Oportunidades na área de desenvolvimento de games

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É cada vez maior o número de empresas e universidades que adotam games a fim de estimular e desenvolver novas competências e habilidades dos profissionais. São os chamados GBL (Game Based Learning ? aprendizado baseado em jogo); similares aos de entretenimento, os ?serious games? (jogos sérios) permitem aos usuários avaliar os impactos da tomada de decisões e aprender com os erros e acertos.

Estes games têm sido utilizado nas empresas, principalmente como ferramenta de apoio aos treinamentos, durante o processo de integração de novos funcionários à empresa e às normas e procedimentos e programas de qualidade, por exemplo, Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2000.

O objetivo é facilitar o entendimento dos processos da empresa de forma didática, estimulante e contextualizada.

Há ainda os games que visam estimular o pensamento estratégico, a criatividade e a tomada de decisões, bem como avaliar o grau de conhecimento técnico e do mercado por parte dos funcionários. São os games que reproduzem o ambiente corporativo.

Para que a adoção de jogos e simuladores para seleção e treinamento em uma empresa seja bem-sucedida é importante que haja participação dos funcionários durante o processo de desenvolvimento e implantação, a fim de identificar eventuais dificuldades de navegação, entendimento, ou mesmo de usabilidade.

Geralmente são realizados testes de usabilidade com amostras significativas do público-alvo, a fim de avaliar, do ponto de vista do usuário, a facilidade de aprendizado, de memorização de acordo com heurísticas previamente definidas.

Faz-se necessário ainda, a validação tanto do conteúdo quanto das ações de capacitação. É importante também que periodicamente a empresa realize pesquisas qualitativas junto aos funcionários, a fim de averiguar se os objetivos da capacitação estão sendo atingidos.

For fim, a devida atenção precisa ser dada também à divulgação do projeto na empresa, com a realização de uma campanha de endomarketing (marketing interno) que incentive a adesão aos programas de capacitação através da utilização de games.

O profissional que deseja atuar na área de design e planejamento de games tem à frente um mercado em franca expansão e dispõe de inúmeras opções de cursos.

Além das oportunidades de desenvolvimento de games nas áreas corporativas e educacionais, há oportunidades para profissionais de desenvolvimento de games, nos mais variados formatos ? jogos de estratégia, cultura, arte, esporte e RPG, voltadas para diversas plataformas, incluindo Web e dispositivos móveis.

As melhores oportunidades de trabalho encontram-se em empresas de desenvolvimento de jogos, bem como em consultorias de treinamento ou escritórios de mídia digital. [Webinsider]

.

<strong>Charles Niza</strong> (charlesniza@hotmail.com) é professor dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da UNINOVE.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Gostei do texto professor! Realmente essa área é bem legal, com certeza quero trabalhar nessa área!
    Um grande abraço!

  2. Excelente artigo, freezando um pouco mais a parte de entreterimento, podemos citar os MMORPGs (Multi Massive Online Role Play Games), famosos rpgs online, onde empresas de grande porte como Microsoft (serie Age of Empires e Mythology) Aclaim (9Dragons, buscando explicar um pouco da mitologia e historia da antiga china feudal) e Blizzard(World of Warcraft e Starcraft, duas ficções cheias de coisas extremamente abstratas mas que tem profunda relação com o mundo real/atual), procuram não apenas gamers fanaticos para poderem lucrar com seus maravilhosos games, mas sim e também procuram mentes jovens e criativas a fins de alem de proporcionar diversão, proporcionar a educação, como comentado pelo Leonardo Picciani, onde usam o jogo Neverwinter Nights, para aprender história. É uma pena que por enquanto os cursos superiores voltados para a area de desenvolvimento de games sejam um pouco caros.

  3. Otimo artigo sobre games eletronicos,que alem de estimular o pensamento estrategico tambem e um modo de muito entreterimento e diversão

    E é uma area enorme na informatica
    vagas num faltatam para os interesados( eu serei um rsrs)

    abraço professor

  4. Aqui no Rio tinha um grupo de estudos formado por universitários que ajudava a ensinar história a alunos do ensino fundamental usando o jogo Neverwinter Nights. Como o envolvimento dos adolescentes com o jogo era alto, o nível de entendimento do que era ensinado assim como a fixação das informações aumentava muito. Isso garantiu a aprovação de ano para muitos que, além de se divertirem, aprendiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *