Campanhas virais no You Tube cada vez melhores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há dois anos atrás, o Rodrigo Polacco já tinha publicado no blog NaMedida aqui sobre a utilização do YouTube como forma de distribuição de campanhas virais. Naquele artigo ficou a dúvida se esta nova forma diferenciada de publicidade gratuita seria duradoura, em função do posicionamento do Google sobre a utilização do You Tube como um veículo gratuito, ao invés do anunciante pagar por uma publicidade.

Bom, parece que não houve nenhuma restrição aos anunciantes, que encontraram formas cada vez mais criativas e inusitadas para promover marcas e produtos.

Uma mania que se tornou bastante comum entre os usuários é a realização de vídeos de gadgets sendo desempacotados e testados pela primeira vez. Aproveitando essa onda, a Samsung fez um buzz com o seu novo lançamento, o Samsung Omnia. O vídeo apresenta o ?unboxing? do produto e inclusive divulga um suposto blog de tecnologia. Quando o usuário visita esse blog, a Samsung revela sua estratégia e não se esquece de dar créditos aos usuários que inspiraram a campanha.

Não só os vídeos de usuários podem servir de inspiração para as campanhas, mas também uma resposta a um vídeo pode se tornar uma grande oportunidade para gerar um buzz positivo para a marca. Em minha opinião, o melhor exemplo disso é o caso da fabricante de jogos EA Sports.

Um usuário chamado Levinator25 postou um vídeo mostrando um bug no jogo Tiger Woods PGA Tour 08. Neste review, o usuário mostra o jogador Tiger Woods batendo uma bola e andando em cima de um lago. Ironicamente, o usuário apelida a nova funcionalidade do jogo de ?Jesus Shot?. Confira abaixo!

Ao invés de corrigir o jogo e fazer uma campanha para recuperar um eventual dano à marca (considerada um dos melhores fabricantes de jogos de esportes), a EA Sports simplesmente colocou um vídeo de resposta.

Neste vídeo, a companhia mostra parte do review do usuário Levinator25 e responde realmente de maneira muito criativa.

Resumindo: o que parecia ser um bug no jogo acabou se transformando em um feature (não vão ter que gastar dinheiro corrigindo isso). A imagem da empresa, que poderia estar arranhada com o post do usuário, foi totalmente revertida para uma campanha muito criativa e que gerou vários comentários em diversos blogs e no próprio You Tube.

Pelo jeito, os anunciantes estão começando a prestar mais atenção nos usuários e comunidades para criarem anúncios muito mais interessantes e relevantes. [Webinsider]

.

<strong>Douglas Tokuno</strong> (dtokuno@predicta.com.br) é gerente de produto na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e participa do blog <strong><a href="http://namedida.blog.br" rel="externo">Na Medida</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Alguem sabe me dizer porque não estou tendo sussesso nos links patrocinados em quantos muitos outros site tem será que são as palavras chaves

  2. Oi Bruno e Getúlio, falha do editor. Não foi o Douglas quem errou – o resumo foi escrito por mim e sei lá porque saiu tenista. Já tirei a palavra e peço desculpas 🙂

    []s do

    Vicente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *