O usuário agora é móvel: aceite e acerte seu site

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iPhones, Blackberrys, Smartphones, banda larga 3G. Essas tecnologias chegaram ao Brasil e vieram para ficar. À medida em que as operadoras vão ajustando os preços e pacotes de seus planos de dados, mais e mais dispositivos móveis capazes de acessar a internet chegam às mãos dos usuários brasileiros e, com eles, as versões mobile de todos os mecanismos de busca.

O seu site está pronto para ser encontrado e acessado por esses usuários?

O primeiro passo para preparar seu site para ser encontrado e bem rankeado pelas versões mobile dos mecanismos de busca é assegurar-se que seu site possui uma versão otimizada para tais dispositivos. Experimente acessar seu site via seu celular e fique horrorizado. E com razão. Com quase absoluta certeza todos os belos gráficos, o layout web 2.0 e boa parte das funcionalidades está simplesmente desligada e indisponível.

Algumas coisas vêm direto à mente quando pensamos sobre isso. Primeiramente, usuários móveis são limitados principalmente por dois fatores: tempo e espaço de tela. Carregamento rápido, leve e flexível do site é primordial. As informações mais importantes do seu site estão disponíveis logo no topo? A navegação está acessível? O texto está legível?

Lembra aquele estudo de acessibilidade que você descartou do orçamento porque deficientes visuais não eram exatamente seu público-alvo? Pois é, no mundo dos browsers de celulares, somos todos quase cegos.

Partindo para um lado mais técnico, há uma variedade de tecnologias e padrões a considerar na criação de uma versão mobile do seu site. As páginas devem ser criadas em WML ou XHTML e devem seguir os padrões estabelecidos pelo W3C. Há uma série de novos doc-types disponíveis para serem colocados nas páginas.

As ferramentas de web analytics já possuem módulos específicos para rastreamento de acessos por dispositivos móveis. O SiteCatalyst, da Omniture, já conta até mesmo com módulos específicos para rastreio de aplicativos criados para iPhone ou Blackberry.

O que nos leva a uma outra consideração: o mercado móvel está em crescimento, mas será que deve receber o mesmo tratamento que o seu website principal?

É preciso rever conceitos, estratégias e táticas para nos assegurarmos de estar entregando a informação certa ao público certo. Então, seu público já usa tecnologia móvel? Ora, basta dar uma olhada nas estatísticas que sua ferramenta de web analytics mostra atualmente, nas seções de browsers utilizados para acessar seu site. Realizar uma pesquisa de fato com seus usuários também é uma boa ideia. Que partes de seu site eles gostariam de poder acessar a partir do celular?

O que realmente importa é que, independente do tipo da sua presença web, você terá que se preparar para esta nova fronteira. [Webinsider]

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<strong>Giu Menegazzi</strong> (giu@hi-midia.com) é gerente de projetos web da <strong><a href="http://www.hi-midia.com" rel="externo">Hi-Mídia</a></strong> e colabora para o <strong><a href="http://www.hi-midia.com/blog/" rel="externo">blog</a></strong> da empresa.

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6 respostas

  1. Concordo em gênero, número e grau, Victor. O fator relevância é fundamental para que a web mobile se torne algo realmente útil.

  2. Acredito que antes de rever o código e pensar uma diagramação voltada para celulares, a grande pergunta é:

    Seu conteúdo é relevante para quem está em movimento com uma tela minúscula???

    Versões Mobile estão diretamente ligadas a praticidade, é um erro pensa-las como ferramentas de status, ou selos de qualidade.

  3. Muito boa matéria nobre Giu, parabéns.

    O Twitter é um grande exemplo de site preparado para estes novos aparelhos. Uma expressiva parcela de atualizações por parte de seus usuários a partir de dispositivos móveis portáteis dão mostra que quem adaptar bem seu serviço as possibilidades deste novo mundo de acesso a Web tem chances de estar um passo a frente dos demais e despontar como formador de conceitos para a nova tecnologia, e ser um exemplo a ser seguido.

  4. Mto bom artigo Giu. Mais cedo ou mais tarde o boom mobile vai provocar um enxame de acessos e quem se preparar sai na frente. O aumento de acessos ainda é pouco comparado com seu potencial.

  5. Curiosamente, muitas, talvez a maioria das agências web ignoram esta tendência e consideram web standards uma moda. O grande problema é que a demanda também ainda não se informou adequadamente.

    Existem empresas vendendo o mesmo produto, com o mesmo discurso de anos atrás, e seus clientes acham lindos os seus sites em flash que exigem banda larga, plugin, monitor de 22 polegadas, abrem com música tocando e ainda, não são indexados por mecanismos de busca.

    André Carneiro
    http://www.lenoxweb.com.br/blog

  6. Giu,

    Achei super legal esta matéria, pois lembra às pessoas a importância de atualizar o site,de melhorar de ter pessoas especializadas em serviços de SEO principalmente para estas novas formas de acesso à Internet.

    Um abraço.

    andreza

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