O designer humilde – lógica e ética para a inovação é uma pequena jóia.
Em apenas 90 páginas em formato pequeno e capa dura, alinha reflexões em prol da essência do trabalho do designer.
O livro de Charles Bezerra foi lançado em junho pelas Edições Rosari e eu não gostaria de encerrar o ano sem recomendá-lo aqui também a escritores e desenvolvedores. Serve a todos porque é muito mais focado no processo de criação do que no design.
O humilde do título é o simples reconhecimento das limitações – as nossas e todas as outras. É o contrário de criar para nós mesmos.
Melhor deixar o próprio Charles contar:
… quais seriam as características dos designers humildes? Eles não têm tempo para ficarem orgulhosos de suas criações, pois estão sempre alertas para colocar suas criações em teste e corrigir prováveis erros. Na verdade, suas soluções trabalham para reduzir o estrago causado por criadores irresponsáveis; atuantes, tentam integrar e pensar no todo e na sintonia necessária entre os agentes em nosso planeta.
Designers humildes reconhecem a beleza e a importância do minimalismo. Sabem que mesmo sendo mais difíceis, as soluções mais econômicas são elegantes e eticamente consistentes. Precisamos constantemente refletir sobre a frase do arquiteto Ludwig Mies var der Rohe, – less is more -, e em todo o processo sempre nos perguntarmos o que é realmente necessário.
O texto flui bem agradável e faz refletir.
Se o design é o oposto do caos, vamos nos concentrar “nos inúmeros problemas reais que estão esperando por melhores soluções”.
Há muitas pistas para chegar a estes resultados, mesmo sabendo que as soluções também criam outros problemas.
É um livro otimista e ótima leitura para começar 2009. [Webinsider]
.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
8 respostas
Deviam lançar uma segunda edição:
“O Publicitário humilde – estrelismo é careta”
rs..
Existe humildade e a falta dela em todas as profissões. Isso é questão de caráter. Quando a pessoa não é humilde, perde tempo se vangloriando e esquece de se desenvolver ainda mais na carreira.
Alinhado com essa idéia de less is more e de simplificar as coisas, John Maeda também escreveu um livro mto bacana.
Ele tem só 100 páginas (pra ser simples como o design que autor prega).
John Maeda tb tem um blog que fala sobre o livro.
http://lawsofsimplicity.com/
Edgar
Excelente livro, muito bem esclarecido e incisivo.
Déia
veja se vale a pena pra você
bjs Julia
E raro,
mas conheço muito designer assim, humilde, trabalhando para o bem, hoje na maioria dos casos o ego do cidadão é tão grande que impede seu crescimento por se achar um semi-deus, ou se não o todo poderoso.
Também é comum encontrar dezenas de seres chorões no ambiente academico, sem nenhum preparo saem do ensino medio, para o mundo onde você tem que fazer por si mesmo, mas choram pela dificuldade desse mundo.
Tem muito EMO no design por pura moda, pois é cool.
Eles são mimados e não fazem nenhuma idéia do que é humildade.
Esse livro é um bom começo para esses seres.
Já me indicaram, agora com esses comentários vou comprar
obrigada
Ana
um exelente livro…
recomendo a todos interesados em criaçao a lerem!