Métricas em tempo real: GPS na vida noturna

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando surgem perguntas como “onde ir nesta sexta à noite?” você geralmente liga para um amigo, lê o jornal ou confere a programação da noite em um site específico. Mas quem mora em São Francisco, Califórnia, tem uma nova opção para facilitar a escolha.

citysense.JPG

Trata-se de uma aplicação chamada Citysense, ainda em versão de teste, que opera sobre a plataforma Macrosense, da Sense Networks.

É um produto desenvolvido para dispositivos móveis que apresenta um mapa que mostra em tempo real onde estão os pontos mais badalados da cidade. Ou seja, onde há maior aglomeração de pessoas.

Não há necessidade de se cadastrar – basta fazer o download gratuito da aplicação para o seu Blackberry (o iPhone irá suportar em breve) e visualizar o “mapa de calor” que demonstra a atividade em toda a região. Além disso, ela é integrada ao Google e ao Yelp para fornecer mais detalhes sobre o local selecionado.

O interessante é que a aplicação aprende sobre os tipos de lugares que você gosta de ir, através do seu histórico e preferências. Porém, segundo a empresa, os usuários podem ficar calmos, pois a privacidade é um ponto muito sério e estas informações são anônimas e jamais compartilhadas.

Em sua próxima versão, o Citysense pretende irá além. A idéia é indicar onde as pessoas estão no momento da consulta, mas também onde estão pessoas com gostos e comportamentos parecidos com os seus.

Desse modo, cada pessoa terá um mapa personalizado (que será opcional) e também a lista geral das áreas mais badaladas.

Assim o usuário ganha mais informação e poderá optar entre um local com pessoas com preferências parecidas (com chance ampliada de encontrar conhecidos) ou um local com pessoas diferentes.

Pelo nosso ponto de vista, a aplicação mostra que as métricas em tempo real podem oferecer serviços criativos e inovadores. E que devem chegar muitos mashups de dispositivos móveis e celulares com GPS.

Este tipo de métrica pode ser utilizado de outras formas? E quanto tempo vai demorar para a publicidade entrar nesta história?

……………………………………..

[Webinsider]

.

<strong>Henrique Imbertti Jr</strong> (himbertti@predicta.com.br) é analista de projetos - PMO na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e um dos autores do blog corporativo <strong><a href="http://blogs.predicta.com.br/namedida/index.php/author/henrique_imbertti_jr/" rel="externo">NaMedida</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Com tudo isso, às vezes me pergunto: Até onde iremos? Uma pergunta muito dificil de responder.

    Muito legal a tecnologia apresentada, mas, não sei se a privacidade será preservada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *