Desenvolvimento de software é sempre valorizado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma área de atuação no segmento de Tecnologia de Informação que se tem mostrado bastante promissora é a de desenvolvimento de software.

Um bom caminho para se dar bem na área de desenvolvimento de software, independente da tecnologia em que o profissional pretende se especializar, é buscar um curso superior em tecnologia de desenvolvimento de software ou um curso de graduação em ciência da computação em faculdades conceituadas ou ainda, uma certificação reconhecida pelo mercado.

Há várias tecnologias de desenvolvimento de software disponíveis no mercado, entre elas, a linguagem de programação Java, por exemplo.

A plataforma Java oferece várias opções de atuação, entre elas, no desenvolvimento de aplicações para voltadas para desktops, servidores, web e dispositivos móveis como PDAs e celulares.

Uma das características da linguagem Java, por exemplo, é a possibilidade de se escrever uma aplicação uma única vez e rodá-la em diferentes tipos de equipamentos.

No caso do Java, a Sun Microsystems é a credenciadora oficial no Brasil e oferece programas de certificação para programadores iniciantes ou que já tenham alguma experiência na linguagem de programação Java e programas para desenvolvedores de componentes web e de aplicações compatíveis com as plataformas J2EE (Java 2 Enterprise Edition) e J2ME (Java 2 Micro Edition).

Os especialistas nos ambientes J2EE ? plataforma voltada para servidores usada em grandes aplicações corporativas e J2ME ? tecnologia voltada para aplicações de telefonia celular tem sido os mais procurados no mercado atualmente.

Ao lado do Java, outra tecnologia de desenvolvimento de software que tem se mostrado bastante promissora é o .NET. A plataforma Microsoft .NET viabiliza a criação e a utilização de aplicações, processos e serviços de sites da web baseadas em XML que compartilham e trocam informações e funcionalidades entre si, por design, sobre qualquer plataforma ou dispositivo inteligente.

A certificação Microsoft Certified Application Developer (MCAD) se destina a desenvolvedores que utilizam ferramentas e tecnologia Microsoft para desenvolver e manter aplicações, componentes, clientes da web ou de desktop e serviços de informação de back-end em nível departamental. Destina-se também a profissionais que trabalham em grupos de desenvolvimento de aplicações corporativas em atividades como a criação, o desenvolvimento e a manutenção de aplicações.

A procura por profissionais que possuem a certificação MCAD tem crescido exponencialmente, principalmente com a migração de aplicações ASP para a plataforma .NET e com a ascensão e adoção da tecnologia XML (eXtended Markup Language) e dos web services por parte das empresas.

Os profissionais que se especializam no desenvolvimento de software, além de trabalharem nos departamentos de TI das empresas, podem trabalhar em fábricas de software, onde todo o processo de desenvolvimento de software segue padrões industriais de qualidade, incluindo ferramentas de gerenciamento e automatização de controle e certificações internacionalmente aceitas como o CMM (Capability Maturity Model). O profissional tem oportunidade de atuar como programador, nas faixas júnior, pleno e sênior ou se tornar analista de sistemas, gerente de projetos ou consultor de negócios no desenvolvimento, implantação e suporte de sistemas especialistas ou Sistemas de Gestão Empresarial (ERP).

Por fim, para ser bem sucedido na área de desenvolvimento de software, o profissional, além de possuir sólida formação acadêmica, certificações e dominar a plataforma, a tecnologia e as ferramentas com as quais vai trabalhar. Precisa também ter iniciativa, flexibilidade para trabalhar com diferentes equipes e principalmente saber trabalhar sob pressão por prazos. [Webinsider]

.

<strong>Charles Niza</strong> (charlesniza@hotmail.com) é professor dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da UNINOVE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

23 respostas

  1. consultoria em TI, desenvolvimento de software, outsourcing de TI, é muito importante para o futuro do brasil, é preciso dominar essa área.

    desenvolver produtos inovadores é vital para isso.

    http://www.l3go.com.br Consultoria :: Desenvolvimento de Software :: Outsourcing :: Cursos

  2. Artigo muito bom.

    As empresas tem dificuldade em encontrar essas pessoas que realmente gostam de programar, pessoas que estão sempre se atualizando e buscando seguir padrões de projetos.

  3. ficou muito ótimo o trabalho do senhor as especificasões ficaram muito claras para mim e q comesarei um curso de software vc mi ajudou muito

    valew fico shou de bola seu artigo

  4. quanto vc cobra para desinvolver um extrator de email para mil eu quero cria este sofwre para vender em meu site

  5. Fazendo apenas um adendo, gostaria de mencionar o uso do conceito de ‘Fábrica de Software’. Como foi mostrado no artigo, o mesmo refere-se a utilização da idéia dos processos industriais no desenvolvimento de software. Hoje, percebe-se o quanto esse tipo abordagem é antiprodutiva e insatisfatória. A tentativa de aplicar processos industriais em software se deu em uma época em que havia um grande crescimento das indústrias, com enorme sucesso, fazendo com que fosse adotado no mundo do software. Software é obtido através de processo criativo e não de apertos de parafusos em uma linha de montagem, ou seja, está mais ligado ao trabalho exercido artesanalmente (antes da revolução industrial) e atualmente dispõe de modelos de desenvolvimento que o encara como tal. Acho que o mercado vê este ramo de TI de uma maneira errada, mecânica.

  6. Gostei bastante do artigo. Claro e objetivo, para quem quer seguir carreira na area de Informática, pois vou iniciar o Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software…

  7. Existem diversas empresas 100% nacionais que estão apostando muito forte nas novas tendências, mesmo ainda implementando diversos projetos nas linguagens e metodologias dentro das grandes empresas essas empresas estão incentivando mudanças dentro das empresas.

    Atualmente trabalho na Accenture do Brasil e
    tenho amigos que estão trabalhando na Lissan do Brasil, empresa focada em consultoria em TI, desenvolvimento de software, outsourcing de TI, outsourcing de impressão, treinamento e etc.

    A Lissan do Brasil esta implementando projetos em python em algumas empresas que já implementou projeto em Java e .net, apos anos de parceria com estas empresas foi levado à idéia de inovar e as empresas estão com ótima aceitação dos produtos desenvolvidos nessas novas linguagens, é muito interessante ver que outras pessoas da área de TI estão buscando coisas novas e que deixem cada dia mais nosso trabalho maia qualificado.

    Para quem tem interesse em conhecer a empresa segue o site:

    http://www.lissan.com.br ? Lissan do Brasil – Consultoria :: Desenvolvimento de Software :: Outsourcing :: Cursos :: Hardware :: Impressões Especializadas

    Filipe Ferreira

  8. Olá!

    Muito bom o artigo..

    Pretendo fazer Ciências da Computação e especializar em Microsoft.Net, na qual já uso.. 😛

    Abraços, Expert.

  9. Onde entra o PHP nesta história? Com ascensão de frameworks bem estruturadas como a Zend,que também possui certificação. Todas as capacidades descritas valem para esta linguagem que também vem tomando força e mais estabilidade com o PHP 6. Acho um absurdo deixá-la de fora do artigo, mantendo o preconceito da linguagem como para uso amador. Grandes aplicações são construídas com ela, como produtos do Yahoo!, Magento e-commerce, WordPress etc…

  10. Apenas uma opinião: Java e .NET garantem o trabalho atualmente, mas como o mercado de trabalho cedo ou tarde segue a tendência de projetos open-source, Java está com os dias contados, existe bastante criticismo em relação à linguagem que está ficando obsoleta, não estou falando em empresas (as quais aida estão infestadas de Java), mas sim de projetos que tiveram início à alguns anos atrás, atualmente pouca gente está utilizando Java em novos projetos open-source, maioria está utilizando linguagens mais bem sucedidas como Python ou outras VHLLs como Ruby. Java já teve um ápice, já foi boa, mas agora está parada no tempo e a SUN está desesperada em produzir Java para infestar também o que eles acham que trará dinheiro à eles, como plataformas RIA, vide JavaFX. Enfim, quem programou em Java e depois em Python ou Ruby, sabe do que estou falando, e sabe reconhecer essa nova tendência que vem avançando e crescendo cada vez mais.

  11. Estou em dúvida entre me especializar em JAVA ou Microsoft. Gostaria de saber a opinião dos leitores. Além disso, qual é o melhor centro de treinamento para se preparar para certificação?
    Alguém conhece a GlobalCode?
    No aguardo!
    []´s

  12. Java sumir do mercado???? Que cara louco….vc tem uma BELA visão de mercado…olhando apenas para sua pequena cidade…=X

  13. Achei mt interessante o artigo, porém acredito que há uma forte tendência de java sair de mercado (claro que isso nao acontece de uma hora pra outra, afinal, uma mudança como essa requer gastos consideráveis). Eu acredito muito na ascensão do Ruby On Rails.. assim como o python.. já existem empresas aqui em SC com núcleos de desenvolvimentos nessas linguagens que estão obtendo mt sucesso..
    enfim.. é isso aih!

  14. Sou estudante do 1º ano do curso de Ciência da Computação e adorei o texto. Muito objetivo e didático para nós!
    Pretendo me especializar em JAVA.
    Além das linguagens analisadas pelo professor, vale lembrar também do Perl, Python e Ruby.

    Valeu galera!

    Márcio

  15. Ótimo artigo, comecei a cursar Ciencias da computação na Uninove e um dos meus professores é justamente o autor deste artigo. Muito inteligente, não só nas aulas mas atraves dos artigos que ja li consegui ter uma nova visão do ramo de trabalho que pretendo seguir.

    Charles Parabens!!!

    abraços!!!

  16. O penúltimo parágrafo (fábricas de software, CMMI, programador versus analista) pode estar de acordo com a realidade média das empresas brasileiras, mas está na contramão do estado da arte – e da prática em muitos ambientes – em desenvolvimento de software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *