Por que registrar agora? Melhor deixar para depois

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No dia-a-dia de uma empresa especializada em registro de marcas, é normal um novo cliente nos procurar pedindo toda a urgência do mundo para verificar se a marca que ele usa (ou pretende usar) está livre para registro ou se já é registrada por outra empresa.

Quando a marca desejada não está livre, tem gente que até chora. É triste.

Mas quando é viável, ou seja, pode ser registrada, muitas vezes ocorre um fato estranho: o cliente fica calmo… calmo e tranqüilo até demais, tanto que ?deixa para depois?.

É aí que mora o perigo!

Com a informação de que a marca dele é viável de registro, ele deixa o assunto em segundo plano e investe em algo que dará ?retorno imediato?.

Faz material de divulgação, lança site, folder, cartão de visita, anuncia em jornal, revista, em links patrocinados… Enfim, divulga a marca ainda não registrada aos quatro cantos do mundo!

É um comportamento comum e curioso. Vejam este depoimento real de um cliente:

Dediquei tempo e investi dinheiro na confecção de uma marca. Não foi simples escolher um nome e uma imagem capaz de me auxiliar na divulgação de meu produto e meu serviço.

Verifiquei junto ao INPI e consultei empresas que trabalham com registro de marcas e patentes para me certificar se havia conflito entre a minha escolha e outras já existentes.

Passei alguns meses criando um plano de marketing em cima de marca escolhida para nomear meu serviço. Como não havia pedidos de registros de marcas sequer parecidas com a minha, deixei para depois. Optei por outras prioridades.

Investi em aspectos importantes de minha empresa em busca de um retorno imediato e visibilidade. Mas me assustei bastante ao verificar mais adiante junto ao INPI que havia sido feito um pedido de registro de uma marca por outra pessoa, com o mesmo nome da minha marca e empresa. Por isso rapidamente entrei em contato com sua empresa de registro de marcas e pedi o indeferimento do pedido de registro da marca.

Saiu mais caro (óbvio), mas seria muito pior perder a minha marca e todo o investimento já feito.

Agradeço o empenho de sua equipe e aguardo com grande expectativa o indeferimento do pedido do registro da marca feito por outra empresa e, depois, o registro de minha marca.

Por que o risco desnecessário? Aconteceu com este cliente e também com várias pessoas que já nos procuraram – ele pediu a pesquisa (Busca de Anterioridade) e ao ver que a marca estava livre, deixou o registro para depois e focou em outras ações também importantes.

Neste meio tempo outra empresa pediu o registro da mesma marca.

Felizmente, no exemplo dele (que é uma exceção) há como reverter o caso. Mas é preciso gastar quase o dobro do que gastaria se simplesmente tivesse feito o pedido de registro da marca quando recebeu a informação de que seria possível.

Fora a preocupação desnecessária, pois na maioria dos casos como este o cliente precisa abandonar a marca escolhida, fazer uma nova pesquisa, refazer seus planos e lamentar o investimento perdido.

Para se ter uma idéia, entre 7 de outubro e 18 de novembro de 2008, o INPI publicou 19.138 pedidos de registro de marcas. Ou seja, provavelmente há 19.138 marcas a menos para serem registradas.

Em alguns meses esse número é menor, em outros é maior, mas na média são mais de 100 mil novos pedidos de registro de marcas por ano. Se a marca que você escolheu é preciosa para o seu negócio, cuide para que não seja registrada por outra empresa. [Webinsider]

.

Rudinei Modezejewski (rrm32@e-marcas.com.br) é sócio fundador do E-Marcas e owner da Startup Avctoris.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Muito bom o artigo Rudinei!
    Acredito que eu e muita gente que leu o post tenha interesse em mais informações sobre o assunto. Exemplo: Como são os procedimentos para registro da marca; O valor que se gasta em média com esse registro; etc..

  2. Olá Rudinei, tira uma dúvida, por favor?

    Pretendo iniciar atividades na minha área de estudo.Quero abrir uma empresa de consultoria de MKT, mas ainda não sou formada, posso trabalhar assim mesmo?

    Outra coisa: eu só posso começar a prestar o serviço qd tiver o registro ou pelo menos der a entrada?
    Eu não vou ter uma sede, um endereço fixo, nem nada assim…Só quero registrar a logo mesmo.Os valores são os mesmos?

    Obrigada!

  3. Atualizando os dados:

    Entre 18/11 (quando escrevi o artigo) e a publicação (hoje) foram publicados mais 5.992 pedidos de registro de marca.

    Só hoje foram publicados 3.427 pedidos de registro de marca;

    A média foi de 428 pedidos por dia neste período.

    Abraço!

    Rudinei R. Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br

    (11) 4063-9606 (19) 4062-8762
    (21) 4063-6994 (31) 4063-9828
    (41) 4063-8707 (43) 4052-9373
    (44) 4052-9393 (48) 4052-9656
    (51) 4063-8480 (54) 4062-9121
    (62) 4053-9933 (65) 4052-9193

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *