GPS e outras tecnologias geram novos produtos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há um tempo publicamos aqui sobre o GPS na vida noturna e as métricas em tempo real. Observo que a utilização do GPS está aumentando consideravelmente no mundo e novos serviços estão sendo criados em conjunto com outras tecnologias.

Quem tem GPS no carro ou em outros dispositivos, como iPhone ou Blackberry, sabe que ao dirigir é um grande incômodo ter que dividir a atenção entre a estrada e a pequena tela do dispositivo para acompanhar o caminho. É perigoso e pode gerar acidentes, inclusive.

Escutar instruções também é possível, mas muitas vezes elas não são precisas e acabam confundindo o motorista.

Para solucionar este problema, foi criado um produto inovador chamado Virtual Cable, que segundo o fabricante, é instalado sem alterar a aparência do veículo. Apesar de ainda não estar à venda (está em fase de protótipo), creio que ele tem um grande potencial para ser explorado.

.
gps_001.jpg

.
O dispositivo simplesmente projeta uma linha vermelha no pára-brisas para que você possa segui-la. Incrível, não acha? Assim, você tem instruções precisas do caminho a ser traçado sem ter a necessidade de desviar a atenção da estrada. Isso em uma ?tela? bem grande, de um modo simples, seguro e intuitivo.

Para dirigir à noite em rodovias escuras, o produto também parece ser uma ótima solução, pois mostra com antecedência as curvas, pequenas entradas e evita manobras perigosas no último momento.

Esta forma de orientação lembra a história de João e Maria, na qual o garoto marcava o caminho na floresta jogando migalhas de pão para não se perder e saber o caminho de volta para casa. Artifício seguido também pelo pessoal da usabilidade, os famosos breadcrumbs ou navegação estrutural.

Se o Virtual Cable consegue projetar algo no seu pára-brisas como uma linha vermelha, imagine só o que ele poderá fazer no futuro. Já pensou se você puder configurar suas preferências para buscar restaurantes, cinemas ou outros estabelecimentos mais próximos de você?

Muitos mashups também poderão surgir, como uma integração entre o Citysense e o Virtual Cable, ou seja, informações de redes sociais exibidas no pára-brisas do seu carro. Mas de forma discreta, lógico, pois o principal objetivo é chegar até o destino de forma segura.

Alguém tem alguma outra idéia? Realmente o céu é o limite! [Webinsider]

………………………………………………………………………………………….

Veja mais detalhes sobre a tecnologia utilizada no site do produto.

.

<strong>Henrique Imbertti Jr</strong> (himbertti@predicta.com.br) é analista de projetos - PMO na <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e um dos autores do blog corporativo <strong><a href="http://blogs.predicta.com.br/namedida/index.php/author/henrique_imbertti_jr/" rel="externo">NaMedida</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *