O caminho para a conquista de um estágio em TI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O estágio é sempre uma excelente oportunidade para o estudante vivenciar na prática os conhecimento adquiridos na sala de aula, além de ser uma importantíssima porta de entrada para o competitivo mercado de trabalho, com a grande possibilidade dependendo da política de contratações da empresa, e principalmente do esforço, da dedicação e da competência do estudante conquistar a efetivação ao terminar o curso que frequenta.

Naturalmente para conseguir uma oportunidade de estágio, o estudante deverá percorrer um caminho repleto de desafios, que incluirá realização de testes, participação em dinâmicas de grupo e entrevistas.

A etapa de testes, normalmente composta por provas de conhecimentos gerais e específicos, estes últimos, voltados para a área de atuação do candidato, testes de raciocínio lógico, e provas de Português, geralmente compostas por testes e uma dissertação, através da qual, busca avaliar o domínio por parte do candidato da norma culta da língua e a capacidade do estudante de expressar-se de forma clara, objetiva e coesa; e principalmente a habilidade do estudante de abstrair, sintetizar e correlacionar idéias extraídas de outros textos de forma estruturada e sustentada na utilização de argumentos plausíveis.

Além da dissertação em português, o estudante, candidato à uma vaga de estágio, pode ser submetido a um teste em inglês, caso o domínio do idioma estrangeiro seja requisito para a vaga em questão. Muitas vezes, além do teste escrito em inglês, que pode ser composto por questões de múltipla escolha e/ou elaboração de uma dissertação, o candidato pode passar por uma entrevista em inglês.

Neste caso, o objetivo é avaliar não só o domínio da leitura e escrita, mas também a capacidade do candidato de comunicar-se verbalmente de forma fluente em inglês. Vale lembrar que alguns processos seletivos, no quais geralmente há um número grande de inscritos, estes testes são realizados através da internet.

O candidato recebe por e-mail uma URL, a qual deverá ser acessada em dia e horários específicos para que possa responder as questões dentro um tempo estipulado. Portanto é preciso ficar atento às metodologias adotadas pelas empresas em seus processos seletivos.

Além dos testes, quase sempre os candidatos participam de sessões de dinâmica em grupo. O objetivo das dinâmicas de grupo é avaliar o comportamento dos candidatos diante de algumas situações, nas quais é possível observar o perfil dos candidatos, principalmente aspectos relacionados à liderança, trabalho em equipe, comunicação, assertividade, criatividade e capacidade de trabalhar sobre pressão. Habilidades indispensáveis no ambiente corporativo.

Para ser dar bem nas dinâmicas de grupo, a dica é agir com naturalidade, espontaneidade e confiança. Saber ouvir, demonstrar interesse pela vaga e vontade de aprender e crescer profissionalmente são atitudes sempre bem-vindas.

Por fim, geralmente os candidatos são submetidos à entrevistas com profissionais da área de Recursos Humanos da empresa e em muitos casos, com profissionais da área em que o estagiário pretende atuar, no caso da área de TI, geralmente com o CIO, ou mesmo gerente de TI ou coordenador de área.

Nas entrevistas, é hora do candidato deixar claro aos entrevistadores o quanto e como poderá contribuir com o crescimento da empresa à partir das suas habilidades e competências. Lembre-se que as empresas cada vez mais buscam profissionais ou mesmo jovens aprendizes que estejam dispostos a se comprometerem com objetivos e metas.

Importante lembrar que um processo seletivo não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona, na qual será preciso manter a constância ao longo de todo o processo, no qual o candidato estará sempre sendo observado e avaliado. Portanto, evite chegar atrasado, procure respeitar os demais candidatos e não descuide da apresentação.

Caso não seja aprovado em um determinado processo seletivo, jamais desista. Procure analisar o seu desempenho ao longo do processo de forma identificar quais pontos podem ser melhorados e em alguns casos, o fato do candidato não ter sido selecionado, não significa necessariamente, que não tenha habilidades e competências suficientes, mas simplesmente que não tem o perfil para aquela empresa. É continuar estudando e buscando se aprimorar, e principalmente, manter a confiança e partir para outro processo seletivo.

A conquista da tão sonhada oportunidade de estágio está sempre mais próxima que o candidato pode imaginar. [Webinsider]

.

<strong>Charles Niza</strong> (charlesniza@hotmail.com) é professor dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da UNINOVE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. BRUNO BIANCHINI SALLUM

    Brasileiro, solteiro, nascido em 01 de Março de 1989.
    Rua Conde D’Eu 85 – Alto da Boa Vista – Santo Amaro
    CEP: 04738-010 – São Paulo – SP
    Tel.: (11) 5687-3331 Cel.: (11) 7541-6221
    E-mail: brunosallum@gmail.com

    Cargo Pretendido:

    • Estágio Informática

    Formação :

    Nível Superior :Ciências da Computação – FMU/SP – Em curso
    Nível Técnico : Técnico em Informática – Senac/SP

    Domínio de Idioma:

    • Inglês Básico.

    Cursos complementares:

    • Informática: Hardware: Montagem e Manutenção de Micro Computadores. (SENAI UNIDADE SANTO AMARO – SP)

    • Web Design : DRC Treinamentos e Consultoria Digital Ltda

    • Informática: Software: Pacote Office, Internet e outros aplicativos afins.

    Conhecimentos Gerais:
    • Sql 2000 basico
    • Visual Studio básico ( C++ )
    • Fireworks avançado
    • Photoshop intermediário
    • DreamWeaver avançado
    • DHTML + CSS + JS

    Experiência Profissional:

    1- ITW DELFAST DO BRASIL LTDA
    Função: Estagiário na área de CPD
    Empresa de Peças Técnicas em Termoplásticos de engenharia voltadas para automobilísticas / setor automotivo.

    Atividades desenvolvidas:

    • Atendimento interno, para pleno andamento de todos os departamentos da empresa, a nível de usuários.
    • Help Desk + Montagem e configuração de mircro computadores.

    São Paulo, Fevereiro 2010.

  2. Tenho interesse em estagiar na area de TI.estou cursando analise e desnvolvimento de sistemas,tenho muito interesse em participar do processo seletivo pois sei que sou capaz de contribuir muito para o crescimento da empresa,e tambem aprimortar meus conhecimentos.fico aguardando uma possivel entrevista

    flavia mariana muniz dos santos

  3. Só tenho a agradecer,estou no primeiro semestre em técnico em Informática fico cada dia com mais vontade de aprender, valeu bom estágio!

  4. O mercado de trabalho realmente é muito concorrido, não basta apenas tentar, mas sim se mostrar capaz de exercer a função. Isso não serve apenas para a area de TI mas sim para todos os tipos de profissões.

    Quando tive a oprtunidade de entrar nesse ramo eu era operador de telemarkting, nada a ver com a area de tecnologia, surgiu a oportunidade e mesmo sem saber quase nada me mostrei capaz de exercer a função na entrevista e com isso conquistei a vaga ja sendo efetivado em seguida. Com isso procurei me especializar iniciando o curso de ciencia da computação, inclusive o meu professor é o autor deste artigo.

    Gostei muito do artigo pois me mostrou algo que não tive a oportunidade de passar antes de entrar na area de TI que é o caso do estagio por exemplo.

    Parabens ao autor !!!

  5. Saber lidar em situações como às tão temidas entrevistas, exige de cada candidato um grande percentual de concentração, flexibilidade e confiança.
    Mostrar alguns passos para saber lidar com tais situações, já é um grande passo para efetivação.
    Para nós iniciados, é uma grande dica.

    Estudante do curso tecnológico de redes Uninove.

  6. A não aprovação é sempre uma nova experiencia e aprendizado.
    Aprenda com o erro e siga em frente nas próximas vezes as chances serão sempre maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *