Vivendo no Windows

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Eu sei que esse é um assunto assunto controverso, mas precisamos encarar os fatos: o Windows é tosco.

Tosco, inacabado e completamente inadequado para qualquer um que queira ser eficiente enquanto usa um computador. Engessado, por questões de segurança que simplesmente não deveriam mais existir. Inseguro por questões históricas, porque o miolo dele (e boa parte da interface) foi concebida para ser usada por computadores mono-usuário, mono-tarefa, mono-processador, desconectados de redes ou, quando muito, conectado a redes totalmente sanitizadas com meia dúzia de pessoas.

Ninguém menciona, mas o Windows NT (do qual seu XP e seu Vista descendem) só conseguiu a certificação C2 do DoD quando usado desconectado de redes. As melhorias de segurança que ele tem hoje (melhorou muito desde os tempos do NT) são coisas penduradas por cima do kernel e não uma coisa pensada “de dentro pra fora”. Quem projeta software sabe que remendos assim nunca ficam bons.

Um pouco de história

Há pouco mais de um mês eu estou usando Windows diariamente. É um misto de ironia, política corporativa, punição cruel e pouco usual e alguma inércia minha. Eu suponho que eu poderia me rebelar, instalar um Ubuntu nesse computador e ser feliz independentemente dos protestos do time de suporte, mas, para isso, eu teria que ter muito mais trabalho do que já tenho e correria o risco de não conseguir fazer algumas das coisas pelas quais eu sou pago. Nesse momento, me rebelar não é uma opção.

Mas eu posso sonhar, não é mesmo?

XP ou Vista

Dizem que o Vista é melhor. Eu duvido. Minha experiência com ele, ainda que breve, mostrou um sistema lento e “entrão“. Eu não quero um sistema me perguntando se o programa fulano pode escrever onde nenhum programa sensato deveria. Eu quero um sistema que não permita isso. Eu consigo responder esse tipo de pergunta de forma inteligente, mas duvido que os usuários menos tecnicamente inclinados (precisamente o público do Windows) possam dizer o mesmo.

E eu já tenho que responder perguntas importantes durante todo o meu dia de trabalho e não preciso de nenhuma interrupção extra. Eu tentei, verdade. Eu fui beta-tester do Vista. Eu reportei um problema (ele mastigava o meu bootloader e fazia com que meu Debian não bootasse mais) que nunca foi corrigido.

Hoje eu uso o XP. Ele é mais leve, mais rápido e, na máquina que eu uso, com um giga de memória, é o único Windows “de verdade” que cabe nela. E as empresas que usam Windows precisam calcular se vale a pena trocar suas muitas licenças de XP por licenças novas de Vista.

Na verdade, como a imensa maioria dos usuários de Windows, eu uso o que veio no meu computador. O de casa é meu, mas esse aqui é uma ferramenta de trabalho.

Usuários sofisticados

O Windows não estava pronto para usuários avançados há dois anos atrás e continua igualmente não pronto. Não melhorou nada, se não tiver piorado. Nem o Windows 7 promete ser melhor. A verdade simples é que o Windows não se destina aos usuários tecnicamente refinados. Não que não seja possível agradar a todos. As distribuições de Linux modernas fazem um bom trabalho nessa área, assim como o OSX.

A razão disso é que não são os usuários de Windows que compram o Windows – a Microsoft tem três grandes clientes: a Lenovo, a Dell e a HP. Você, leitor, não conta. É uma minoria insignificante.

Feiúra

O Windows XP é muito feio. Era melhor que o Windows 2000, mas isso é como ser o irmão mais bonito do Homem Elefante. O Vista nasceu com a intenção de ser bonito, mas os resultados dos vários anos de esforço, dos grupos de foco e dos estudos de usabilidade foram, no máximo, questionáveis. Se o XP tem cores berrantes, o Vista é um Liberace com janelas. Como diz Steve Jobs, o problema da Microsoft é que eles não tem bom-gosto.

Existe solução?

Existe, mas não é fácil. A felicidade é inatingível, mas um usuário mais sofisticado pode, com algum esforço, se acostumar a viver no Windows. Felizmente, existem alguns quebra-galhos que podem ajudar nessa dura jornada de adaptação.

Cygwin

A linha de comando do Windows é patética. Ela é, para todos os efeitos, inútil. Mesmo o PowerShell é uma mostra de que o pessoal da MS não “pegou” o espírito da coisa. Ainda assim, graças ao esforço de alguns heróis, é possível ter uma linha de comando “padrão” no Windows. Tudo o que você precisa é instalar o Cygwin.

Cygwin é um “verniz” Linux para Windows. Com ele você tem um shell bash e pode escolher o que instalar do sortimento habitual de programas que você encontra em todo Unix-like moderno. Compiladores (a família GNU), interpretadores, controle de versões (Subversion, CVS, git, bzr) utilitários de linha de comando essenciais (como grep, sed, sort, wc) e sistemas de banco de dados (de SQLite a PostgreSQL), está tudo lá ao alcance do instalador. Você pode até instalar um X (o ambiente gráfico “tradicional” do Unix) com um Gnome e usá-lo lado a lado com seu Windows. Se você se acha um bom desenvolvedor e não sabe o que é gcc, grep, svn, wc e não consegue escrever um script em bash, saia do clube e entregue sua carteirinha na recepção.

Pidgin

Para resolver o problema das mensagens instantâneas do Windows, você pode usar o Pidgin. Pidgin é um cliente de mensagens instantâneas que atende as redes MSN, ICQ, AIM, Yahoo, Google e mais um monte de outras em que eu não tenho conta. Faz muito bem o que tem que fazer – trocar mensagens escritas. Não tem as inutilidades todas do MSN. Tem zilhões de plug-ins interessantes. E você mesmo pode escrever o que faltar em linguagens de alto nível como Perl ou, eu acho – nunca tentei, Python.

Açúcar para o shell

O shell do Windows (o Windows Explorer) é profundamente modular e estensível. Na época do Internet Explorer 3, a Microsoft tinha o Microsoft Internet Mail and News, que empregava, muito bem, a idéia de estender a metáfora do desktop do Windows e a pasta Meu Computador com tipos de dados como “pastas” que tinham mensagens de e-mail dentro delas. Pena que acabou – era uma idéia muito boa.

Para quem trabalha com documentos que passam por vários estágios evolutivos, uma ferramenta de controle de versão é essencial. Se o documento tem que ser trabalhado por um grupo, então, isso é essencial. Há um produto para Windows que é essencial para quem desenvolve coisas nele: o TortoiseSVN. Primo do TortoiseCVS, ele é uma extensão para o Explorer que permite manipular visualmente pastas associadas a repositórios SVN. É duca.

Rodando sistemas operacionais bons

Alguns dos bons virtualizadores rodam em Windows. VMWare é bom, mas tem uma licença chatinha. A Sun comprou o pessoal que fazia o VirtualBox e fez seu xVM, que tem uma licença bem mais amistosa. Com ele você pode rodar várias máquinas virtuais com o sistema que quiser (desde que você legalmente possa). Você pode rodar sua distro favorita de Linux em uma VM do xVM (ou pode se rebelar, instalar um Linux e rodar o Windows que veio no seu computador dentro de uma VM, se a licença dele permitir, claro).

Windows não tem coisas interessantes como um Xen ou um Virtuozzo, OpenVZ ou os containers do Solaris ou o jail do BSD.

Pelo menos algo parecido com o Xen a Microsoft já prometeu para um futuro qualquer, mas entregar, que é bom, nada. Eles tem o Hyper-V, mas ele roda debaixo do Windows 2008 e a idéia de um OS pesadíssimo rodando VMs de outros OSs me faz pensar, no mínimo, duas vezes.

Nenhum deles roda o MacOS X, mas, se essa é sua praia, compre um Mac.

Não é nem caro. E é um Unix perfeitamente suportável.

Royale Noir

O último retoque é deixar o Windows XP menos feio. Para o Windows Media Center, a Microsoft fez um outro tema, chamado Royale. É bonitinho, mas meio cheguei demais. Aparentemente, um dedicado amante do Windows (isso existe, por incrível que pareça) encontrou uma versão dele que quase foi lançada e que esteve disponível no site da Microsoft da Nova Zelândia. Ainda dá para encontrá-lo aqui. Abra o arquivo e siga as instruções do readme. Se você não entender, leia de novo. Repita o processo até ou entender ou desistir. Não me peça suporte.

Resumindo

Usar Windows é uma experiência “sobrevivível”. O multi-tasking é uma merda – a máquina trava e fica inusável com 3 ou 4 processos trabalhando (coisa que um Unix usualmente tira de letra) apesar da robusta CPU dual-core e a segurança continua risível e exige que eu reparta o marginal desempenho da máquina com um anti-vírus que precisa examinar tudo o que entra na máquina para evitar que ela se torne um membro de gangue de spammers. Mas, pelo menos, eu tenho uma linha de comando que serve para alguma coisa, um X funcional e a maioria das minhas ferramentas favoritas.

Dá pra aguentar, pelo menos até eu ter tempo e disposição para me rebelar. [Webinsider]

.

Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

66 respostas

  1. Bom dia para todos, sobre a materia acima so posso resumir em uma coisa (todo sistema operacional que se tornar popular para todos, havera virus para estes).
    O Android e uma prova disso, e detalhe, é linux.

  2. Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

    cara sei nao viu.. cara deve ter esse know-how todo e escreve uma merda dessas…

    Para um cara desses ser tudo isso e escrever um artigo podre desses é uma prova que estamos carentes de verdadeiros profissionais de TI no Brasil.

  3. o comentario do nº 59 deve ter catorze anos no maximo. O windows nao vale 600,00 reais nem 0,60 centavos…
    é muito triste ver a opnião desses faz do Bill, tristes almas aprisionadas pelo conformismo….
    windows é um lixo mesmo, um lixo….
    office é um lixo
    o que a MS faz é um lixo,
    tentam copiar as coisas boas que tem no Mac e Linux e (nao conseguem) fazem uma confusão sempre…
    Alias o imbecil da resposta nº 59 usa FireFox (mozila) Séra que ele sabe é o navegador nativo do Linux? Será que ele sabe que é superior ao IExplore Bugado e inseguro??? Não tem cara o que discutir, esses defensores do Windows são igual aquele povo e miseravel do Nordeste Brasileiro que cultua o padre Cicero um coronel de batina….
    é triste muito trsite…
    Queria ver se pagassem pra usar essas merdas da Microsoft, porque véio tu ta ligado, só pirata na fita….esse é o problema no brasil…imagine uma escola publica ter que pagar milhoes de R$ de licença para usar o computador na escola?dinheiro que pode ser aplicado em outras areas na educação e nao mandar dinheiro pro Bill, alias dinheiro mal empregado se usar o Windows….
    é isso ae divulgue a liberdade e pau no cu do Bill Gates

  4. Ricardo, seu artigo vale até pra um stand up comedy. É divertido. Também é divertido ver como as pessoas adoram julgar e condenar os outros por fazer a mesma coisa que elas estão fazendo — julgando e condenando. Depois usuário Linux que é fanático, nerd, desocupado, clownhammer, e coisas do tipo.

    O Windows é bastante prático em algumas coisas. Se eu tivesse paciência e um pouco de talento até ajudaria o Linux a chegar lá.

    Tive que rir do imbecil aí em cima achar que Windows vale 600 reais. Eu duvido que ele use original.

  5. Eu sou um usuário comum de computador e uso o Biglinux.
    O Linux não é o bicho de sete cabeças, mas é muito fácil.
    É tão fácil que eu utilizo apenas ele em meu computador.
    Eu utilizo para ouvir música, assistir vídeos, navegar na internet, acessar MSN, gravar cd/dvd, etc…
    E também uso para jogar!

    Tem sim que fazer algumas configurações, mas no Windows eu precisava muito mais.

    Quando eu instalo o Linux geralmente está quase tudo pronto, bastam instalar alguns pacotes e supinpa.
    E no Windows? Eu preciso encontrar centenas de drivers, preciso encontrar os programas que eu precise utilizar, preciso correr risco de ameaças virtuais.

    Se eu quero instalar um tema no Linux é muito fácil, tem o Big-desktop! E no Windows? Ha sim, tem que substituir uma dll por uma dll hackeada e depois baixar os temas para a pasta C:windows
    esources hemes, e um usuário comum sabe fazer isto né? E ele sabe o que fazer quando vÊ a mensagem Modificar os arquivos desta pasta podem afetar o funcionamento do seu computador.

  6. ESCUTA AKI!
    WINDOWS E O MELHOR EU PAGO 600 CONTO SIM PQ EU NAO SOU FAVELADO ADORO O WINDOWS ADORO MEU PC D/CORE 4GBRAM
    ATIRADEON/ULTIMATE 42~~ E VOCEIS IDIOTAS DO LINUX PERDEDORES PREFIRO MIL VESES PAGAR CARO PELA QUALIDADE MICROSOFT RULAAAAAAA HUHULL BILL MY IDOLOOW (Y)

    PS: ESTOU AGORA JOGANDO C.S. CUM OS MLK AKI + MSN+ FIREFOX 7 ABAS+PHOTOSHOP [AKI A FOTINHA DA MINHA NAMO] +AD. ACROBAT UM MANUAL DO MONITA AKI HUHULL TA DE BOA…
    WINDOWS XP É MUITO NICE CARA… TA RAPIDO DE MAIS U NEGOÇO AKI… ESPERANDO OS LEK CRIA O SERV AKI DO C.S.

    XIUUUUUUUUUUUUUUUUUU TODOS DE LINUX

    MORAL AOS DE MAC AE Q TAMBEM TAO DE BOA NA GRANA MAS WINDOWS E FODAAAAAS (Y) FUUULCK U NERD RICARDO

  7. genial! Estevão. isso mesmo. a internet brasileira a caminho de ser como a TV brasileira.

    (tinha vindo aqui só abaixar o tema royalle).

  8. Olá para todos, administro uma rede 130 máquinas, uso o Windows Vista no meu Laptop e em todas as estações de trabalho, desde que mudei para o WIindows Vista tive uma grande redução no suporte (vírus, formatação, etc)….
    Gosto muito de usá-lo e não tenho o que reclamar, gosto muito do Ubuntu também…
    Não levanto bandeira de S.O., o que importa para mim são os resultados, o os meus com o Windows Vista foram ótimos.

  9. O artigo é tedencioso.

    Se quer falar bem de linux, escreva sobre linux e pronto.
    Falar bem de linux às avessas, criticando windows, só mostra o quão obscuro dá pra ir com seu SL.

    Liberdade é ser livre pra escolher as coisas, inclusive um windows… mas também pra alguém escrever essas porcarias (inclusive este comentário e este artigo).

    Fui. Até segunda.

  10. Mas Leandro… Todos sabem que martelos com cabo de madeira são inerentemente superiores aos outros. 😉

    Falando sério agora, eu acho os de cabo de borracha transparente muito bonitos e confiáveis, mas acho um tormento usar os de cabo plástico. O artigo todo era sobre a minha experiência com o Windows.

    Esse pessoal se ofende com qualquer coisa… Vocês precisam ver a parte 2…

  11. Que artigo INÚTIL.
    Um site tão bom como o Webinsider não deveria publicar uma PORCARIA dessa.
    Discutir sobre preferência de sistema operacional, linguagem de programação, etc, não acrescenta em nada na vida de quem trabalha com tecnologia, cada um usa o que achar melhor e o que lhe dá mais produtividade. Sem mais.
    Só uma palavra para definir esse artigo: LIXO!

  12. Oi Leandro, do comentário 46, logo acima.

    Excelente resposta, pelo menos para quem olha o debate mais de longe um pouco.

    Engraçado que muita gente defende o Windows como um time de futebol, sem na verdade conhecer bem Linux e Mac.

    []s do

    Vicente

  13. O pessoal fica nervoso à toa. Uso o Linux, tanto no trabalho quanto em casa, não me deixo encantar por usar o que todo mundo usa.
    Gostei do seu artigo.
    Abraços.

  14. – Eu uso martelos com cabo de madeira, por que são os melhores e quem usa martelos com cabos de plástico são uns ignorantes! (Usuário Linux sobre Windows);

    – Ignorante é você que fica se vangloriando de usar esse martelo com um cabo estúpido de madeira, eu uso meu martelo com cabo de plástico e sou muito feliz! (Usuário de Windows sobre Linux);

    – Vocês dois é que são trouxas, bom mesmo é martelo com cabo de borracha… borracha transparente! (Usuário Apple).

    —- Agora eu me pergunto —

    Batendo o prego está bom não está?

  15. acho q esse seu artigo nao tem muito de ultil p/ ser absorvido… ali vc deu sua opinião, seu uso pessoal e q o windows nao te satisfaz… na verdade vc quer um sistema q não lhe dê trabalho nenhum, um sistema em q vc nao precisa vazer longos caminhos p/ fazer certas alterações, nao precise armar seu esquema de segurança… vc quer algo totalmente pronto e perfeito… o maneiro nao é vc ter td mastigado, é vc contruir no proprio windows td q ele nao te oferece. e como nosso amigo disse acima: rodar vista com uma carroça nao dá. po usar um vista num pc com 1Gb de memoria é sacanagem, se vc entrar no boa dica vc acha um mundo de memorias baratas la, dá p/ fazer um levante na sua makina. concordo quando dizem o vista é um lixo mas o xp segura a onda legal. armei meu esquema todo de proteção e nao tenho problemas com invasão nem com virus. vai do usuario saber bem o q esta entrando na makina pela net. quanto a programas e erros… é td gerenciamento do usuario. o xp atende minhas exigencias na boa. ja usei muitos outros OS, são bons, mas nao tenho saco de ter q ficar intalando programas similares a: ex. msn, media player, Iexplorer e outros programas profissionais q uso.
    agora quanto a beleza, acho isso um debate futil, nao sou design nem decorador… mas se for comprar o xp e vista com linux, eles passam por cima. isso é opinião de cada um. assim como um exemplo quando comparei a moto fazer 250 da yamaha e a twister da honda…. são o mesmo tipo de moto e cc, as opinioes são bem variadas, a fazer ganha por ser a unica da categoria a ter injeção eletronica, mas era a mais criticada em design, 70% das opiniões era elogiando o design da fazer, mas apareceu um cidadão no forum esculaxando a fazer pq a linha da rabeta nao combinava com a do tanque, q a descarga barecia inacabada pq a placa nao ia ater o fim dela… sendo q a opinião de todas é: a Fazer é muito mais bonita.
    e é assim… é opinião pessoal. nao acho maneiro crias um post p]/ fazer essas comparações e aguardar leitores com bons elogios.
    mas fora isso foram boas explicações sobre linhas de comando e etc.

  16. Puxa Ricardo Bánffy,
    tendencioso este teu artigo, heim!? Você há de concordar comigo que existem qualidades no mundo Windows que não existem no universo Linux. Vou citar somente 4 e duvido que você consiga derrubá-las:

    1 – Vocês do Linux são uns incompetentes, nunca conseguiram desenvolver um vírus sequer. Nós do Windows, atualmente estamos desenvolvendo cerca de 300 novos a cada mês!;

    2 – Com o dólar caindo do jeito que está, só mesmo usando Windows é que podemos mandar 20.000.000,00/mês desta moeda desvalorizada de volta para a sua terra;

    3 – Foi o Windows quem criou o usuário tolerante a falhas, não foi a sua porcaria de Linux;

    4 – Vocês ficam se vangloriando de ter código aberto. Aprenda de uma vez por todas: a competência mesmo está em Redmond, e se os meus tímidos gurus de lá, não abrem o código, é por vergonha;

    5 – Para finalizar, a mais importante: vcs do Linux não dão 10% para o gestor que comprar mais de mil cópias.

    Ahhh! Já ia me esquecendo a Solitaire (Paciência) do Windows é o programa mais usado em todo o mundo. Vai dizer que ele não é bom!

  17. Paulo,

    É muito sabido que o Linux (variação popularesca das verdadeiras plataformas *Nix, como HP-UX, Solaris, etc) só conseguiu ser conhecido, de alguma forma, pelo fato de que ele é gratuito

    Interessantemente, o BSD predata o Linux em alguns anos e continua relativamente obscuro, ainda que tão gratuito quanto. O que tornou o Linux conhecido foi que ele era bom o bastante e vai ficando cada vez melhor graças aos investimentos de empresas como IBM, HP, Intel, AMD, SGI, Oracle e Sun, apenas para ficar nas maiores. Diferente do BSD, a licença GPL cria um ecossistema em que todos que colaboram colhem os frutos de todas as colarborações.

    Foi qualidade adquirida pelo investimento combinado de um incontável volume de trabalho e conhecimento que tornaram o Linux famoso.

    Duvido que se ele fosse pago, mesmo que a valores irrisórios em comparação aos concorrentes, e fosse encampado por uma Sun da vida, ele teria qualquer participação de mercado.

    Errado de novo. Muitos usuários de Linux pagam por ele. Muitas empresas gostam de pagar pelo Red Hat Enterprise, pelo Oracle Unbreakable e pela consultoria da Canonical, para ter especialistas presos a um SLA.

    Para comprovar isso, basta ver o Mac. É caro pra c?., tem uma base *Nix no seu esqueleto, e vende muito mais que Linux, que é gratuito! Isso é fantástico.

    Os computadores são bonitos e bons e, por isso mesmo, podem se dar o luxo de ser caros. Joe Sixpack não quer saber que sistema roda em seu computador e, pra maioria dos usuários de Mac, o Unix debaixo do Aqua existe apenas para bragging rights.

    Na verdade acho até vexatório para a comunidade Linux que um sistema operacional tão bom como ele não consiga participação de mercado

    A comunidade Linux agradece sua preocupação, mas tudo indica que ela está mais preocupada em fazer um bom sistema operacional do que ganhar mercado.

    Isso sem falar no TCO. É notadamente claro que o TCO do Windows é menor que o do *Nix.

    Para cada pesquisa que diz uma coisa tem outra dizendo o contrário. TCO não é tão fácil de medir. Por incrível que pareça, eu já li algumas que apontavam para o Mac como o menor TCO. Isso está longe de ser notadamente claro.

    Quem me dera ficar do lado da MS nessa história, muito pelo contrário. Detesto a MS em muitos pontos

    Até aqui me enganou. Podia jurar que você adorava a MS.

    é dificil tentar, em primeiro lugar, colocá-los lado-a-lado

    Sistema operacional é sistema operacional. Os dois servem pras mesmas coisas.

    Ainda mais dificil tentar definir que um produto é melhor e tem mais recursos, e é mais fácil de usar que outro.

    Fácil de usar é relativo. Depende de quem estamos falando. Lembre-se que metade das pessoas têm QI abaixo da média (o mercado de burro pra baixo é bem maior). Ser fácil de usar, também, não é sinônimo de ser bom. Windows não é nem fácil de usar nem particularmente estável. E ele só é fácil de usar porque o computador veio com ele.

    Não sei quanto à sua, mas a minha mãe, ainda que goste muito do Mac dela, conseguiria, eu tenho certeza, funcionar perfeitamente em um Ubuntu (ou um Mint, um gOS) com um mínimo de orientação. Ela perguntaria onde fica a internet e onde fica o e-mail, me pediria para configurar as contas dela (o que ela também pediu para o Mac) e a impressora e pronto. De resto, ela consegue entender caixas de diálogo e apertar o botão certo na maioria das vezes. O upgrade para Ubuntu já está programado para quando o Mac dela for aposentado.

    Menos ideologia. Mais realidade.

    Bonito bordão. Foi você mesmo que fez?

  18. Banffy, deixa isso pra lá cara.

    O artigo está bacana, com certeza fez o dia de alguém. Comentários são assim mesmo, quem tem teclado tecla o que quer.

    Um colunista escreve a sua opinião, a sua opinião é essa. Se você acha que o windows e uma merda você não vai escrever que não é só para soar mais imparcial.

    Se o cara só quer saber de opinião neutra, então que não leia nada.

    Você escreve seu artigo, lê o que o povo achou, morreu ai. Se você for querer ganhar até nos comentário, dificilmente vai conceguir. Só matando os caras. Por mais que você tenha razão, pode simplesmente juntar um monte de gente e começar a falar mau do seu artigo, com ou sem razão.

    Até parece que você vai chegar lá, explicar algumas coisas, e o povo vai dizer ah sim, agora entendi…

    Fanboy é fanboy, não adianta.

  19. Microsoft apóia PHP e outros projetos open source

    Se não me engano PHP é uma das tecnologias usadas no servidor Apache 2 sob Linux e base da bilionária rede social Facebook.

    Se o futuro da informática é Web App então aprender Linux e suas tecnologias open source é o caminho.

    Isso sem falar nos netbooks e celulares como terminais móveis de acesso a internet.

  20. Ahhh, Paulo… Não é culpa do Linux não ter drivers para a placa Motorola. É culpa da Motorola não fazer drivers para o Linux. Por que a Nvidia é a placa preferida do pinguim??? A única com drivers e instaladores muito bem feitos…

  21. O uindous é para crianças. Linux é feito pra gente grande. Aprendam a viver com isso, fanboys de Seattle.
    Realmente, só pra brincar… Coisa séria, tem que ser linux…

  22. tbém somos usuários SL/CA, e gostaria muito que os usuários de windows e do office pelo menos lessem a EULA dos mesmo antes de defenderem os mesmos

  23. E eu trato minha mãe com muito carinho. Isso é muito importante. Ela não usa Windows há, pelo menos, 8 anos. Usa um Mac, pelo qual ela se apaixonou à primeira vista.

    Perfeito. Claro que você não seria um opressor sadomasoquista de deixar um Linux na mão dela. Conclui perfeitamente a discussão.

    A sua diversão não é nem nunca foi a minha prioridade..
    Concordo, mas conseguiu tal feito sem muito esforço.

    E se você acha que Windows e Unix-likes não podem ser comparados, é um problema seu. Pra mim são – eu uso os dois.
    Você pode adaptá-los para realidades diferentes (forçando a barra algumas vezes), mas compará-los ponto-a-ponto? Não dá.

    E farei uma polêmica aqui com você.

    É muito sabido que o Linux (variação popularesca das verdadeiras plataformas *Nix, como HP-UX, Solaris, etc) só conseguiu ser conhecido, de alguma forma, pelo fato de que ele é gratuito e se aproveita desse conceito, às vezes, muito mal entendido, de open source.

    Duvido que se ele fosse pago, mesmo que a valores irrisórios em comparação aos concorrentes, e fosse encampado por uma Sun da vida, ele teria qualquer participação de mercado. Para comprovar isso, basta ver o Mac. É caro pra c…., tem uma base *Nix no seu esqueleto, e vende muito mais que Linux, que é gratuito! Isso é fantástico.

    Como empresário, e conhecendo muitos colegas na mesma posição, afirmo que todos eles preferem pagar pelo Windows, instalar no PC de cada funcionário, treinar se necessário, do que instalar um SO que custa zero reais.

    Na verdade acho até vexatório para a comunidade Linux que um sistema operacional tão bom como ele não consiga participação de mercado sendo gratuito. Ou a comunidade precisa trabalhar mais no sistema para deixá-lo popular, ou ele é ruim mesmo para o uso que as pessoas esperam.

    Isso sem falar no TCO. É notadamente claro que o TCO do Windows é menor que o do *Nix.

    Quem me dera ficar do lado da MS nessa história, muito pelo contrário. Detesto a MS em muitos pontos, principalmente política de lançamento de updates e licenciamento. E lembre-se da previsão pessimista que eu fiz antes para o Windows em 2020.

    Mas nessa comparação, é dificil tentar, em primeiro lugar, colocá-los lado-a-lado. Ainda mais dificil tentar definir que um produto é melhor e tem mais recursos, e é mais fácil de usar que outro. Perda de tempo.

    A favor do Linux: recentemente instalei Asterisk na minha empresa trocando o antigo PABX e funciona que é uma beleza. Incrível como é estável e trabalha bem com os codecs de voz.

    Mas colocar Linux para minha mãe baixar receita na Internet, nem pensar. Principalmente se um dia ela estiver sozinha, longe da banda larga, e tiver que configurar o driver da placa da Motorola. Fim dos tempos.

    Menos ideologia. Mais realidade.

  24. Olha, ja faz uns 5 anos que sai da divisao, ou vc é isso ou vc é aquilo. este dualismo é muito limitador. quando tinha atribuicoes mais tecnicas, usei redhat, slack, debian, freebsd, etc.. mas quando passei a ter atribuicoes gerenciais, simplesmente nao foi possivel, hoje uso o project, visio, word, excel, ppt, as vezes uso versoes online (googledocs) entre outros softwares especificos. Cada caso tem uma solucao, generalizar é banalizar o assunto. Alem disso, o texto tem uns 90% de criticas sobre a interface e somente uns 10% sobre a parte estrutural do sistema, enfim, o texto ficou raso demais no assunto. serviu apenas para polemizar 🙁

  25. hr,

    E você culpa quem? O fabricante, que usou o chip mais barato do mercado, mesmo que não exista documentação adequada para ele ou os programadores voluntários (já que o fabricante não paga pra isso) que não conseguem escrever drivers sem documentação?

    Já é fantástico que seja possível instalar drivers de outro sistema operacional (o Windows) no Linux. Querer que esse quebra-galho seja simples é querer demais. Seu tempo vale mais do que o preço de se jogar fora a rede USB e se comprar uma boa.

    Intel-de-ponta-a-ponta quer dizer chipset Intel, vídeo Intel, rede Intel e wireless Intel. Nada contra os processadores da AMD ou da VIA (que preenchem nichos importantes), mas a Intel tem sido muito esperta em contribuir com código e documentação para que o Linux funcione perfeitamente com o hardware dela. É mais do que pode ser dito sobre a Broadcom, por exemplo. Eu fujo do hardware deles.

    Em tempo, baixe um 8.10 beta que vale a pena. Está estupendamente sólido aqui para os 20 dias que faltam para o lançamento. O maior problema é que ainda falta algum heavy lifting para ser feito e os updates diários estão imensos.

  26. Para não ser anti-xiita (que acho tão ruim quanto xiitismo) resolvi tentar de novo… Já que você afirmou que os problemas foram solucionados…

    Peguei um 7.04 (Feisty Fawn) que tinha aqui! Em casa uso um PC com o XP… A máquina é um core 2 duo, com 2gb, hd sata 250gb, como o notebook é intel de ponta a ponta como você disse (Um Toshiba Satellite M45-s256 com upgrade para 1gb)

    Como dispositivo de rede uso um D-Link AirPlus G DWL-G122 Wireless USB Adapter(rev.B) e aí já viu, né? Começaram as pesquisas em fóruns e etc. O mais perto que cheguei foi: https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/Ndiswrapper

    Os downloads não abrem no Ubuntu, então estou baixando o Ubuntu 8.04.1 desktop só para desencargo….

    Ainda acha simples?

  27. Homero,

    He, he, trivial para quem, cara pálida?????

    Pra mim, por exemplo. Eu nunca disse que um usuário iniciante seria capaz de fazer mágica pesada num Unix-like. Meu ponto (com o qual tantos se ofenderam mortalmente) é que o Windows é apenas mais ou menos suportável para power-users.

    Quanto ao vendor lock-in, durante boa parte do tempo em que os micros eram vendidos sem SO a pirataria corria soltíssima, não existia nenhum sistema operacional joe-sixpack-friendly para competir com o Windows (o OS/2 morreu anos antes do Linux chegar nesse ponto) e, se a MS fazia algo contra a pirataria, sinceramente, não dava pra perceber. Por anos, 111-1111111 foi um serial number válido para todos os produtos deles. Pirataria é uma forma de dumping que você sempre pode dizer que não pratica.

    Não recomendo Linux (ou BSD) para usuários medianos. Os usuários medianos, que estão acostumados a procurar drivers pela web (superdownloads não pode ser coisa de conhecedor, né?) ou rodar joguinhos, ficam bem com Windows. Quem não entende nada (e não vai saber configurar um anti-virus) vive muito bem com Linux (entre outras coisas, porque ele dificilmente vai precisar de um anti-vírus e muito raramente vai dar qualquer pau). Do mesmo jeito que quem conhece ou quer conhecer profundamente o computador e seu software vai se dar muito bem com um Unix-like como os BSDs ou o Linux (ou o OpenSolaris, que agora anda mais open do que era antes), porque vai poder experimentar muito mais fundo do que poderia com um Windows.

    Eu não sou a maioria e as minhas colunas nunca se propuseram a ser a visão de um usuário típico. Isso eu não sou mesmo e eu sei bem.

    Quanto ao seu último ponto, no fundo, a MS obriga os fabricantes sim. Durante o processo do DoJ contra ela, ficou clara a prática de ou você paga um X pequeno por cada computador que você fabrica ou paga um X muito maior por cada computador que sai com Windows, você escolhe. Na prática, isso é obrigar o fabricante porque não pagar o imposto Microsoft o tornaria menos competitivo do que seus concorrentes em um mercado de margens estreitíssimas (criado, diga-se de passagem, pela comoditização do hardware por conta de todos os PCs rodarem os mesmos programas em um mesmo SO).

    É bem mais complicado do que parece à primeira vista. Eu sou velho o bastante para lembrar de toda essa história desde os tempos do Apple II.

    Thomas,

    O Windows também me atende muitíssimo bem em algumas coisas que eu tenho que fazer, como marcar reniões com o Outlook no servidor Exchange ou ver o que precisa de mais atenção em arquivos do Project. O problema, pra mim, é que não consigo me livrar da idéia de que eu não precisaria sofrer com os irritantes defeitos do Windows (que seus entusiastas acreditam serem virtudes) se não fosse a opção deliberada dos outros por padrões fechados.

    E sim, eu não conheço um similar livre ao Project. Ele é uma porcaria e todo mundo odeia, mas ele resolve o que ninguém mais tenta resolver.

    Paulo,

    Está aí o problema principal do seu artigo: ele é 100% diversão. De baixa qualidade claro

    A sua diversão não é nem nunca foi a minha prioridade. Há outros artigos no site, muitos provavelmente mais ao seu gosto. Vá lê-los, por favor.

    *Nix não é para desktop.: Erro seu. *Nix é pra desktop, notebook, netbook, servidor, cluster, supercomputador (single-image, Rocks etc) e pra qualquer computador cujo usuário goste de poder saber exatamente o que está acontecendo. Eu sou assim. É também para aqueles que simplesmente querem um computador para trabalhar, ler e-mails, navegar na web, escrever textos, fazer planilhas e coisas do tipo, porque um Unix moderno simplesmente funciona.

    Em tempo, Macs também rodam Unix. E, desde antes disso, eles sempre simplesmente funcionaram.

    Windows é para tarefas do dia-a-dia desde que seu dia-a-dia não seja olhar seu computador de perto demais, ou precisar dele para algo muito importante. É pras mesmas coisas (desde que você tenha um bom anti-vírus) e faz algumas coisas a mais (boas para o gerente de estoque e para o presidente da empresa, que devem precisar do SAP). Como eu não tenho nem quero senha no SAP, pra mim estaria ótimo não ter um Windows. Morro de medo de um dia me darem uma e eu ficar ainda mais preso ao Windows dali em diante.

    E eu trato minha mãe com muito carinho. Isso é muito importante. Ela não usa Windows há, pelo menos, 8 anos. Usa um Mac, pelo qual ela se apaixonou à primeira vista. Não sei o que a sua pode ter feito para você, Paulo, mas pense em dar coisa melhor para ela. Nem Joan Crawford mereceria um Windows.

    E se você acha que Windows e Unix-likes não podem ser comparados, é um problema seu. Pra mim são – eu uso os dois. Se você discorda, escreva um artigo explicando sua opinião que eu prometo que leio. Você tem um blog? Use-o.

  28. Ia resistir, mas não consegui, preciso comentar isso antes de sair:

    É primitivo – antes de criticar, informe-se porque está na cara que você nunca viu um Synaptic funcionando

    – Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo usam o Windows, nunca ouviram falar no Synaptic, e mesmo assim não reclamam. Instalam software normalmente, depois desinstalam. Se necessário, até reinstalam o Windows inteiro só porque o driver da impressora ficou corrompido.

    Se a vida delas melhoraria com o Synaptic, concordo em 100% com isso. Creia em mim. O único problema nisso é que elas teriam que passar antes por armadilhas do *Nix que o Windows simplesmente não coloca na frente delas. Seria muito esforço para pouco benefício. Essas pessoas simplesmente não dão a mínima em reinstalar o Windows para trocar o fundo da tela, se necessário.

    Atente-se para o fato:

    – do programa governamental para venda de computadores para baixa renda, usando *Nix, com isenções tributárias e portanto custo menor, cerca de 70% dos usuários que compram o equipamento trocam para Windows em menos de 6 meses de uso. Estranho para você? Clarissimo para mim.

    Reflita sobre isso. Menos ideologia e mais realidade.

  29. – Isso tiraria metade da minha diversão.

    Está aí o problema principal do seu artigo: ele é 100% diversão. De baixa qualidade claro.

    – Fazer esse artigo que você pediu não era minha intenção com esse.

    Acredite em mim, como crítico e leitor. A sua intenção era essa, exclusivamente. Até acho que pelo canal usado e pelo tamanho da polêmica que você tentou criar, o no. de comentários é baixo. Acho até que os xiitas do *Nix perceberam que você errou. Já os adoradores do Windows começaram a ler o artigo e desistiram lá pelo 2o parágrafo.

    Já como profissional da área, li e reli algumas vezes o seu artigo e percebo que ele piora a cada leitura. Poderia tentar argumentar ponto a ponto, mas seria perda de tempo, por conseguir resumir, de forma obviamente resumida e (muito) reducionista, o seguinte:

    – *Nix não é para desktop. é para missão crítica, software embarcado, sistema operacional de controle de nave espacial, sistema de medição de dados do LHC, sistemas de roteamento, hardware de conectividade, etc

    – Windows é para tarefas do dia-a-dia: da secretária, para o gerente de estoques, passando pelo diretor de logistica até o presidente da empresa. é para a minha mãe (e para a sua) que deseja apenas baixar a receita da Ana Maria Braga, é para o estudante de direito que quer apenas fazer o seu trabalho jurídico.

    Tentar fazer o *Nix um Windows, e vice-versa, só pode dar errado. O ditado diz: cada macaco no seu galho.

    Tentar comparar coisas incomparáveis só podem dar nesse seu artigo. Não dá certo.

    E chega de polêmica. Por mim, o artigo simplesmente vai vagar pelo Webinsider por alguns meses e depois cairá no esquecimento.

    Enquanto isso, lá por 2020:

    – o *Nix será esquecido no desktop
    – o Mac vai assumir 50% do market share (graças aos agregados Ipod/Iphone da vida)
    – finalmente a Microsoft vai gastar 100 bilhões de dólares para recriar o kernel do Windows na versão Vista 2020 e parar com a mania de remendá-lo). Para que? Para ficar igualzinho ao Mac de 2010.

  30. Concordo que o Windows possui muitos defeitos, não é o sistema operacional de minha preferência, só tenho no notebok do trabalho (na empresa anterior usava Linux e em casa Mac OS X). Acho que o autor poderia muito bem escrever um texto com o que ele diz que se propôs a fazer sem usar esse tom agressivo que o faz parecer um fanático.

  31. Se ao compartilharmos experiências pudéssemos criticar ou escrever sem usar o ego, ou até mesmo, se pudéssemos ver as coisas por outros planos, e não pelo plano do próprio hedonismo, teríamos uma discussão mais produtiva…risos

    Como diria um cara chamado José Ingenieros:

    Sem estudo não se pode ter ideal, senão fanatismo. O entusiasmo vidente dos homens que pensam não se confunde com a exaltada cegueira dos ignorantes.

    Quanto ao artigo…

    Concordo em partes… Para um usuário avançado, em muitas coisas o Linux/Unix consegue ser muito mais produtivo… até pela própria filosofia de uso, um SO que não foi feito para desenvolvedores ou usuários acomodados…

    Sou desenvolvedor e uso os dois sem frescuras, e dependendo da tarefa que realizo, me atendem muitíssimo bem, não tenho o que reclamar… a maioria das ferramentas que uso em um eu uso em outro, e não tenho nenhum problema de incompatibilidade, mesmo rodando a parafernália toda em um PC modesto…

    Porém… Eu não usaria o windows com tanta confiança em um ambiente de produção pra rodar alguma aplicação desenvolvida em Python…risos 😉

  32. Olá Ricardo

    Eu havia prometido a mim mesmo não entrar mais em discussões do tipo Yamaha é melhor que a Honda ou Palmeiras é melhor que o São Paulo, e principalmente, o Linux é melhor que o Windows (ou vice versa).

    Mas, promessas são feitas para serem quebradas..:-)

    Eu gostei de seu artigo, em boa medida, mas por isso mesmo acho que algumas questões precisam ser discutidas. Você acabou se deixando levar, me parece, pela preferência pessoal e particular pelo Linux.

    Veja:
    Ricardo: E, em último caso, é trivial pendurar um segundo monitor, teclado e mouse pros pequenos, levantar um novo X e rodar seu Windows dentro de uma VM.

    He, he, trivial para quem, cara pálida????? Quantas pessoas você conhece, fora da área, que ao menos entenderam o que está escrito acima? Nem digo fazer o que sugere, mas simplesmente entender. Tente parar pessoas nas ruas e perguntar se sabem explicar o que é uma VM!!!!

    Outro trecho, que é parte de minha decisão de escrever esta mensagem.

    Ricardo: Rodrigo: A mágica se chama ?vendor lock-in?. Uma vez que você depende de produtos fechados para rodar seus programas ou guardar seus dados, sua liberdade de escolha acabou. Seu caminho de migração é aquele que o fabricante escolheu pra você.

    É só por isso que o Windows é hegemonico? Porque vem com o computador da Dell? Fala sério, durante decadas a maior parte dos computadores vendida no Brasil não tinha marca, eram montados por fabricantes de fundo de quintal, e seus sistemas operacionais, piratas, sendo que os que os fabricavam podiam escolher qualquer sistema (qualquer sistema que EXISTISSE, claro..:-).

    Imagine qualquer outro produto, qualquer um, que sendo muito melhor, mais seguro, mais profissional, mais simples de usar e instalar, mais bonito, mais TUDO, que outro, mas é ignorado apenas por preguiça da população de trocar pelo outro, que já se está usando..:-)

    Se fosse apenas uma simples questão de colocar um CD, rodar o instalador, e se divertir no melhor sistema operacional do planeta, todo mundo já teria trocado! É como alegar que um veículo mais rápido, mais seguro, mais bonito, mais econômico, mais tudo que os atuais carros vendidos no mercado, não consegue espaço porque as pessoas tem preguiça de trocar de carro.

    Distorção cognitiva derivada de especialização profissional. Acho que é isso que afeta os usuários fanáticos de Linux (fanáticos, porque eu sou usuário, por diversão, e não sou afetado assim). O fato de que para você boa parte dos processos necessários para instalar, manter e usar o Linux são triviais, o leva a pensar que deve ser assim para todo mundo.

    Como um pianista de concerto que se espanta com o fato que quase ninguém tem um piano, nem sabe tocar 3 notas sem sair do tom. Mas é tão simples, pensam eles..:-)

    Outro ponto que esqueceu, o Windows não vem em todo computador porque a malvada Miscrosoft obriga os fabricantes a usar seu sistema. Os fabricantes escolheram o Windows porque a maior parte das pessoas o prefere, mas principalmente porque quando os sistemas de computador começaram a se tornar acessíveis, SÓ HAVIA O WINDOWS como opção amigável, gráfica e adequada a não iniciados.

    Embora o Linux tenha surgido oficialmente em 91, nem você sugeriria que as pessoas, leigos que queriam apenas usar planilhas e processadores de texto em um computador amigável, instalassem e usassem as primeiras versões do Linux, como a famigerada Slackware (tente imaginar a cena, a secretaria e seu primeiro computador no escritório de contabilidade, tentando configurar a placa de vídeo no Slack no braço..:-)

    Hoje em dia, talvez, uma instalação Linux é amigável o suficiente para um quase leigo optar por ela no lugar do Win. Hoje em dia. Mas até alguns anos, seria tolice, e é por isso, e não o contrário, que as máquinas de fabrica como a Dell vem com este sistema.

    E as tentativas de vender máquinas com Linux já instalado, em desktops e laptops, tem esbarrado em um gigantesco upgrade, com os usuários comprando os sistemas Linux e em seguida instalando o Win no sistema.

    Ou são todos, a maioria das pessoas que compram computadores, burras e estúpidas, ou sua análise da situação é um tanto tendenciosa e um tanto cega.

    Um abraço.

    Homero

  33. Paulo,

    Como engenheiro de computação, programador nas horas vagas e empresário, que trabalha com computação e TI 24 hs por dia, até acho que você pode, com mínimo esforço, tentar montar um artigo que mostre vantagens do *Nix em relação ao Windows. Com certeza há muitas.

    Fazer esse artigo que você pediu não era minha intenção com esse. A minha intenção era mostrar como expatriados de sistema operacional poderiam tornar a vida no Windows suportável.

    hr,

    1) Escolha o notebook certo com peças de fabricantes responsáveis que liberam especificações do hardware (Intel de cabo-a-rabo, por exemplo. Fuja de Broadcom). Fica difícil escrever drivers sem isso. Também é imbecil culpar o povo que faz o Linux se o driver que o fabricante disponibiliza apenas como um binário fechado é uma porcaria. Problema do fabricante. Compre notebooks bons que isso não acontece (Dell, Lenovo e HP tem linhas 100% compatíveis com Linux – é só olhar). Lembre-se: comprar barato sai caro.

    2) O povo do OpenOffice precisa fazer engenharia reversa porque os formatos do Office pré-2007 não tem uma especificação pública. Os novos (.docx e afins) até tem, mas a especificação é quase inimplementável (de propósito). E não adianta culpá-los pelo mundo todo depender da Microsoft – eles já fazem o trabalho heróico de descobrir como as coisas funcionam sem nenhuma ajuda (muito pelo contrário) do pessoal de Redmond. De resto, OOo funciona muito bem pra mim – ainda não encontrei problema que eu não pudesse resolver bem com ele.

    3) No Windows (ou no Mac) o usuário nunca dá dois cliques – primeiro tem que achar um programa, depois tem que baixar (ou ir à loja comprar, ou passar o cartão de crédito). Aí vai ter um programa para dar dois cliques, se souber onde salvou. Quando não quiser mais, pode ou não conseguir desinstalar o programa e pode até precisar comprar um programa limpador para desinstalar tudo. Vai ter que ficar checando se existem versões novas e baixá-las (ou deixar que o programa faça isso). É primitivo – antes de criticar, informe-se porque está na cara que você nunca viu um Synaptic funcionando.

    3-B) Ultimamente, mesmo os programas que não tem um repositório para cadastrar no gerenciador de pacotes (e manter atualizado para sempre, como o Skype) tem pacotes .deb para Debian e Ubuntu e .rpm para Fedora e Red Hat (como o xVM da Sun). E ter o fonte é bom sim. Se você não sabe o que fazer com ele, ou não baixe ou aprenda. Não culpe os outros por expor seus limites. Programas que não tem pacotes são considerados coisas avançadas e de vanguarda. Se não é pro seu bico, ignore.

    Os três tópicos tem solução e é fácil. Você é que não viu.

  34. O live cd do Ubuntu ja me salvou algumas vezes dos malwares do Windows xp, teve uma vez que minha esposa abriu um email falso que dizia ser dos correios e logo executou um anexo, e esse arquivo foi parar na area de trabalho do Windows e para minha surpresa o malware nao deletava de jeito nenhum. Com o live cd Ubuntu consegui ver a arvore de diretorios do Windows e deletei o arquivo suspeito. Tambem quando o Windows trava de vez, o live cd permite salvar seus trabalhos em pendrive.

  35. Caro Ricardo,

    Você tentou ser polêmico, engraçado, divertido e se mostrar mais inteligente do que os usuários Windows (a grande maioria por sinal) com esse artigo.

    Mas o que conseguiu foi apenas se mostrar bobinho (sem as aspas).

    Como engenheiro de computação, programador nas horas vagas e empresário, que trabalha com computação e TI 24 hs por dia, até acho que você pode, com mínimo esforço, tentar montar um artigo que mostre vantagens do *Nix em relação ao Windows. Com certeza há muitas.

    Mas definitivamente não é com uma porcaria sem tamanho como esse artigo que você vai conseguir.

    Menos ideologia e mais realidade.

  36. Incrível como um site do nível do Webinsider publica artigos de pessoas insanas como esse camarada ideológico e alucinado. Francamente…

  37. Triste ver um artigo desses!

    Acho que os powerusers xiitas têm mais é que procurar algo útil para fazer na vida… Daqui a anos vão falar para seus netos (isso se procriarem): Eu era fera em linux.. Grandes porcaria!!! Essa história de se achar bom por que usa um SO é muito nerd/sem mulher/sem outros assuntos… Vão plantar uma árvore, ter filhos e escrever seu livro (que não seja sobre so)…

    Quero é facilidade de uso… Em breve o SO não vai fazer diferença nenhuma, não está claro ainda??? Só preciso de um browser e pronto…

    Em relação a windows x linux, acho que a comunidade linux tinha que resolver os seguintes problemas para afundar o Windows (em minha opinião):
    1. DRIVERS: Tomara que o linux esteja correndo ATRÁS e muito em termos de compatibilidade, pois em nenhuma instalação que fiz rodou liso de primeira em notebooks… Uma hora era som, outra wifi, outra vídeo… E era ubuntu… Num note de 2 anos atrás… Depois de instalar e começar a me sentir confortável (2 semanas) chegamos no item 2…

    2. O OpenOffice é um lixo convertendo arquivos do office e não sei se os xiitas sabem, mas o mundo todo usa office… Por isso a M$ lançou uma versão para MAC.. Só o linux ficou de fora… Triste, mas só isso faz pelo menos 75% da pessoas fugirem de um linux.

    3. Instalação de programas. Esse negócio de pesquisar instalações em bancos padrões não parece ser o meio mais eficiente, ou pelo menos amigável. O usuário quer dar dois cliques e pronto. Não parece óbvio para um xiita que facilidade de uso é importante?

    Já reparou quando o programa tem downloads para linux e windows? Usuários Windows cliquem aqui. Linux façam download, compilem, se der problema siga este pequeno tutorial de 200 páginas ou pesquise em nossos fóruns…

    Quando estes três tópicos estiverem resolvidos, vendo meu mac, vendo todas as licenças de xp pro do trabalho, uma de vista bussiness e a do windows server… Fora o monte de offices 2007…

    O mundo será bem melhor e vou dizer que os xiitas tinham razão… Até lá, amigo… Linux só serve para roedor de linha de comando ficar se gabando como você e não para as empresas que fazem o mundo girar de verdade…

  38. Ze Wrote:Uma covardia comparar o XP com o ubuntu, de um lado um sistema que já chegou ao fim do seu ciclo comercial e fora abandonado pelo fabricante a um belo tempo

    ____

    Ze, da um desconto ! Se ele fosse comparar com o Vista as pedras seriam muito maiores.

  39. Malluco: Faz a mesma coisa em termos. Vista não tem o eye-candy do Compiz ou a segurança de um SELinux. Tem um gerenciador de software absolutamente minimalista. Windows, no geral, não lida direito com multi-processadores (ao menos não com máquinas de 16 núcleos ou mais).

    Mark: Eu detestei o SO, mas adorei o emprego. E, como eu disse, dá pra sobreviver.

    Tony: Não é vaidade não. É solidariedade. Não gosto de ver ninguém batendo a cabeça sem motivo. Prefiro que se evite os sofrimentos evitáveis.

  40. Acho que webinsider, blog tão renomado e cheio de artigos MUITO MAIS interessante do que este seu, pode deixar postar uma coisa dessa. Tosco é seu artigo. Tosco, inacabado e completamente inadequado para qualquer pessoa que tem uma boa cultura na bagagem. Perda de tempo ler isso. cada um com seu cada qual. Se você acha que linux é bom pra você, be happy.

    Pelo amor, se tu é engenheiro e tem conhecimento na área sabe que não deve meter o pau assim.. não em público, use pra você, só pra você.

    Ninguém quer saber se você limpou a bunda com papel higiênico ou com jornal, apenas limpe a sua bunda sozinho com o que você achar que deve limpar? deixe que agente limpe a nossa bunda sozinho também e cada um limpa a bunda com o que quiser..

  41. Caramba Ricardo, quanta vaidade… monta logo uma igreja…

    Nós usuários de windows ficamos muito lisongeados por você querer abrir nossos olhos para a verdade do linux, a ineficiência do windows e que Kernel é com um l só…

    Pode ficar tranquilo, já etendemos, o Windows é para amadores, você é o expert, ok?

    Por favor nos liberte da escravidão dos fabricantes! Nós imploramos!

    Não nos diga que a solução está dentro de nós mesmos, porque eu não suportaria conselho espiritual/tecnológico de tamanha subjetividade…

  42. Vocês ainda perdem tempo defendendo Windows ou Linux? Meu, gosto é igual bunda, todo mundo tem um.

    Esse artigo é antiguado e levanta questões bobas. O mercado está ai com diversas soluções para todos os gostos e necessidades. Meu não gostou, muda de SO, muda de emprego …

  43. Esse assunto é mais vasto do que política.. não compensa começar a falar em vantagens de um sistema pro outro.. é seu ponto de vista..

    o windows faz tanto quanto linux e vice-versa …

    o importante é ser feliz com o sistema que se sente bem, se está infeliz com o windows, porque é obrigado a usar, então pare de usar. A pior coisa do mundo é fazer algo que não gostamos de fazer, mesmo sendo obrigados. Pare, use seu linux e fique contente, deixe os – como você diz – pacatos e pobres usuários do windows serem felizes.

    Use o mac e fale mal também 🙂

    Ainda tem gente que se diverte né igor.. como citei para meu amigo zé ali em cima no canal do irc (ops, vai falar mal do irc). ah, deixa pra lá. ia citar coisa que poderia ser apagado pelo moderador again.

  44. Camilo, mais uma coisa: Você pode ser sim um power user de Windows. Mas isso não é mais do que um começo. É como saber dirigir um carro apimentado de fábrica e saber dirigir um stock-car: por fora, eles até parecem a mesma coisa mas, por dentro, há um mundo de diferenças.

    Algumas nada sutis.

    Mas não desanime. O bom de saber que há um longo caminho aberto à frente é que você pode começar a trilhá-lo, se quiser e quando quiser.

  45. Mas, Marcelo…

    Para os pequenos existe PlayStation. A tela da TV e maior, dá pra jogar em grupos mais fácil e dá pra sentar no tapete, em pufes e em todo tipo de móvel mais apropriado para brincar do que os de computador. Linux é pra adultos. E, em último caso, é trivial pendurar um segundo monitor, teclado e mouse pros pequenos, levantar um novo X e rodar seu Windows dentro de uma VM. Eles nunca vão saber o que está acontecendo.

    Camilo: Eu não. O Linux é.

    Rodrigo: A mágica se chama vendor lock-in. Uma vez que você depende de produtos fechados para rodar seus programas ou guardar seus dados, sua liberdade de escolha acabou. Seu caminho de migração é aquele que o fabricante escolheu pra você.

    Carlos: Eu estou sempre brincando.

    Rodrigo van Kampen: Mas que porcaria de Linux você usou? Eu uso Ubuntu e o último problema assim que eu tive foi com uma motherboard vagaba e o Debian (geralmente excelente) de 2002. Hoje tudo funciona e instalar programas (e manter tudo atualizado) é moleza com os gerenciadores de pacotes. É verdade que Usuários de Linux acham que o mundo inteiro vive atrasado afundado em bugs e vírus.. O que magoa o povo do Windows é que eles podem estar certos. E sim, competição é ótima. Na pior das hipóteses traz espaço para comparação. E, a propósito, power user, kernel é com um l só.

  46. Im a PC!!!!!

    Hahahahah
    Tentei usar o Linux… Passei uma semana lendo fóruns configurando tudo.
    O problema é que não roda vários programas que uso diariamente. Tem alternativas, é verdade, mas não me acostumei com elas.

    Depois de uma semana e meia, consegui configurar tudo, tirando o som, que ficou com problemas..
    Aí surgiu uma atualização do kernell. E por algum erro misterioso, o dual-boot foi pro saco. Consegui bootar. Não funcionava mais nenhum som nem vídeo, nem pendrive.

    No linux para cada pau, existe uma solução em um fórum… Mas cansei de ler tutoriais gigantes para instalar programas simples.

    Formatei, voltei pro windows. Vou muito bem, obrigado!

    Não sei que windows você testou. O meu funciona maravilhosamente bem em um notebook de 3 anos atrás. Nunca formatei, nunca tive problemas significativos. Sou power user.

    Por fim, acho fundamentalismo uma estupidez sem tamanho. Usuários de Windows acham Mac coisa de metido e Linux de retardado Nerd. Usuários de Linux acham que o mundo inteiro vive atrasado afundado em bugs e vírus. E quem tem mac tá pouco se lixando pro resto.

    Pela primeira vez temos sistemas operacionais competindo em pé de igualdade! Que tal valorizar isso ao invés de ficar atirando pedra? Cada sistema operacional tem vantagens e desvantagens, acordem para isso! Não existe o One Sistem do Rule them All.

    E que vão pro inferno todos os linuqueiros, windowseiros e maqueiros…. fundamentalismo tosco!

  47. Windows é para os pequenos aqui de casa, esses não ficam sem o need for speed.

    Ubuntu roda muito bem em ambiente de teste para projetos web usando o Apache em urls amigáveis, banco de dados, manipulação de fotos e vídeos (ffmpeg) em tempo real.

    Linux é forte em PHP, Perl, JSP, Python (Google Api)…

  48. Bánffy, esse seu artigo é realmente muito imbecil.
    E tosca é a sua eloqüência tendenciosa.

    Já que o windows é uma merda, como você diz, deve haver algo de muito mágico para as pessoas continuarem usando. Será que só a Microsoft descobriu essa mágica? Se você souber a mágica nao deixe de compartilhar. Inclusive você poderá ganhar muito dinheiro se compartilhar com as pessoas certas.

    Isso de ficar levantando bandeiras idiotas é para imbecis que usam sistemas menos expressivos e se acham super-especiais por pertencerem a essa minoria. Além disso, acham que é um dever natural transformar suas preferências individuais em modelos para o resto da humanidade.

  49. Então você se sente superior por usar Linux?
    Não posso ser um hard-user que usa Windows?

    Criticar o sistema é uma coisa, agora falar das pessoas que usam é idiotice.

  50. Oi Zé. Vamos por partes:

    críticas evasivas com pura opinião pessoal seria muito mais sensato postar em um blog pessoal

    Estão lá também. http://www.dieblinkenlights.com. O Webinsider, pros leitores, é mais confortável e diverso – lá sou só eu.

    Mas o fato de ser uma opinião pessoal não exclui a possibilidade de ser verdade, certo?

    Como você pode dizer que é complicado instalar um tema no Windows?

    Roda o Art Manager, navega pelos thumbs, clica em instalar. No Windows, eu precisei ir à pasta c:windows
    esources hemes colar coisas.

    Você reclamou da segurança no Vista, mas me pergunto, como um heavy linux user pode reclamar algo que é copia do que já existe no mundo do pinguim a décadas?

    Cópia mal-feita, na melhor das hipóteses. Eu não sou perturbado com UACs sempre que um programa tenta fazer algo estúpido. No Linux (como no Unix, desde sempre) programas não podem fazer nada estúpido. Ponto. Windows não é assim.

    E vai longe a época em que tudo era administrado com vi no terminal. Vai longe como lá por 2002.

    Quanto à carroça de duas CPUs e um giga de RAM, ela roda Linux muito bem, obrigado. Meu note pessoal é comparável, com uma CPU mais modesta e aguenta um tranco bem mais sério.

    Aceite o fato: Windows é feito por amadores para amadores.

  51. Bem, há muitas acusações totalmente infundadas contra o Windows. Ou, se não infundadas, equivocadas, como a questão de se ter muitas versões de um mesmo arquivo. Ora, o Vista faz isso! É possível retornar a versões anteriores de um mesmo arquivo.

    Outra coisa, o segundo parágrafo do subtítulo Açúcar para o shell é de doer. É essencialmente de doer, hehe…

    Não há problema em preferir o Linux ao Windows. Mas para criticar, é preciso embasar-se em informações mais sólidas.

    Uso o Vista Ultimate em casa e no trabalho. Já fiz cursos de Linux e até trabalhei em uma empresa de Linux. Só posso dizer que não vejo motivo algum para usar o sistema open-source. Para mim, o Linux precisa comer muito arroz e feijão para conseguir chegar perto do Windows.

    E que venha o Windows 7.

  52. Caro Ricardo,

    Depois desse artigo, sua reputação, bem como a do webinsider caíram muito. Texto totalmente tendencioso. Não estou aqui desmerecendo seu artigo, mas críticas evasivas com pura opinião pessoal seria muito mais sensato postar em um blog pessoal ou algo do tipo.

    Uma covardia comparar o XP com o ubuntu, de um lado um sistema que já chegou ao fim do seu ciclo comercial e fora abandonado pelo fabricante a um belo tempo e, do outro o linux constantemente atualizado. Que tal focar no vista?

    Como você pode dizer que é complicado instalar um tema no Windows? Copiar e colar, clique aqui e ali.. tarefas triviais que até a vovó não se embanana. Já no linux…. tente apresentar a linha de comando pro vovô, vai ter um infarto!

    Você reclamou da segurança no Vista, mas me pergunto, como um heavy linux user pode reclamar algo que é copia do que já existe no mundo do pinguim a décadas? Sim, na essência as novas implementações de segurança são idéias manjadas do seu querido sistema operacional. Não curtiu os alertas de segurança do vista? Nem eu! Pelomenos podemos desabilitar com um clique em uma GUI, já no linux quase tudo vem o bendito console anti-noob.

    Para resolver o problema das mensagens instantâneas do Window, que problemas se Pidgin tem port oficial para o sistema do tio bill????? Ahh, chega, não vou mais rebater cada ponto.. tu escreveu esse artigo só para provocar, não tem intenção de fazer críticas sensatas e imparciais. Você é totalmente cego pelos sistemas baseados em *nix.

    Tenho dó de quem assiste a lavagem que deve ser suas palestras.

    Mais um pequeno detalhe, você disse que usa uma carroça, digo, computador modesto, com 1 giga de ram e acha o vista pesado. Ora bolas, queria o que? Usa pc com configuração super ultrapassada e quer que sistemas modernos rodem liso? Tenha dó, você é um profissional renomado (tá tentando ser né?), faz palestras, tem bom emprego e é editor neste site útil e, mesmo assim não tem grana para comprar um pc melhor? Pão duro é foda…

    Espero que você não seja como a maioria que ao receber uma crítica já parte para o ataque, e você é o que manezão?. Desejo artigos mais úteis para webinsider futuramente.

    Abraço,

  53. Eu gosto do gnu/linux, mas recentemente comprei um Mac e hoje sem sombra dúvida é a minha escolha primária, o Mac OS X é simplesmente fantástico.

    Ainda uso o Win no trabalho, acho que entrei num mode de operação que é como se eu estivesse anestesiado… aí as desventuras de usar o Windows são amenizadas.

  54. Olá,

    Ótimo artigo Ricardo.

    Aqui no meu serviço eu Uso Ubuntu, já quase a 1 ano. Na antiga empresa na qual eu trabalhava, eu usava Debian, mesmo sendo analista de suporte aos usuários da empresa que usavam XP. Em casa também uso Ubuntu, no entanto estou fazendo alguns testes com o Suse 11.

    Infelizmente as empresas (leia-se os funcionários, usuários) não estão preparados para mudar totalmente para Linux. Aqui, por exemplo, ouvi meu patrão dizer que queria colocar o Linux em todas as máquinas, inclusive para o comercial, mas foi uma chiadeira….É assim que é, infelizmente.

    Mas tenho fé que um dia as coisas mudarão por completamente. Se Deus quiser.

    Abraços,
    Monthiel

  55. Como não concordar com o fato de que essa matéria tem um forte apelo e opinião pessoal ditada pela frase: O multi-tasking é uma merda – a máquina trava e fica inusável. A matéria é boa, e melhor que esta frase ficou no ultimo paragrafo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *