Como usar a web e abrir uma vitrine para a carreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você certamente já pesquisou o seu nome no Google e viu que é possível visualizar comentários e posts feitos por você em blogs, além de suas notas da faculdade, fotos, inscrições e resultados para concursos.

Parte de sua vida está lá exposta e dificilmente poderá ser apagada.

Cada interação com a web transmite impressões de quem você é ou por onde você anda. Além disso, existem os sites de relacionamento, como Orkut, MySpace, Facebook, Twitter e Linkedin.

Através deles é possível coletar inúmeras informações a seu respeito. É exatamente a junção de todos esses dados, disponibilizados na internet, que constrói a sua reputação online.

Os ?headhunters? (caça talentos) e as empresas de recrutamento já descobriram isso e utilizam este recurso há muito tempo.

Possivelmente, antes de uma entrevista, executam uma pequena pesquisa pelo nome do candidato na rede. Caso você costume participar de comunidades do tipo “Eu odeio isso?”, ou que estejam relacionadas à violência, à homofobia, à pornografia ou a qualquer tema polêmico ou negativo, fique atento, pois isso pode interferir diretamente nos resultados de suas entrevistas ou seleções.

Apesar de toda essa exposição, há um grande ponto positivo a ser extraído dessa espécie de vitrine na qual a internet transformou-se: para tirar maior proveito dela, procure descartar a criação de perfis que sirvam apenas para demonstrar ou fazer referência à sua vida pessoal.

Se você, realmente, deseja ser bem sucedido com o apoio da web, utilize as redes sociais para ser visto como um bom profissional. Acompanhe comunidades que sejam pertinentes ao seu trabalho, a sua carreira e aos seus interesses profissionais.

Abaixo, separei quatro dicas que considero fundamentais.

Dicas para uma boa reputação online

LinkedIn: Você ainda não possui um perfil no LinkedIn? Crie hoje. O LinkedIn é uma rede social profissional. Diferente do famoso Orkut, serve para você mostrar suas qualificações e experiências profissionais. Muitas empresas de recrutamento e seleção o utilizam como guia e fonte de pesquisas. Então, não perca tempo!

Blogs: crie um blog que contribua com conhecimento. Criar por criar, apenas para utilizar como um “diarinho” não é uma boa ideia. Escrever sobre o que você sabe ou conhece é a forma mais fácil de obter sucesso. A internet contém milhares de blogs e para ser notado é preciso ser relevante.

Comentários: comente assuntos em blogs e fóruns que você tem interesse e que tenham relação com seu trabalho. Seja para estimular um debate ou para mostrar interesse em aprender. As empresas e profissionais leem blogs e acompanham comunidades relacionadas ao seu negócio; se você participa e contribui positivamente poderá ser lembrado em uma seleção.

Português: você não precisa ser candidato à Academia Brasileira de Letras para contribuir e escrever; no entanto, escreva corretamente. Erros de português passam uma imagem muito negativa.

Enfim, existem inúmeras outras dicas do que fazer e do que não fazer. Deixo isso pra outros posts. O importante e não esquecer que você está sendo visto por todos. Cuidado com a sua reputação online e não esqueça de ser sempre sincero. [Webinsider]

.

<strong>Guilherme Tossulino</strong> (tossulino@gmail.com) é analista de negócios web. Mantém os blogs <strong><a href="http://www.tossulino.com/" rel="externo">Tossulino.com</a> e </strong> <strong><a href="http://www.minhacarreira.com/" rel="externo">Minha Carreira</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

11 respostas

  1. Olá Guilherme,

    O post é um pouco antigo, mas reflete em minha situação atual. Curso o 7º período de Sistemas de Informação numa faculdade pública do interior de minas, e infelizmente o campo de tecnoçogia ainda é pouco valorizado e explorado por aqui. Tenho que utilizar um pouco mais destes recursos para mostrar meus talentos para o mundo e seu artigo foi muito enriquecedor.

  2. Olá Rafael,

    Sua pergunta é muito pertinente. Mas você não precisa criar um blog sobre sua carreira para que ela seja vista e conhecida. Escreva sobre temas que você domine e que considere importantes. Apresente suas opiniões e demonstre conhecimentos sobre o que apresenta.

    Criar um blog ou site apenas para ter uma presença na web não vale a pena. Crie um blog para que seja atualizado com frequência e para que agregue valor a quem lê.

    Em Fevereiro escrevi um post sobre isso. O assunto do post é Quer aprender? Crie um blog. (http://www.tossulino.com/blog/quer-aprender-crie-um-blog/). Leia e veja se responde algumas de suas dúvidas.

    Estou à disposição.

    Abraços.

  3. Certo, porem ainda tenho duvidas quanto uma coisa, qual é o momento certo para colocar um blog pessoal ou ate mesmo um site sobre a sua carreira ?

    Tenho vontade de fazer isso, mas ao mesmo tempo nao sei se isso pode ser negativo visto pela organizacao onde trabalho.

    Fico na duvida, quem puder trocar essa ideia comigo seria otimo.

  4. Oi Pessoal,

    Obrigado pelos comentários e pelos elogios. Nas últimas semanas encontrei vários artigos comentando o mesmo assunto deste post. Está cada vez mais claro que a identidade virtual precisa ter seu cuidado e seu tempo.

    Um abraço.

  5. Ótimo artigo.
    Muitas pessoas ainda não tem consciência de como a Web pode nos ajudar profissionalmente e utiliza apenas por diverssão e acaba se comprometendo diante de comentários inadequados, comunidades em sites de relacionamento, em fim. Esse artigo deixa bem claro como isso pode influenciar em nosso dia a dia.

  6. Concordo com o Welton, as facilidades em saber algo sobre a pessoa estão ai, mas ao mesmo tempo se puxa a ficha corrida do vivente, os prós e os contras…

    Muito bom o Site já acompanho a um bom tempo e vou começar a comentar mais seguido

    Grande Abraço

  7. Meu eu também penso assim… e até já tento posicionar bem meu nome nos mecanismos de busca, como o google. Mas a dúvida é: E o lixo que já tivemos, o meu passado me condena tem coisas que é como você disse… não dá para apagar. E agora josé?

  8. Guilherme, parabéns pelo artigo. Realmente a internet é um importante meio para nos expormos e divulgarmos nosso trabalho e nossa intenção com a carreira.

  9. Essa é uma boa dica para os profissionais tirarem proveito da internet. Parabéns pelo artigo e pelo seu blog. Já assinei o feed e passarei a acompanhá-lo.
    Abraços.

  10. Ótimo artigo. Está bem claro que a nossa vida, tanto profissional quanto pessoal, está toda na internet. Como foi citado no artigo, se você colocar seu nome no Google, a busca seria como achar uma ficha pessoal. Aproveite deste benefício, para passar uma imagem positiva e clara, para as empresas de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *