Por que estão se descadastrando da newsletter?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Garantir que os usuários possam se descadastrar das newsletters de forma prática é uma premissa básica do e-mail marketing. E entender os motivos vai ajudar a rever estratégias e ofertar um serviço cada vez mais atraente para seu público.

É verdade, é muito triste ver usuários se descadastrando de sua base de contatos depois de um árduo e longo trabalho para construi-la. Não, desrespeitar essa opção e insistir no envio das mensagens não é uma alternativa, nem pense nisso.

Agora, entender o real motivo desse descadastramento pode ser interessante, não?

Como o processo de unsubscribe exige sempre uma interação do usuário, essa é a última oportunidade para tentar conhecer um pouco mais sobre seu perfil, mesmo que seja num último e triste momento de contato, o encerramento da relação. Afinal, conhecer o motivo do descadastramento irá indicar melhorias que podem ajudar a manter ativos os demais cadastros de suas listas.

Se você está tendo uma alta taxa de unsubscribe é importante conhecer os reais motivadores. Às vezes a falta de segmentação (envio de mensagens genéricas para todo o público) pode incentivar a saída, ou a frequência com que você envia as newsletters, que se acumulam na caixa do usuário sem que ele tenha conseguido tempo para lê-las, ou mesmo o teor da mensagem, que não é mais de interesse, ou ainda, a qualidade do material produzido por você não está mais tão atraente.

Todos esses indícios servirão para repensar algumas de suas estratégias, rever os investimentos e mudar o direcionamento para a equipe envolvida na elaboração das campanhas.

Empresas que estão neste estágio de maturidade e se preocupam com estes indicadores precisarão contar com tecnologia adequada para este estudo. Algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem, no momento de opt-out, um campo para preenchimento do motivo do descadastramento, ou ainda, uma lista de opções pré-populadas para que o usuário selecione o motivo (este geralmente é mais eficiente).

Uma outra forma também é analisar o histórico do relacionamento dos usuários que saíram para ver como eles reagiam às suas comunicações: Geralmente liam? Liam, mas não clicavam? Grande parte não lia? Se não existe muita interação, o relacionamento está dando seus primeiros sinais de insatisfação.

Garantir que seus usuários possam se descadastrar das newsletters de forma prática é uma premissa básica do e-mail marketing, e entender os motivos desse triste acontecimento é o que lhe fará rever as estratégias para poder ofertar um serviço cada vez mais atraente para seu público. [Webinsider]

.

<strong>Fabio Nunes</strong> (fabio.nunes@zartana.com) é Diretor de Serviços da <strong><a href="http://www.zartana.com" rel="externo">Zartana</a></strong> e <strong><a href="http://www.navita.com.br" rel="externo">Navita</a></strong> e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Fábio, concordo com o Pedro Mizcci Majeau, como usuário de newsletter. Acho que cada não que recebemos na vida, a o que reajustar as estratégias utilizadas.

    É um assunto muito pertinente e bem oportuno, considerando sobretudo (eu gostei) de nos levar a reflexões, a abraçar a causa como um feedback positivo, conduzindo-nos para repensar os nossos trabalhos para atender ao público-alvo.

    Como leitor de newsletter, vejo que me interessei por certo aspecto e a regularidade a posteriori não segue o mesmo nível de interesse.

    Viemos de uma geração do livro, a revolução tecnológica só está começando, por mais que profissionais da área digam que já estão muito avançados, sabemos de certas limitações.

    A própria interatividade não está ainda adequada. A telinha é invadida por informações, links internos, divisões por categorias, janelinhas de buscas que as vezes não me intende (ou eu não sei procurar entendê-los).

    Sinto também a pluralidade de opções. Hoje nõs temos sites (uol, terra, google e outros), blogs, twitter, newsletter e várias ferramentas na internet. Cada um com lay-out e tecnologias diferentes, utilizações específicas que dispersam facilmente os usuários.

    As reflexões são inúmeras, vamos ter muito o que evoluir.

  2. Olá Fábio,

    Você tocou no ponto crucial! Métricas de avaliação!

    Nós conseguimos, conosco e com nossos clientes, diminuir o percentual de descadastro, aumentar as indicações a outras pessoas, aumentar o percentual de abertura da news, aumentar o volume de cliques e realizar novos negócios com o mailing quando implantamos a newsletter de conteúdo e incorporamos os quadros publicitários após os conteúdos.

    O que propomos com o uso da newsletter pode ser visto em: http://www.negocios-de-valor.com/relacionamento_cliente.asp

    E conforme você comentou Fábio, hoje faz-se necessário a confirmação ativa e a liberdade de saída de pessoas do mailing! Alguns provedores de hospedagem, já podem consider um domínio como spammer a partir de uma denúncia e a constatação de ausência de confirmação ativa de captação de mailinga, entre outros indicadores, vide por exemplo a política Locaweb que é nosso parceiro comercial:
    http://site.locaweb.com.br/assinaturas/politica_anti_spam.asp

    Muito Agradecido!!

  3. Numa rede onde é fácil marcar um e-mail como spam e o serviço utilizar suas preferências para criar filtros comuns a todos os usuários, as empresas que ainda usam newsletters para se comunicar deveriam ter mais cuidado. Ainda mais porque o botão marcar como spam é mais visível (ou pelo menos está lá) do que o link de remoção da lista…

  4. Agora com as festas de fim de ano o terror se instala nas caixas de entrada, transformando nossas contas de e-mail em grandes circos de cores, informações vazias e inutilidade.

    O abandono da news seria insensato, mas as empresas deveriam procurar outras formas de se mostrar presente nessas datas comemorativas.

  5. O problema são certas newletters de orgãos público. De algumas já tentei me descadastrar inúmeras vezes, sem sucesso algum.
    Importante também é o feedback do unsubscribe. A maioria não tem. Isso sim, aborrece.

  6. O problema com o newsletter é a má fé da maioria dos sites. Em geral vira uma fonte de span.
    As vezes faço o cadastro em alguns sites e desmarco a opção de envio de qq e-mail, e mesmo assim chega! Se eu uso o próprio e-mail para descadastrar a coisa fica pior, pois mando uma confirmação de eu li e o endereço é valido.
    No passado já tentei descadastrar de vários sites, mas a coisa não funciona é feita para irritar o usuário.
    O que faço? Insiro a fonte de e-mail na lista de spans, simples e evita aborrecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *