Me formei. E agora, como vou trabalhar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Estou formado. Graças a Deus! Mas e agora?

Esta é a grande dúvida para a maioria dos recém-formados. Fazer pós-graduação e enfrentar tudo de novo? Ou me dedicar apenas à vida profissional, tirando férias dos estudos?

Para ganhar espaço no mercado de trabalho é muito importante estar estudando e constantemente atualizado. Quem se forma não está necessariamente empregado. Neste caso, muitos procuram uma pós-graduação para aumentar a sua rede de relacionamentos, pois o networking se forma naturalmente na sala de aula.

Se este for o caso, antes da escolha do curso dê atenção para a instituição que oferece o curso. Alguns cuidados essenciais:

  • Procure instituições de renome e reconhecidas no mercado de trabalho;
  • Analise o conteúdo do curso;
  • Analise o corpo docente e verifique se os professores atuam no mercado de trabalho.

Quem está em começo de carreira e sem condições de bancar uma faculdade pode obter formação nos cursos técnicos. Boas instituições de ensino, como o Senac, possuem cursos em diversas áreas do conhecimento, com um grande reconhecimento no mercado.

Cursos técnicos não substituem a faculdade, mas podem ser uma alavanca profissional para chegar às condições de cursar uma faculdade e crescer profissionalmente.

Educação é um investimento que o profissional deve manter em sua trajetória profissional.

Considere que investir é fazer uma análise da sua vida e ver aonde você quer chegar. Ao saber o que quer, invista nesse caminho com vontade, determinação e muita disciplina. É claro que é gostoso assistir futebol, beber cerveja com os amigos, conversar no MSN… Mas se ficar só nisso, o que vai ser do seu futuro? [Webinsider]

.

Felipe Foitinho (@felipefoitinho) é diretor de arte, designer de interfaces e responsável pela área de internet, marketing digital e redes sociais no Centro Universitário São Camilo-SP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Gostei muito do texto, uma explicacao muito boa e rapida para alguem que esta buscando ajuda com comentarios, opnioe e etc e tals.
    Obrigado

  2. É esta a dificuldade de todos, eu ja passei por isso é muito triste por não sabemos nem por onde começar quando não podemos pagar a faculdade, mas temos agora nas universidades curso técnicos mais acessiveis.
    E aprendi que a melhor agência de trabalho é a universidade.

  3. Estou numa linha crucial da minha vida profissional.
    Apos ter me formado em Direito pela PUC/PR vim para a Inglaterra pois os empregos que tinha a minha disposicao no Brasil nao supriam minhas necessidades.
    Abri uma Lan House na cidade de Poole, sul da Inglaterra. O negocio nao foi se desenvolveu como o esperado e nao vejo a possibilidade de melhora.
    No momento estou procurando algum curso de pos graduacao aqui mesmo na Europa. Me interessei pela Universidade de Barcelona, especificamente pelo curso de Direito Internacional.
    Gostaria de saber se existe outra Universidade por aqui (Espanha, Portugal ou Inglaterra – pela facilidade da lingua)onde lecionem este curso de pos graduacao.
    Abraco
    Rafael

  4. Olá pessoal, td bem?

    Gostei do artigo, mas nada de cargas exageradas de estudo e trabalho… eu fiquei literalmente doente esse ano por causa de trabalho demais e stress.

    Claro q seu objetivo ultimo não pode nem deve ser ficar só dentro de bar assistindo futebol e enchendo o caco, mas poxa, o mesmo não deve acontecer com a empresa…

    Quer morar dentro da empresa pra mim é fuga, culpa, doença, qualquer coisa dessas q precisa de terapia!

    Dê atenção à família, tenha férias, viaje, curta a vida pois ela é curta 🙂

  5. Simples e direto ao ponto.

    Posso dizer que estou vivendo esse atual momento depois de terminar com louvor a faculdade de Publicidade a poucos dias. E com certeza o momento da diversão vai existir, mas não posso deixar de estudar (coisa que gosto muito).

    Um exemplo disso é meu próprio blog, que apartir de agora será um espaço em que posso divulgar alguns conceitos que estudei e que vou ainda irei pesquisar.

    Dicas valiosas para aqueles que finalizaram a faculdade e que esperam chegar lá um dia.

  6. Pois é, essa não é uma questão simples. Eu passei por isso e agora, com 11 anos de carreira estou do outro lado da entrevista, ou seja, de quem seleciona novos estagiários e funcionários.

    Bem, se posso dar um conselho para aqueles que estão só estudando este é: trabalhe desde o primeiro dia de faculdade.

    Eu disse trabalho, não necessariamente emprego.

    Não importa se é exatamente na área que você está estudando, não importa qual é a remuneração (se é que existe), mas faça alguma coisa.

    Submeta a sua vontade às ordens de alguém (bom ou não), respeite horários e principalmente, sinta que o seu trabalho faz a diferença mesmo que você seja o soldado mais raso de uma organização.

    A diferença entre quem já fez isso e quem não fez é tão grande quanto a diferença entre quem se graduou e quem não se graduou.

    Isso acontece por que as faculdades não ensinam profissionalismo. Mesmo se ensinassem, poucos dariam valor, como dão pouco valor para aquelas importantes cadeiras que os cursos costumam ter nas primeiras fases. Queremos partir logo para a prática, seja ela qual for.

    Quem entrevista pega isso na hora, todo o resto conta como 10% da decisão.

    É isso aí, boa sorte para quem está na batalha. Ninguém se sobressai fazendo só o básico.

  7. O final do texto explica tudo.

    É preciso saber exatamente o que se quer da vida e não seguir modismos ou as ideéias das outras pessoas.

    Descubra seus valores, seus pontos fortes e defina sua missão.

    Assim conseguirá o sucesso desejado e terá tempo para se divertir, assistir futebol, beber cerveja com os amigos e conversar no MSN sem culpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *