Bounce rate: entenda a taxa de rejeição do seu site

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Se você usa o Google Analytics (que vamos chamar doravante de GA, para simplificar), já deve ter notado a métrica de Bounce Rate (ou taxa de rejeição) do seu site. E que normalmente ela é alta.

Mas o que é esta taxa de rejeição do site?

A primeira coisa a entender é como o GA mede esta taxa de rejeição. Para o GA uma rejeição é quando um visitante entra em uma página do seu site (não importando a origem), permanece na página e sai sem clicar em nada.

Esta é a métrica. Não importa o tempo que o usuário permanece na página, ele pode permanecer o dia inteiro, mas se não clicar em nenhum link, não interagir com o site e simplesmente ler o que tiver que ler e sair do site, para o GA é uma rejeição.

Mais detalhadamente, mesmo que você possua algum tipo de interação no site como mudança de abas, troca de fundo, ou algum tipo de interação via Ajax ou Flash, por exemplo, que não faça uma releitura da página e que não esteja ?tagueada? para o GA o usuário não interagiu. Se o visitante copia seu conteúdo, cola em outro lugar, e o ato de copiar e colar não foi capturado e ?tagueado?, o usuário não interagiu.

Ou seja, na configuração básica do GA, é necessário o usuário clicar em um link, ir para outra página (pelo menos uma) para ser contado como uma interação e zerar a taxa de rejeição.

Como reduzir a taxa de rejeição do site?

Se seu blog é de informação, de leitura, e você não possui metas definidas, você pode usar o tempo de permanência no site como índice de interação. Ou seja, se o visitante permaneceu X tempo no site, não é uma rejeição.

Antes de aplicar o método de redução da rejeição é importante você ser honesto com você mesmo. Você deve se perguntar: Quanto tempo eu devo usar para rejeitar um visitante? Trinta segundos são suficientes para um usuário ler os meus textos? Se tenho uma rejeição alta não será necessário rever como escrevo as minhas matérias? Os usuários estão encontrando o que procuram no meu site?

Reduzir, ou eliminar completamente, os índices de taxa de rejeição pode impedir que você tenha uma visão crítica sobre a qualidade do seu conteúdo e sobre o que os visitantes estão procurando no seu site e não encontrando.

Solução

Uma maneira de reduzir a taxa de rejeição é contar o tempo que o usuário permanece na página sem interagir. Assim como considerar somente um clique como uma interação, esta metodologia pode levar a erros de análise e interpretação. Use com bom senso e tenha este fato sempre em mente. Faça um teste temporário e se estiver satisfeito continue; senão, ajuste o tempo ou remova esta contagem.

Para contar o tempo basta inserir um JavaScript bem simples no template das páginas do seu site que crie um pageview falso; isto é, simule um clique em algum link que não existe em seu site. Como a página não existe, ao informar os pageviews do seu site tenha o cuidado de remover esta ação, porque um pageview já foi contabilizado ao visitante acessar a página e este pageview adicional serve somente para reduzir a taxa de rejeição.

O código abaixo faz este trabalho:

<script type=”text/javascript”>

setTimeout(“pageTracker._trackPageview(‘no_click’)”,60000);

</script>

O tempo é contado em milésimos de segundo, ou seja, 60.000 significa um minuto, 30.000 meio segundo e assim por diante.

O parâmetro ?no_click? indica que o usuário permaneceu pelo menos um minuto na página sem interagir de acordo com o exemplo. No GA ao verificar as páginas acessadas você encontrará a página ?no_click? e isto indicará a você quantos usuários permaneceram no site sem clicar em nada. O tempo mínimo deverá ser o tempo definido na chamada do pageview e sua taxa de rejeição deverá ser reduzida.

Conclusão

Eu já estou testando em todos os meus blogs, assim que eu tiver novidades a respeito dos números eu atualizo vocês. [Webinsider]

.

<strong>Giordani Pasqualon</strong> (pasqualon@gmail.com) é analista de SEO da <strong><a href="http://www.mediacontacts.com.br" rel="externo">Media Contacts</a></strong>, usou TK3000 e PC-XT, programa em Assembly mas não se considera nerd.

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14 respostas

  1. Difícil é sentir-se seguro para determinar como KPI´s taxa de Bounce ou Tempo de Permanência, (aderência), pois da mesma forma que o bounce está relacionado com alguma interação e caso não houver perde todo sentido, o tempo de aderência também, pois é medido pela diferença entre a permanência entre duas páginas ou seções, ou seja:

    Nosso amigo entrou direto numa landing page, que entregou exatamente o que ele buscava, extraiu a informação e foi embora, temos:

    1 visita
    1 bounce
    0 min. de permanência

    no entanto foi uma vista saudável.

  2. só uma observação, o script que vc passou: setTimeout(‘pageTracker._trackPageview(“no_click”)’,60000);

    Fica gerando pageview, aumenta pageview e agrega ela a “pagina” no_click

    melhor controlar por evento:
    setTimeout(‘pageTracker._trackEvent(“no_click”, “no_click”, “no_click”)’,60000);

    também baixa a taxa de rejeição, mas não altera as pageviews.

    Abraço e obrigado.

  3. Este script salva vidas! hehe… ótimo para sites totalmente em flash… foi dificil encontrar esta informação. Obrigado por compartilhar!

  4. Olá, Giordani.

    Este é um tema bastante interessante. Algo importante que você cita é que a Taxa de Rejeição não pode ser analisada isoladamente. Existem outros fatores, como o Tempo Médio de Visita, que também deve ser levado em consideração.

    Recentemente, escrevi um artigo sobre o tema O que é Taxa de Rejeição e como diminuí-la, onde contei com o apoio de diversos blogueiros que divulgaram seus números em um pesquisa sobre o tema.

    Um abraço e parabéns pelo texto!

  5. Outro ponto importante, é relacionar à taxa de rejeição, as Landing e Exit Pages. Se o ambiente tiver uma boa prática de SEO, e portanto boa colocação no Google, será natural que as principais Landing Pages tenham alta taxa de rejeição. O único contra-peso é se, como exit page, ela tiver um valor beeeeeem mais baixo. Isso indica que a página esta mal indexada.
    Mas óbvio, isso não é uma regra, apenas uma leitura….

  6. Difícil é sentir-se seguro para determinar como KPI´s taxa de Bounce ou Tempo de Permanência, (aderência), pois da mesma forma que o bounce está relacionado com alguma interação e caso não houver perde todo sentido, o tempo de aderência também, pois é medido pela diferença entre a permanência entre duas páginas ou seções, ou seja:

    Nosso amigo entrou direto numa landing page, que entregou exatamente o que ele buscava, extraiu a informação e foi embora, temos:

    1 visita
    1 bounce
    0 min. de permanência

    no entanto foi uma vista saudável.

  7. Um bounce rate alto pode não ser de fato um problema, é apenas uma métrica pra ser analisada em contexto. Pode ser que o site seja apenas bem indexado — recebe visitantes que estão procurando outro conteúdo, e seguem para outro site não por causa da qualidade do conteúdo ou da usabilidade.
    Mais fácil ainda é o conteúdo de uma única página satisfazer o usuário sem que isso seja ruim. O bounce rate da Wikipedia, por exemplo, deve ser enorme (imagino que 90% das vezes os usuários cheguem pelo Google e se resolvam em uma página -> bounce).

  8. @Joaquim Oliveira

    Caro Joaquim, concordo inteiramente com você e entendo a sua dúvida. O uso desta técnica vai inflacionar de alguma maneira os pageviews do seu site e é exatamente por isso que ao informá-los você deve desconsiderar ou remover os pageviews gerados pela técnica acima indicada (foi isso que eu quis dizer por remover a ação).

    Não deve ser informada à gerência ou a diretores os pageviews provenientes das ações de não click.

    É importante observar que esta técnica é válida para sites de conteúdo, para sites de e-commerce torna-se sem efetividade por que o objetivo é ter clicks para se efetivarem as compras… 🙂

    Outro detalhe a acrescentar, esta técnica não reduz a taxa de rejeição média do site, por que para cada página que o script simula uma ação ele cria outra que será rejeitada, ou seja, se o usuário não interagir com a página de qualquer maneira a rejeição sairá da página e irá para a página criada pelo script, mantendo a taxa de rejeição do site como um todo estável.

    Esta técnica serve para reduzir as taxas de rejeição de páginas individuais e auxiliam a identificar o comportamento do usuário, por exemplo, se é um comportamento comum o usuário entrar na página e sair sem clicar em nada, e com a atualização sugerida ela ainda auxiliam a identificar as páginas que mas induzem o usuário a clicar ou a sair sem clicar em nada.

    Abraços.

  9. Não acho muito interessante a utilização dessa técnica, você diminui a rejeição com um script que ?clica pelo usuário? em uma pagina que não existe aumentando assim o Nº de pageviews. Pode ser interessante para mostrar para gerentes e diretores, mas não para medir realmente a performance e popularidade de um site.
    Concordo que a forma do google não é eficaz para medição da rejeição real ao site, pois como o autor citou o usuário pode chegar na pagina através de uma search engine, ler o conteúdo do seu interesse e sair sem clicar em nada, o que para mim não carateriza uma rejeição ao site.
    Só não entendi direito essa parte do texto ?Como a página não existe, ao informar os pageviews do seu site tenha o cuidado de remover esta ação ? se eu remover esse script a rejeição volta a ser normal.
    Então fico no dilema ou se eu usar o script as pagviews aumentam e não posso me basear por elas pois são cliques que não fora ?dados? pelo usuário, se retirar o script minha rejeição volta a ser alta.
    A solução seria subtrair do numero total de pagviews as visitas as paginas ?no_click ? pra ai saber o numero real de pageviwes do site.

  10. Errata:
    O valor 30.000 corresponde a meio minuto e não a meio segundo como escrevi na matéria. 🙂

    Atualização:
    Em meus testes no meus blogs, descobri que é mais útil e prático identificar exatamente qual a página que gerou a rejeição, a identificação individual das páginas é a estratégia mais acertada, ao invés da identificação geral que sugeri no artigo. Uma das conseqüências da identificação geral é que a página com maior pageview no seu site será a no_click. Para identificar unicamente as páginas, pode-se, por exemplo, acrescentar o título da mesma à chamada do GA, modifique o script da seguinte maneira:

    setTimeout(pageTracker._trackPageview(no_click_+document.title),60000);

    Para saber quais as páginas sem clicks no GA, localize no conteúdo principal as páginas que contenham no_click.

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