Para o jovem profissional procurando trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se você quer ser um desenvolvedor de aplicativos para internet ou webdesigner, programador, analista de sistemas web, qualquer nome que seja, lembre-se:

Programar é grátis!

Você não pode esperar arrumar um estágio ou emprego que te ensine (de mão beijada) a ser um bom desenvolvedor. Um bom desenvolvedor se cria sozinho, nas madrugadas selvagens dos canais de IRC e grupos de e-mail.

Explico.

Como diretor de tecnologia, enfrento a nada fácil tarefa de formar um time com os melhores desenvolvedores, os ninjas da boo-box. O processo de seleção é contínuo e a maior parte das vezes me deparo com e-mails desanimadores. Veja abaixo alguns exemplos reais (e o que pensei após ler):

Envio-lhes um pseudocodigo feito no 1º semestre da faculdade.

Que eu saiba, pseudocódigo não roda em nenhum computador.

Tanto em PHP quanto em Java Script só o que eu vi na faculdade, mais nada que eu não consiga aprender, até porque a base eu já tive na faculdade.

Para começar, JavaScript é escrito junto. E se você teve a base na faculdade por que não gastou umas horinhas aprendendo ?o restante? em casa?

Coloquei somente dois exemplos que consegui achar, pois meus códigos na Bolsa estão restritos.

Seu trabalho é super secreto? Então contribua pra um projeto de software livre ou faça um aplicativo em seu tempo livre.

Não fiz trabalhos orientados a objeto ainda, tenho muita vontade de trabalhar com orientação a objetos.

Tem muita vontade? Muita mesmo? Nossa… e está esperando mudar de emprego pra aprender, né?

Se você já usou argumentos semelhantes aos exemplos acima, vou te revelar uma coisa: você pode mudar sua vida, e até mudar o mundo, com o mesmo equipamento que usa pra ficar o dia inteiro no Orkut trocando recadinhos com as peguetes, sério!

Listinha da alegria para quem não lê parágrafos:

  • Consiga um computador conectado à internet; serve o que está usando para ler este texto, ou qualquer outro, com qualquer sistema operacional, pode ser até um netbook:
  • Crie uma conta no Google App Engine e baixe o SDK;
  • Prepare-se pra usar intensamente um serviço de buscas e uma documentação de Python;
  • Use bibliotecas e códigos de terceiros no início, comece com humildade e vá se aprofundando com o tempo;
  • Invista algumas madrugadas desenvolvendo aplicativos que funcionem de verdade. Nem precisam ser inéditos, comece com sistemas de blog, chat, agregadores de feed?

Garanto que seguindo os passos acima você vai poder aprender muito mais sobre programação para internet do que qualquer graduação em Sistemas de Informação vai conseguir ensinar.

E não precisa ser apenas com Google App Engine! Embrenhe-se no Ruby, PHP, JavaScript, HTML, Flash, faça uns layouts no Photoshop, escreva um blog, melhore verbetes na Wikipédia, contribua pra humanidade de alguma maneira 🙂

E se você for realmente ousado, vai construir o site da empresa do seu tio mesmo sem saber como fazer. Cobrará R$ 500,00 e usará uma parte disso para melhorar seu computador ou conexão com a internet. Foi assim que eu comecei, e a maior parte dos bons desenvolvedores de hoje também fez isso quatro, oito, dez anos atrás.

Eu sei que um computador conectado na internet não é gratuito. Tem custos, normalmente altos. O nome da campanha é ?Programar é grátis? só para causar impacto 🙂

Quando for mandar um e-mail tentando uma vaga pra ser desenvolvedor, escreva algo parecido com a mensagem abaixo, que também é real:

Marco não tenho muita experiência, estou buscando ela através de um estágio. Estou construindo um site e fiz um sistema de controle de gastos pessoais em PHP/MySQL. Eu adicionei um dos códigos no pastie.org. Abaixo segue o link para o
arquivo.

O texto acima me deu muito mais confiança no candidato do que os exemplos flácidos anteriores. Este candidato não tinha experiência, e sabendo disso, estava construindo um sistema simples em PHP e MySQL pra ele mesmo usar. É assim que um ninja age.

Os ninjas da boo-box são parte do time que faz tudo continuar rodando, sempre trazendo inovação, projetando novos produtos inclusive em seu tempo livre. Porque um ninja nunca baixa a guarda. [Webinsider]

.

Marco Gomes é fundador da boo-box; co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd. Mantém um blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

22 respostas

  1. Desculpa Fernanda,mais voce esta enganada. Sibylla Jockymann do Canto e Mario Jockymann do Canto,são nosssos primos de 2° grau. Pois Jorge Jockyman teve quatro filhos,Iria Jockymann é filha de Sergio Jockymann, neta de Jorge Jockyman que nem nos, e eles sendo filhos de Iria são nossos primos de 2° grau. Por tanto verdadeiros Jockymann’s. Pode pergunta pro tio Fernando Jockymann que ele vai confirmar.

    Beijos ;*

  2. Cara Fernanda Jockymann:

    Em primeiro lugar, falsificado é com s e não com c, segundo a Norma Gramatical Brasileira. Erro de digitação é uma coisa, erro de ortografia é ignorância; em segundo lugar, meu bisavô Jorge Jockymann teve quatro filhos: Sérgio Jockymann, Vinícius Jockymann, Jorge Jockymann e Fernando Jockymann. O Mário e eu somos netos do Sérgio, filhos da sua primogênita Iria Jockymann, portanto, Jockymanns de sangue, diga-se de passagem.

    Em terceiro, a origem do nome nem vem ao caso e colocar essa informação mostra o seu caráter intelectualóide e ridículo.

    Estude mais e fale daquilo que conhece. E caso queira me responder, lembre que nosso tio-avô Vinícius é um excelente psicólogo e trata muito bem de neuróticos.
    Abraços a todos! E riam se puderem…

  3. Seu falcificado —

    Jockymann sao apenas aqueles decendentes de Jorge Jockymann..que o nome original yokymann… (decendentes diretos)

    –fernada jockymann–neta!

    beijos ;@@@

  4. Eu acho que as empresas deveriam pelo menos pegar aprendizes para tirar os jovens da rua.
    Pelo menos isso ai sim os jovens poderam gostar de trabalhar para não ficar na rua ficar usando drogas e roubando porque isso não da futuro isso da cadeia ou morte não mais opçoês é isso pessoal .

  5. Sou da área de contabilidade, e estou migrando para a área de informática. Tenho 30 anos e eu até gostaria de aprender a programar e designear, mas no momento não tenho dinheiro para faculdade e cursos caros. Sempre gostei de informática. Tinha uns preconceitos por isso não investia, também não investia na área de contabilidade porque não gosto.
    Ao ler esse artigo estou incentivado a ariscar a aprender mesmo coisas que eu acho aparentemente difíceis aprender fora da faculdade, como programar em javascript, java e php avançado.
    E vocês o que acham?

  6. Excelente Artigo, vou enviar o link para muita gente que conheço…

    De uns anos para cá venho participando de processos de escolha de candidatos e assim como a maioria de nós da área tenho visto muita coisa curiosa.
    Já vi programador com trabalhos para quem nunca viu o rosto, cheguei a perguntar se ele estava tomando alguma medicação.

    Comecei a programar antes da faculdade e fico impressionado com o pessoal que se perde e fica parado, olhando o horizonte esperando alguém perguntar se está com problemas para esta pessoa dizer que empacou.

    Muitas vezes falo que o melhor amigo do programador é o Google, pena que tem gente que não tenha consciência disso.

    O fato é que a área de TI está muito visada pelo grande número de vagas que aparecem em jornais e com salários relativamente mais altos que a maioria dos empregos tradicionais.

    O que muita gente faz é um cursinho de programação e já se acha sênior, mas muitos deles( e muitos mesmo) não tem o grande dom do programador: raciocínio lógico, e isto não tem curso ou faculdade que dê.

    Tive colegas de faculdade que desistiram no 1º semestre por acharem que tinha matemática demais ou ficavam indignados por saberem que a cadeira de computação gráfica não era desenhar no Corel ou Photoshop.

    Apenas para deixar claro que não acredito que programadores estejam acima de outras pessoas. Eu por exemplo, jamais poderia ter sido médico ou advogado, não tenho o dom para isso e acredito que as pessoas tenham que procurar seus rumos conforme seu dom e não por causa de salário. Para um bom profissional sempre existirá mercado, seja em que área for.

    Abraço

  7. O grande problema é que, além das pessoas terem preguiça de pensar e de estudar, tem muita gente que corre pra área por causa de salário. Ou melhor, SÓ por causa do salário. Tudo bem, ninguém vive sem dinheiro, mas ficar fazendo serviço mal feito, sem saber o que faz, aí é f…

    Acho que as pessoas tinham que descobrir primeiro o que gostam e sabem fazer, ou pelo menos gostam e têm força de vontade pra aprender, ao invés de ficar só consultando a tabela dos melhores salários do mercado.

  8. Nossa, valeu mesmo pelas dicas. Pra falar a verdade, nunca mandei e-mail assim para empresas. Mas no caso do ser ninja, eu preciso mesmo de estudar e criar meus próprios programas.
    Mais uma vez agradeço as dicas.
    Fiquei muito feliz por encontrar um post desse. =D

  9. Parabéns pelo artigo.
    Eu percebo que esse pessoar-da-facurdade-de-Tê-í acha que vai sair programando, desenvolvendo tudo numa boa, muito fácil?
    Sou auto-didata, gastei muito tempo com livros/web/foruns e continuo aprendendo…
    Tudo isso a uma dica de um amigo com facurdade-de-ciença-da-cumpuassaum que me disse, quer aprender a programar? leia livros…

    O que mais me deixa P…da vida, são as pessoas que não querem mais pensar, raciocinar.
    A preguiça domina neste Brasil.
    E o mais vergonhoso ainda, é ver o profissional de Internet que mal sabe escrever o nosso Português, mal faz uma busca para verifciar a ortografia e significado de uma palavra.
    E aqueles programadores que mal sabem inglês?
    Como isso pode existir???

    A peneira será passada, e somente os bons grãos irão ficar.

  10. Muito interessante, já ouvi muitas pessoas dizerem que o bom profissional aprende sozinho a fazer, concordo que seja verdade e até procuro apreender outras coisas além da faculdade, e acho que tem extrema importância dar sua contribuição para a humanidade em algum momento, não interessa como e sim que seja feito…

    Acredito que novos guris ao verem esse texto terão uma idéia melhor da dimensão de mercado no qual estão se enfiando…

  11. Marco, concordo em 100% contigo e com o comentário do Danilo Riedel, pois passei e passo ainda por entrave semelhante do dele.

    O que acho que está acontecendo é a falta de tapa na cara (ou o choque de realidade, meio parafraseando o governador de Minas) de muita gente que acha que o meia-boca, o feijão com arroz é suficiente para continuar nesta nosssa área.

    Que tem preguiça mesmo de pensar, pois pensar é difícil.

    Se fosse fácil, não teríamos o tanto de problema por falta do pensar (parar, pesquisar, analisar e executar). Eu acho que a burrice é um vírus que se espalha pelo ar. (ignorância num assunto != burrice)

    Eu fico impressionado, pois não consigo compreender, o que leva um sujeito a não buscar fazer o trabalho dele o mais rápido, mais fácil e melhor o tempo todo. Isso só traz vantagens para ele e para a empresa e também pro mundo.

    O que fico puto é ver que tem gente reclamando do emprego ou da falta dele. Reclamar é fácil, falar é fácil, mas vai estudar toda madrugada pra aprender uma nova profissão ou para melhorar na sua que eu quero ver.

    Eu dei sorte de contratar este ano novas pessoas para minha equipe que felizmente fazem parte dessa turma de mentalidade fuçadora, mas foi difícil achar viu.

    Gente boa sempre tem emprego pro resto da vida, isso eu garanto, pois não importa o que faça, ela sempre busca fazer o melhor que pode.

    Abraços

  12. Prezado Marco,

    Acho que isso é extremamente relativo. Quando comecei a desenvolver, eu já trabalhava e não tinha tempo pra treinar programação, a única base que eu tinha foi de um curso técnico na impacta de php. Quando sai do meu emprego anterior arrumei um tranpo pra meche com php/mysql e monta html e como eu tinha que paga as contas tive que me vira e acabei aprendendo.

    Um abraço,

    Renato Araújo

  13. Marco, parabéns! Realmente tá difícil até de achar gente mais ou menos no mercado.

    Esse ano analisei em 4 meses por volta de 100 testes de pessoas que foram selecionadas para o cargo de programador de interface (famoso cara que sabe HTML, CSS e Javascript). O teste é bem simples: pegar um layout feito no photoshop e passar pra HTML.
    Vendo assim qualquer um sabe fazer, mas pelo simples fato de ter que ser uma página sem tabelas o povo se perdia completamente!!
    Destes 100 eu consegui aprovar 3. Um que me agradou muito (que tenho muita satisfação de ter trabalhando na minha equipe) e outros dois que brigo um pouco até hoje para fazer as coisas direito.

    No meu ponto de vista o que falta para as pessoas é vontade de pensar. Dentro do que você coloca no artigo dá pra perceber que as pessoas gostam de tudo da maneira mais fácil.. é mais fácil entrar em um lugar e tentar aprender, sim é mais fácil, mas se mesmo dentro de uma empresa a pessoa continuar com a preguiça de pensar… vai rodar rapidinho!

    Vou repassar seu artigo para uma boa quantidade de pessoas, para ver se alguma delas muda um pouco de atitude, afinal, eu to precisando de gente boa pra trabalhar comigo :oP

    abraço!

  14. Parabéns, Marco! Puxa, se não deixasse de elogiar os seus pensamentos não estaria bem comigo mesmo.

    Apesar de seguir uma carreira não tão congruente ao do foco da Webinsider (Eng. Elétrica), posso concordar com a importância do cara FUÇADOR – o famoso autodidata. Será mesmo que está ficando em extinção?

    Abraço

  15. eu estou procurando uma oputunidade de trabalho eu sei que preciso aprende muito porque oque eu sei e muito pouco para trabalha neste ramos de atividade mais estou com toda desposição que fo necesario para aprende sempre estou atrais de mais informação de conteudo para cada vez mais ter capacidade de da o melho de mim

  16. Mega divertido o texto, dei boas risadas aqui =). Se eu contar a maneira que eu te contratei no teu primeiro emprego como programador, daria um novo texto para o Webinsider. Abs, valeu!!

  17. Desemprego é realmente um problema grave no país, mas falta conciência da população ao pensar que ele deve ser resolvido somente pelo governo.

    O que está escrito nesse artigo serve para praticamente todas as atividades profissionais atuais.

    Falta emprego, falta mão-de-obra especializada e principalmente boa vontade de todas as partes.

  18. texto excelente mesmo Marco,
    precisamos mesmo de gente mais dispostaa ajudar… a
    meter a cara nos estudos com vontade de aprender mesmo que isso tenha que levar noites a dentro… ja fiz isso e agora estou colhendo os frutos, ainda estou começando, mas ja desenvolvi um site dois sistemas comerciais e tem mais vindo por ai.
    bem passei só pra elogiar o texto e reforçar o incentivo pra galera estudar mesmo.

    abraço a todos!

  19. Cara,

    Excelente texto. Pena não achar profissionais com a sua mentalidade por ai.

    Já cansei de falar pro meu time: Contribuir pra software livre é a melhor e a pior forma de aprender a programar direito. Você é tratorado na lista, tratorado no canal, o google vira seu melhor amigo mas e daí? Daí que ou você aprende ou você aprende. 🙂

    []s

  20. Ótimo texto, Marco.

    Tá faltando gente afim de fazer, meter a mão na massa. Existe aí uma geração de pseudo profissionais, não só em programação, mas em todas as áreas, são bons de papo, porém sem pragmatismo.

    Tá faltando é gente que mete a cara, ousa, e corre atrás. Estes são raros, mas quando aparecem se destacam e vão longe.

    abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *