O sucesso das marcas nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O uso das redes sociais para a publicidade de produtos e marcas é um dos assuntos em alta no meio da comunicação há algum tempo e que tem interessado anunciantes e agências cada vez mais.

Nas palestras em que participo como instrutora, os alunos estão sempre interessados em um ponto central: – como insiro minha marca nesse ambiente de forma eficaz, evitando comentários negativos?

Não é tarefa fácil. Afinal, as redes sociais permitem a livre expressão e não poderia deixar de ser assim.

Antes de partirmos para o ?como fazer?, é melhor entender o que é útil para os usuários nesses ambientes. Segundo pesquisa da comScore, de abril de 2008, a navegação em redes sociais é a terceira atividade que mais ocupa tempo dos usuários da América Latina, atrás apenas de visitação a portais e uso de comunicadores instantâneos.

E uma vez nas redes sociais, o que os usuários fazem?

No Orkut, a rede social com maior número de usuários brasileiros, as áreas de maior uso são as seguintes:

  • 1) Álbum de fotos
  • 2) Scrapbook
  • 3) Homepage do perfil do usuário
  • 4) Lista de álbuns
  • 5) Lista de amigos
  • 6) Mensagens
  • 7) Comunidades
  • 8) Buscas

Podemos tirar algumas conclusões interessantes: os usuários passam mais tempo em um álbum específico de fotos e lendo scraps (seus ou dos outros) do que na página inicial do seu próprio perfil.

Ler os scraps de amigos ou estranhos é mais importante para os usuários do que acompanhar as discussões em comunidades ou buscar por assuntos relevantes.

Ou seja: a vida dos amigos em si (suas fotos e recados) é mais relevante do que buscar assuntos interessantes dentro da rede.

Sua marca deve então criar um perfil para se comunicar com os usuários? Talvez. Se o perfil tiver fotos novas, atualizadas e interessantes e gerar buzz a ponto de ter bons scraps para serem lidos pode ser uma excelente estratégia.

No caso da criação de um perfil, pense em promoções e concursos que levem o usuário a interagir de forma real com sua marca. Você deve oferecer uma vantagem, sempre. Neste ambiente tudo que não é realmente interessante para o usuário, fica para trás.

Sua marca tem uma opção ainda mais completa: partir para a criação de um aplicativo (social app). As social apps vêm crescendo ferozmente dentro do Orkut. A maior de todas possui mais que 10 milhões de instalações. Nada mal. E para quem acha que um grupo pequeno de aplicativos detém a maior parte dos usuários, o que acontece é o contrário. O conceito de long tail funciona aqui também. Aplicativos de todos os tipos e graus de robustez têm espaço dentro do Orkut.

A chave é planejar e pensar na relevância que o aplicativo terá para o usuário e não somente no quanto sua marca vai estar exposta.

Dentro de um aplicativo as funcionalidades são infinitas: é como ter um site da sua própria marca dentro da rede social, oferecendo funcionalidades sociais, claro. No aplicativo, tirando pela lista acima, é importante oferecer a customização por parte do usuário e a possibilidade de acompanhar outros amigos e interagir com eles, o que nos leva ao ponto da viralização. Permita que usuários convidem amigos, comentem dentro dos aplicativos, compartilhem pontos específicos, dêem notas, montem rankings e assim por diante.

Em um campo onde muita coisa ainda é incerta, contar com muita observação e dados para tomada de decisão estratégica é sempre o melhor caminho. [Webinsider]

.

<strong>Tahiana D'Egmont</strong> (tahi@tahianadegmont.com) é Country Manager da <strong><a href="http://www.mentez.com.br/" rel="externo">Mentez</a></strong>, responsável pelo desenvolvimento dos negócios da empresa de social media no Brasil e mantém um <strong><a href="http://www.tahianadegmont.com/" rel="externo">blog</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Gente,

    Concordo com todos vocês sob todos os aspectos.

    Mas o que não pode deixar de ser levado em conta quando o assunto é Rede Social é a socialização.

    Como a Tahi colocou em seu artigo: O que as pessoas buscam em uma rede social é acompanhar a vida de seus amigos e se relacionar.

    Não adianta uma marca aparecer simplesmente e tentar fazer amigos. Isso não vai acontecer.

    abs
    Raul T.
    —————————–
    http://www.soluttia.com.br

  2. Como a Tahiana disse, a criação do Perfil é valido quando há algum valor, no exemplo: Uma promoção.

    Mas concordo com o Daniel sobre a importância da comunidade. A Tahiana foi muito feliz ao falar de Relevancia(É sem acento?), esta é a palavra de Lei.

  3. Ótimo artigo. Mas concordo com o Daniel no ponto de ser estranho a criação de um perfil para a marca, até mesmo porque essa forma de mídia é baseada principalmente na relação entre humanos.

  4. Muito bom o artigo! Eu acredito que a Social Media deve ser praticada por todas as empresas, de pequenas à grandes. Independente do resultado, a experiência de sucesso ou fracasso será fundamental para tomar decisões mais precisas no futuro. O que vale é tentar e persistir.

    Abraço,

    Luciano Ayres
    http://blog.lucianoayres.com.br

  5. Gostei bastante do artigo. Porém não gosto muito da ideia (sem acento, rs) de um perfil não humano. Interação e relevância são tudo. Nos meus projetos adoto um perfil verdadeiro, é estranho falar com o Sr. Marca. Parece mais interativo falar com o Daniel, da marca x.
    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *