É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
É errado falar logomarca? Seria melhor logotipo?

O termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca, que já entrou para o dicionário, seria uma redundância: o significado do significado. É mico dizer logomarca?

 

No dia-a-dia trabalhando em uma agência de marketing, me deparo muito com o termo logomarca usado por profissionais de diversas áreas de comunicação. Na escola aprendemos que logotipo seria mais correto.

Mas, por que se importar tanto com uma palavra? Não é importante apenas o entendimento do que queremos expressar?

Agora vai a minha opinião de jovem profissional: a maioria dos brasileiros compreende quando o termo logomarca é utilizado; a palavra já se encontra em dicionários e nos manuais das grandes empresas. Mas isso não justifica a falta de coerência que encontramos na palavra logomarca.

Nos estudos de design aprendemos a projetar, conceituar e executar da melhor maneira possível. Já passamos por muitos desentendimentos em nossa área, sobre o que fazemos e como fazemos. Então não podemos permitir que outras áreas e profissões definam os termos certos a serem utilizados!

Claro que não podemos exigir que leigos e pessoas de outras áreas entendam tudo sobre significados e origens de palavras, mas quem trabalha com comunicação leva a profissão a sério e se diferencia de amadores e micreiros.

Assim, nosso dever enquanto profissionais é sempre buscar os significados corretos e transmiti-los para nosso clientes, colegas de trabalho e faculdade.

Em um artigo para o site designGráfico, Gilberto Alves Jr. analisa os termos mais usados da logotipia, buscando nos significados das palavras que estruturam o termo qual a forma correta de utiliza-los e ainda esclarece a dúvida para designers, publicitários e interessados.

Descendo à raiz das palavras, o termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca seria um termo redundante: o significado do significado.

Mas e você, o que pensa disso?

  • acha que tanto faz o termo, pois o importante é a comunicação e um trabalho bem feito
  • acha importante buscar sempre a maneira mais correta de se expressar
  • acha que a língua é viva e nem sempre passível de controle

Comentários são bem-vindos. [Webinsider]

. .

 

O concorrente do designer não é o sobrinho. Veja como combater o plágio

 

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

Juliana Galati (julianagalati@gmail.com) é assistente de arte da Navigators e cursa o 8º semestre de Desenho Industrial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

57 respostas

  1. Colegas, fico feliz em ver que um termo pode gerar tantas opiniões diferentes, mas não significa que tantas opiniões possam ser tantas razões, ja fiz gerar brigas e horas de debatas por dizer um termo ou outro, alguns querem trazer os gregos, outros os americanos, mas nos brasileiros temos a sempre em nossa historia o termo “Abrasileiramento” dos termos, e esse mais uma vez é o caso. Vamos lá.

    Logotipo
    Foi importado do Termo Americano – LogoType, assim como Marketing, Briefing, Brandstorm.

    Logos
    do Grego Logos, significa Palavras

    Tipos
    do Grego TYPOS, figura, impressão, forma original

    Marca
    Elementos gráficos (Símbolo)
    Vem do Germânico, depois latim MARK, fronteira, limite e também, por consequência, sinal distintivo, bandeira (Desenho).

    Logomarca
    Por sua vez podemos concluir que seria a
    União da Tipografia (Palavras – TYPE – “LOGO”)com os elementos gráficos (Desenho – Mark – “Marca”)

    O conceito de “redundância” não se aplica dentro de uma palavra, de modo que não pode ser usado nesse caso. Aliás, não vemos redundância entre LOGOS e MARK, mas entendam caros colegas. O Termo LogoMarcas e uma palavra totalmente Brasileira, sendo assim não podemos aplicar etimologia nesses casos.

    O Triste dessa nossa Profissão, que que uma boa parte se acha iluminado ao ponto de Oprimir o cliente ou seus colegas de trabalho sobre o termo certo, e com isso acabam sendo mais errados.

    Como não existe nenhum conselho serio que coordene o nosso trabalho, essa por sua vez pode se torna a melhor definição, sendo aceita pelo INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

    Vi muitos posts dizendo que e ridículo ouvir ou dizer LogoMarca, mas acredito que ridículo mesmo seria perder tanto tempo discutindo certos termos, Ridículos mesmo são nos seres humanos, que não importamos com crianças passando fome, idosos sendo explorados, pessoas sendo mortas.

    O Importante é atender o Seu Cliente e fazer o melhor trabalho que você poderia fazer, independente de Dinheiro, fazer por fazer, fazer porque sabe fazer, fazer porque gosta de fazer.

  2. Já derrubei questão em concurso (MP MG 2012) em que o termo “logomarca” era considerado correto. Porém, em outro concurso (IFC 2014) o recurso contra a questão que considerava o termo como correto não foi deferido. Uma vergonha de quem elaborou a questão e o responsável pela análise do recurso.

  3. O termo logomarca é um neologismo, entretanto, é incorreto e impreciso. É redundante. É a mesma coisa que dizer ‘subir para cima’.

    Quem trabalha na área sabe muito bem o termo correto. O problema é que as pessoas são acostumadas com o errado, e não se importam com isso.

    Logomarca é incorreto. Só sobrinhos usam. Só “profissionais” de experiência questionável.

    É o mesmo que o publicitário de uma agência dizer “o cliente sempre tem a razão”. Então foram 4 ou 5 anos de estudo e conhecimento adquiridos para se jogar fora dizendo ‘o cliente sempre tem a razão’?

    É isso aí, logomarca não existe.

  4. Acho que o uso do termo incorreto por profissionais só demonstra a falta de estudo e conhecimento sobre a própria área de atuação.
    Devemos sempre usar “logotipo” ou “logo”.
    Em uma área que está infestada de péssimos profissionais, esses detalhes fazem sim a diferença.

  5. EU TENHO 36 ANOS DE PROFISSÃO E CRIEI VÁRIOS “LOGOTIPOS”, PORÉM HOJE UTILIZO A PALAVRA LOGOMARCA, ASSUMINDO O APORTUGUESADO , SE VC. PERGUNTAR HOJE A UM LEGO O Q É LOGOTIPO, MUITOS NÃO CONHECEM. MAS PERGUNTE QUE “MARCA” DE ROUPA ELE VESTE,,,BEBE…DIRIGE…SE PERFUMA OU Q MARCA DE TENIS USA.

    A PALAVRA LOGOTIPO COMEÇOU A MORRER NO INÍCIO DOS ANOS 90.
    A PALAVRA “LAY OUT” É OUTRO EXEMPLO QUE NÃO MORREU MAS MIGROU PARA ARQUITETURA, “NOSSA VOCÊ VIU O NOVO LAYOUT DAQUELA LOJA” E NA PUBLICIDADE LAYOUT PASSOU A SER “PROJETO GRÁFICO” .

    BOM,SEJA LOGO OU MARCA, SE ATENDER O GOSTO DO CLIENTE E ELE PAGAR BEM, ESQUEÇA A DISCUÇÃO.

    ABRAÇOS

  6. Nosso LogoTipo surgiu do LogoType americano porque importamos vários termos, como Marketing, Branding, etc. Tem gente que fica usando traduções e acha que Significa apenas a forma escrita da marca.
    Um Logotype, ou simplesmente Logo para americanos pode ter apenas o Symbol, apenas a escrita ou ambos.
    Toda marca é representada por um Logo e Todo Logo vira uma marca. LogoMarca seria redundância e fruto de amadorismo que acabou se popularizando.

    Já vi publicitários dizendo que Logomarca é quando tem o Logo + o Slogan ou quando o Logo é registrado no INPI.
    Isso só mostra o quanto somos desorganizados do resto do mundo.

    Enquanto o resto do mundo usava facebook, no Brasil popularizou o Orkut.
    Enquanto no resto do mundo usam o Illustrator, no Brasil popularizou o Corel draw.

    Enquanto o resto do mundo usa apenas Logo ou Logotype, no Brasil usam o Logomarca, chamam esponja de aço de Bombril e o mendiNgo come mortaNdela. No país do carnaval é assim: deixa que eu deixo…

  7. Primeiramente, parabéns por esse e tantos outros textos aqui publicados, são realmente muito prazerosos de serem lidos e discutidos. Em relação ao presente conteúdo, acho mais interessante procurar corrigir o equivocado uso do termo ‘logomarca’ para o correto ‘logotipo’. Na literatura encontramos autores que explicam as diferenças e entre os termos ‘marca’, ‘logotipo’ e ainda ‘símbolo’, onde o primeiro é ‘um nome diferenciado destinado a identificar produtos e serviços’; ‘logotipo’ é a representação particular do nome de uma empresa através de tipografia especial; e ‘símbolo’ é o componente aditivo do logotipo!
    Espero ter contribuído – ou menos ter colocado mais pilha na discussão! Abraços!

  8. De Bruno Aguiar –>>>

    LOGOMARCA – nomenclatura redundante: logo+marca. Entre profissionais seu uso é totalmente errado, já que é de uso errado do senso comum do leigo, transmite amadorismo e ignorancia.

    Regulamentação da profissão de publicitário!Iria acaba com esses bocabertas que acham muito legal dizer logomarca!

  9. Essa mania das pessoas concluírem que “tipo” significa apenas letras. Vamos esclarecer de uma vez por todas:

    Typos vem do grego e significa “FORMA”, nÃo define se é forma escrita ou desenhada, é apenas forma. A confusão a que alguns profissionais da área e leigos se remetem é devido à palagra “TIPOGRAFIA” que em suma, significa “FORMA ESCRITA”. Aí sim, temos as letras do alfabeto ou qualquer língua que possa ser escrita.

    Logos – do grego, significa Palavra ou Razão.

    Portanto:
    Tipologia = Razão da forma
    Tipografia = Escritura da Forma

    Grata,

  10. Recentemente entramos em uma discussão sobre o assunto na agência onde trabalho e ouvi a explicação que me pareceu mais racional, esta vinda de um mestre em comunicação que trabalha comigo.

    LOGO(TIPO)
    Simbolo que representa a empresa, produto etc…
    Pode ser somente a imagem (como a mação da Aple), o nome estilizabo (Coca-Cola) ou o conjunto formado por ambos.

    LOGOMARCA
    Logomarca seria o conjunto do Logotipo (acima) somado ao slogan da empresa (aquela frase clássica que assina os logotipos).

  11. Logo, vem do grego lógos, e significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra. O termo “palavra” puro e simples no grego é lexi.

    Marca, vem do germânico marka, e quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo signum, que traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa representa.

    Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado do significado. Logo não podemos utilizar este termo para falar sobre um logotipo.

    A explicação completa, inclusive da palavra logotipo pode ser visto aqui:
    http://rsperle.tumblr.com/post/1489291562/logomarca-nao-logotipo

    Abs.

  12. Respondendo o básico:

    entendo que a palavra marca já envolve tudo.. idéia, conceito, logotipo(s), missão, produtos, etc.

    logotipo se refere ao símbolo que a empresa mostra como sua identidade, ex: bradesco, nike, microsoft, etc.

  13. Segue minha contribuição…
    Vislumbro 3 significantes distintos pendentes de definição de nomenclatura, a saber:
    Símbolos gráficos:
    • Quando a simples disposição de elementos gráficos simples distingue a marca, como em certa empresa automobilística cuja identidade visual e externada por 3 círculos dispostos de certa forma; a isto damos o nome de…
    • Quando o símbolo gráfico é abstrato, ou seja não e externado por figura geométrica simples; a isto damos o nome de…
    Símbolo gráfico com nomes
    • Geralmente é quando o elemento gráfico não bate com a atividade fim, como daquela rede de padarias que tem como símbolo uma colher de pedreiro; a isto damos o nome de…
    Nome
    • Geralmente quando a atividade tem pouca ou nenhuma concorrência, geralmente não tem sequer nome de fantasia tendo o designer tendo que se virar com o nome do proprietário mesmo; a isto damos o nome de….
    Nome-logomarca
    • É o caso mais interessante, engloba as empresas em que a maneira que o nome e grafado é de tal mota que a pessoa não chega nem a ler, só a disposição das letras já identifica a empresa de tal sorte que são as mais plagiadas; a isto damos o nome de…
    E comum mesmo entre profissionais da área estes termos serem nomeados de forma antagônica, qual será o certo?

  14. Concordo com o Gilberto Jr.

    Eu não utilizo por questões práticas, mas não recrimino quem a utiliza pois não acredito estar 100% errada.

    Pelo que pesquisei… etimologicamente tratariamos “logomarca” como um termo redundante pois estariamos unindo “conceito” (logo) + “significado” (marca). Mas como o Gilberto comentou, etimologia não define o sentido das palavras.

    Mas alguns defendem como neologismo, ou seja, como uma nova palavra criada e incorporada ao vocabulário por simples popularização, mas não como sinônimo de logotipo, talvez sim de marca (mesmo redundante). E é aí é que faísca heheh 😉

    Então, pra ficar mais simples e garantir um uso menos polêmico… defendo:

    Logotipo = Tipografia (letras).

    Símbolo = Sinal gráfico que não seja uma letra ou algarismo.

    Marca = Logotipo + símbolo ou apenas o logotipo, ou apenas o símbolo, desde que “marque” ou “materialize” o conceito.

    Logo = Sinônimo de Marca, já que seu significado é “conceito”. Também abreviação de Logotipo.

  15. Para mim, existe um esquema lógico:

    MARCA
    _________|_________
    | |
    LOGOTIPO SÍMBOLO

    Primeiramente, logo significa estudo.

    Marca compreende os dois conceitos abaixo:

    – Logo*tipo: estudo, ensaio da tipia, das letras. Seria uma marca composta somente da parte escrita, podendo ser estilizada, modificada. Como é a Coca-Cola.

    – Símbolo: imagem representariva da marca, como a janela do Windows, a maça da Apple.

    Logomarca não existe, pois não há o estudo da marca. Ela por si só já é o resultado do estudo.

    Símbolo e logotipo podem ser considerados marca individualmente. Ou seja, tudo é marca.

  16. Quando eu vejo estas discussões acirradas e opiniões radicais em torno de assuntos tão irrelevantes, lembro logo dos jornalistas (com a história do diploma e etc, nada contra o profissional).

    Até parece que a profissão de Designer precisa se autoafirmar e criar microidentidades para se definir ou distinguir. Tanto é que buscam referências do latim para justificar a construção destas palavras, ignorando o fato de termos inúmeros termos próprios para a nossa língua, que condensam frases inteiras em outros idiomas, e as vezes até agregam um significado único.

    Não acho que seja a melhor solução criar uma Cartilha do Designer Informado, julgando bem ou mal um colega de profissão por usar um ou outro termo. Acho mesmo é que a nossa profissão sempre foi bem vista por se preocupar com diversos aspectos relevantes ao excelente resultado do nosso trabalho.

  17. Questão de Logotipo ou Logomarca.
    Vou expressar um conceito que recentemente um professor meu colocou para turma.

    Logotipo seria quando o símbolo em questão da empresa contenha uma ou mais letra de um alfabeto.

    Logomarca seria quando o símbolo em questão da empresa não contenha nenhuma letra de um alfabeto.

    ex.: NIKE quando assim escrita da forma característica da empresa seria o caso de Logotipo.

    Quando somente com aquele símbolo mundialmente famoso seria o caso de Logomarca.

  18. Aproveitando a deixa da articulista acerca de neologismos e otras cositas mas, diria que expressar-se LOGOMARCA ao invés de LOGOTIPO, é o mesmo que usar: Assim, nosso dever ENQUANTO profissionais é sempre buscar os significados…

    No lugar de: Assim, nosso dever COMO profissionais é sempre buscar os significados…

  19. Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.
    Em seu livro O Efeito Multiplicador do Design, a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. Portanto, logomarca significaria ?palavra-marca? o que, na opinião da designer, não faz sentido.
    ?Curioso que áreas tão afeitas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo. Nelas as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa. (Ana Luísa Escorel – Em O Efeito Multiplicador do Design – Editora Senac, pág. 56

  20. Acabei caindo aqui sem querer novamente e vi que a discussão andou bastante. Eu realmente fico espantado com o valor que dão para um simples termo, pra mim não importa o nome que eu ou os outros chamam, se o trabalho for bem feito, atrair novos consumidores, agradar o cliente e cumprir seu papel, qual o problema em chamar por qualquer nome?

    Sobre o comentário de que se todos falarem nós vai ou nós foi, se realmente todos começarem a falar assim futuramente o Português vai mudar, a linguagem utilizada hoje vai ser considerada de época e o mundo vai continuar girando.

    Pra finalizar, chamem do que quiserem, logotipo, marca, símbolo, desenho, mas foquem seus esforços em serem ótimos profissionais.

  21. Bom dia Srta. Juliana Galati, tudo bom?

    Sou profissional das áreas de TI, Engenharia, e Marketing. Já trabalhei em agência de propaganda (ou publicidade?), cujo termos também fazem confusão para muitos.

    Não sou o dono da verdade, claro, mas pelo o que eu aprendi em faculdade e no mercado, a definição para esses termos é:

    logomarca: representação visual do nome através de desenho. ex: símbolo da rede globo.
    logotipo: representação visual quando o nome está escrito. ex: símbolo da IBM.

    publicidade: mostra não-paga.
    propaganda: motra paga.

    Abraço!
    Dalton.

  22. Oi pessoal, alguém comentou sobre o INPI, como uma vez ou outra vou lá, trouxe alguma coisa:
    O termo MARCA é multidisciplinar atravessa, o direito, a economia, a sociologia e é claro, o marketing, em todas as suas sub-divisões.

    Em cada área ele é usado com um sentido diferente, e com nomes técnicos diferentes. Portanto, para uma melhor comunicação fale no idioma local.

    No INPI (área de direito)não existe logotipo, nem logomarca, existe a marca nominativa (só escrita), a marca figurativa e a tridimensional(só o desenho)e a marca mista (escrita e desenho).

  23. LOGO – o que representa a marca, o que da sua identidade e simbolismo de forma visual e sintetica. Alguns chamam erronemante de logomarca ou logotipo. Porém logo ainda é uma nomenclatura polemica.

    MARCA – no sentido do branding significa tudo aquilo que identifica o produto, o que o faz ser percebido como uma identidade: seu valor, sua imagem, etc.
    Alguns designers utilizam como sinonimo de logo. É uma nomenclatura ambigua.

    LOGOTIPO – os logos compostos somente pela escrita, ou para se referir somente a parte escrita do logo.

    LOGOMARCA – nomenclatura redundante: logo+marca. Entre profissionais seu uso é totalmente errado, já que é de uso errado do senso comum do leigo, transmite amadorismo e ignorancia.

    Concluindo, realmente os profissionais precisam chegar a um concenso do termo correto pois TODOS SÃO POLÊMICOS, mas essa dúvida não justifica usar o termo de qualquer maneira.

  24. Quando desenvolvi minha marca, coloquei um post no meu blog explicando todo o processo de criação da mesma. Em determinado momento quando cito a palavra logotipo, faço da seguinte forma logotipo/logomarca* com um asterisco ao lado. No final do texto dou a seguinte explicação:
    É claro que sei a diferença entre a palavra logotipo e a palavra logomarca, mas a segunda tem substituído a primeira em tantas ocorrências que a tendência é reunir os dois conceitos num só.

    Eu chamo de marca e as pessoas na agência que trabalho também, mas de todas as outras pessoas se ouve ou logotipo ou logomarca e, sinceramente, não me importo.

    Abraços

  25. Alguem em sa consciencia… Marcus o unico que disse exatamente o que é.. Marcar é marca, ccruelmente chamada de logotipo ou logomarca. este texto não está legal, só cria confusão, falta sustentação nele.

  26. Eu, pessoalmente, uso sempre logotipo, mas não me irrito quando profissionais de comunicação usam logomarca. Pra mim, o importante é mesmo o resultado do trabalho para o cliente.

    E Mônica, eu não concordo com essa analogia com a medicina: nao conheço ninguém em sã consciência que, depois de uma consulta, lê 5 tratados sobre a medicina pra saber se o médico usou o termo correto e apropriado. A gente não tem como saber se ele usa o termo correto ou não. E mesmo se usa, o importante pra gente sempre é a cura.

    🙂

  27. É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?, não é correto nenhum dos dois quando vc esta falando de Marca, porém não precisa crucificar ninguém.

  28. Mais uma vez… é tão simples, não tem mistério, ta tudo errado…

    Logotipo = Simbolo tipografico

    Simbolo = Signo grafico

    Marca = O que chamamos de logotipo ou logomarca.

    Como alguém pode se enganar… quando alguem fala Marca, ou logotipo ou logomarca, ele ta falando da mesma coisa… ou seja esta falando de Marca. pro profissional que trabalha com isso, existe a divisao, é uma questão de profissionalismo, vc lidar com o termo certo na hora certa.

  29. Aprendi assim

    Logotipo – tipo – tipografia = parte escrita

    Símbolo – Parte gráfica

    Conjunto: assinatura gráfica / assinatura visual

    mas e agora, vale à pena falar com um cliente conservador com estes termos?? ou é melhor usar logotipo ou logomarca, que são facilmente compreendidos e sedimentados na mente do cliente/público leigo/geral ??

  30. Eu escrevi o artigo citado há vários anos. Hoje eu acho que estava errado. Se o termo está dicionarizado ele tem esse significado na lingua corrente e portanto, é correto dizer logomarca assim como logotipo. E são sinônimos.

    O pior erro que cometi no artigo é o que fui aprender com amigos literatos depois: a etimologia não define o sentido das palavras.

    Continuo achando mais bonito dizer logotipo. Mas paro por aí.

  31. LOGO(TIPO ou apenas LOGO) é um representação gráfica(que superficialmente pode ser um monograma, ícone, avatar, símbolo… whatever), e MARCA(sem LOGO antes) é algo muito mais profundo. Por isso existem escritórios especializados em Gestão de MARCAS(ou BRANDING se preferir), pq MARCA é muito mais do que só uma representação gráfica e seria sim, toscamente falando, desde a relação de determinada empresa/serviço/produto com o mercado até a aura conceitual que a tal carrega.

    E LOGOMARCA? Eu não sei o que é… só sei que não é LOGO e nem MARCA.

  32. Como diriam os mais velhos, isso é chover no molhado. Logomarca é um neologismo, e significa logotipo, e não é um artigo que fará as pessoas mudarem o uso.
    E como na maioria das profissões, Design não é diferente, a ortografia e as regra gramaticais não são o forte da grande maioria.
    Na era da Internet… então..sem comentários.

  33. Pessoal, interessante a discussão. Espero poder contribuir um pouco com vocês. Tenho 44 anos, sou Designer e Administrador de Empresas, e aprendi as seguintes definições de forma bem resumida:

    Logotipo ? Marca criada apenas com tipos

    Logomarca ? Marca criada com tipos e elementos gráficos

    Marca ? Marca criada sem tipos, apenas com elementos gráficos

    Essa definição é lógica e creio que é a atualmente válida inclusive para o INPI ? Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se alguém tiver uma melhor, por favor, estamos sempre aprendendo.

  34. Olá Juliana!

    Sou designer, então nunca uso a tal da logomarca.

    Acho imprescindível que sejam utilizados os termos corretos em todas as áreas. No Design, não é diferente. Alguém confia em um médico ou num advogado que não saibam os termos corretos da sua profissão?

    Os leigos não têm a obrigação de saber, mas nós temos!

    Ah! Obrigada por citar a Lista Design Gráfico em seu artigo!

    Abraços

    Mônica

  35. o importante é a marca, logotipo ou logomarca ser bom.
    funcionar e resumir a essência da idéia.

    a gestão desta marca/logo/logomarca/icone/desenhinho/ é o que realmente importa.

    como você chama é o de menos.

  36. Adicionar logomarca ao dicionário é o mesmo que tratar pobrema como sinônimo oficial de problema, apenas por ser uma palavra muito usada por brasileiros.

    Leigos até podem falar errado, mas não profissionais.

  37. Acho importante buscar sempre a maneira mais correta de se expressar…

    …mas, infelizmente para indexação temos que colocar esta palavrinha errada em algum lugar do texto.

    Afinal ninguém quer perder um bom contato por diferenças culturais.

  38. Procuro sempre transmitir o conceito certo, LOGOTIPO.
    Muitos me perguntam, qual a diferença? Respondo q na verdade é a mesma coisa, mas quando vc usa o termo LOGOTIPO, quase sempre as pessoas q não entendem muito do assunto associação com o desenho da marca.

  39. Discordo com o Rodrigo e concordo com a Juliana.
    Dizer que o termo mais usado é o correto é o mesmo que dizer que nós vai e pra mim fazer também estão corretos.

    Nós, profissionais, temos que zelar sim para a correta linguagem de nossa profissão. A fim de amadurecer sempre nosso diálogo e empregar corretamente cada termo.

    Já vi muita discussão sobre o assunto, não tomo Logotipo como certo, há outros termos como Logograma, Símbolo, Marca e apenas Logo que representa cada um coisas diferentes.

    Abraços,
    Vamoss

  40. Por mais que exista um termo certo ou errado, acredito que o termo que é mais utilizado se torna correto. O por quê disso? Se nós for pararmos pra pensar, de que lógica surgiram as palavras que nós falamos? Se formos olhar bem elas não seguem nenhuma lógica. Por que chamamos a bola com essa palavra?

    Eu pessoalmente digo logotipo, não porque está certo ou aprendi assim, e sim porque sempre quando falo todos me entendem, no meio em que trabalho é assim e pronto.

    Apenas procuro produzir meu material com qualidade, fazendo assim com que ele dê retorno para o meu cliente. O produto cumprindo seu papel tanto faz se eu o chamo de um jeito ou de outro.

    http://tecnologiainc.blogspot.com

  41. Dizer logomarca não é coisa de atendimento não, viu?
    É coisa de pessoas que não sabem o que é exatamente uma marca gráfica, um símbolo e um logotipo.
    Tudo bem se o cliente disser logomarca, ele não tem a obrigação de saber. Já o profissional… Não, né?

  42. Muitos livros de design defendem que logotipo é usado para qualquer marca em que conste apenas o nome. Já o termo logomarca seria usado nos casos em que o nome é acrescido de algum símbolo. Acho esta definição bem coerente. Assim, a marca da IBM seria um logotipo e a do McDonald`s uma logomarca.

  43. Oi Julana parabéns pelo artigo e por levantar essa questão.

    Bom, segundo o aprendizado e a visão mundial que os profissionais tem com relação as terminologias do design, a palavra Logomark não existe mesmo, o correto seria Togotype and Symbol , mostrando a junção dos icones gráficos com a tipologia utilizada, formando então uma assinatura visual.

    Gilberto Strunk, soluciona essa dúvida de forma bem interessante no livro Como criar idêntidades Visuais para Marcas de Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *