Animação em 3D: do cinema para a publicidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A publicidade sempre se vale dos avanços do cinema, o que vale também para os efeitos em animação, diz Eduardo Gurman, designer gráfico brasileiro que participou da equipe de motion capture dos filmes Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.

Após concluir mestrado em Efeitos Especiais para cinema na AFI (o American Film Institute) e trabalhar com motion capture no cinema norte-americano, Eduardo montou no Brasil a produtora Sumatra Visual Effects, que surgiu há cinco anos, especializada em animação e pós-produção de filmes publicitários.

3D_edu_gurman.jpg

Webinsider – Como você iniciou no mercado de animação?

– Desde o início do mestrado na American Film Institute nos EUA e posteriormente, quando fui chamado pra fazer parte da equipe de motion capture dos filmes Matrix Reloaded e Revolutions. A partir daí não parei mais de me envolver com animação.

– Fale um pouco sobre o que será Procura-me, seu longa de animação.

– A produtora idealizou e criou o inédito longa metragem de animação Procura-me. É inovação para o mercado brasileiro e reúne um elenco de celebridades que inclui Luana Piovani, Felipe Folgosi, Paulo Ricardo, Jerry Adriani e Luisa Mell.

.

3d_maria_absoluta.jpg

Luana Piovani interpreta Maria Absoluta, em Procura-me

– Em que estágio está o Procura-me hoje?

– Estamos em busca de investidores para a co-produção desse projeto. É alto o custo da produção.

– Quando se iniciou a animação 3D no Brasil?

Cassiopeia, longa em animação (1996) foi o primeiro projeto nacional envolvendo 3D. Na publicidade, as formiguinhas da Phillips também marcaram bastante e até levaram Leão de ouro em Cannes.

– Por que a animação está em alta na publicidade? As pessoas ficam mais atraídas por esse tipo de mídia?

– Acredito que muitas vezes a animação tem um recall maior. Além disso, o custo da animação em relação à produção de live action é menor.

– E quais são as inovações em 3D na publicidade mundial?

– O 3D é uma técnica bastante difundida e bastante utilizada. Atualmente uma das técnica mais destacadas é a chamada tracking, onde cenas filmadas com movimentos recebem elementos tridimensionais em composição.

O motion capture, onde sensores são colocados nas pessoas reais e seus movimentos são capturados para o 3D, também é bastante inovador.

– O que temos a inovar no mercado brasileiro?

– Adaptar a qualidade dos comerciais produzidos internacionalmente dentro da limitação de verbas e tecnologia que o Brasil possui.

– A Sumatra está inaugurando uma filial no Rio de Janeiro. Qual o público-alvo que atingir e por que o Rio?

– O público-alvo da Sumatra no Rio de Janeiro é composto de agências de publicidade, agências especializadas em webdesign, produtoras que não fazem animações e finalização, construtoras e escritórios de arquitetura na produção de maquetes eletrônicas e o departamento de marketing em empresas de todos os portes executando vídeos/animações para eventos, lançamentos de produtos e vídeos institucionais.

O Rio de Janeiro foi escolhido por ser um mercado variado e com inúmeras empresas que fazem parte do nosso encontro com a inovação. O Rio está buscando novas soluções para driblar a crise e continuar fazendo parte do mercado pioneiro e de vanguarda mundial. Diversos filmes estrangeiros já foram filmados na cidade maravilhosa. O carioca tem swing e sangue bom e disposição para o novo.

– O que foi mais importante na experiência nos Estados Unidos?

– A importância de uma equipe criativa na criação de personagens animados e efeitos visuais. Entendi a importância do trabalho em equipe quando fui chamado para fazer parte da equipe de motion capture em Matrix Reloaded e Revolutions visualizei. A partir daí não parei mais de me envolver com animação. É a minha paixão. E não vejo a hora de fazer criações inovadoras com os principais cenários do Rio de Janeiro.

– O que resultados técnicos surpreenderam você nesse período lá fora?

– As ferramentas e plugins produzidos internamente nos estúdios americanos para execução de pelos, no caso do personagem do Sully, no Monstros S.A. da Pixar, e os cabelos do príncipe na sequencia inicial do Shrek 2, da PDI Dreamworks.

As cenas de motion capture do Homem Aranha e do King Kong também são surpreendentes e muito inovadoras para a época.

– Dê um exemplo de produção que traga novidades onde o 3D está avançando.

– O Transfomers 2 com certeza será um dos destaques esse ano.

– Qual o melhor caminho para quem deseja entrar nesse mercado?

– Especializar-se nos softwares de animação 3D como 3D Max, XSI, Maya, entre outros. Ser persistente para aprender essas ferramentas, pois a complexidade desses programas exige muito treinamento. Observar o movimento dos objetos e pessoas ao nosso redor, pois essas referências são utilizadas no dia-a-dia das produções animadas. [Webinsider]

.

Adriana Azevedo (@AdriAzevedo) é jornalista, PR e subeditora do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Podem me ajudar?
    Preciso de material para montar um podcast, abordando animaçao 3d, e apresentar quarta, dia 18/04/2012 na faculdade, onde curso 1º sem de analize desenvolvimento de sistemas no “modulo em caraguatatuba”.-Então? Pode dar uma força?

  2. Olá, Tambem gostei da matéria, é muito criativa e inovadora, ela me ajudou muito em um trabalho que tive que fazer para a escola.

  3. Gostei muito da matéria.

    Fiz um curso de 3d studio max para criar animações.

    Como não há muita oportunidade no mercado nacional,
    Hoje faço desenhos em 3d para gravação em crystal.

  4. eu sou estudante universitario e faço o curso de Eng Informatica tenho tido muitas dificuldade. preciso da vossa ajuda posso contar com voces?a

  5. Respiro arte gráfica e adoro animações. Gostei muito da matéria e só confirmo que no Brasil há ótimos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *