Uma saudável relação entre cultura e tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Dos dias 19 a 25 de janeiro ocorre em São Paulo o maior evento em rede do Brasil e um dos maiores do mundo, o Campus Party. Trata-se de um evento, de acordo com o release, criado na Espanha em 1997 e que se tornou o maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede.

campus_atividades.jpg

Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

O release continua:

“todos ensinam, aprendem e compartilham conhecimento, exercendo, de fato, o sentido democrático e pluralista que deve ter a nova sociedade da informação. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Em comum eles têm a busca pelas últimas novidades tecnológicas, pela troca livre de conteúdos e pelo compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.”

Mas o mais importante é que o evento é cultural. Não é somente um evento em torno de tecnologias, mas em torno de pessoas.

No centro nervoso da festa vi muita gente frustrada perguntando porque Gilberto Gil ou o Teatro Mágico deveriam fazer parte do evento. Para esses eu respondo parafraseando Jesus: a tecnologia foi feita para o homem e não o homem feito para a tecnologia.

O Campus Party não é um local de adoração da tecnologia; é um local de encontrar pessoas, com seus modos de vidas, formas de expressão, criatividades, sonhos, memórias, técnicas e suas respectivas tecnologias. É também, é claro, um local para expor tecnologia.

É esta associação entre cultura e tecnologia que não deve se perder em meio à parafernália de robôs, máquinas e programas aqui expostos.

Um belo casamento disso foi a palestra cantada com o ex-ministro Gilberto Gil, sobre como a tecnologia fez parte dos diferentes momentos de sua vida, da infância até o amadurecimento artístico. Nossa relação com a tecnologia de modo geral serve para transformar nosso olhar, nossa alma, alimentando um novo ponto de vista que transforma nossa vida e nossa sociedade.

O Brasil é um dos países onde os usuários passam mais horas conectados na internet no mundo e o segundo país mais presente em redes sociais do planeta.

E o Campus Party está sendo o reflexo perfeito do casamento entre tecnologia e cultura. [Webinsider]

campus_cultura.jpg

.

Henrique C. Pereira é UX/UI na Zup, ficou zen, sumiu da internet e fotografa a vida passando nas horas vagas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *