O designer humilde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

designer_humilde.jpg

O designer humilde – lógica e ética para a inovação é uma pequena jóia.

Em apenas 90 páginas em formato pequeno e capa dura, alinha reflexões em prol da essência do trabalho do designer.

O livro de Charles Bezerra foi lançado em junho pelas Edições Rosari e eu não gostaria de encerrar o ano sem recomendá-lo aqui também a escritores e desenvolvedores. Serve a todos porque é muito mais focado no processo de criação do que no design.

O humilde do título é o simples reconhecimento das limitações – as nossas e todas as outras. É o contrário de criar para nós mesmos.

Melhor deixar o próprio Charles contar:

… quais seriam as características dos designers humildes? Eles não têm tempo para ficarem orgulhosos de suas criações, pois estão sempre alertas para colocar suas criações em teste e corrigir prováveis erros. Na verdade, suas soluções trabalham para reduzir o estrago causado por criadores irresponsáveis; atuantes, tentam integrar e pensar no todo e na sintonia necessária entre os agentes em nosso planeta.

Designers humildes reconhecem a beleza e a importância do minimalismo. Sabem que mesmo sendo mais difíceis, as soluções mais econômicas são elegantes e eticamente consistentes. Precisamos constantemente refletir sobre a frase do arquiteto Ludwig Mies var der Rohe, – less is more -, e em todo o processo sempre nos perguntarmos o que é realmente necessário.

O texto flui bem agradável e faz refletir.

Se o design é o oposto do caos, vamos nos concentrar “nos inúmeros problemas reais que estão esperando por melhores soluções”.

Há muitas pistas para chegar a estes resultados, mesmo sabendo que as soluções também criam outros problemas.

É um livro otimista e ótima leitura para começar 2009. [Webinsider]

.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. E raro,
    mas conheço muito designer assim, humilde, trabalhando para o bem, hoje na maioria dos casos o ego do cidadão é tão grande que impede seu crescimento por se achar um semi-deus, ou se não o todo poderoso.

    Também é comum encontrar dezenas de seres chorões no ambiente academico, sem nenhum preparo saem do ensino medio, para o mundo onde você tem que fazer por si mesmo, mas choram pela dificuldade desse mundo.

    Tem muito EMO no design por pura moda, pois é cool.

    Eles são mimados e não fazem nenhuma idéia do que é humildade.

    Esse livro é um bom começo para esses seres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *