Tagnologia para entender o desejo dos consumidores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tagnologia é a nova realidade da relação entre comportamento, marcas e pessoas. É um pensamento diferente, desenvolvido com as tecnologias mais inovadoras de todas as gerações, expertise e alto nível de serviço.

O conceito de tagnologia é oriundo da palavra inglesa tag, que se traduz por etiqueta.

Etiqueta que está presente em absolutamente todo o universo digital, como no momento em que você acessa um site, faz uma ligação no seu celular, conclui uma compra em uma loja tradicional. Ela está presente em todos os lugares, o tempo todo.

Principalmente em uma era de fragmentação e digitalização do mundo.

Para esclarecer, explico o conceito de tag com uma analogia que acredito ser de fácil entendimento, pois todo leitor aqui já viajou de avião, certo?

Uma tag é similar à etiqueta de identificação que você coloca na sua mala quando a despacha.

Pergunto: Você sairia de Guarulhos sem etiquetar sua mala?  

Pergunto de novo: Será que seu investimento online também viaja sem etiqueta?

A informação virou tag, o usuário é uma tag, seu site foi tagueado.

O vídeo, o e-mail, o acesso, o celular, a ligação, a mala-direta, os amigos, os gostos.

Você já é uma tag há muito tempo e talvez não saiba.

A tag, quando bem utilizada, serve para conhecer e entender melhor os comportamentos, as tendências, os perfis, as necessidades e, por que não?, também o desejo dos seus consumidores.  Elas podem ajudá-lo a oferecer os produtos certos, nas melhores janelas de oportunidade. Também pode permitir que seu produto seja divulgado por seus clientes, para os amigos dos amigos dos seus clientes, e para toda a sua cadeia de relacionamentos, sem que nenhum real seja investido.

Por exemplo, quando você encaminha um vídeo para um amigo, existe uma tag lá. Quando você publica algo no MySpace, Orkut, Flicker, Linkedin e tantos outros, isso também é uma nova tag.

Existem tags multiclasse, democráticas e capazes de mover montanhas. Também existem as tags individuais, escondidas, nem sempre do bem, mas que são naturalmente eliminadas do circuito.

Milhares de jovens desenvolvem trabalhos relacionados ao mundo digital, tendo a tag como elemento fundamental da base. Milhões de pessoas consomem tags. Cursos sobre o assunto surgem em todos os modelos e dinâmicas. Nomes brotam, Cannes premia e valoriza como nunca estes profissionais de agências, produtoras, anunciantes, intermediários e toda a cadeia alimentícia.

Sistemas, hardwares, softwares, freewares entre outros criam o cenário perfeito para a nova gestão do conteúdo, onde o contexto é o rei, e onde o anunciante pela primeira vez tem que aprender o jogo do cliente, e mais que isso, quase implorar para entrar nesta nova comunidade.

E é neste universo que surge nossa visão e conceito de tagnologia, onde não existe mais divisa entre o mundo online e offline, nem entre diversão e trabalho. Um mundo onde as pessoas interagem com as máquinas e com outros em novos desafios, formando novos líderes e comunidades, novas e diversas visões e microssociedades.

Os gênios iniciais que criaram a internet foram bravos em desvendar os fundamentos da tecnologia. Deixaram-nos o maravilhoso mundo do descobrimento da ciência das tags; da personalização na era do conhecimento contínuo. Em um mundo como o nosso, o Futuro do presente composto. [Webinsider]

.

<strong>Roberto Eckersdorff</strong> (roberto@aunica.com) é CEO da <strong><a href="http://www.aunica.com/" rel="externo">Unica</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Sim Roberto.

    Depois de postar o comentário analisei novamente do ponto de vista do marketing, da importância da mensuração para os anunciantes.

    Só com a tags, ou melhor, tagnologia® (risos) conseguimos mensurar, e literalmente provar o quanto a Web funciona.

    Abraços e ótimo trabalho.

  2. Caro Paulo,
    Agradeço seu comentário porém o texto não é sobre a ferramenta A ou B ou sobre divulgar a nossa empresa.

    O texto fala sobre uma nova forma de enxergar o digital, o poder das tags e de como elas se tornaram uma disciplina propriamente dita, com uma cadeia de pessoas, empresas e conhecimento, que é inclusive o que você argumenta ser importante no seu texto.

    Fomos felizes em termos nos antecipado e nomeado esta disciplina e tendência como Tagnologia®. Também não há problema em divulgar tal pensamento pois não se pode vender Tagnologia®. Ou ela está no seu DNA ou não.

    Obrigado!
    Roberto

  3. Interessante como o Webinsider vem se tornando um meio de divulgação de empresas e trabalhos destas empresas.

    Roberto, interessante seu artigo no ponto de vista da mensuração, que hoje podemos fazer tanto com o Atlas quanto com GA e em breve com o Yahoo! Analytics (que tem 80% das funções do Webtrends e é free).

    Ou seja, não importa o software ou XYZWlogia.

    Importa o poder da mensuração, do conhecimento da navegação dos usuários e principalmente no que nossos clientes querem: fluxo de lojas (fisicas e virtuais) e a venda propriamente dita.

    De nada adianta um peça linda, um hotsite extramamente interativo, a senhora tagnologia embarcada e todo este ferramental não resultar na venda e na satisfação do anseio do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *