Chrome tem interface limpa e foco nos aplicativos web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que mais me impressiona no novo Browser do Google, o Google Chrome, o que ele tem de mais inovador na minha opinião, é a sua interface limpinha.

O grande segredo de uma interface limpa é ter o menor número de elementos visuais possível, sem com isso ter menos funcionalidades. A Apple é craque nisso, o Google também.

Porque menos (elementos na interface) é mais (tecnologia).

O Chrome tem só quatro elementos: abas, controles de navegação (voltar, avançar e recarregar) a “OmniBox” e dois botões de configurações. E com toda a tecnologia que ele tem, o usuário realmente só precisa destes elementos para ter uma experiência riquíssima.

Como o OmniBox serve como searchbox, eliminamos aquela outra caixa de busca que o Firefox e o IE7 têm. Como as abas estão acima de tudo, com total ênfase no design, não precisamos de uma barra de título.

Como o Omnibox se lembra dos endereços que você mais visita, buscando não só no texto do endereço mas também no próprio conteúdo das páginas que você visita, com boa relevância, e a “página nova guia” mostra suas páginas mais visitadas e favoritas, eliminamos a necessidade de uma barra de favoritos.

Assim as inovações tecnológicas foram possibilitando um design mais limpo para o browser. Depois de pouco tempo navegando a gente pára e pensa: uai? cadê aquele monte de coisa que vinha com o browser? Está tudo lá? só que de maneira mais elegante e inteligente.

A idéia é dar melhor experiência de uso para aplicativos web.

Outra coisa que diferencia a experiência do usuário com o Chrome é que ele usa um engine de JavaScript totalmente novo e, de acordo com várias comparações, mais rápido do que qualquer outro navegador.

Além disso, nele, cada aba é tratada no sistema operacional como se fosse um browser separado. Se o site ou aplicativo web que você está usando tem um bug que trava o navegador, só aquela aba trava, todas as outras ficam como estavam. O uso de memória também foi otimizado para melhorar a performance.

Isso tudo o torna perfeito para o uso de aplicativos que fazem uso pesado de JavaScript e Ajax, como o Gmail, Google Docs, Google Calendar. O Chrome também tem uma função bem específica para o uso de aplicativos assim, que cria uma aba especial, sem nenhum controle de navegação, aba, nada, só com o conteúdo do aplicativo dentro da janela.

O Chrome cresce rápido, mas ganha mercado do Firefox e do Safari, não do Internet Explorer.

Por mais que alguns analistas digam que o Chrome é uma grande ação do Google contra a Microsoft, por enquanto, segundo algumas análises, ele está ganhando mercado do Firefox e do Safari, porque seu uso por enquanto é restrito aos chamados “early adopters”. No entanto, em apenas um dia ele ganhou mais de 1% do mercado de navegadores. Isso é um feito e tanto!

Talvez seja até bom que a adoção seja restrita aos usuários mais avançados, já que o navegador ainda está em fase beta. Uma das funcionalidades mais pedidas para as próximas versões é aceitar extensões como o Firefox, e o Google já disse que isso virá logo.

Pena que ainda não existem versões para Linux e Mac. Como o Chrome é open source, há grandes possibilidades de que essas inovações, principalmente o V8 (o engine de JavaScript do Chrome) e o jeito dele lidar com threads e processos, sejam incorporadas nas próximas versões do Safari e do Firefox. Veremos. [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Realmente, o Chrome vai tirar o espaço do FireFox, por que é mais leve e renderiza as páginas da mesma forma, ele parece uma melhor opção ao Internet Explorer do que o FireFox.

    Eu acredito que a simplicidade é mesmo a alma do negócio, inovação é você fazer um botão ter 10 funcionalidades e o usuário entender como usar cada uma.

  2. A principio achei estranho, bem diferente dos modelos tradicionais, do qual nós estamos acostumados. Até desinstalei da maquina, acho que vou precisar experimentar mais um pouco para me acostumar.

  3. Gilberto,
    É interessante a sua afirmação, mas embora tenha entendido o jogo de palavras, receio que seja o contrário. É com mais tecnologia que podemos tirar elementos da interface. (É possível deixar o Firefox só com 3 botões e a barra de endereços sem mexer em nada no seu código).

    Agora deixando de se chato com as palavras, hehe, eu acho que a adição do melhor processamento de JavaScript é válida no Chorme embora o Firefox já está se aprimorando com TraceMonkey (http://news.cnet.com/8301-1001_3-10023723-92.html).

    Quanto à interface limpa vs. funcionalidades, talvez porque o Chrome está na primeira versão, mas ele esqueceu de incluir simples, mas importantes recursos, como a indicação de quando a página tem um Feed RSS ou até mesmo um alerta para quando vai fechar várias abas e a possibilidade de salvar a sessão de navegação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *