, são só mais duas pessoas num país com mais de 180 milhões de habitantes.

  7. O tal mainardi representa a escória do jornalismo brasileiro a mando daqueles que todos veem publicados por ai nas paradas de sucesso da PF.
    Ele quis, sim, menosprezar a blogosfera. Se sair da veja fica sem emprego e terá de se virar num blog para manter sua platéia > e seu bolso.

  8. Esse sujeito é companheiro do Daniel Dantas. O que dizer de uma peça rara como essa. É quase como uma aberração que cresce no jornalismo brasileiro.

    Só que é o seguinte, não culpem os jornalistas de meia tigela de darem suas péssimas desinformações. Nem citem o nome deles para não dar ibope. Culpem quem dá voz a esses cupinchas dos poderosos. Parem de comprar revistas de conteúdo duvidoso como a Veja.

  9. @João Torres
    Você tem toda a razão principalmente na parte: ?Existem os que pensam e existem o que escrevem tudo que vêm à cabeça?.

    Porém o não pensar pra escrever, também pode ser uma qualidade, pois aproxima, dá um tom mais de conversa do que de discurso. E muitas pessoas sentem falta disso, de fazer parte da conversa, de contribuir e de ser parte de uma comunidade.

    E isso é criação de valor, não desvalorização. Quem está desvalorizando e tornando o termo pejorativo é quem não vê esse valor.

    Pra mim a veja tem relevância muito menor que a sua opinião por exemplo. Porque a nossa diferença de opinião, e mesmo a sua crítica, voltada exclusivamente pra mim e não pra toda a nação me traz um enriquecimento muito maior que se você estivesse escrevendo uma coluna na veja sem editor chefe.

    Falando nisso por um acaso você não tem o seu blog, seria um prazer assinar, você escreve muito bem.

  10. Não entendi os tantos sics no começo do texto. Onde estão os erros? (na coluna dele lê-se refugiou-se).
    E vai dizer que a coluna semanal dele não é a mesmíssima coisa que um blog? E ele faz os podcasts no site da veja…

  11. Felipe

    Não ter editor-chefe em blog é fato.
    Não ter editor-chefe na Veja é fato relevante.

    A relevância está imbutida no texto, nem tudo precisa ser explítico, é assim que se faz com que as pessoas pensem, aliás você não pensou muito para escrever, certo? Essa talvez seja a diferença crucial entre os blogueiros Existem os que pensam e existem o que escrevem tudo que vêm à cabeça, isso torna o termo perojativo de certa forma, então quem está contribuindo para essa desvalorização?
    Pense nisso…

  12. @Raphael Lullis
    Ser blogueiro é tão fácil como ser, fotógrafo, escritor, desenhista, chef ou jogador de futebol. A diferença é o quão relevante é o que você faz.Mas não importo de ser chamado de seu comum, porque hoje em dia, e ainda mais aqui nesse paredão de comentários todos somos.

    @Eduardo
    Falar que blogueiro é quem tem um blog é o mesmo que falar que escritor é quem sabe escrever.

    @João Torres
    Apesar de ter uma opinião menos relevante que a do Diogo, também não tenho editor chefe, assim como todos os blogueiros que conheço. Por isso não acredito que o valor da informação esteja na liberdade concedida, neste caso editor chefe, mas sim na sua relevância.

    @Tony
    Concordo contigo.

    A verdade é que numa sociedade onde existe uma oferta enorme de informação, é completamente ultrapassada a idéia de que somente alguns iluminados tenham voz.

    Ser blogueiro é ter voz pra falar pro mundo o que pensamos, sem editor chefe, sem rabo preso, sem lobby, seja bom ou seja ruim. Talvez alguns jornalistas não queiram enxergar assim como a olivetti não viu o computador ou como a JVC não viu o DVD. Its evolution baby.

  13. Independente do intuito, ou da razão do Diogo Mainardi no caso, o fato de usar blogueiro como palavra pejorativa não o isenta. Isso é um retrocesso.

    Vamos observar a reação dele quando procurar o próprio nome no google e chegar aqui. Realmente ele presta um serviço válido para a sociedade, mas tem um ego do tamanho do palácio dos 3 poderes… E é chato pra caramba.

  14. Caro Cesar,

    Lí sua matéria por achar o Mainardi interessante, apesar de concordar com algumas colocações suas sobre o mesmo.

    Eu também não me aprofundei no caso Mainardi x Nassif pois ando de saco cheio de politica/politicagem/políticos, mas o fato é que lendo os comentários seguintes, concluo que o Mainardi é uma cara muito interessante e o tal Nassif (segundo comentários escreve lada-a-lado com Zé Dirceu) no meinimo meio suspeito.

    Concordo com o comentário: num entra em discussão política mermão, o webinsider num ta aqui pra isso!

    Mas valewww!!

  15. É meu caro, acho que você mexeu com vespeiro…O Diogo Mainardi faz um jornalismo diferente sim, aliás é jornalismo pra quem pode, afinal sua coluna é livre na veja, ou seja, ele não tem editor chefe. Se quiser saber mais, faça um retrospecto de Veja e veja que realmente suas denúncias nunca foram em vão. Aliás o Nassif divide a coluna de blogs do IG com ninguém mais do que José Dirceu, se eu fosse jornalista jamais gostaria de dividir ou fazer parte de um site onde José Dirceu é o número 1, por isso o termo blogueiro foi usado no pejorativo.
    Da próxima vez informe-se bem caso contrário a pecha servirá em você.

  16. Infelizmente é o Diogo fazendo mais polêmicas, sou a favor de deixarmos ele de lado, todo mundo ignora-lo.. mas por causa de anti-petistas totalmente alienados, que acham ele o máximo.. este artigo teve repercussão desta natureza..

    Acredito que o Diogo faz jornalismo para pessoas como o Raphael ou Rogerio. Que não reparam algo além das palavras superficiais do que está escrito na mídia impressa.

    Felizmente, a blogsfera está aqui para acabar com isso, cada vez menos, terá jornalistas como Diogo.. é uma pena que ainda existem pessoas quadradas que não vêem algo além do óbvio.. Fazem como eu… a última vez que vi alguma reportagem do Diogo (e claro da Veja tbm) já faz mtos anos.. seguem o meu exemplo.. vão viver melhor!!

  17. Amigo, voce se perdeu no tema, pois o texto de Diogo Mainardi é voltado pro corruptor (termo forte, mas a Folha o demitiu pois isso foi comprovado) Luis Nassif e não para todos os jornalistas, o próprio diogo é jornalista!

    o blog do nassif é sim um blogzinho.

    num entra em discussão política mermão, o webinsider num ta aqui pra isso!

  18. Cesar, creio que a intenção de Mainardi não foi diminuir a profissão do jornalista. Ao contrário, foi descaracterizar o Nassif da condição de jornalista. Ser blogueiro é moleza, vai no Blogger e ta resolvido, tenho um blog e logo, sou blogueiro.

    Ter um blog de audiência como o Maninardi, Reinaldo Azevedo (ambos em política), Carlos Cardozo (tecnologia), Meio Bit… Ai a coisa muda de figura. Isto, creio, não é mais ser blogueiro. Isto sim é fazer jornalismo.

  19. Cesar, esqueceram de te explicar a piada e você está querendo criar polêmica onde não tem.

    O Diogo Mainardi já tem um podcast semanal. Se você está querendo fazer o seu argumento na premissa de que o Diogo é um cara que menospreza as novas mídias, vai perder.

    Nassif mente, desinforma e faz acusações levianas em seu site**, e usa a sua reputação como jornalista para tentar dar credibilidade à informação. Chamar o Nassif de blogueiro é apenas uma forma de mostrar que o Nassif está fazendo no IG não é jornalismo, bem diferente de querer menosprezar blogueiros. Há uma diferença importante aí, espero que você seja capaz de compreender.

    Outra coisa: se ser blogueiro é uma coisa tão fácil e acessível, o que há de tão especial? Num mundo onde todos são protagonistas, ninguém é. Chamar alguém de seu blogueiro é tão ofensivo quanto chamar alguém de seu comum.

    ** Essa briga com o Nassif está correndo por um justo motivo: o Nassif foi demitido da Folha de São Paulo por passar a manter notícias negativas ao Secretário de Segurança de SP, depois que a Secretaria se recusou a patrocinar um evento que estava sendo organizado pela empresa de assessoria do Nassif. Ou seja: absoluta falta de ética.

    Seu blog reduz-se a uma coleção de histórias tentando mostrar o Daniel Dantas como o demônio na Terra, e Diogo Mairardi como o seu comparsa, sendo a revista Veja como o instrumento de divulgação de desinformação. O esquisito é que o próprio Nassif se complica cada vez mais, e há uma série de textos da Janaína Leite (escreve no portal Apostos) que vão dinamitando as besteiras proferidas pelo Nassif.

    O que todo mundo deveria se perguntar é o que motivaria o Nassif a fazer o que está fazendo. A única explicação que se dá é que ele está escrevendo a soldo (quem sabe, talvez, como forma de pagar a dívida que ele tem com o BNDES?), usando o blog para atacar a Veja que é o maior veículo de oposição do governo.

    Diogo pode ser chato, mas isso não quer dizer que ele está errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *