Call centers mais eficientes para contactar devedores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Cobrar um cliente que não pagou suas contas é uma tarefa que exige profissionalismo.

Toda empresa tem inadimplentes e, mais cedo ou mais tarde, terá que fazer a cobrança. Assim, os call centers que se especializaram na recuperação de crédito, como é conhecida esta atividade, partiram em busca de soluções eficientes para conhecer o devedor, otimizar recursos, melhorar os resultados e, principalmente, transformar a cobrança em uma oportunidade de fidelizar o cliente.

A verdade é que para fazer a cobrança muita coisa precisa ser feita antes. As centrais contratadas para recuperar créditos devem não só capacitar os profissionais de atendimento e distinguir o perfil de cada um, como também ter conhecimentos e recursos para aplicá-los. Trata-se, mesmo, de inserir inteligência no processo.

Atualmente, com a tecnologia certa, é possível otimizar a operação, reduzir seus custos e gerar contatos mais efetivos, obtendo melhores resultados. O uso de discadores automáticos aumenta significativamente a produtividade das campanhas. Diminui o tempo de operação e leva em consideração o melhor horário para a geração de chamadas de acordo com o tipo de telefone do contato.

Dessa forma, prioriza a geração de chamadas para telefones não-residenciais em horário comercial, por exemplo. As soluções mais
completas dispõem de amplos recursos para a gestão das campanhas, fornecendo uma visão abrangente e online das campanhas e dos agentes.

É preciso ficar atento aos custos. Na operação de cobrança, as despesas com ligações respondem por 60% de tudo que é gasto. E, com o mercado cada vez mais competitivo, reduzi-los, já há algum tempo, é a palavra de ordem.

Se não dá para reduzir o número de ligações, o jeito é barateá-las e, novamente, a ajuda vem da tecnologia. A telefonia IP elimina gastos com interurbanos e favorece a alocação de agentes e de centrais inteiras em locais de menor custo de instalação.

Por sua vez, os sistemas de roteamento, que fazem a chamada de acordo com o tipo de telefone ? celular ou fixo ? diminuem significativamente o valor da conta.

Tais soluções podem, inclusive, gerar as chamadas considerando a operadora de telefonia a qual pertence o número do mailing e, dessa forma, a ligação é feita de um número da mesma operadora, diminuindo ainda mais os custos.

Outra ferramenta muito importante é a gravação do atendimento, tanto para personalizar o treinamento dos agentes como para comprovação futura, em caso de controvérsias. Além disso, a higienização do mailing aumenta a produtividade. Mailings limpos, ou seja, apenas com telefones em formatos válidos, sem prefixos antigos etc., favorecem em muito o bom desempenho das operações de cobrança, que ganham agilidade.

Também é a tecnologia que auxilia na alocação do atendente mais especializado para cada caso, de acordo com o tipo de devedor. Em geral, devedores de grandes valores requerem a atenção de agentes mais especializados. Adequando-se a abordagem, os índices de recuperação são mais elevados.

Por último, é válido dar mais uma dica: procure atender primeiro às ligações que chegam à central, o que aumenta a taxa de sucesso e reduz os custos. Se o cliente está ligando, é bem provável que esteja disposto a negociar o pagamento. Assim, ter o suporte de uma tecnologia que faz e recebe ligações ou blended, é um importante aliado.

Mas muita atenção na hora de escolher a tecnologia. O projeto precisa ser adequado às características da sua operação; as soluções devem ser projetadas para suportar o volume de agentes, dados e de chamadas; fique atento à flexibilidade do sistema. Ele precisa ser capaz de incorporar novos recursos e ser ampliado para suprir novas demandas.

As soluções integradas de hardware e software, com PABX IP, sistema de discagem, gestão e gravação costumam ser as mais indicadas para operações de cobrança. Informe-se ainda sobre os serviços oferecidos, um fator importantíssimo para o funcionamento e utilização da tecnologia. Bons negócios! [Webinsider]

.

<strong>Cláudio Luiz Moreira de Sá </strong> (marketing@teclan.com.br) é especialista em tecnologias de call-center e presidente da <strong><a href="http://www.teclan.com.br/" rel="externo">Teclan Tecnologia</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Uma coisa muito simples mas que algumas empresas de cobrança não possui: um sistema de controle de trouble tickets, o famoso protocolo de atendimento. Parece piada, mas algumas empresas não possuem isso para controlar os atendimentos, utilizando rudimentares planilhas eletrônias e arquivos de texto. E caso o cliente peça um número de protocolo, ouvirá do atendente: Não temos número de protocolo. Por favor, o senhor pode anotar o meu nome completo, o dia e a hora de atendimento para seu controle. – bem vindo ao século 21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *