Evento PHP do ano junta Microsoft e software livre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A comunidade de PHP do Brasil se organizou para realizar o evento de PHP do ano: CONAPHP – Congresso Nacional de PHP.

O evento vai decorrer nos dias 18 e 19 de outubro dentro do CONISLI – Congresso Internacional de Software Livre – que terá lugar em São Paulo nas instalações da FIAP (Aclimação) perto do metrô Vila Mariana. O CONISLI é um dos mais reputados eventos de software livre do Brasil. Este ano espera receber cerca de 1500 congressistas.

Palestrantes internacionais e nacionais reputados

Este ano o evento vai ter cerca de 20 palestras só de PHP, para além de muitas outras sobre outros projetos de software livre.

Dos palestrantes mais reputados destaca-se Andrei Zmievski, desenvolvedor russo do núcleo de PHP que trabalha nos Estados Unidos. Andrei é mais conhecido por ser o autor do popular sistema de templates Smarty e a biblioteca PHP-GTK.

Neste evento ele vem nos falar da novidades do PHP 5.3 e PHP 6, cujo principal avanço é suporte nativo a Unicode, do qual o Andrei foi o principal arquiteto.

César Rodas é outro palestrante internacional reputado que estará presente no evento. Apesar de ser um jovem estudante paraguaio, César já tem no seu curriculum alguns feitos de mérito como ter sido o vencedor do Prêmio de Inovação em Programação de PHP de 2007 do site PHPClasses.org, bem como ter sido participante do Google Summer of Code de 2008 num projeto para o popular sistema de blogs WordPress.

Neste evento César vem falar precisamente sobre este projeto para o WordPress através de uma palestra sobre como criar novos plug-ins para o WordPress, tal como o que ele criou durante o Google Summer of Code para permitir que o WordPress lide que arquivos multimedia de grande tamanho armazenados no YouTube, Amazon S3, Google Picasa, etc…

De resto a grade está lotada de boas palestras de PHP dadas por habituais profissionais da cena de PHP brasileira sobre os mais diversos temas de interesse como: frameworks, AJAX, MVC, Mapeamento Objeto-Relacional (ORM), segurança de sites em PHP, etc..

A versão da grade que inclui apenas as palestras de PHP pode ser consultada aqui através do Google Calendar. A versão completa da grade está disponível no site do CONISLI em páginas separadas para o dia 18 e o dia 19.

Distribuição dos mascotes de PHP, os ElePHPants

Hoje em dia, os bons eventos de PHP não dispensam a presença dos ElePHPants. ElePHPant é o nome do simpático boneco criado pelo Francês Vincent Pointier para ser usado como símbolo do PHP, tal como o pinguim simboliza o Linux e o golfinho o MySQL.

Em 2007 Vincent autorizou a produção de bonecos de pelúcia baseados na sua criação. O ProPHP – Grupo de Profissionais de PHP do Brasil – é responsável por distribuir estes simpáticos bonecos pela comunidade de PHP no Brasil.

Este ano o ProPHP disponibiliza os bonecos para venda exclusivamente aos participantes do CONAPHP. O lucro das vendas dos bonecos destina-se a cobrir custos de vinda de palestrantes internacionais e de fora de São Paulo ao evento.

Apesar de serem bonecos um pouco infantis, a verdade é que são muito cobiçados dentro da comunidade de PHP por muitos adultos. São itens raros e de difícil obtenção dado que são produzidos à mão uma vez por ano e demoram muito a chegar depois que são encomendados. Por isso, o estoque de ElePHPants disponível para venda é limitado. Cada pessoa apenas pode adquirir 1 ElePHPant pagando no local do evento na hora em que recebe o seu exemplar desta mascote.

Apenas os congressistas que reservarem o seu ElePHPant usando o formulário de encomenda disponível no site do evento poderão comprar o boneco. Porém, a reserva não garante que haverá ElePHPants disponíveis para todos que reservarem. No entanto, alguns ElePHPants poderão ser sorteados durante palestras do CONAPHP.

Se gostaria de reservar um ElePHPant para você, não deixe para a última hora se inscrever para participar no evento e reservar o seu ElePHPant, para depois não ficar com inveja dos que conseguiram obter o seu ElePHPant.

Encontro de mulheres programadoras de PHP

A presença de mulheres em profissões de desenvolvimento de software ainda é infelizmente minoritária. No mundo do PHP não é diferente. Como é uma atividade intelectual, não deveria haver motivo para esta circunstância.

O que se tem constatado é que muitas mulheres se sentem inibidas ao entrar num mundo à partida dominado por homens. Por isso acabam por não participar em atividades da comunidade como poderiam e gostariam, perdendo assim a oportunidade de vencer certos preconceitos e mostrar que as mulheres são igualmente capazes de atuar de forma relevante nesta área.

O PHP para mulheres do Brasil é um grupo recém-formado de mulheres profissionais de PHP. A idéia é se juntarem para se ajudarem mutuamente a lidar com questões com que as mulheres programadoras de PHP se debatem. Esta é uma iniciativa semelhante a outras que já ocorrem noutros lugares como o PHP Women, Linux Chix e DevChix.

Uma das atividades que estão planejando é um encontro de mulheres no CONAPHP. Assim, se você é mulher, não perca esta oportunidade inédita para se encontrar com outras mulheres programadoras de PHP no evento. Se você não é mulher, também pode ajudar encorajando outras mulheres a participarem. Para obter mais informações sobre este encontro e outras atividades do grupo, junte-se à lista de discussão do PHP para mulheres.

Angélica Brunetto, doutorada em computação e professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina) virá dar uma palestra sobre
desenvolvimento de aplicações Web com AJAX, mostrando assim que as mulheres podem ter participações relevantes na comunidade de PHP, e não devem se sentir inibidas por esta comunidade ser na sua maioria constituída por homens.

Microsoft apóia PHP e outros projetos de open source

Uma das grandes novidades deste evento é sem dúvida o apoio da Microsoft, o que antes de tudo é um evento de software livre. O que se passa é que a Microsoft está passando por uma mudança cultural resultante do reconhecimento do fato da grande relevância de projetos de software livre como PHP, Apache, Linux, MySQL, etc.. Só o PHP está presente em cerca de 30% de todos servidores web na internet.

Por isso a Microsoft tem uma divisão chamada OSS Labs (Open Source Software) que investe na melhoria de projetos de software livre como o PHP e outros, de forma que estes se integrem e rodem o melhor possível junto com produtos da Microsoft, como o Windows, IIS, SQL Server, etc.. Por esse motivo a Microsoft está apoiando o CONISLI.

À semelhança de outros eventos no estrangeiro, um representante da Microsoft OSS Labs virá dar uma palestra keynote com o intuito de explicar à comunidade de sofware livre o que está fazendo e porque está fazendo. Outro representante da MSDN Brasil (Microsoft Developer Network) dará uma palestra mais técnica sobre como rodar melhor PHP e outros sistemas de software livre sob o Windows.

Devido ao fato deste tipo de palestras da Microsoft ainda ser inédito no Brasil, estas palestras são aguardadas com grande expectativa. A esperança é não só que os produtos da Microsoft tenham melhor aceitação no mundo do software livre, mas também que estas iniciativas abram porta para os profissionais de PHP e de software livre em geral em mercados dominados pelos produtos da Microsoft.

UOL divulga sistema de pagamentos para e-commerce

O UOL é uma empresa que também apóia este evento. De especial interesse para os profissionais de PHP e outras linguagens usadas em desenvolvimento de sites de e-commerce, o UOL virá dar uma palestra sobre um serviço chamado PagSeguro.

Os serviços do UOL PagSeguro vêm facilitar a implementação de sites de comércio eletrônico fornecendo uma solução para que qualquer site aceite pagamentos por inúmeros tipos de cartão de crédito e boletos bancários com o mínimo de esforço e sem ter de contratar os serviços das administradoras ou bancos. Vale a pena conferir para quem estiver implementando sites de e-commerce.

Conclusão

Sem dúvida este evento está recheado de grandes atrativos para profissionais que trabalham com PHP e software livre em geral. Alguns destes atrativos apenas ocorrerão este ano no Brasil neste evento. Por isso já se pode contar que seja um evento muito concorrido. Se trabalha com PHP não perca esta oportunidade para participar no que se espera ser o evento de PHP do ano. [Webinsider]

.

Manuel Lemos (mlemos@acm.org) é desenvolvedor e edita o PHPClasses.org e o JSClasses.org. Usuários do Twitter podem seguir a conta @manuellemos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Ola Murilo,

    Muito bom o evento. Agora so dando um toque. Naverdade a MS vem realizando muita coisa com interoperabilidade entre tecnologias MS e Open Source. Inclusive impactando em algumas inciativas dentro da Universidades com o LabInterop dentre na Unicamp e UFRGS. A no proximo ano aqui na UFC.
    Informacoes http://porta25.technetbrasil.com.br
    Att,

    Eduardo Freire, MCTS, MSP

  2. Pingback: Lourenzo Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *