Como Obama usará as redes sociais como presidente?

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Ao longo da história dos Estados Unidos os meios de comunicação têm sido um forte aliado dos políticos que chegaram ao posto de homem mais poderoso do mundo. Franklin Roosevelt utilizou-se do rádio. Nos anos 1930, foi o primeiro presidente a se dirigir regularmente aos cidadãos utilizando-se de um veículo de massa.

Outros governantes que o precederam também tiveram acesso à radiodifusão, mas o democrata percebeu no microfone uma ferramenta de grande influência sobre uma população carente de um contato mais direto com a maior liderança do País.

Valendo-se do domínio de uma linguagem própria do rádio, em seus 12 anos na Casa Branca, Roosevelt superou os momentos de crise e manteve a confiança dos norte-americanos.

Em 1960, John F. Kennedy apostou todas as fichas na televisão para vencer seu então adversário Richard Nixon, nas eleições presidenciais daquele ano. Antes disso, durante os debates transmitidos pelas rádios, o republicano Nixon mantinha vantagem. Mas quando o jovem Kennedy mostrou domínio da nova ferramenta de mídia, o jogo virou. Assim como Roosevelt, ele também foi inovador ao se valer de um veículo de comunicação na construção de sua imagem.

Quase 50 anos depois, Barack Obama surge como o novo líder que vai revolucionar a forma de se comunicar. Na era da internet, o democrata seguiu seus antecessores de partido e já entrou para a história como o primeiro político a utilizar os recursos da web 2.0 em sua plenitude para conquistar o apoio do eleitorado americano e a admiração da população de outros países.

Durante toda sua campanha, o time do então senador por Illinois investiu em várias frentes. Blogs, twitter, Orkut, Linkedin, You Tube foram alguns dos canais explorados por Obama para vencer Hillary Clinton na convenção do Partido Democrata e, na seqüência, ultrapassar John McCain nas eleições realizadas em 4 de novembro.

Como resultado, Obama conquistou um verdadeiro exército de seguidores. Ele somou mais de 13 milhões de endereços de e-mails, dois milhões de participantes do site MyBarackObama.com e cinco milhões de apoiadores em mais de 15 outras redes sociais, incluindo o Facebook, onde 3,2 milhões de usuários manifestaram sua preferência. No Twitter, Obama chegou a ter mais de 160 mil seguidores, sendo o usuário mais acompanhado através do microblogging, sucesso do momento, que tem por base o envio de atualizações a partir de respostas constantes à simples pergunta: “o que você está fazendo?”.

O presidente eleito ainda angariou através da internet mais de meio bilhão de dólares, valor proveniente das 6,5 milhões de contribuições online feitas por um total de 3 milhões de pessoas – boa parte delas investiu dinheiro mais de uma vez para apoiar a campanha, uma média de US$ 80,00 por doação – ao longo dos 21 meses que precederam a vitória de Obama.

O fenômeno na Internet não parou por aí: no total, um bilhão de e-mails com sete mil diferentes tipos de mensagens foram enviados durante a campanha. Já o sistema de mensagens de texto pelo celular criado pelo comitê somou um milhão de assinantes, eleitores que recebiam de cinco a vinte mensagens por mês. De fato, esta foi a primeira grande campanha política que elevou a web ao topo de sua estratégia de marketing.

Desafios

Especialmente nos EUA, o poder da grande mídia sempre foi decisivo para o sucesso de seus governantes. Hollywood inclusive já retratou isso em algumas de suas produções, onde fica claro que a informação pode chegar um “pouquinho” diferente do real, conforme a interpretação de um ou outro.

Com tantos “amigos online” o agora presidente Barack Obama tem a missão de provar que é possível uma conversa direta, já que governa sob os olhares em tempo real de milhões de internautas. Direto de seu gabinete ou em qualquer lugar onde esteja, o democrata poderá se fazer entender à população por meio de todas as redes sociais disponíveis atualmente.

Através desse contato, Obama também poderá medir a avaliação de seu governo, saber o que a população pensa sobre determinado assunto e fazer com que o povo norte-americano pressione o congresso a votar com mais rapidez os projetos propostos por seu governo. Da mesma forma e com igual poder de alcance, a população poderá responder ao governo, mostrar insatisfação e retrucar seus argumentos.

Obama tem nas mãos a oportunidade de estabelecer um governo eletrônico pleno, onde a colaboração é fundamental. Em um momento tão difícil para o país, faz diferença este contato tão próximo e direto com o exército de apoiadores que criou – principalmente para o desafio de corresponder à expectativa gerada em torno de sua eleição histórica. Afinal, em meio à tantas turbulências, somente com ações acertadas e afinadas ao desejo popular será possível trazer de volta a esperança do povo americano. [Webinsider]

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<strong>Moriael Paiva</strong> (moriael@talkinteractive.com.br) é publicitário e diretor executivo de criação da <strong><a href="http://www.talkinteractive.com.br" rel="externo">Talk Comunicação Interativa</a></strong>.

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4 respostas

  1. Excelentissimo Presidente dos Estados Unidos
    Barack Obama

    Parabenizando Senhor Presidente, como Brasileira, admiradora e torcedora desde teus primeiros passos
    na longa caminhada a Eleicao para presidente dos
    Estados Unidos, Pais que com muito orgulho resido
    hoje que tem V.Exa. como Presidente,
    Venho neste momento , a pedido de uma grande Poetisa Brasileira, expor um dos seus lindos trabalhos, que ela me pediu atravez do emails, pois muitos tema ela pedido que o faca.
    Pode clicar Senhor Presidente Barack Obana, sem
    receio, pois jamais enviaria uma Linda Homenagem
    que lhe foi feita por minha amiga Anjinha, que fosse algum risco.

    Link da Homenagem mais que merecida

    Ventos da esperança: E so clicar no link abaixo

    http://www.recantodossonhos.com/mensagem_13_ventos_da_esperanca.htm

    Atenciosamente
    Marcia Antunes
    3131 Village Blvd Apt 210
    33409-7489
    West Palm Beach – Florida

  2. Espero que toda iniciativa on-line do novo presidente seja colaborativa.

    E sem censura.

    O que me interessa nisso tudo não muito o que Obama fará com a mídia, o que importa é o que os internautas vão aprontar.

    Mídia todo presidente amerciano tem de sobra… Mas nem sempre se pode colocar um reply abaixo de um pronunciamento e ver os comments em tempo real.

    Quando ele tiver que fazer o famoso corte na própria carne, tipo aumentar impostos, o que esse povo todo vai dizer?

    Ai que porca torce o rabo…

    É isso.

  3. Acho que se ele continuar falando abertamente e mostrando para o público dele todos os passos da presidência de forma transparente, como ele foi na eleição, ele conseguirá mais um êxito.

    As mídias sociais fizeram o público se sentir parte da própria campanha, utilizando ferramentas da própria comunidade para marcar reuniões entre eles e discutir como eles podem auemntar o número de participantes e eleitores… isso que foi fora de série!

    Agora é só ele continuar a ser transparente e real, nada de colocar pessoas para falar por ele…

    Abraços,
    Celso Campos Hora
    http://www.cchcreative.com.br

  4. Excelente post. Na minha opinião a maior qualidade de Obama é formar uma equipe de pessoas competentes, incluindo sua equipe de tecnologia que deu um show de competência durante a campanha.

    Espero que ele continue tendo a mesma visão e utilizando o que existe de novo para melhorar a vida dos americanos, principalmente daqueles marginalizados pelo capitalismo agressivo do país.

    Abraço,

    Luciano Ayres
    http://blog.lucianoayres.com.br

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