Trabalho em equipe: o líder, segundo Peter Drucker

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ser colocado em uma posição de liderança não o torna necessariamente um bom líder. Por mais que se repita esta frase, fico impressionado como as empresas não a levam como um mote na hora de preparar e selecionar seus futuros líderes. Peter Drucker* acreditava que existiam dois tipos de liderança: a liderança nata e a liderança que podia ser ensinada e aprendida.

Dezenas de artigos e matérias têm salientado a dificuldade que as empresas estão enfrentando por eleger líderes fracos e despreparados para conduzir grandes projetos e equipes. Esses mesmos líderes acabam por não perceber suas dificuldades e fraquezas e não modificam seu comportamento, o que acaba gerando um grande círculo vicioso que, ultimamente, só tem acabado em duas situações: com a demissão do líder em questão ou com a total e completa “tragédia” na empresa.

Mas como remediar isso? Como já citei, Peter Drucker dizia que a liderança podia ser nata ou aprendida. Se você não é um líder nato (acredite, poucos o são e os que são geralmente o sabem que são) a melhor alternativa que você tem é procurar qualificação e, sim, aprender a liderar, da mesma forma que você aprendeu matemática ou português.

A qualificação também de nada adianta se você não tiver atitude de líder. O próprio Peter Drucker deu a dica das oito atitudes essenciais de um bom líder:

  • 1. Perguntar sobre as providências a serem necessariamente tomadas;
  • 2 Buscar as coisas certas para a empresa;
  • 3. Ter um plano de ação claro;
  • 4. Não fugir das responsabilidades;
  • 5. Ser um bom comunicador;
  • 6. Ter foco em oportunidades, não em problemas;
  • 7. Transformar as reuniões em acontecimentos produtivos;
  • 8. Usar o pronome pessoal “nós” e evitar o “eu”.

Outro ponto essencialmente importante para a formação de um bom líder é a capacidade de motivar sua equipe, sempre. Uma equipe bem motivada rende sempre muito mais do que uma equipe desmotivada. E para isso, não existe fórmula mágica, o líder deverá criar a capacidade de identificar como motivar sua equipe de uma forma consistente, para que essa produza sempre além das expectativas.

Portanto, se você é um líder ou deseja ser um líder deve se atentar para esses pontos e buscar crescimento e qualificação, sempre.

* Peter Ferdinand Drucker nasceu em 19 de novembro de 1909 em Viena, Áustria, e faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA. Era filósofo e economista. Peter Drucker é considerado “pai da administração moderna” e o mais renomado dos pensadores de administração.

[Webinsider]

.

Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

36 respostas

  1. boa tarde,trabalho em hospital minha funçao é de coordenadora, estava pesquisando alguma coisa sobre lideraça e encontrei seu artigo, gostei muito,parabens pela motivaçao.

  2. Gostei muito da tese do Sr Drucker, estou montando uma palestra sobre trabalho em equipe, liderança e etc e depois desse texto e dos comentários de todos acima, fiquei muito mais envolvida com o assunto e pronta pra falar oque eu captei aqui. Obrigada!

  3. O bom Lider atualmente é aquele que consegue desenvolver uma equipe e formar novos lideres. O que Peter enxergava naquela epoca era exatamente o que hoje muitos lideres ainda infelizmente nao enxergam,o lider nao esta a frente de uma equipe para mandar e sim para abrir caminho e proporcionar as melhores condiçoes para sua equipe produzir. Daqui para frente encontraremos ou nossos filhos da geração Z encontraram uma nova forma de liderança “empowerment”.

  4. O CONTEXTO COMO UM TODO FICOU EXCELENTE,CONCORDO EM NÚMERO,GÊNERO E GRAU. MAS O SER LIDER,LIDERAR E LIDERANÇA JAMAIS SERÁ ENTENDIDA DE FORMA AMPLA,É UM FATOR EXTREMAMANTE COMPLEXO,DESDE AC PASSANDO PELOS DIAS ATUAIS E DAQUI A 100,200,1000 ANOS AINDA NÃO TERÃO DEFINIDO ESTE CONTEXTO IMPORTANTÍSSIMO.

  5. O pai da administração moderna, é assim que é chamado esse gênio que muito contribuiu e ainda contribui com esse legado valiosíssimo que nos deixou. Sua ideologia influencia no dia a dia de muita gente até hoje.

  6. Concordo plenamente com tudo o que foi dito, e coloco aqui minha conclusão: alguns indivíduos nascem com o espírito de liderar e é desenvolvido com o decorrer do tempo e oportunidades. Na faculdade aprendemos apenas a parte teórica mas o espirito de liderança de cada um é desenvolvido no dia a dia.

    Grata,
    Ana Cláudia.

  7. parabéns pelo texto, gostei mesmo 😉

    e acho q das 8 atitudes as 3 últimas são as melhores

    mas a última (oitava) é a mais importante de todas

    o líder pode seguir tds as outras dicas , mas se no meio de um trabalho em equipe ele usar o termo “eu” indevidamente… será só isto que sobrará para ele liderar

    =D

  8. Me identifiquei com a matéria, pois, estava procurando artigos a pesquizar para alimentar boas idéias em meu blog cujo o foco é vendas diretas para líderes e profissionais do segmento.

    Parabéns pelo artigo e dicas, e ler sobre o pano de fundo Peter Drucker é sempre um acontecimento.

    Abraços,visite e critique o meu blog:

    http://minissstros.wordpress.com/

  9. Um líder de verdade não precisa de muitas qualidades, se ele conseguir aplicar as 08 atitudes citadas abaixo já conseguirá desempenhar o seu papel, um bom começo!

    1) Perguntar sobre as providências a serem necessariamente tomadas;
    2) Buscar as coisas certas para a empresa;
    3) Ter um plano de ação claro;
    4) Não fugir das responsabilidades;
    5) Ser um bom comunicador;
    6) Ter foco em oportunidades, não em problemas;
    7) Transformar as reuniões em acontecimentos produtivos;
    Usar o pronome pessoal “nós” e evitar o “eu”.
    A visão de Peter Drucker é fantástica, pois pode passar o tempo que for a base da liderança será a mesma, tão simples e ao mesmo tempo tão difícil para alguns entender a sua essência e Aplicar!

  10. Ser lider é apostar na capacidade do ser humano e identificar o seu perfil , pois nenhuma equipe seus componentes tem as mesmas qualidades é como no futebol so ganha qdo a equipe de diferentes posições reconhece que temos que fazer cada um a sua parte ajudando o outro da melhor maneira possivel . Pois quando uma equipe está sincronizada e tem no seu desenpenho resultados positivos , pode ter certeza que na frente dessa equipe caminha um grande LÍDER ….

  11. Ser líder não necessariamente significa ser amável, pelo contrário, muitas vezes a liderança opera a pulso firme para conduzir a equipe ao resultado desejado.

  12. Oi,é verdade, já fui lider em uma empresa de cartões de credito e é muito complicado vc ter q liderar uma equipe de 20 pessoas e seus superiores pedindo pra vc fazer o serviço dele.Faltou algo pra mim mas estou quase lá.
    Estou conhecendo agora Peter Drucker mas gostei do seu trabalho parabéns.

  13. Ola,
    Estou muito interessado no assunto sobre liderança. Alguem poderia me dizer em qual dos livros de Drucker ele mais discute sobre liderança e como se tornar um lider?

    Obrigado
    Allan.

  14. Somos seres humanos, só dependemos de nos mesmos, por isso que estou aqui, falando para vcs o serviços secreto depende de habilidades como de Peter, que vive a vida de forma clara e elegante fazendo com que todos leem seus lindos livros,por isso eu digo é o Pai do meu avó.

  15. Realmente, Peter Drucker é o pai da administração moderna e grande idealista-filósofo austríaco. Agora, devo corrigir a sua citação que ele foi administrador. Ele foi sim, Economista, de formação e concepção, e todas as teorias da administração estão de certa forma ligadas a ele.
    O que não posso deixar é que um autêntico economista seja enquadrado em outra categoria que não seja a de PENSADOR SOCIAL.

  16. Acreditar no ser humano é fundamental, muitas vezes o líder subestima o colaborador, mas a tarefa é árdua, temos que trabalhar em sinergia, porém nem sempre compreendidos pelso liderados.

    Abçs.

  17. Peter traz a luz o que dante ja era evidente.Difícil é a tarefa de liderar preparar enviar multiplicadores onde a materia em questão é o ser humano. abraços dione

  18. Srs, só fazendo uma correção!

    é impossível motivar a equipe, um bom líder pode buscar maneiras de estimular exitar sua equipe,para que possam desenvolver suas atividades com eficiência e efiácia!

    um Abraço!!

  19. Trabalhar o tema liderança, tem sido muito bom!!!

    Estudar o perfil do lider tem sido um grande desafio!

    Que bom, encotrar pesquisas e matérias com temas afins…

  20. O LÍDER DEVE SER RESPONSÁVEL, DEDICADO, AMÁVEL,TRAÇAR PLANOS DE TRABALHO.
    JAMAIS DEVE TRABALHAR SOZINHO OU QUERER REALIZAR TODAS AS TAREFAS.O VERDADEIRO LÍDER SABE DELEGAR FUNÇÕES,DEVE PROCURAR ENVOLVER SUA EQUIPE E MOTIVÁ-LOS AO TRABALHO.QUANTO MAIS COLABORADORES CONSEGUIR MAIS DINÂMICO E ORGANIZADO SERÁ O GRUPO.
    JESUS FOI O MAIOR EXEMPLO DE LÍDER POIS FORMOU DISSÍPULOS E MARCOU A NOSSA HISTÓRIA(A.C, D.C)
    DEUS TE ABNÇOE!!!!

  21. Gostei desse tal de Peter. Palavras sábias, as dele. Acho que devemos sempre estar bem informados sobre a nossa área. PARABÉNS!!!

  22. O Sucesso Profissional Vive Cercado de Excelência.

    Até algumas décadas atrás, a lei que imperava nas empresas era a da selva: sobrevivência do mais forte. O crescimento de algum subordinado representava uma ameaça. Estimular seu desenvolvimento, então, nem pensar. O tempo e, principalmente, a experiência derrubaram estes mitos, colocando em seu lugar a convicção de que não há gestão bem-sucedida sem lideranças qualificadas e capacitadas. Antes temidas, agora são almejadas e desejadas.

    Desenvolvendo líderes em sua equipe de trabalho é um livro que coloca o assunto num patamar superior, mostrando a melhor maneira de identificar e treinar líderes e ensinando a criar uma cultura de excelência no trabalho em que equipe com base nas potencialidades individuais.

  23. A maioria das pessoas não aprendem que para sermos bons lideres em toda a vida sempre precisaremos dos outros,como disse Madre Tereza de Calcutá._´´Para liderar, devemos primeiro servir“…

  24. Caros, não existem dois tipos de líderes … mas sim: líder e chefe.

    O líder não é imposto, mas sim elegido. A equipe apóia e acredita em todas as decisões de um lider, vê em seu lider uma pessoa para se espelhar. Um líder investe no crescimento de sua equipe sem medo, pois sabe que os resultados alcançados por sua equipe reflete diretamente em seus resultados.

    Já o chefe, fica sentado em sua cadeirinha, dando ordens, participando de reunioes improdutivas apenas para mostrar que é o bom , não investe em seus funcionários com medo de que algum deles ocupem seu lugar, etc … é o tipo que mais encontramos no mercado.

    Acredito que a liderança nasce com a pessoa e pode sim, ser melhorada ao longo da carreira.

    Agora, quem tem o perfil de chefe, nunca será um líder pois vai contra sua personalidade.

  25. O grande lider é aquele que esta apto a preparar outros lideres, quando conseguir passar para sua equipe que a alma é o grande segredo do negócio, abraçosss…

  26. Mas transformar-se num não é necessáriamente uma tarefa fácil, mesmo aqueles que não natos, ainda assim dependem de alguma habilidade natural.

    Não se pode criar um líder assim sem mais nem menos, algum centelha de talento é preciso, e por mais que pareça loucura ou exagero, mesmo esse fiapo de talento… é raro.

    O líderes natos o são ainda mais!

  27. Eu ainda não sou um líder. Quando eu for, não serei um NATO, mas um que terá de estudar as técnicas. Desenvolver a habilidade de liderar, motivar, comunicar, etc… Como disse, há duas formas de se tornar. OU nasce líder, ou transforma-se num.

    Abraços,
    Monthiel

  28. Eu aconselharia a leitura de O Monge e o Executivo para chegar a um denominador sobre como deve ser um bom líder. Alguns recriminam livros de auto-ajuda, mas é importante filtrarmos todas as coisas boas que encontramos em lugares duvidosos. O livro tem qualidade e vale a pena.

  29. De fato, uma citação muito interessante do Drucker, e que retrata EXATAMENTE o que vemos diariamente, lideres que na prática são tudo, menos líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *