Mídia social é uma tradução capenga que não diz tudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É verdade. Não gosto. Do nome. Cansa a quantidade de vezes em que temos que explicar que mídia social não tem nada a ver com ONGs, abraçar árvores ou apoiar a pastoral do menor. E social tem, pra nós brasileiros, essa eterna associação humanitária-assistencialista.

E o problema não termina aí. Mesmo quando as pessoas entendem o social pelo lado de “fazer social”, ou seja, de coisas que se faz junto de outras pessoas, há quem interprete o “mídia” como sinônimo de “aquilo que os profissionais que trabalham com Excel fazem para publicar ou veicular em revistas ou TV a criação dos criativos”. Há muita gente que entende mídia social simplesmente como uma opção barata e moderna ao banner. Ou ao quadradinho no jornal. Ou à meia página. Ao spot de 30 segundos.

Não vou dizer que a mídia social não ajude nesse sentido. As ações de seeding, que a cada dia chegam mais, são isso. Alguém cria um produto ou campanha e recorre às agências de mídia social para escoar essa mensagem como parte do plano de mídia. Já fiz isso pelos dois lados (pela agência que cria e pela que escoa) e a coisa existe e, quase sempre, funciona.

Mas mídia social é mais que isso. Muito mais.

Pra começar, mídia social é uma tradução meio capenga. Melhor seria “meio social”, no sentido de ecossistema social. Ou mesmo de sistema social, porque as redes sociais nada mais são do que sistemas onde todo mundo é administrador. Onde as conexões são feitas entre pessoas e não máquinas. O meio social é a matrix.

Mídia social pressupõe olhar a relação mensagem-consumidor-produto de forma radicalmente diferente. Matricial e complexa no lugar de linear. Pressupõe, portanto, repensar o lugar do consumidor na cadeia produtiva. Ele sai da ponta para estar presente de ponta a ponta. Isso vale pra publicidade, é claro, mas também para tudo quanto é “P” do marketing.

Mídia social pressupõe repensar o papel dos veículos. Repensar o papel do mídia. E também da criação. Como é que você quer que a agência de mídia social propague um conceito ou produto que tem problema? Ou que é ótimo, só não foi pensado de forma a ser facilmente propagável?

Montar uma estratégia de mídias sociais é botar na equação uma complexa soma de fatores (quem serão os vetores, em que contexto, por que motivos) e criar uma rede de canos. Aí você fica prontinho, com seus canos a postos, esperando as esferas que o cliente ficou de entregar. Então o boy da empresa chega com um pacote cheio de cubinhos e fala “propaga aí”. Não rola.

Os cubinhos vão ficar paradinhos entupindo teu cano e, depois, é você que entra por ele (e entala). Quando a estratégia de mídia social permeia desde o início da campanha, é melhor. Desde o início do produto, é ótimo.

Isso é mais que abraçar árvore. É mais que panfletar mensagens. Adoraria se tivéssemos um outro nome para “mídia social”. Um que fosse digno do tamanho daquilo que ele representa. [Webinsider]

.

Roberto Cassano (rcassano no Twitter) é blogueiro e diretor de estratégia da Agência Frog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. É verdade. Essa confusão com serviço social sempre aconteçe. Acho o termo mais esquisito ainda porque é um tanto redundante: toda forma de comunicação é um ato social, ninguém se comunica sozinho…

    Goste de nomes como:

    Comunicação horizontal – por deixar claro que é oposto à comunicação vertical, típica dos meios de massa.

    Mídia Participativa – porque mostra que ela é projetada para se participar, não para simplesmente consumir.

    Mas bom mesmo é falarmos a mesma língua. Vale a pena adotar o termo mais usado, e trabalharmos na construção de seu significado.

  2. Sabe Cassano, tivemos esta mesma dúvida aqui na agência a um tmepo atrás. Como denominar o trabalho que realizamos? Começamos como Guerrilha marketing, passamos para mkt de sinergia até chegarmos a mkt em mídias sociais. ja realizamos esse trabalho aqui desde maio de 2006, mas até hoje encontramos dificuldade de explicar para o nosso cliente o que realmente é o trabalho em mídias sociais, quais as vantagens de se investir uma parte da verba nesse nicho. Sempre explicamos que essa estratégia em mídias sociasi vem acompanhada de outras, como a mídia normal, links patrocinados, palavras-chave, e faz parte de uma comunicação integrada.Mídias sociais ainda não é o salvador da patria, mas sim o marechal que leva á vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *