Elevate America

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Às vezes eu fico desconfortável criando um longo desfile de posts ridicularizando, questionando ou condenando a Microsoft. Eu preferiria ser considerado pro-software-livre, pro-diversidade, pro-inovação e outras coisas do que ser considerado mais um de tantos rabugentos anti-Microsoft.

O problema é que eles vivem fazendo coisas que merecem o ridículo público.

Não me entendam mal. Eu gosto de falar mal da Microsoft. Ela é o valentão burro da escola, que é forte, mas sempre acaba fazendo papel de bobo, mesmo quando bate nas crianças mais fraquinhas. É bronco, tem manchas de suor nas axilas e cheira mal. Peida em público. Nunca fica com as garotas.

Eu acabei de ler no Slashdot (uma fonte sem fim de inspiração para MS-related rants) que a Microsoft tem seu próprio plano de estímulo para a economia americana. O plano se chama “Elevate America“.

Isso pode ou não ser uma resposta ao pedido de Obama a Scott McNeally (o divertidíssimo ex-CEO da Sun e rabugento-mor do time anti-Microsoft) para que investigasse software de código aberto como uma forma de poupar dinheiro público ou ao apelo de 19 proeminentes figuras do mundo open-source para que Obama considerasse o estímulo direto a projetos abertos como forma de estímulo econômico.

Não há como saber. A ideia é suficientemente estúpida para ter partido das fileiras da companhia, de alguém ansioso demais por subir a escada corporativa.

O plano idiota é assim:

(não riam, por favor)

Em um primeiro momento, a Microsoft vai disponibilizar, em seu site, material didático ensinando coisas como como usar a internet, como mandar e-mails e como criar currículos (com Windows, IE e, provavelmente, Office, respectivamente), assim como material “mais avançado” sobre como usar outros produtos da companhia.

Em um segundo momento, ela vai recrutar a ajuda de governos locais como os dos estados de Flórida, Nova Iorque e Washington para tornar esses materiais facilmente disponíveis para seus moradores.

Estou comovido com toda essa generosidade em ensinar as pobres pessoas a usar os produtos que eles mesmos vendem. Só achei que, para ter o apelo emocional correto, faltam no site algumas fotos de filhotes de labrador .

Isso tudo é medo de que as pessoas descubram que não precisam da Microsoft para usar seus computadores? Que é perfeitamente possível fazer tudo isso que eles se propõe, generosamente, a ensinar, sem pagar um tostão pelos produtos meia-boca do paquiderme de Redmond?

Depois eles querem processar pessoas que dizem que eles adotam táticas de traficante para aliciar usuários… O que é isso se não dar de presente ao futuro dependente sua primeira dose? [Webinsider]

.

Ricardo Bánffy (ricardo@dieblinkenlights.com) é engenheiro, desenvolvedor, palestrante e consultor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. Bem, não sei o quanto eles pretendem ensinar, pois eu pelo menos, quanto mais aprendo sobre informática, mas procuro por alternativas que se adequam ao meu jeito de usar o computador. Isso chegou ao ponto de migrar do Windows pro Linux. Talvez futuramente volte pro Windows, ou vá pra outro sistema operacional.
    Mas acho que eles não devem ensinar muito, conhecimento é perigoso, e a MS lucra na falta de conhecimento das pessoas.

  2. Sim Bánffy,

    É difícil entender como há pessoas como o Obliterado e o Carlos, que não percebem uma reclamação construtiva e suficientemente embasada, enquanto continuam fazendo ataques contra o que eles mesmos não sabem o que é.

    É lícito e justificável reclamar de monopólios, concorrência anticompetitiva e desrespeito ao consumidor, e a divulgação é algo pelo bem comum. Agora acusar de infatilidade quem realmente está fazendo algo, como divulgar tais táticas de traficante, é no mínimo carência de percepção e consciência.

    No entanto até isso é compreensível, visto que, por mais que reclamem dos geeks de sistemas operacionais alternativos, não há defensor mais fanático e sem visão do que os defensores da Microsoft.

    []s
    Cacilhas, La Batalema

  3. Carlos,

    Eu gosto muito dos produtos da Apple. Meus Macs são parte muito querida da minha coleção de computadores interessantes e, ao contrário do que você acredita, eles rodam sim outros sistemas operacionais. Ainda não consegui rodar o A/UX nos baseados em 68030 e 040, mas os baseados em PowerPC já rodaram MkLinux, BSD e Linux (há versões especificamente feitas para eles). Não rodam Windows, mas isso está longe de ser um defeito. Embora o OSX não tenha alguns refinamentos que eu acho importantes, ele é um sistema até bem adequado.

    É claro que, se você comprar seu computador peça por peça, não é obrigado a comprar uma licença do Windows, mas, para quem não tem essa disposição (nem esse tempo livre) e prefere comprar um produto montado, esse luxo é uma raridade. Ninguém é obrigado a usar, verdade, mas a maioria dos usuários nem sabe o nome do sistema que roda na sua máquina – e nem se importa. E, mesmo não usando, quase ninguém consegue evitar de pagar. Acho que a MS até prefere isso: eu pago e nunca vou ligar pro suporte ou usar Windows Update. Menos custo pra eles.

    Quanto a ser ou não difícil fazer parte de um grupo de menos de 1% da sociedade, é menos assustador do que quem está do outro lado pensa. Considerando o que significaria ser um humano de mediano para baixo, eu me sinto grato, sempre que respondo mensagens como a sua, pelos excelentes cromossomos que meus pais me deram.

  4. PS: Pq ninguém reclama da Apple? Há pouco tempo a arquitetura deles nem aceitava outro S.O.! Nem o diabólico sistema do Bill Gates… talvez ele tenha pago a Apple para usar a arquitetura padrão x86/x64 para dominar ainda mais o mundo.
    PS2: E ainda assim os sistemas Apple são bem mais usados que Linux… como deve ser frustrante argumentar sobre esses fatos… 🙂

  5. Insisto: que eu saiba o mundo não foi forçado a USAR os produtos deles… ok, eu sempre montei meus PCs, mas igual vc pode desinstalar e usar o seu Linux, o mais perfeito S.O. já construído… (ah, se não tem driver pra alguma coisa, não é culpa da MS, ok? Talvez seja pq 98% dos computadores pessoais não usem Linux – Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems (só cuida q deve ter sido a secretária do Ballmer q editou a Wikipedia)).
    Assim como não é imposição dela o seu banco usar tecnologias q só rodem no IE. Reclame com o banco, ouça a resposta e argumente em cima disso… Depois, dependendo do resultado, reclame do suor fétido de seu gerente… =)

  6. Carlos,

    Já tentou comprar um computador sem Windows? Pois é, ou você monta, ou é low-end de tudo ou dá um trabalho animal de convencer o vendedor do que você quer. Por esse lado, sim. Eu fui forçado a comprar uma meia-dúzia de licenças de Windows para conseguir comprar os computadores que eu queria. Até pouco tempo atrás, ir ao banco sem Windows era outra impossibilidade. Até hoje meu banco, o Unibanco, me força a usar IE para minha conta de pessoa jurídica. Como é mesmo a história de ninguém ser forçado?

    Quanto ao Google, lidamos com ele quando chegar a hora. Mas, primeiro, cuidamos da MS.

  7. Concordo com o Obliterado.

    Não sou amante de produtos Microsoft, mas que eu saiba o mundo não foi forçado a usar os produtos deles… acho q no fundo os anti-MS deveriam reconhecer q há um mérito deles.

    Isso é pura mesquinharia de linuxers recalcados… o Google tá querendo dominar a web, coisa mto pior q a Microsoft já tenha feito, e ninguém se queixa pq é grátis… esperem pra ver onde isso vai dar.

    PS.: Ridículo esse artigo. Parece escrito por uma criança birrenta.

  8. A única pessoa que se salva na Micosoft é a Melinda Gates,
    pô Bill da um IPhone para ela de presente de casamento ela merece !

  9. Obliterado,

    Não tenho qualquer problema com o sucesso alheio. Já fui um usuário entusiasmado das coisas Microsoft (de Windows 3.1 a NT4 e não vivo sem um teclado Microsoft pendurado em meu computador que roda Linux). Meu problema é quando esse sucesso é conseguido com práticas quase-criminosas como o DoJ tentou e a Comissão Européia estão tentando limitar.

    E, claro, me divirto pacas com os tropeços ridículos de uma empresa que quer desesperadamente parecer descolada, consciente e responsável quanto todo o seu ethos aponta numa direção diametralmente oposta.

    Se eles assumissem o seu lado predatorial, eu ficaria mais tranquilo.

  10. É incrível como o sucesso alheio incomoda.

    Seria mais admirável ver pessoas tão capazes de criticar, serem capazes de construir algo útil e de sucesso.

    Mas acho que isto é pedir demais. É muito mais fácil falar / escrever tentando destruir do que construir com as próprias mãos.

    Mas tenho fé que um dia vocês crescerão, amadurecerão e, aí sim, aparecerão.

    Um pirulito para vocês, minhas criancinhas.

  11. O que me deixa mais triste é ver que mais uma vez a Microsoft vai usar de sua posição privilegiada para impedir que o mercado de software seja menos insalubre e todos continuem pagando pedágio para ela para poderem simplesmente redigir uma carta, ou ouvir uma música em MP3. Para mim, não vejo o fim desta idade média eletrônica; o século das luzes de software ainda está por vir. (e todos terão a marca da Besta para poder fazer qualquer coisa…)

  12. Oi Banffy,

    Não adianta… você já ficou taxado como anti-heroi dos anti-microsofts 😉

    Interessante ver o apoio do Obama ao software livre como maneira de economizar. No Governo Brasileiro isso já acontece faz tempo. Queria ver uma comparação dos dois modelos de usar software livre, depois que o scott terminar o dever de casa.

    []s
    Gilberto Jr

  13. oiawuehoiweuahoeuiaheowa

    O grandão que peida em público, oiaweheuioaea. Esses dias assisti Back to the Future 2, e essa imagem me fez lembrar apenas e tão somente do Biff, o grandão que atazana a vida dos MacFlyies (é assim que escreve?).

    Acho que a resposta a isso deve vir em bom e alto nível: vamos usar a mesma tática, criar um site que tenha cada um dos conteúdos que eles criarem, mas com Software Livre! Ia ser fantástico… Isso sim traria fomento e livre concorrência a um país que coloca esses valores como um dos seus principais sonhos, The (Freedom) American Dream! O nome do portal poderia ser ElevateFreedom.com. 😀 Nem precisa explicar a alusão, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *