Onde a avaliação do impacto das campanhas avança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Conversamos com Manuel Materon, sócio e diretor de estratégia e planejamento da Aunica. Formado em propaganda e marketing, Materon tem muita experiência em marketing direto e marketing de relacionamento, disciplinas onde a utilização de métricas é essencial para o sucesso. O assunto foi o planejamento de campanhas, saber reconhecer os verdadeiros objetivos das ações e melhores formas de avaliar seus impactos.

– Quais são os requisitos necessários para planejar uma campanha?

– Para planejar uma campanha é imprescindível ter claramente quais os objetivos esperados e quais serão os KPIs, que são os indicadores chave de desempenho, para determinar o sucesso ou não da campanha e poder ter alternativas para modificá-la e seu desempenho.

– Qual a principal diferença entre o planejamento em campanhas online e campanhas off?

– A velocidade, sem dúvida. Na publicidade na web, devemos ter um plano B… e também um C e até um D. A possibilidade de aferir os resultados de uma campanha em tempo real, comparar com o que foi planejado e fazer mudanças para otimizar resultados. Esta é a diferença, a otimização dos resultados.

– O que você diria ao profissional pouco preocupado em mensurar suas ações online?

– É importante sempre planejar a ação e definir quais serão as métricas a serem usadas e como serão usadas. A evolução do mercado vem trazendo muitas mudanças no perfil do profissional, que hoje precisa desenvolver uma capacidade analítica, além de agilidade para acompanhar a evolução tecnológica do mercado.

– O publicitário hoje precisa entender de métricas?

– A evolução do mercado vem trazendo muitas mudanças no perfil do profissional, que hoje precisa desenvolver uma capacidade analítica, além de agilidade para acompanhar a evolução tecnológica do mercado. A web é um canal de contato completamente mensurável, diferentemente dos demais canais. Medir suas iniciativas é imprescindível para entender se a ação foi bem sucedida ou se trouxe retorno.

manuel_materon.jpg

– Que conselho daria aos mais jovens e a quem ainda está na faculdade?

– O mercado online está em crescimento constante. É importante acompanhar as principais ferramentas para tecnologia publicitária, ler e se atualizar constantemente, além de fazer estágio em diversas áreas… para achar aquelas mais próximas de você.

O que o cliente procura em serviços de web analytics?

– Ele procura ferramentas de gerenciamento de mídia e analytics que possibilitem entender o comportamento dos visitantes de seu ambiente online. Quer, claro, saber o que eles fazem no seu site, de onde vêm, qual banner gerou mais visitas. Querem também entregar publicidade de acordo com comportamento do público. E suporte para poder tomar decisões estratégicas com mais segurança e um gasto direcionado do dinheiro investido nas campanhas.

– Há novos sistemas mais avançados para este esforço?

– Sim. No nosso caso, trabalhamos com o Engagement Mapping, apresentado no MIXX 2008 de Nova York no último mês de setembro pela Microsoft/Atlas. Através do E-map podemos utilizar novas formas para mensurar campanhas e aprender com elas. Ferramentas como Atlas e Omniture podem entregar publicidade de acordo com o que o usuário está fazendo no seu site.

O que está avançando na tecnologia?

– Anunciantes e agências precisam de tecnologias de gestão e armazenamento dos dados estatísticos detalhados de campanhas para manutenção e faturamento. Agora eles querem importar os números sobre o desempenho de suas campanhas diretamente da plataforma de ad serving para os seus próprios sistemas.

Avança também a capacidade de entender o impacto das campanhas. Em média, 93-95% do impacto e relação do público com sua campanha online não é levado em conta no momento de analisar e entender o ROI de uma campanha. O que se deseja é compreender o valor e o resultado de cada um dos impactos da sua marca junto aos consumidores, para poder montar um entendimento mais real sobre o investimento e os resultados obtidos.

O modelo atual oferecido pelas ferramentas básicas de Adserver é precário quando leva em conta somente a última impressão (impacto) ou click dos usuários no momento de analisar resultados. Desta forma, grande parte dos impactos da campanha, bem como do planejamento estratégico da mídia, é jogado fora. No modelo da Atlas, os impactos e ações do usuário ao longo da campanha são levados em conta no momento de analisar os resultados, assim como critérios como o tamanho da peça, o número de impactos (freqüência) e a interação com as peças entre outros.

– Que outros critérios podem ser levados em conta?

– Vamos ver um cenário hipotético: um cliente é impactado durante uma semana pela campanha online do novo modelo de TV da marca X. A campanha possui peças simples, peça com interação e está veiculando em vários sites. Ao longo dos dias, o usuário interage com algumas peças, clica em outras, visita o site e se informa – porém deixa a compra para o início do mês seguinte. No momento da compra, o usuário procura em um site de busca, clica no resultado e então compra o produto.

Neste cenário, há crédito para todos os sites onde a campanha impactou o usuário; para as peças onde houve interação do usuário; para o site onde houve o clique para se informar mais; para o site de busca (último momento antes da compra), além de outros critérios, de acordo com os modelos definidos em conjunto com o cliente.

Já no cenário padrão do mercado, o crédito neste nosso caso vai apenas para o site de busca e todo o restante é descartado.

É importante também modelar seus resultados de diversas formas e critérios, orientados de acordo com o objetivo de cada campanha. Como, por exemplo, branding, venda direta e outros. Isso pode ser aplicado em diversas indústrias. [Webinsider]

.

Adriana Azevedo (@AdriAzevedo) é jornalista, PR e subeditora do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Oi Adriana,

    Excelente matéria, gosto muito de assuntos que ligam o off-line e o on-line. A cada dia que passa veja ainda mais necessidade das agência de publicidade partirem para web….apesar de 90% ainda terem certas restições e desconhecerem a capacidade da internet. Mas as coisas estão mudando…:)
    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *