Crise? Mude de hábitos: use mais o e-business

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Gostemos ou não, a crise econômica mundial está acontecendo. As vitimas se acumulam em todo o mundo, algumas aparentemente castigadas por seu dolo ou imprudência, outras inocentes que estão perdendo empregos ou investimentos que fizeram por confiar em quem, de fato, não era digno de confiança.

O julgamento moral porém pouco importa no momento. O desarranjo econômico está aí e é preciso que cada indivíduo e cada empresa tentem se prevenir para sofrer menos com suas consequências.

Muitos têm mudado de hábitos. A nova primeira dama norte-americana está se notabilizando por comprar roupas em lojas de departamentos, usando criatividade na combinação das peças e ousadia no estilo. Como a eleição do seu marido gerou forte impacto no mundo todo, e como há uma crise econômica a nos rodear, Michelle está ditando moda. Para muitos setores da opinião pública norte-americana ela está certa e, agora, usar vestuário caro parece uma afronta em tempos de dinheiro curto em todo o mundo.

Inacreditável: o barato agora é chique; o caro é de mau-gosto.

Já vimos esse filme com as bolsas feitas de pele de crocodilo. Matar os bichões para fazer bolsa é de muito mau gosto.

Novos fatos, novos hábitos.

Não entendo de moda nem de crocodilos. Mas algo que conheço bem pode ajudar pessoas e empresas a se defenderem, um pouco pelo menos, no corrente momento.

É a internet, que inclusive ajudou substancialmente Barack Obama a se eleger, já que nos referimos a ele há pouco.

Um quinto da população mundial já a utiliza rotineiramente; no Brasil a proporção é de um terço, melhor que a mundial, portanto. Pesquisas indicam que praticamente todas as empresas brasileiras formais, mesmo as pequenas e médias, também já usam a internet.

Por outro lado, outras pesquisas indicam que por subutilizar o ferramental web, as indústrias brasileiras perdem em competitividade em relação às asiáticas, europeias e norte americanas.

Novos tempos, novos hábitos.

Afinal, como indivíduos e empresas podem utilizar mais a internet para escapar um pouco da crise?

O cidadão comum já usa bastante a internet, no Brasil pelo menos. Somos um dos povos que mais tempo passa conectado todo mês. Porém, devemos usar mais.

Mais internet banking, mais e-commerce, mais pesquisas de preços, mais pesquisas sobre espetáculos culturais, esportivos, viagens. Economizaremos tempo e deslocamentos desnecessários. Vamos salvar dinheiro de combustível e de estacionamento.

A web é cada vez mais uma fonte poderosa de pesquisa e de compras. Aproveitemos isso, sem medo de sermos felizes.

Preocupado com segurança? Deixe dessa ideia velha. A segurança digital se aprimorou muito e, na dúvida, busque conselho de especialistas. Mas não pare. Questão de segurança há em tudo, inclusive na internet. Acautele-se e arrisque, que é o mesmo que você faz ao andar nas ruas de praticamente qualquer cidade brasileira hoje em dia.

E as empresas? O que podem fazer? Com certeza, de tudo um pouco.

Vários podem vender pela internet e ainda não o fazem. Você conquistará novos públicos e vai economizar muito em custos estruturais de lojas físicas. Há um investimento inicial, é certo, mas com o tempo ele será amplamente compensado.

Ter uma loja virtual ainda não é o seu plano? Pelo menos faça um grande catálogo digital de seus produtos e serviços.

E invista em ações de marketing online. É extremamente mais barato e ágil que qualquer outro tipo de propaganda, com o beneficio de que você pode intervir na hora que quiser e aumentar ou diminuir o seu investimento publicitário. Faça links patrocinados, no Google de preferência.

Contrate um especialista, otimize seu atual site para ele ficar atraente para os buscadores (Search Engine Optimization).

Monte um blog (é, faça você mesmo), cuide diariamente dele, relacione-se com seu público, aprenda com ele.

Relacione-se com as comunidades montadas nos Orkuts da vida em torno da sua marca e dos seus produtos. De novo, é uma fantástica chance de aprender e melhorar seu negócio e seus produtos.

Aprimore ou monte uma extranet para se relacionar com seus parceiros de negócios (fornecedores e/ou revendedores). No mínimo faça uma extranet de informação, mas se possível, implemente processos transacionais. Você vai economizar no mínimo papel e correio, e vai ganhar tempo, agilidade e precisão.

Mexa-se! Modernize-se!

Menos reclamação, mais ação!

Use o ferramental web para se relacionar com seus funcionários e colaboradores. Melhore ou construa sua internet. De novo, coloque no mínimo informação e, se possível, processos e transações. Aproveite e ouça sua equipe. Sinta e preste atenção no que eles têm a dizer. Em tempos de crise e de temores, isso é muito importante.

Incentive a formação de redes sociais internas. Faça disseminação de conhecimento interno usando as ferramentas da internet.

Empresas pelo mundo todo estão sendo criativas e ousadas e inventando novas formas, mais econômicas e ágeis, de gerir seu negócio aproveitando as facilidades digitais.

Daria para escrever uma enciclopédia com exemplos.

O importante é que você não perca o bonde da história.

Ouse!

Já, mas sem desespero. Comece por um bom planejamento, sempre! Não transforme sua convicção em precipitação.

Os recursos da web, da internet e do e-business são transformadores, fáceis de usar, não tão fáceis de construir (jamais acredite em milagreiros!) e exigem concepção adequada e profissional.

Mova-se, planeje, construa e colha resultados.

Mude de hábitos! Vença a crise! [Webinsider]

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<strong>Edson Dacal</strong> é diretor presidente da <strong><a href="http://www.basics.com.br" rel="externo">Basics</a></strong>

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